Ucrânia admite queda de Kherson, cidade foi tomada pelos Russos

A tomada da cidade de Kherson, de mais de 250 mil pessoas, em 3 de março, é a principal vitória da Rússia até agora na invasão da Ucrânia, que começou no dia 24 de fevereiro. Os russos disseram que haviam controlado a cidade no dia 2, mas só nesta quinta-feira o prefeito confirmou que os inimigos dele haviam vencido. A batalha foi intensa, e há estimativas de que até 300 ucranianos, entre civis e militares, podem ter morrido. Segundo texto do jornal “New York Times”, há corpos pela cidade, problemas de abastecimento de luz, pouca água e falta comida.

O prefeito Igor Kolykhaev diz que os funcionários das empresas concessionárias de água e luz tentaram resolver os problemas de abastecimento, mas a situação era muito arriscada. Kherson é uma cidade portuária onde há estaleiros (empresas que constroem navios) na foz do rio Dnieper, perto do Mar Negro. A cidade fica a cerca de 100 quilômetros da Crimeia, a região ucraniana que foi tomada pelos russos em 2014. O prefeito afirmou que os russos disseram a ele que pretendem estabelecer uma administração militar.

“Não tínhamos armas e não fomos agressivos. Mostramos que trabalhamos para proteger a cidade e tentamos mitigar as consequências da invasão”, afirmou Kolykhayev, em mensagem no Facebook. “Encontramos enormes dificuldades para recolher e enterrar os mortos, para a entrega de alimentos e medicamentos, a coleta de lixo, o socorro a acidentes etc.”, afirmou o prefeito, dando um panorama da situação em Kherson.

Tropas da Rússia atacam civis da Ucrânia que bloqueavam estrada

Vídeos publicados nas redes sociais mostram tropas da Rússia investindo contra civis em Enerhodar, no sul da Ucrânia. Os moradores da cidade estavam bloqueando uma rodovia para tentar impedir os militares de acessarem a região, onde fica a maior usina nuclear da Europa, Zaporizhzhia. De acordo com o Liveuamap, uma plataforma que fornece atualizações do conflito na região, os soldados atacaram com metralhadoras e lança-granadas, e houve vítimas. Vídeos mostravam várias pessoas bloqueando a pista nesta manhã, usando inclusive caminhões de lixo.

Usina não foi tomada, diz AIEA

Ontem, a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) alertou para a chegada do exército russo na região, informou a agência de notícias AFP. A entidade, vinculada à ONU (Organizações das Nações Unidas), garantiu que os seis reatores de Zaporizhzhia ainda estão seguros. As tropas russas “operam perto da central, mas não tomaram a mesma”, afirmou a AIEA. Seu diretor-geral, Rafael Grossi, pediu atenção a “qualquer ação que possa ameaçar a segurança” das instalações nucleares daquele país. Uma reunião foi convocada para hoje em Viena, sede da agência, para discutir os “riscos reais” representados pelo conflito.

Mariupol relata ataques russos maciços na cidade

A estrategicamente importante cidade portuária ucraniana de Mariupol está sob constante fogo russo, disse o prefeito, Wadym Boitschenko. Em uma entrevista nesta quarta-feira, ele afirmou que a cidade foi atacada continuamente por mais de 14 horas. Segundo as autoridades, além do porto, alvos civis também foram atacados, incluindo uma maternidade e uma escola, deixando 42 pessoas ficaram feridas.

Também há ataques em áreas onde não não existe “infraestrutura militar”, disse o chefe da administração militar regional, Pavlo Kyrylenko. Boichenko acusou o exército russo de tentar impedir a saída de civis da cidade. Atualmente, o exército russo avança ao longo da costa do Mar de Azov por dois lados – pela península anexada da Crimeia e pela fronteira russa.

Lavrov acusa ocidentais de considerarem guerra nuclear

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, acusou nesta quinta-feira os políticos ocidentais de considerarem uma guerra nuclear, uma semana depois do início da invasão da Ucrânia. “Todo o mundo sabe que uma terceira guerra mundial só pode ser nuclear, mas eu gostaria de chamar a atenção que está na cabeça dos políticos ocidentais a ideia de uma guerra nuclear, não na cabeça dos russos”, afirmou Lavrov em uma entrevista coletiva.

