CPI ouve nesta quinta depoimento de vendedor de vacina que denunciou propina

Edilson Rodrigues/Agência Senado

A CPI da Covid no Senado antecipou para esta quinta-feira (1º) o depoimento de Luiz Paulo Dominguetti Pereira, representante da empresa Davati Medical Supply, que contou em entrevista à Folha nesta semana ter ouvido do ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias um pedido de propina no valor de US$ 1 por dose de vacina negociada pela empresa com a pasta. A Davati procurou o Ministério da Saúde com a proposta de negociar 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. A cobrança de propina para fechar contrato com a pasta teria acontecido no dia 25 de fevereiro, em um jantar no restaurante Vasto, no Brasília Shopping, na capital federal. Dias foi indicado ao cargo pelo líder do governo Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR). Ele foi exonerado nesta terça-feira (30), sem justificar o motivo de sua demissão, mas alegando que a decisão havia sido tomada pela manhã, antes da denúncia veiculada pela Folha, no início da noite.

A CPI ouviria nesta quinta o empresário Francisco Emerson Maximiniano, sócio-administrador da empresa Precisa Medicamentos, mas o depoimento foi adiado e ainda não tem nova data para ocorrer. A Precisa negociava com o governo Bolsonaro o fornecimento de vacinas Covaxin, da farmacêutica indiana Bharat Biotech, mas uma irregularidade no contrato acendeu um alerta no Ministério da Saúde para um possível esquema de corrupção. O caso veio à tona pelo servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Miranda, que apontou a irregularidade. Junto com seu irmão, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), o caso foi levado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que teria citado o nome de Ricardo Barros como envolvido no esquema.

Na última sexta-feira (25), os irmãos Miranda foram à CPI da Covid no Senado e o deputado confirmou que o líder do governo foi citado pelo presidente durante essa conversa. Os dois teriam saído da reunião com Bolsonaro com a promessa de que a denúncia seria investigada, mas Bolsonaro não pediu investigação sobre o caso. Na terça, foi revelado pela revista Crusoé que Luis Miranda também teria recebido uma oferta de propina para facilitar a compra das vacinas Covaxin de um lobista, que teria oferecido a ele 6 centavos de dólar para cada dose comprada pelo Ministério da Saúde. O deputado Ricardo Barros teria participado da conversa. Nesta quarta, Luis Miranda se reuniu com senadores e prometeu entregar documentos que comprovam a denúncia que apresentou. O deputado deve ser ouvido novamente pela comissão na próxima semana.

CPI da Pandemia: Oposição critica silêncio de Wizard

Carlos Wizard – Foto: Agência Senado

Senadores da oposição criticaram o silêncio de Carlos Wizard diante da CPI da Pandemia, durante a audiência desta quarta-feira (30), e afirmaram que o empresário atuou como “curandeiro” e “charlatão” ao recomendar medicamentos sem eficácia comprovada para a covid-19. Mesmo diante da recusa de Wizard em responder, os parlamentares fizeram questão de fazer perguntas durante as mais de cinco horas em que o empresário esteve sentado diante dos integrantes da CPI. Já senadores governistas consideram que Wizard deveria receber aplausos dos brasileiros e destacaram que “ficar em silêncio” é um direito de todo cidadão, assegurado pela Constituição. Entre outras questões, senadores fizeram perguntas sobre a relação de Wizard com o líder do governo na Câmara, Ricardo Barros; seus contatos com servidores do Ministério da Saúde e com empresários como Luciano Hang; se ele participou do pedido de autorização da vacina CanSino; e se teve contatos com representantes da Precisa Medicamentos, que intermediou negociações para a compra da vacina Coxavin.

