Plenário do Senado aprova indicação de André Mendonça ao STF

Foto: Edilson Rodrigues Agência/Senado

O plenário do Senado Federal aprovou, por 47 votos a 32, a indicação do ex-ministro da Justiça e ex-advogado-geral da União André Mendonça para a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) deixada pela aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello. A indicação ficou parada na CCJ por mais de quatro meses, o maior tempo registrado até hoje. A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), foi a primeira mulher a relatar uma indicação de ministro aos Supremo.  Antes da votação no plenário, Eliziane disse que nenhuma outra indicação foi carregada de tanta polêmica quanto de André Mendonça. Segundo ela, viu-se o debate religioso assumindo o lugar do debate sobre a reputação ibilida e o notório saber jurídico do candidato. “Ninguém pode ser vetado por sua orientação religiosa”, disse. Mais cedo, Mendonça foi sabatinado pelos integrantes da Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) da Casa. Lá, a aprovação se deu por com 18 votos a favor e outros 9 contra. Antes de votar, muitos senadores declararam publicamente seu apoio a Mendonça. A sabatina durou mais de sete  horas. Nela, Mendonça se comprometeu a defender a democracia e “respeitar as instituições democráticas, em especial a independência e harmonia entre os poderes da República”.

Afirmou entender que o Judiciário “deve atuar como agente pacificador dos conflitos sociais e garantidor da legítima atuação dos demais poderes, sem ativismos ou interferências indevidas”. “A automoderação do Poder Judiciário é corolário lógico do próprio princípio estado democrático de direito. Desse modo, afirmo meu compromisso em respeitar as decisões e as ações, tanto do Poder Legislativo, quanto do Poder Executivo, sempre que adotadas no exercício regular das suas atribuições e conforme a Constituição”, afirmou. Logicamente, também com a ressalva trazida no Supremo Tribunal Federal, em relação à liberdade religiosa, mas, ainda assim, fazendo-se com o devido respeito a todas as pessoas”, disse. O sabatinado se comprometeu com a laicidade do Estado e com a separação das suas manifestações religiosas das possíveis funções de ministro. “Vou preservar minha manifestação individual e silenciosa. Compreendendo a separação que deve haver entre a manifestação religiosa e a função pública”, prometeu.

Após a aprovação André Mendonça fez um pronunciamento ainda no Senado. “Eu sei que virão decisões que serei criticado, mas tentarei fazer o meu melhor”. Emocionado, disse que acredita que com persistência, resiliência, dignidade e respeitando as pessoas é possível mudar a realidade das pessoas. “A minha gratidão ao meu país. Se eu me preparei estudei devo ao meu país aos impostos pagos pelos brasileiros”, falou. Por meio de nota, o presidente do STF, Ministro Luiz Fux, falou sobre a aprovação do nome de Mendonça para o Supremo. “Manifesto satisfação ímpar pela aprovação de André Mendonça porque sei dos seus méritos para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal. Além disso, em função da atuação na Advocacia Geral da União, domina os temas e procedimentos da Suprema Corte, que volta a ficar mais forte com sua composição completa. Pretendo dar posse ao novo ministro ainda neste ano.”, disse.

 

Desembargador anula condenação de Palocci em processo da Lava Jato

O desembargador convocado Jesuíno Rissato, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu hoje (1º) anular uma das condenações do ex-ministro Antonio Palocci e outros réus em um dos processos da Operação Lava Jato. Nesse caso, Palocci foi condenado a 12 anos prisão, mas, posteriormente, assinou acordo de delação premiada. Em junho de 2017, Palocci, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari, Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras e ex-executivos da Odebrecht foram condenados pelo ex-juiz Sergio Moro. Na ocasião, Moro avaliou como procedente a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) de que Palocci teria recebido propina para atuar em benefício da construtora Odebrecht no contrato de construção das sondas marítimas, envolvendo crime de corrupção e de lavagem de dinheiro, na dissimulação e transferência do valor das propinas, especialmente ao PT. Ao analisar um recurso das defesas dos acusados, o desembargador entendeu que atos processuais devem ser anulados e remetidos para Justiça Eleitoral, juízo que tem competência para julgar o caso, que envolve crimes eleitorais conexos com comuns.