União Europeia considera retirar bancos da Belarus do sistema Swift

Os bancos de todo o mundo usam o Swift, com sede na Bélgica, para enviar milhões de instruções diariamente, dando suporte a trilhões de dólares em pagamentos anuais para sustentar o comércio internacional. Sete bancos russos já foram retirados do sistema.

“Estamos nos preparando para tomar ações no setor financeiro da Belarus, mas sabemos que o Swift não é tão importante para eles como é para a economia da Rússia”, declarou um oficial da União Europeia nesta quinta (3).

Assembleia Geral da ONU aprova resolução contra invasão da Ucrânia pela Rússia; Brasil vota a favor

Nesta quarta-feira (2), o Fórum da Assembleia Geral das Nações Unidas foi aprovou resolução contra a invasão russa da Ucrânia. Foram 141 votos a favor, 5 contra e 35 abstenções. O Brasil se alinhou à ampla maioria e também votou a favor. Confira como foi a votação:

Imagem: Assembleia Geral da ONU – Divulgação

O texto “deplora nos mais fortes termos a agressão da Rússia contra a Ucrânia”. Ela é não vinculante, o que significa que, a partir dela, os países não são obrigados a fazer nada. Sua importância, portanto, é política: mostra como a maioria dos países vê a invasão promovida por Moscou.

Boa parte da comunidade internacional acusa a Rússia de Vladimir Putin de violar o artigo 2 da Carta das Nações Unidas, que pede aos seus membros para não recorrer a ameaças ou à força para solucionar conflitos. O texto, promovido pelos países europeus e Ucrânia, e apoiado por 141 países de todas as regiões do mundo, sofreu inúmeras alterações nos últimos dias para chegar a um acordo mínimo aceitável para os mais relutantes.

A resolução deixou de “condenar”, como estava inicialmente previsto, para “deplorar nos mais fortes termos a agressão da Rússia contra a Ucrânia”.

Assembleia Geral da ONU – RNC – Divulgação

Praticamente todos os oradores na Assembleia condenaram a guerra, a insegurança e o risco de escalada do conflito armado em um mundo que começava a se recuperar dos estragos devastadores da pandemia de Covid-19, como demonstra a escalada de preços das matérias-primas, principalmente do gás e petróleo, ou a queda das bolsas de valores.

Sem mencionar a iminente crise humanitária que já levou centenas de milhares de cranianos a deixar o país em busca de um lugar seguro e causou dezenas de mortes de civis. A Rússia sustenta que sua invasão é “legítima defesa”. “Não foi a Rússia que iniciou esta guerra.

Essas operações militares foram iniciadas pela Ucrânia contra os habitantes de Donbas (a região separatista no leste do país) e contra todos aqueles que não concordavam com ela”, defendeu como um mantra o embaixador russo Vassily Nebenzia, no fórum internacional em Nova York.

Logo após a aprovação da resolução, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fez um breve pronunciamento. “O mundo estava se recuperando da Covid-19”, iniciou ao lamentar o conflito. “A nossa tentativa é de generosidade. Continuo fazendo tudo ao meu alcance para que se consiga a paz. O mundo todo exige essa paz”, salientou.

O embaixador do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), Ronaldo Costa Filho, explicou o posicionamento brasileiro. Ele defendeu o diálogo e as discussões sobre a paz. “O Brasil continua a exortar todos os atores a desescalar e renovar os esforços em favor de um acordo diplomático negociado entre a Ucrânia e a Rússia que contribua para o restabelecimento da segurança e da estabilidade da região”, defendeu.

BC divulga passo a passo para sacar dinheiro esquecido

O Banco Central (BC) divulgou ontem (2), o passo a passo para que pessoas físicas e empresas saquem recursos esquecidos em instituições financeiras. O agendamento dos saques começará na próxima segunda-feira (7) para os nascidos antes de 1968 e para empresas abertas antes deste ano.