Senadores também questionaram Wizard sobre suas sugestões de utilização de medicamentos sem eficácia comprovada para a covid-19, seu apoio a teorias como a da “imunidade de rebanho” e sua indicação para uma secretaria do Ministério da Saúde. Para Fabiano Contarato (Rede-ES), o silêncio é um atestado de culpa e reforça que Wizard atuou no governo sem vínculo formal, no que tem sido chamado de “gabinete paralelo” ou “ministério paralelo”. — Isso é uma confissão de culpa, porque a Lei de Improbidade Administrativa é clara: todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente e sem remuneração, [mandato, cargo, emprego ou função na administração pública] é considerado agente público. E isso o senhor confessou aqui, disse Contarato. Fonte: Agência Senado.

Denúncias de corrupção e superpedido de impeachment pressionam Planalto

Diante do avanço das investigações na CPI da Covid e de denúncias de corrupção na compra de vacinas, o Palácio do Planalto age para manter de pé a aliança com o Centrão e evitar a ampliação da crise política, que tem no líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (Progressistas-PR), o personagem central. A pressão se agravou nesta quarta-feira, 30, com a apresentação do superpedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, assinado por partidos de esquerda, centro-direita e parlamentares que romperam com o governo, além de integrantes de movimentos sociais, reunindo mais de 100 representações já protocoladas na Câmara. Acuado, o presidente voltou a recorrer ao tom de ameaça para atacar a CPI, citando as Forças Armadas. “Não conseguem nos atingir, não vai ser com mentiras ou com CPI integrada por sete bandidos que vão nos tirar daqui”, discursou Bolsonaro em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, em referência ao grupo de senadores que é maioria na comissão. “Só tenho paz e tranquilidade porque sei que, além do povo, temos Forças Armadas comprometidas com a democracia e com a liberdade”, afirmou.

A Polícia Federal instaurou inquérito para investigar a compra da vacina indiana Covaxin, produzida pelo laboratório Bharat Biotech e intermediada pela empresa Precisa Medicamentos. O dono da Precisa, Francisco Maximiano, foi convocado para depor na CPI mas ainda não há data confirmada para o depoimento. Ricardo Barros, por sua vez, será ouvido pelos senadores na próxima quinta-feira. A Procuradoria da República no Distrito Federal também abriu investigação criminal sobre as negociações para aquisição da vacina (mais informações nesta página). O contrato foi suspenso temporariamente pelo governo.

Ao Estadão, o deputado Luis Miranda (DEM-DF), que depôs à CPI da Covid na semana passada e denunciou irregularidades nas tratativas para importação da Covaxin, disse que vai provar a existência de corrupção no governo. Ex-aliado de Bolsonaro, o deputado atua para proteger seu irmão, o servidor do Ministério da Saúde Luis Ricardo Fernandes Miranda, que disse à CPI e ao Ministério Público ter sido pressionado por superiores para acelerar o negócio com a Covaxin. As tratativas incluíam pagamento antecipado de US$ 45 milhões a uma offshore que não constava no contrato. Os dois irmãos afirmaram ter denunciado o esquema a Bolsonaro, que teria dito que isso seria “rolo” de Ricardo Barros. Ao ser questionado nesta quarta sobre o superpedido de impeachment, o presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), minimizou a estratégia. “O que houve nesse superpedido? Uma compilação de tudo o que já existia nos outros. E, sobre esses depoimentos, quem tem de apurar é a CPI. É para isso que ela existe. Então, ao final dela a gente se posiciona aqui, porque, na realidade, impeachment como ação política a gente não faz com discurso, a gente faz com materialidade”, disse Lira, líder do Centrão e adversário de Barros dentro do partido.

Frio: Cidades Catarinenses amanhecem com temperaturas negativas

O primeiro dia de julho começou com temperaturas negativas em mais de 20 cidades e geada em Santa Catarina. Em Urupema, na Serra, os termômetros marcaram -3,3ºC durante a madrugada desta quinta-feira (1º). Já em Curitibanos, no Oeste, a mínima foi de -2,8ºC. Também na Serra, Urubici e São Joaquim registraram mínima de -1ºC. Na Grande Florianópolis, a menor temperatura foi em Alfredo Wagner. Na cidade, a menor temperatura foi de 4,4ºC, às 6h. As informações são do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia (Epagri/Ciram). Desde segunda-feira (28), o Estado marca temperaturas negativas no amanhecer. Ao longo da semana, a neve foi registrada em três dias consecutivos. Segundo a Epagri/Ciram, desde 2000 é a primeira vez que a ocorrência meteorológica é ocorreu por três dias seguidos.