“Reconheço a incompetência da Justiça Federal para processar e julgar o presente feito, declaro a nulidade de todos os atos decisórios, ressalvada a possibilidade de ratificação das decisões pelo juízo competente, determino a remessa dos autos à Justiça Eleitoral”, decidiu. Na decisão, o magistrado se baseou no julgado do Supremo Tribunal Federal (STF) favorável à competência da Justiça Eleitoral para investigar casos de corrupção quando envolverem simultaneamente caixa 2 de campanha e outros crimes comuns, como lavagem de dinheiro, que foram investigados na Lava Jato. Jesuíno Rissato é desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e foi convocado para ocupar temporariamente a vaga do ministro Felix Fischer, que é relator da Lava Jato no STJ e está em licença médica.

Câmara: Grupo altera projeto para permitir imunidade de divulgação de fake news para blindar parlamentares

Segundo reportagem do Jornal Nacional, desta quarta-feira (01). Um grupo de trabalho da Câmara blindou parlamentares ao mudar o projeto que criminaliza a divulgação de fake news. O projeto trata como crime a disseminação de conteúdo falso na internet, as chamadas fake news. E cria diversas regras para as redes sociais, aplicativos de mensagem, além de proibir a monetização de perfis de políticos. Mas o relatório do deputado Orlando Silva, do PCdoB, aprovado nesta quarta-feira (1º), também traz um trecho polêmico. Estabelece que a imunidade parlamentar seja estendida para as redes sociais. Ou seja, deputados e senadores estariam imunes a sanções das plataformas ou de investigações ao emitirem opiniões no exercício do mandato, ainda que divulgando fake news. Orlando Silva acatou, sem resistência, a sugestão feita pelo deputado bolsonarista Filipe Barros, do PSL, que já foi alvo de operação da Polícia Federal justamente por suspeita de disseminar conteúdo falso na internet.

“O parlamentar é imune em relação a suas palavras e hoje nós temos as redes sociais que são utilizadas por todos nós, parlamentares, para nos comunicarmos com nosso eleitor, aquilo que tem sido feito ou aquilo que tem se deixado de fazer no Congresso Nacional. E, portanto, é um instrumento de trabalho”, disse o parlamentar. Segundo o relator, a inclusão apenar repete o que a Constituição determina sobre a imunidade parlamentar. Orlando Silva entendeu que as redes sociais também são uma extensão do trabalho dos políticos. Em outubro, o deputado estadual do Paraná, Fernando Francischini, do PSL, perdeu o mandato por divulgar fake news sobre as eleições de 2018. Outro parlamentar bolsonarista, o deputado federal Daniel Silveira, também do PSL, foi preso em fevereiro por ataques ao Supremo Tribunal Federal. Ele também é investigado por disseminar fake news e teve as contas em redes sociais bloqueadas por decisão do STF.

A deputada Lidice da Mata, relatora da CPMI das fake news, se disse preocupada com a inclusão desse trecho no projeto. “É necessário muita cautela quanto a isso. Porque, com base na imunidade parlamentar que era prevista o seu uso na tribuna da casa, podem ser cometidos erros graves e pode se proteger erros já existentes, o cometimento de crimes já ocorridos na Casa por parte de parlamentares que, em determinado momento, se colocaram na prática de criar fake news e distribui-las no Brasil”, disse a deputada. Os deputados do grupo de trabalho ainda vão analisar outras mudanças antes do texto seguir para o plenário da Câmara. O projeto já passou pelo Senado, mas, como foi alterado, terá que ser analisado novamente no Senado antes de virar lei. O especialista em Direito Digital, Ronaldo Lemos, afirmou que, se mantida, a mudança é um retrocesso para o país. “Não pode existir na lei, na legislação, uma obrigação de que existe um tipo de pessoa na sociedade que está acima de todas as outras e que pode fazer o que bem entender em uma rede social sem qualquer tipo de punição. Isso é absolutamente inaceitável e inclusive inconstitucional”, explica.