Segundo o balanço mais recente do BC, cerca de 114 milhões de pessoas a 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber. No caso de existência de saldos residuais em instituições financeiras, o próprio site informou uma data e um horário de retorno para agendar a retirada. Essa etapa exigirá conta nível prata ou ouro do Portal Gov.br.

Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Passo 1

Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2

Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.

Passo 3

Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4

Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5

Clicar na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada.

Importante: Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve consultar os canais de atendimento da instituição clicando no nome dela.

Calendário: Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano poderá conhecer o saldo residual e pedir o resgate entre 7 e 11 de março, no mesmo site. A própria página informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h. Para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março.

Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h. Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio do Pix ocorram mais rápido. Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis. Além dos valores residuais em bancos, o cidadão pode ter outras fontes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias.

Janela partidária fica aberta de hoje a 1º de abril

Está aberta a partir de hoje (3) a temporada de troca-troca de partidos entre os deputados federais. É a chamada “janela partidária”, que se abre por 30 dias em cada ciclo eleitoral e permite a mudança de legenda sem que isso implique infidelidade partidária e consequente perda de mandato. O prazo de um mês está previsto na Lei das Eleições (Lei 9.504/1997, Artigo 93-A). Segundo a legislação, a janela se abre todo ano eleitoral, sempre seis meses antes do pleito. Neste ano, o período de troca partidária fica aberto de 3 de março a 1º de abril.

A janela foi regulamentada e inserida no calendário eleitoral na reforma de 2015. Sua criação permite a reacomodação das forças partidárias antes do teste nas urnas, de acordo com as conveniências políticas do momento. As movimentações servem como termômetro das candidaturas, orientando qual a leitura que cada parlamentar faz do panorama eleitoral e das pesquisas de intenção de voto. Neste ano, por exemplo, há a expectativa de que número relevante de deputados deixem a União Brasil, atual maior bancada da Câmara, fruto da fusão entre DEM e PSL. Parte deve seguir o presidente Jair Bolsonaro, filiando-se ao PL. Desde que a janela partidária foi criada, foram registradas 275 troca de legendas entre deputados com mandato vigente, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O período autorizado para a troca de partidos abre exceção no entendimento  de que, nas eleições proporcionais (deputados e vereadores), o mandato pertence ao partido e não ao parlamentar, conforme interpretação do TSE. Neste ano, podem trocar de sigla somente os deputados. Isso porque em 2018 o TSE assentou que somente tem direito a usufruir da janela partidária o legislador que estiver em fim de mandato. Dessa forma, os atuais vereadores somente poderão mudar de legenda antes das próximas eleições municipais, em 2024. A janela partidária é uma das únicas hipóteses para que deputados troquem de agremiação ainda durante o mandato. As outras são: a criação de uma sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Qualquer mudança de legenda que não se enquadre nesses motivos pode levar à perda do mandato.

Covid-19: país tem 28,8 milhões de casos e quase 650 mil mortes

O Brasil chegou a 649.630 mortes em decorrência da covid-19, informou hoje (1) o Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas foram confirmados 297 óbitos e 23.545 diagnósticos positivos da doença, totalizando 28.811.165 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Ontem (28), o painel de informações da pandemia administrado pelo ministério trazia 28.787.620 casos acumulados.

A quantidade de casos em acompanhamento está em 1.655.530. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte. Ainda há 3.116 mortes em investigação. As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a apuração sobre a causa ter sido a covid-19 continua em andamento. Até hoje, 26.506.005 pessoas se recuperaram da covid-19, segundo os dados oficiais. O número corresponde a 92% dos infectados desde o início da pandemia. Os números  de novos casos e mortes em geral são menores aos domingos, segundas-feiras e nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados.

Covid-19 - 01/03/22

.Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (164.613), Rio de Janeiro (71.781), Minas Gerais (59.647), Paraná (42.330) e Rio Grande do Sul (38.272). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.974), Amapá (2.102), Roraima (2.134), Tocantins (4.109) e Sergipe (6.254). Hoje, não atualizaram os dados o Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Tocantins.

SC: Estado confirma 1.619.811 casos, 1.582.055 recuperados e 21.399 mortes
.