Prova de vida para “servidores inativos” volta a ser exigida hoje

Os servidores do Poder Executivo aposentados e pensionistas, que recebem pelo Regime Próprio de Previdência Social, deverão voltar a fazer a prova de vida a partir de hoje (1º) para não terem os benefícios cortados. Suspenso desde março de 2020 por causa da pandemia de covid-19, o procedimento deve ser feito até 30 de setembro, na maioria dos casos. A obrigação também vale para os anistiados políticos civis. O calendário será escalonado de acordo com o mês de nascimento. Quem nasceu de janeiro a julho tem até 30 de setembro para fazer a prova de vida de 2020 e de 2021. Quem nasceu nos meses seguintes obedece a um cronograma distinto para a prova de vida de cada ano, conforme o calendário abaixo.

Calendário de novos prazos para Prova de Vida.
Calendário de novos prazos para prova de vida. – Arte/Agência Brasil

A prova de vida deve ser feita na agência bancária onde o servidor inativo, pensionista ou anistiado político recebe o pagamento. Algumas instituições financeiras oferecem canais digitais, como caixas eletrônicos e aplicativos móveis. O cidadão deve consultar as opções disponíveis no seu banco. Caso tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o procedimento pode ser feito pelo celular, no aplicativo Meu Gov.br. As orientações para a prova de vida digital estão disponíveis no aplicativo SouGov.br. Casos excepcionais, como beneficiários internados em unidades de saúde ou encarcerados ou visitas técnicas para quem não pode se deslocar, são regulamentadas pela Portaria 244 e pela Instrução Normativa 45.

Quem não fizer a comprovação de vida até o fim deste mês será notificado até 10 de agosto, para fazê-la em até 30 dias a partir do recebimento da notificação. Mesmo assim, o Ministério da Economia informa que a data limite, na maioria dos casos está definida para 30 de setembro. O procedimento deve ser feito uma vez por ano, no mês do aniversário. A prova de vida também vale para os beneficiários com pagamento suspenso ou que chegaram a ter os pagamentos cortados e pediram o restabelecimento do benefício no Sigepe, sistema de dados cadastrais do serviço público federal. Os prazos e as condições são os mesmos que para os demais beneficiários inativos. Outras informações podem ser obtidas no Portal do Servidor.

Câmara do Rio cassa por unanimidade o mandato do vereador Dr. Jairinho

O plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro cassou, por unanimidade, o mandato do vereador Jairo Santos Souza Júnior, conhecido como Dr. Jarinho, por quebra de decoro parlamentar. É a primeira vez na história que um parlamentar é cassado na Câmara carioca. Dr. Jairinho é acusado na Justiça pela morte do enteado, o menino Henry Borel, de 4 anos, no dia 8 de março. Investigações policiais apontam que o menino foi espancado em casa pelo padrasto. Ele está com a prisão preventiva decretada pela Justiça desde o dia 8 de abril, junto com a mãe do menino, Monique Medeiros. “Por decisão unânime, após indícios suficientes de envolvimento na morte do menino Henry, a peça conclui a presença de elementos suficientes para apurar a conduta incompatível com decoro parlamentar. Não restou alternativa a esta Casa que não fosse à instauração para investigar a quebra de decoro”, avaliou o relator do processo na Comissão de ética e Decoro Parlamentar, o vereador Luiz Ramos Filho (PMN).

Cassação: A votação foi presencial e por meio de videoconferência. Dos 50 vereadores, 49 votaram pela cassação do mandato parlamentar, que estava na Câmara há quatro legislaturas consecutivas. O vereador Dr. Gilberto (PTC) não participou da votação, porque está de licença.