Recessão técnica: PIB encolhe a 0,1% no 3º trimestre

O PIB (Produto Interno Bruto) caiu 0,1% no 3º trimestre de 2021, na comparação com os três meses anteriores, o que é considerado recessão técnica, os números foram divulgados nesta quinta-feira (02), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado do 2º trimestre foi revisado para uma queda de -0,4%, resultado pior do que a leitura inicial de queda de 0,1%. A recessão técnica é caracteriza por dois trimestre seguidos de retração. “O PIB está no patamar do fim de 2019 e início de 2020, período pré-pandemia, e ainda está 3,4% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014”, destacou o IBGE.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), a inadimplência subiu em novembro, para o maior patamar do ano, com 26,1% das famílias relatando ter dívidas ou contas em atraso. A média atual das projeções do mercado financeiro apontam para alta de 4,78% do PIB em 2021 e de 0,58% em 2022, bem abaixo da média global e a pior perspectiva entre os países do G20. E parte dos analistas apontam para o risco de retração no ano que vem. A inflação deve fechar o ano acima dos dois dígitos. Em 10% e a projeção para o IPCA de 2022 foi elevada para 5% – no limite do teto da meta do governo, de acordo com o último boletim Focus do Banco Central. Já para a Selic, a previsão é que ela suba na próxima semana a 9,25% ao ano, chegando a 11,25% ao ano em 2022.

Sobrevivente da Boate Kiss é ouvida no primeiro dia de julgamento

A Justiça Gaúcha iniciou ontem (1º) o julgamento de quatro réus pelo crime de homicídio no caso da Boate Kiss, ocorrido em 2013, em Santa Maria (RS). Cerca de nove anos após a tragédia, o julgamento é realizado pelo Tribunal do Júri de Porto Alegre e deve durar cerca de 15 dias. 242 pessoas morreram e 636 ficaram feridas. O caso ocorreu no dia 27 de janeiro de 2013, quando um dos integrantes da banda Gurizada Fandangueira disparou um artefato pirotécnico, atingindo a cobertura interna da boate e deflagrando o incêndio. A maioria das vítimas era jovem e morreu após inalar fumaça tóxica e não conseguir deixar a boate pela única porta de emergência que estava em funcionamento. São réus Elissandro Callegaro Spohr, ex-sócio da boate; Mauro Londero Hoffmann, também ex-sócio; Marcelo de Jesus dos Santos, vocalista da banda, e Luciano Bonilha Leão, produtor musical.

Pela manhã, os trabalhos foram iniciados para composição do conselho de sentença, que será responsável pela decisão final de condenação ou absolvição dos réus. O júri será composto por seis homens e uma mulher. Na parte da tarde, teve início a fase de instrução, e a primeira testemunha foi ouvida. Kátia Giane Siqueira trabalhava no bar da boate e teve 40% do corpo queimado. Em depoimento emocionado, ela relatou os momentos de pânico dentro da boate. Kátia disse que conhecia cerca de 50 pessoas que morreram, entre funcionários e frequentadores. Além disso, ela confirmou que foi feita uma reforma para elevar o piso do palco antes do incêndio. A ex-funcionária afirmou que passou por cinco cirurgias de reparação de pele e que, por prescrição médica, tomava morfina para aliviar as dores.

“Quando eu senti que era fogo mesmo, eu tentei respirar fundo, eu vi que os guris que trabalhavam no bar já tinham pulado o balcão e saído. Estava eu e outra menina, que faleceu. Na hora que a gente viu o que estava acontecendo, eu tentei sair e, como tinha gente empurrando, acabei desmaiando lá dentro”, relembrou. Na fase de instrução, mais 13 testemunhas de acusação arroladas pelo Ministério Público devem ser ouvidas, além de 14 convocadas pela defesa. Em seguida, está previsto o interrogatório dos quatro réus, que poderão ficar em silêncio e não responder aos questionamentos que forem feitos. A fase de debates será a próxima. Nessa parte, a acusação e o advogados dos réus apresentam seus argumentos aos jurados. A última fase será a sentença, quando os jurados deixam o plenário e se reúnem para dar o veredito. Ao retornarem, o juiz anunciará a sentença pela condenação ou absolvição.

São Paulo registra terceiro caso da variante Ômicron

Foi confirmado nesta quarta-feira (1) o terceiro caso de paciente com a variante Ômicron no Brasil. O homem de 29 anos vindo da Etiópia desembarcou em Guarulhos, sem sintomas, mas fez o teste que deu positivo para covid-19 no último sábado. O homem havia sido vacinado com as duas doses do imunizante da Pfizer. A amostra deste terceiro caso foi sequenciada geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz.

Além dele, outros dois pacientes, um homem de 41 anos e uma mulher de 37, provenientes da África do Sul, tiveram a confirmação da presença da variante Ômicron. A verificação foi feita pelo Adolfo Lutz na tarde de ontem, após sequenciamento genético feito pelo laboratório do Hospital Israelita Albert Einstein. O casal havia sido vacinado com o imunizante da Janssen na África do Sul, de acordo com informações atualizadas nesta quarta-feira (1º) pela vigilância municipal de São Paulo.