Há 1.619.811 casos confirmados de Covid-19, sendo que 1.582.055 se recuperaram e 16.357 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 2. Desde o início da pandemia, 21.399 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,32%.

O número de casos ativos registrou uma diminuição de 1.239 e há 16 óbitos a mais em relação ao último boletim. Aos casos confirmados se somaram 2.131, enquanto a estimativa de recuperados subiu 3.354.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 2
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina e 293 têm registro de ao menos um óbito. A estimativa do Governo do Estado é que 281 municípios tenham casos ativos. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é a Oeste, com 495 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Serra (465) e Xanxerê (333). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (90), Alto Uruguai Catarinense (138) e Alto Vale do Itajaí (138).

Dos 1.029 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 766 ocupados, sendo 191 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 74,4%.

Epagri divulga previsão para o outono em Santa Catarina

O outono em Santa Catarina começa às 12h33 do dia 20 de março e vai ter temperatura próxima à média. O destaque fica para ocorrências de amplitude térmica: os dias devem ter temperatura baixa na madrugada e amanhecer, e mais alta (calor) à tarde.

Desta forma, persistem os episódios isolados com geada nas áreas altas do Planalto Sul, mais frequente e abrangente no estado no decorrer de abril com a chegada das primeiras massas de ar frio em Santa Catarina, que podem chegar mais cedo neste ano devido a La Niña. Por outro lado, também são esperados dias consecutivos de temperatura elevada (acima de 30ºC), especialmente no mês de maio, caracterizando os veranicos.


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A previsão para o trimestre é de chuva abaixo da média climatológica e mal distribuída em todas as regiões de SC. No entanto, nos primeiros 10 a 15 dias de março, o indicativo é de chuva significativa e frequente no estado, especialmente do Planalto ao Litoral. A previsão indica a passagem de pelo menos duas frentes frias, influência de cavados (áreas de baixa pressão) e convecção isolada associada ao aquecimento do dia (característica do fim do verão).

Em março diminuem as chuvas de verão (chuva convectiva) e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam ao Sul do Brasil, sendo elas responsáveis pela maior parte da chuva em Santa Catarina. A média mensal varia de 100 a 130 mm do Oeste ao Planalto e de 150 a 210 mm no Litoral do Estado. Em abril e maio, a chuva diminui ainda mais e a média mensal fica em torno de 100 a 170 mm, no Estado.

No fim do verão o destaque ainda é alta a incidência de temporais localizados com raios, granizo e ventania em SC. Por vezes ocorrem acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site. A partir de março ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, provocando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no litoral catarinense.

Secretaria da Saúde registra mais 4.014 casos e 15 óbitos por Covid-19 no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quarta-feira (2) mais 4.014 casos e 15 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.326.866 casos e 42.114 óbitos pela doença.

Os casos são de março (2.217), fevereiro (1.352) e janeiro (431) de 2022; setembro (1), agosto (1), julho (2), junho (3), março (2) e janeiro (1) de 2021; e dezembro (2), setembro (1) e julho (1) de 2020. Os óbitos são de março (6), fevereiro (8) de 2022; e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – 152 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados, todos em leitos SUS (61 em UTIs e 91 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 761 pacientes internados, 316 em leitos de UTI e 445 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 15 pacientes. São quatro mulheres e 11 homens, com idades que variam entre zero e 94 anos. Os óbitos ocorreram entre 13 de junho de 2021 e 2 de março de 2022. Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (5), Wenceslau Braz, Tamarana, Rio Branco do Sul, Pinhais, Marilândia do Sul, Londrina, Jaguariaíva, Jacarezinho, Cascavel e Arapongas.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 10.567 casos de não residentes no Estado – 230 pessoas morreram.

Confira o informe completo AQUI

Paraná recebe 61 mil novas doses contra Covid-19 para crianças nesta quinta

O Ministério da Saúde confirmou o envio de mais 61.100 vacinas pediátricas contra a Covid-19 da Pfizer. Esta é a 8ª pauta de distribuição para crianças de 5 a 11 anos de idade. A remessa tem previsão de chegada nesta quinta-feira (3), e deve desembarcar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 13h50, no voo LA-3293. Assim que chegarem no Estado serão encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). A distribuição aos municípios ainda não tem data.