Mensagem: O pai do menino Henry Borel, Leniel Borel, mandou um comunicado que foi lido pelo vereador Tarcísio Mota (PSOL), logo após a decisão da Casa. “Estamos vendo a Justiça sendo feita. A quebra do decoro parlamentar e a respectiva cassação desse monstro é uma resposta à sociedade, devido ao covarde assassinato do meu filhinho e as demais acusações claras contra esse assassino”.

Vaga: O substituto de Dr. Jairinho na Câmara dos Vereadores é Marcelo Diniz Anastácio (Solidariedade). Ele foi presidente da Associação de Moradores da Muzema, em Jacarepaguá, na zona oeste, quando dois prédios na comunidade desabaram no dia 12 de abril de 2019, matando 24 pessoas.

Anvisa libera 2 milhões de doses da Janssen que estavam com pendências

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (30) que foi liberada uma carga de 2 milhões de doses de vacinas da Janssen que estavam com pendência de documentação oriunda do Ministério da Saúde. Em nota, a agência afirmou que as vacinas foram doadas pelos Estados Unidos e chegaram na semana passada ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e foram desembarcadas no mesmo dia pelo órgão.

No entanto, ficou pendente a apresentação de informações complementares sobre a distribuição dos imunizantes. “A Anvisa esclarece que tem atuado com agilidade e contribuído para a rápida disponibilização de vacinas à sociedade brasileira. No âmbito do enfrentamento da pandemia de covid-19, todos os pedidos de licença de importação de medicamentos e de vacinas são analisados com a máxima urgência e absoluta prioridade pela agência”, declarou a agência.

Covid-19: Brasil tem 43 mil casos e 2 mil mortes nas últimas 24 horas

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 43.836 novos casos de covid-19 e 2.081 mortes, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. No total, o país tem, desde o início da pandemia, 18.557.141 casos da doença e 518.066 mortes. O número de recuperados de covid-19 é de 16.858.632 e o número de casos que ainda estão em acompanhamento, 1.180.443.

São Paulo é a unidade da Federação que concentra o maior número de casos e de mortes, com 3.727.348 e 128.681, respectivamente. Em relação ao número de casos, o estado do Sudeste é seguido por Minas Gerais (1.803.748) e Paraná. A menor quantidade de casos ocorre em Acre (85.566), Roraima (112.133) e Amapá (117.188). Em relação ao número de mortes, a vice-liderança é do Rio de Janeiro (55.470) seguido por Minas Gerais (46.242). Os estados com menor número de óbitos são Acre (1.738), Roraima (1.745) e Amapá (1.835).

SC: Estado confirma 1.052.455 casos, 1.016.093 recuperados e 16.861 mortes

Santa Catarina já registrou 1.052.455 casos confirmados de Covid-19, sendo que 1.016.093 se recuperaram e 19.501 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 30. A doença respiratória causou 16.861 óbitos no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,6%. Esses números representam uma diminuição de 628 no número de casos ativos e há 37 óbitos adicionais em relação à última atualização diária. Registrou-se um aumento de 1.591 na quantidade de confirmados. Já a estimativa de recuperados aumentou 2.182.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 30
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja casos ativos em 290 municípios. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é Serra (420 para cada 100 mil habitantes). Em seguida, estão Meio-Oeste (417) e Xanxerê (399). A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 92,1%. Isso significa que, dos 1.521 leitos existentes no estado para adultos, 1.401 estão ocupados, sendo 901 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Coronavírus SC: Regramentos contra a Covid-19 são mantidos até 14 de julho

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O Governo do Estado prorrogou os protocolos sanitários contra a Covid-19 em Santa Catarina por mais duas semanas. Dessa forma, o mesmo regramento segue vigente no estado até o dia 14 de julho. A medida está prevista em um novo decreto (nº 1.351/2021) publicado em edição extra do Diário Oficial (DOE) na noite desta quarta-feira, 30 de junho.