SC: Estado confirma 1.233.516 casos, 1.209.453 recuperados e 20.000 mortes

O Governo do Estado informou que há 1.233.516 casos confirmados de Covid-19. Desses, 1.209.453 são considerados recuperados e 4.063 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quarta-feira, 1º. O novo coronavírus causou 20.000 mortes no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,62%.

Houve mais 8 óbitos registrados em comparação com o último boletim. A quantidade de casos confirmados aumentou 604 e outras 606 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. São 10 casos ativos a menos.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 1º
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 73 municípios sem casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é o Extremo-Sul, que tem 103 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Xanxerê (100) e Grande Florianópolis (92). As que menos têm são Planalto Norte (22), Alto Uruguai Catarinense (22) e Alto Vale do Itajaí (24).

Atualmente, há 1.236 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 783 estão ocupados, sendo 205 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 63,3%.

Secretaria da Educação publica edital para a chamada de 1,5 mil servidores efetivos

A Secretaria de Estado da Educação (SED) publicou nesta quarta-feira, 1º, o edital para realizar a chamada de 1,5 mil profissionais da educação para as escolas da rede estadual de Santa Catarina. São vagas para 396 professores, 329 assistentes de educação, 343 orientadores educacionais, 368 supervisores e 64 administradores escolares.

Esta será a sexta chamada do Concurso Público de Ingresso no Magistério Público Estadual, realizado em 2017. Os novos servidores devem reforçar as escolas a partir do início do ano letivo de 2022, marcado para o dia 7 de fevereiro.


Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

No edital, é possível consultar as informações detalhadas da chamada e o quadro de vagas por cargo e por Coordenadoria Regional de Educação. Os profissionais selecionados poderão escolher fazer a escolha da unidade escolar, dentro da respectiva Coordenadoria Regional de Educação, nos dias 13 e 14 de dezembro. A listagem final das vagas escolhidas será publicada no dia 16 de dezembro. Todas as atualizações serão publicadas no site da SED e nas redes sociais da @educacaosc.

2,3 mil servidores efetivados na educação apenas em 2021

Com esta chamada, o número de novos servidores efetivos chamados pela SED em 2021 vai chegar a 2.295. Até novembro, 633 professores e 162 profissionais administrativos, que incluem Assistentes de Educação e Especialistas em Assuntos Educacionais, já haviam começado a atuar em escolas da rede estadual. Se somados todos os servidores da educação empossados desde 2019, o número chegará a 4.885, que corresponde a mais de 20% do efetivo total da SED atuando nas escolas.

Boletim da Covid-19 registra 476 novos casos e 10 óbitos pela doença no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (1º) mais 476 casos confirmados e 10 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.573.162 casos confirmados e 40.578 mortos pela doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de dezembro (35), novembro (319), outubro (73), setembro (7), agosto (3), julho (5), junho (18), maio (15) e março (1) de 2021. Os óbitos divulgados nesta data são de dezembro (1), novembro (6), outubro (1), junho (1) e março (1) de 2021.

INTERNADOS – 164 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. São 104 pacientes em leitos SUS (56 em UTIs e 48 em leitos clínicos/enfermarias) e 60 em leitos da rede particular (34 em UTIs e 26 em leitos clínicos/enfermarias). Há outros 765 pacientes internados, 436 em leitos UTI e 329 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 10 pacientes. São quatro mulheres e seis homens, com idades que variam de 48 a 90 anos. Os óbitos ocorreram entre 24 de março e 1º de dezembro de 2021. Os pacientes que morreram residiam em Maringá (2), Jacarezinho (2), Sarandi, Mamborê, Ibiporã, Cascavel, Campo Mourão e Araucária.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.249 casos de residentes de fora do Estado – 222 pessoas morreram.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Coreia do Sul volta a impor quarentena a quem chega ao país

A Coreia do Sul anunciou nesta quinta-feira (2) que está retomando as quarentenas obrigatórias para quem chega ao país, independentemente de terem sido vacinados, após confirmar a detecção da variante Ômicron no território. A medida entra em vigor amanhã (3) e vai até o próximo dia 16. Os sul-coreanos e os residentes estrangeiros que desembarcarem na Coreia do Sul serão obrigados a uma quarentena em casa durante dez dias, e os que têm vistos de curta duração (como os viajantes de negócios) serão obrigados a isolar-se durante dez dias nas instalações governamentais. Os viajantes devem submeter-se a um teste PCR antes do embarque e a dois testes PCR adicionais em solo sul-coreano um dia após o desembarque e no nono dia de quarentena, disse a Agência de Controle e Prevenção de Doenças da Coreia (KDCA). Só serão abertas exceções para alguns altos executivos, altos funcionários do governo e os que assistem a funerais.