“Em menos de dois meses, desde o início da vacinação de crianças, já alcançamos mais de 53% deste público, mas precisamos alcançar ainda mais, e por isso, as doses pediátricas continuam a chegar. Temos a esperança que todas elas sejam imunizadas com o esquema vacinal completo”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

DESCENTRALIZAÇÃO – Nesta quinta-feira (3) serão descentralizadas 24.648 vacinas da Pfizer. São doses para D1 de adolescentes, doses de reforço e D2 para pessoas que já iniciaram o esquema vacinal. Os lotes serão enviados, por via terrestre, às Regionais de Saúde.

Repórter Gustavo Vaz

Copa do Brasil: Raniel marca e Vasco derrota Ferroviária

o Vasco superou a Ferroviária por 1 a 0, nesta quarta-feira (2) no estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara, e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil. O Cruzmaltino enfrenta agora na competição a Juazeirense.

Paysandu em Macapá, bateu o Trem por 3 a 0

Quem também avançou jogando fora de casa foi o Paysandu, que, no Zerão, em Macapá, bateu o Trem por 3 a 0. O Papão, que triunfou com gols de Genílson, Mikael e Dioguinho, pega o CSA.

Outros resultados da Copa do Brasil

Costa Rica-MS 0 x 3 ABC
Rio Branco-AC 0 x 0 Vila Nova
Portuguesa-RJ 1 x 0 CRB

América-MG avança na fase prévia da Libertadores

Com um jogo repleto de emoção, com direito a virada sobre o Guaraní (Paraguai) em pleno estádio Defensores del Chaco nos 90 minutos, e vitória por 5 a 4 nos pênaltis, o América-MG se classificou para a terceira fase prévia da Copa Libertadores. Na disputa de pênaltis o América-MG foi mais competente, contando com uma defesa do goleiro Jailson e a frieza do atacante Everaldo, que não falhou na cobrança que garantiu o triunfo de 5 a 4.

Palmeiras supera Athletico-PR e conquista a Recopa Sul-Americana

O Palmeiras conquistou nesta quarta-feira (2) o título inédito da Recopa Sul-Americana. No Allianz Parque, em São Paulo, diante de 30 mil torcedores, o Verdão bateu o Athletico-PR por 2 a 0. Na partida de ida, na Arena da Baixada, em Curitiba, as equipes empataram por 2 a 2. Os dois times voltam a campo no domingo (6), às 16h (horário de Brasília), pelos respectivos campeonatos estaduais. O Palmeiras recebe o Guarani, novamente no Allianz, pela décima rodada do Paulista. O Athletico vai ao estádio Olímpico Regional, em Cascavel (PR), enfrentar o time da casa, pela última rodada da primeira fase do Paranaense.

Dono do Chelsea, empresário russo Roman Abramovich decide vender clube

O empresário russo Roman Abramovich, dono do Chelsea (Inglaterra), decidiu vender o clube londriino e prometeu doar os recursos da venda a grupos de ajuda às vítimas da guerra na Ucrânia. O anúncio foi feito em nota oficial, na tarde desta quarta (2). A decisão de Abramovich ocorre seis dias após a invasão da Ucrânia por forças militares russas, o que desencadeou uma série de sanções financeiras à Rússia. 

“Sempre tomei decisões com o melhor interesse do clube no coração”, disse Abramovich em comunicado.  “Na situação atual, tomei a decisão de vender o clube, pois acredito que isso seja do melhor interesse do clube, dos torcedores, dos funcionários, bem como dos patrocinadores e parceiros do clube”, completou Abramovic, proprietário do clube londrino desde 2003.

No último sábado (26), o magnata russo chegou a anunciar que repassaria a administração do Chelsea aos curadores da fundação de caridade do clube. O time é o terceiro colocado no Campeonato Inglês e no domingo (27) perdeu para o Liverpool a Copa da Liga Inglesa, por 11 a 10 na cobrança de pênaltis, após empate em 0 a 0 no tempo regulamentar.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495