>>> Veja o decreto nº 1.351/2021 na íntegra

Outra determinação é referente ao acesso de público a competições esportivas públicas ou privadas, que seguirá proibido por mais dois meses em Santa Catarina, ou seja, até 31 de agosto. As atuais regras a respeito do horário de funcionamento e o limite de ocupação de estabelecimentos estão mantidas, em alinhamento às portarias da Secretaria de Estado da Saúde, que podem ser conferidas no site www.coronavirus.sc.gov.br.

Paraná registra 5.762 novos casos e 201 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (30) mais 5.762 casos confirmados e 201 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.278.051 casos confirmados e 30.539 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (5), fevereiro (47), março (25), abril (35), maio (439), junho (5.200), e dos seguintes meses de 2020: junho (1), outubro (4), novembro (3) e dezembro (3).

INTERNADOS – O informe relata que 2.292 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.823 pacientes em leitos SUS (954 em UTI e 869 em enfermaria) e 469 em leitos da rede particular (249 em UTI e 220 em enfermaria). Há outros 2.387 pacientes internados, 1.007 em leitos UTI e 1.380 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 201 pacientes. São 73 mulheres e 128 homens, com idades que variam de 22 a 98 anos. Os óbitos ocorreram de 20 de janeiro a 30 de junho de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (51), Londrina (10), São José dos Pinhais (6), Cascavel (5), Maringá (5), Pato Branco (5), Rio Negro (5), Arapongas (4), Paranavaí (4), Campo Mourão (3), Foz do Iguaçu (3), Guarapuava (3), Ibaiti (3), Pinhais (3), Ponta Grossa (3), Rio Branco do Sul (3), Ampére (2), Araruna (2), Assis Chateaubriand (2), Colombo (2), Engenheiro Beltrão (2), Francisco Beltrão (2), Mandirituba (2), Quatiguá (2), Santa Tereza do Oeste (2), Sarandi (2), Telêmaco Borba (2), Tijucas do Sul (2), Toledo (2) e Umuarama (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Araucária, Astorga, Barracão, Bom Sucesso, Borrazópolis, Cambira, Cambé, Campo Largo, Carambeí, Castro, Centenário do Sul, Cidade Gaúcha, Clevelândia, Cruzmaltina, Cândido de Abreu, Diamante D’Oeste, Diamante do Norte, Dois Vizinhos, Fênix, Guaratuba, Imbituva, Iretama, Ivaiporã, Jaguariaíva, Japurá, Laranjeiras do Sul, Luiziana, Lunardelli, Lupionópolis, Mandaguari, Mandaguaçu, Manfrinópolis, Mangueirinha, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Nova Cantu, Nova Esperança, Paranaguá, Pitanga, Quatro Barras, Rancho Alegre D’Oeste, Rio Azul, Santa Amélia, Santa Helena, Sengés, Siqueira Campos, São João, São João do Ivaí, São Miguel do Iguaçu, Tamarana, Terra Boa, Terra Rica, Terra Roxa, Tibagi, Ubiratã, Ventania e Verê.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.755 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 172 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo

Novo decreto muda as regras aos domingos e estende restrições até 31 de julho

O Governo do Paraná publicou um novo decreto de medidas restritivas para enfrentamento à pandemia da Covid-19. O texto modifica o funcionamento de restaurantes aos domingos e reduz o período de restrição de circulação de pessoas e de venda e consumo de bebidas alcóolicas. O decreto 8.042/2021 entra em vigor às 23 horas desta quarta-feira (30) e segue até as 5 horas do dia 31 de julho. Pelas novas regras, o toque de recolher, que começava às 20h, passa agora a valer das 23h às 5h.

A comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo também fica proibida das 23h às 5h do dia seguinte. A partir deste final de semana, restaurantes, bares e lanchonetes poderão funcionar todos os dias da semana, inclusive aos domingos, das 10h às 22h, com limitação da capacidade em 50%. Fora desses horários só está autorizada a modalidade de entrega. Os supermercados continuam autorizados a abrir todos os dias da semana, das 8h às 20h, com 50% de ocupação. Não há restrição de horário para entregas.