Além disso, os certificados de isenção de quarenten,a emitidos pela Coreia do Sul para viajantes vacinados, serão invalidados entre 3 e 16 de dezembro. O anúncio coincide com a detecção dos primeiros casos da variante Ômicron no país. Os primeiros cinco casos confirmados incluem um casal totalmente vacinado, duas mulheres que viajaram recentemente para a Nigéria, e uma amiga do casal que foi infectada por meio do contato com eles na Coreia do Sul. Como resultado, o governo acrescentou a Nigéria à lista de oito países africanos (África do Sul, Botsuana, Zimbabue, Namíbia, Lesoto, Suazilândia, Moçambique e Malawi), dos quais os vistos são restritos para a entrada no país asiático. Do mesmo modo, de 4 de dezembro a 16 de dezembro, todos os voos na única rota que liga diretamente a Coreia do Sul ao continente africano, a que liga o aeroporto de Incheon (a oeste de Seul) ao aeroporto de Adis Abeba (Etiópia), serão cancelados.

Ômicron: EUA endurecem regras de viagem e países controlam fronteiras

Passageiros de aviões destinados aos Estados Unidos (EUA) enfrentarão regras de exames de covid-19 mais rigorosas, e outros países endurecem o controle das fronteiras em meio à incerteza a respeito da variante Ômicron do coronavírus e de sua capacidade de driblar a proteção das vacinas. Japão e Hong Kong informaram que vão aumentar as restrições de viagem, e a Malásia proibiu temporariamente viajantes de países considerados em risco. O Japão, que já havia suspendido a entrada de todos os estrangeiros, relatou seu segundo caso da nova variante nesta quarta-feira (1º). Outros países se preparam para mais casos: a Austrália disse que ao menos duas pessoas já provavelmente infectadas visitaram locais de Sydney, e a Dinamarca disse que uma pessoa infectada participou de um grande concerto. A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que “restrições de viagem generalizadas não impedirão a disseminação internacional e impõem um fardo pesado sobre vidas e meios de sustento”, mas também aconselhou pessoas indispostas, em risco, de 60 anos ou mais e que não se vacinaram a adiarem viagens.

Investidores continuavam tensos hoje, apesar de os mercados financeiros terem reagido a quedas bruscas do dia anterior, ocorridas na esteira de comentários do presidente executivo da Moderna, que manifestou dúvidas sobre a eficácia das vacinas contra covid-19 no combate à Ômicron. Desde então, autoridades de saúde globais ofereceram garantias e reiteraram apelos para que as pessoas se vacinem. “Nossa melhor forma de defesa continua sendo nossas vacinas”, disse o secretário da Saúde britânico, Sajid Javid, ao canal Sky News. “É possível, claro, é possível que sejam menos eficazes. Simplesmente ainda não sabemos com certeza. Mas também é muito provável que continuem eficazes contra doenças graves”, disse. Emer Cooke, diretora executiva da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), afirmou que ao longo das próximas duas semanas análises de laboratório indicarão se o sangue de pessoas vacinadas tem anticorpos suficientes para neutralizar a nova variante. A União Europeia adiantou o início de sua vacinação de crianças de 5 a 11 anos em uma semana, remarcando para o dia 13 de dezembro. O presidente executivo da BioNTech disse que a vacina que a empresa faz em parceria com a Pfizer provavelmente proporcionará uma proteção forte contra doenças graves decorrentes da Ômicron. Tanto o Reino Unido quanto os EUA ampliaram seus programas de doses de reforço em reação à nova variante.

Papa visita Chipre e Grécia e mostra preocupação com migrantes

O papa Francisco, que inicia hoje (2) viagem ao Chipre e à Grécia, pretende apelar à situação dos migrantes nas fronteiras da Europa e contrariar a relutância dos países sobre a entrada de pessoas, apesar dos apelos do Vaticano. O número de migrantes que chega ao Chipre aumentou 38% nos primeiros dez meses do ano, em comparação com 2020. O papa deve abordar a questão da migração, assim como da divisão do Chipre, quando chegar hoje à Nicósia para a primeira etapa de uma visita de cinco dias. A viagem também prevê uma visita à ilha grega de Lesbos que o papa já visitou em 2016 tendo, na época, promovido a transferência, por meio do Vaticano, de um grupo de refugiados sírios.

O papa Francisco vai organizar uma nova transferência de migrantes esta semana: cerca de 50 que se encontram no Chipre foram identificados e vão viajar para a Itália, disseram autoridades cipriotas. O Vaticano não descartou que “alguns migrantes” que se encontram em Lesbos também possam ser transferidos para a Itália após a visita do papa. Na cidade de Nicósia, Francisco vai permanecer na Nunciatura Apostólica, localizada na zona tampão controlada pelas Nações Unidas.

A ilha de Chipre encontra-se dividida desde a invasão da Turquia em 1974, sendo que apenas o governo de Ancara reconhece a República Turca do Chipre do Norte. Em mensagem divulgada hoje e que marca os 70 anos da Organização Internacional das Migrações, o papa insistiu que os refugiados são pessoas que merecem tratamento digno, tendo se referido igualmente à situação dos migrantes que se encontram nas fronteiras entre a Bielorrússia e a União Europeia. “O debate sobre a migração, na realidade, não é sobre os migrantes”, disse Francisco. “É lamentável o fato de os migrantes estarem sendo usados como moeda de troca, como peões num tabuleiro de xadrez, vítimas de rivalidades políticas”, acrescentou.

Tênis: WTA suspende torneios na China por situação de Peng Shuai

A Associação de Tênis Feminino (WTA) informou nesta quarta-feira (1) que decidiu suspender os torneios na China por causa das preocupações com a segurança da tenista chinesa Peng Shuai, ex-número um do mundo no ranking de duplas. “Não vejo como posso pedir aos nossos atletas para competirem lá quando Peng Shuai não está autorizada a se comunicar livremente e tem sido aparentemente pressionada a contradizer sua alegação de agressão sexual”, disse o presidente da WTA, Steve Simon, em comunicado. “Dado o atual estado de coisas, também estou muito preocupado com os riscos que todas as nossas jogadoras e funcionários poderiam enfrentar se realizássemos eventos na China em 2022”, acrescentou. O paradeiro de Peng tornou-se um assunto de preocupação internacional após ela ter postado uma mensagem em uma rede social alegando que o ex-vice-primeiro-ministro chinês Zhang Gaoli a havia agredido sexualmente.

Em 21 de novembro, o presidente do COI, Thomas Bach, participou de uma videochamada de 30 minutos com Peng (que os apoiadores dizem que pode estar sob coação política), durante a qual ela lhe disse que estava a salvo e com a família e amigos. Mas Simon, que disse que a decisão de suspender os torneios na China teve o apoio total da diretoria do WTA, não está convencido de que tudo esteja bem com Peng. “Enquanto agora sabemos onde Peng está, tenho sérias dúvidas de que ela esteja livre, segura e não sujeita a censura, coerção e intimidação”, declarou. “A WTA foi clara sobre o que é necessário aqui, e repetimos nosso apelo para uma investigação completa e transparente [sem censura] sobre a acusação de agressão sexual de Peng Shuai”, concluiu.

Atlético-MG enfrenta o Bahia

Nesta quinta-feira (2), o Galo enfrenta o Bahia na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 18h (horário de Brasília), em partida atrasada da 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo é fundamental para o Bahia, que aparece na 17ª posição, a primeira na zona de rebaixamento, com 40 pontos. O Esquadrão de Aço teve a oportunidade de sair do Z4 na última terça, mas a desperdiçou ao perder por 2 a 1 para o Atlético-GO, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. Os baianos têm que vencer os mineiros para ultrapassarem Athletico-PR e Cuiabá e continuarem dependendo de si para seguirem na Série A.

Grêmio x São Paulo

Também nesta quinta-feira, o Grêmio recebe o São Paulo na Arena, em Porto Alegre, a partir das 20h, em confronto que pode decretar o rebaixamento dos anfitriões em caso de empate ou derrota. Os gaúchos somam 36 pontos, na 18ª e antepenúltima posição, seis pontos atrás do Athletico-PR, primeiro time fora do Z4, com nove pontos em disputa. O Tricolor paulista, com 45 pontos, tem de ganhar para se livrar de vez do risco de queda à Série B.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495