Canadá desaconselha AstraZeneca a pessoas com problema sanguíneo raro

A Saúde Canadá informou, na noite dessa terça-feira (29), que recomenda que pessoas com histórico de síndrome de extravasamento capilar não sejam imunizadas com a vacina contra covid-19 da farmacêutica AstraZeneca. “A Saúde Canadá está atualizando a monografia de produto – ou rótulo – das vacinas contra covid-19 da AstraZeneca e da Covishield para adicionar a síndrome de extravasamento capilar como efeito colateral em potencial, com um alerta para que pacientes com histórico dessa síndrome  evitem receber a vacina da AstraZeneca ou da Covishield”, disse a entidade em comunicado. A síndrome de extravasamento capilar (CLS) é um problema muito raro que causa perda de fluido de pequenos vasos sanguíneos (capilares), o que resulta em inchaço de membros, pressão baixa, espessamento sanguíneo e níveis baixos de uma proteína sanguínea importante.

A Saúde Canadá e a Agência de Saúde Pública do Canadá estão monitorando o problema desde que foi mencionado, em abril, pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA), como possível preocupação de segurança, acrescentou a nota. Até 11 de junho, um caso de síndrome de extravasamento capilar na esteira de uma imunização com a vacina da AstraZeneca foi relatado no país, disse a Saúde Canadá. No início deste mês, o comitê de segurança da EMA afirmou que a síndrome precisa ser acrescentada como novo efeito colateral no rótulo da vacina da AstraZeneca, conhecida como Vaxzevria.

EUA: diminui esperança de encontrar desaparecidos em queda de prédio

Equipes de resgate continuavam vasculhando as ruínas de um condomínio da área de Miami, e a esperança de encontrar mais sobreviventes diminuiu depois de quase uma semana de sondagens e escavações. Até agora, foram confirmadas 12 mortes no desastre, que pode se tornar a falha estrutural acidental que causou maior número de mortes e desaparecidos na história dos Estados Unidos. Mais 149 outras pessoas ainda estão desaparecidas ou podem estar presas nos escombros. “Da maneira como vejo, como veterano da Marinha, quando alguém está desaparecido… você está desaparecido até ser encontrado, e não paramos a busca”, disse o governador da Flórida, Ron DeSantis, em entrevista coletiva nessa terça-feira (29).

“Esses socorristas estão se arrebentando, tentando encontrar qualquer um que consigam.” Mas ninguém foi retirado vivo das pilhas de concreto pulverizado, madeira partida e metal retorcido desde as primeiras horas da tragédia. Investigadores não concluíram o que causou o desabamento. Quase metade do condomínio Champlain Towers South, de 40 anos, desmoronou nas primeiras horas da quinta-feira passada (24) enquanto os moradores dormiam.

Um relatório de engenharia de 2018 sobre o complexo de 12 andares e 156 unidades, preparado antes de um processo de recertificação de segurança, encontrou deficiências estruturais que agora são o foco dos inquéritos. A prefeita do condado de Miami-Dade, Daniella Levine, disse que investigadores da polícia estão realizando uma auditoria de todos os relatos de desaparecidos para “verificar e remover redundâncias onde possível”.

Wimbledon: Thiago Monteiro cai em simples e mira chave de duplas

O cearense Thiago Monteiro, número um do Brasil no ranking de simples da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), foi eliminado na primeira rodada do Torneio de Wimbledon, em Londres (Reino Unido). Nesta quarta-feira (30), o brasileiro, 81º do mundo, foi superado pelo canadense Felix Auger-Aliassime (19º) por 3 sets a 0, com triplo 6/3, em duas horas e dez minutos de jogo. Monteiro segue em Wimbledon para disputar a chave de duplas masculinas. Nesta quinta-feira (1º), em horário a ser confirmado, ele e o também brasileiro Rafael Matos (89º do mundo no ranking de duplas) estreiam contra os cazaques Alexander Bublik (50º) e Alexsandr Nedovyesov (85º). O Brasil tem outros três tenistas competindo no torneio de duplas entre os homens. Todos estreiam na grama britânica nesta quinta, em horários ainda não definidos. Número 13 do mundo na ATP, o mineiro Bruno Soares e o britânico Jamie Murray (22º) encaram o norte-americano Nicholas Monroe (87º) e o canadense Vasek Pospisil (65º em simples, 192º em duplas).

Flamengo tenta retomar caminho das vitórias contra o Cuiabá

O Flamengo visita o Cuiabá nesta quinta-feira (1), na Arena Pantanal, em Cuiabá, a partir das 20h (horário de Brasília) em busca de uma vitória que lhe permita manter proximidade com os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.

Brasileiro: Grêmio perde para Juventude e permanece na lanterna

O Grêmio foi superado por 2 a 0 pelo Juventude, nesta quarta-feira (30) no estádio Alfredo Jaconi, e permaneceu na lanterna do Campeonato Brasileiro com apenas dois pontos conquistados. Com o triunfo, o Jaconero sobe para a sexta posição com 12 pontos.

Clássico sem gols

Corinthians e São Paulo fizeram outro clássico regional da rodada, mas a partida realizada na Neo Química Arena terminou sem gols. Agora, o Tricolor encara o líder Bragantino no domingo, enquanto o Timão recebe o Internacional um dia antes.

Palmeiras supera expulsão e vence Internacional no Brasileiro

O Palmeiras foi até o estádio do Beira Rio na noite desta quarta-feira (30) e derrotou o Internacional por 2 a 1 na 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com este resultado o Verdão alcança 16 pontos, na 3ª posição, e permanece na cola do líder Bragantino, que tem 17 pontos. Com o revés o Colorado fica na 13ª posição com nove pontos.

Brasileiro: Athletico-PR supera Fluminense e permanece vice-líder

O Athletico-PR derrotou o Fluminense por 4 a 1, de virada na tarde desta quarta-feira (30) no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, em jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o revés, o Tricolor das Laranjeiras ficou na 9ª posição, com 10 pontos, já o Furacão ficou na vice-liderança com 16 pontos.

Vitória no Castelão

Quem também venceu e garantiu uma posição do G4 na atual rodada foi o Fortaleza, que bateu a Chapecoense por 3 a 2 no estádio do Castelão. Com este resultado, o Tricolor do Pici ficou na terceira posição com 15 pontos, já o Verdão do Oeste ficou na 18ª posição (dentro da zona do rebaixamento), com quatro pontos.

De saída, Loew é responsabilizado por eliminação da Alemanha na Euro

A Alemanha voltou para casa nesta quarta-feira (30) depois de perder para a Inglaterra nas oitavas de final de Euro 2020, e o técnico Joachim Loew, que está de saída do cargo, foi o centro das críticas duras após mais uma eliminação precoce em um torneio. Loew, que tinha contrato até 2022, mas que na esteira de vários resultados ruins decidiu em março deixar o time após a Euro, deveria ter partido muito antes, acreditam muitas pessoas. “É cedo demais para analisar o que funcionou e o que não funcionou”, disse Loew em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (30) de volta à base bávara do elenco. “Algumas coisas funcionaram muito bem, outras não.” “O que sei é que nestas quatro semanas e meia investimos tudo que tínhamos. Entrar em detalhes agora sobre o que deu errado faz pouco sentido para mim. Assumo a responsabilidade total pela derrota de ontem e pela eliminação precoce no torneio.”

A eliminação chocante da Alemanha na Copa do Mundo de 2018 e seu rebaixamento na primeira edição da Liga das Nações no mesmo ano aturdiu os torcedores, que exigiram a troca do treinador que os levou ao título do Mundial de 2014. Mas a reforma de Loew nunca foi finalizada, tendo sido abreviada pela pandemia de covid-19 e por resultados ruins, incluindo a derrota de 6 a 0 para a Espanha e um fiasco em casa diante da Macedônia do Norte em uma partida da eliminatória para a Copa do Mundo. Apesar de muitas mudanças no time nos últimos três anos, Loew optou por um estilo de jogo ao qual os jogadores não estavam acostumados em seus clubes, com uma defesa de três homens.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.