Mundo passa de 1 milhão de casos por dia com avanço da ômicron

Com o avanço da variante Ômicron na Europa e nos Estados Unidos, o mundo passou na segunda-feira, 27, da marca de 1 milhão de casos diários de covid-19 pela primeira vez na pandemia e nesta terça, 28, os números voltaram a bater recordes em diversos países. Segundo a plataforma Our World In Data, ligada à Universidade Oxford, foram registrados 1,4 milhão de casos da doença. Estados Unidos, França e Reino Unido são os países com maior número de contágios em 24 horas. Na América do Sul, a situação tem se agravado na Argentina, que ontem superou a barreira de 33 mil casos – um número que não era visto desde antes do programa de vacinação da população. O número de mortes, no entanto, segue baixo. Ontem, foram registrados 20 óbitos no país vizinho.

Apesar de indícios científicos indicarem um menor risco de hospitalização e morte pela nova variante, a Organização Mundial da Saúde alertou ontem que as internações podem sobrecarregar hospitais pelo mundo simplesmente pelo elevada quantidade de contágios, já que os números absolutos de internados tendem a crescer com os casos batendo recordes seguidos. “Um rápido aumento da Ômicron, como o que observamos em vários países, embora combinado com uma doença ligeiramente menos grave, provocará um grande número de hospitalizações, especialmente entre os não vacinados”, afirmou Catherine Smallwood, uma das autoridades da OMS na Europa. Diante das incertezas sobre a nova variante detectada pela primeira vez no final de novembro na África do Sul, os países hesitam entre adotar fortes restrições ou uma estratégia mais flexível, em razão dos sinais de menor gravidade da Ômicron.

“É muito cedo para dizer se a onda da Ômicron será mais ou menos grave do que a da Delta”, disse Smallwood. “Embora os dados preliminares nas populações mais afetadas da Europa (Inglaterra, Escócia, Dinamarca) mostrem que a Ômicron pode dar lugar a um menor risco de hospitalização em comparação com a Delta”. Apesar do receio da OMS, alguns especialistas acreditam que os sinais de que a Ômicron seja menos grave que outras variantes e o pico de contágios dure menos tempo trazem algum alento.

John Bell, professor de medicina da Universidade Oxford e conselheiro do governo britânico, acredita que a covid provocada pela Ômicron não é a mesma doença do início da pandemia. “As cenas horríveis que vimos há um ano, de UTIs cheias e muitas pessoas morrendo prematuramente, já não acontecerão mais, na minha opinião”, disse ele à BBC. O Reino Unido, por enquanto, decidiu que as evidências não justificam novas restrições. Embora os números mais recentes no país estejam incompletos por causa do feriado de Natal, os dados publicados na segunda-feira indicaram que mais de 300 mil novos casos foram registrados em três dias.

Brasil registra 77 casos da variante Ômicron

O balanço divulgado nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Saúde indica que foram registrados 77 casos no Brasil da nova variante do novo coronavírus, a Ômicron. As infecções foram registradas em São Paulo (27), em Goiás (22), em Minas Gerais (16), no Rio Grande do Sul (3), no Distrito Federal (1), no Rio de Janeiro (1), no Espírito Santo (1), em Santa Catarina (3) e Ceará (3). Há ainda, segundo a pasta, 211 casos em investigação, sendo 16 no Distrito Federal, 114 em Minas Gerais, 58 em Santa Catarina e 23 no Rio Grande do Sul.

Fiocruz defende importância de vacinar crianças contra covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou hoje (28) nota técnica em que defende a importância de vacinar crianças de 5 a 11 anos contra covid-19. A Fiocruz avaliou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realizou uma análise técnica rigorosa para autorizar a aplicação dos imunizantes em crianças dessa faixa etária e que a vacinação infantil já foi iniciada em outros países, sendo ferramenta fundamental no controle da pandemia. “Ainda que em proporções de agravamento e óbitos inferiores aos visualizados em adultos, as crianças também adoecem por covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves e até evoluírem para o óbito”, diz a Fiocruz, que acrescenta que eventos adversos pós vacinação têm se mostrado raros e menos frequentes que as complicações e óbitos causados pela covid-19.

Os pesquisadores da fundação elencam que a vacinação de crianças vai reduzir formas graves e óbitos pela covid-19 nessa faixa etária, além colaborar potencialmente na redução das transmissões e ser uma das mais importantes estratégias para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais. A Fiocruz argumenta que a vacinação de crianças é uma “alternativa robusta” para garantir a continuidade do ensino presencial, o que permite a identificação e cuidado de alunos com diferentes vulnerabilidades, muitas acentuadas pela pandemia. “Rotinas de convivência mais ampla e social das crianças, o que inclui a escolarização, são fundamentais para o seu crescimento e desenvolvimento. Neste sentido, apoiar a estruturação de políticas que propiciem a vacinação de crianças, em momento oportuno, conforme autorização e recomendações das agências regulatórias, pode contribuir para a manutenção de escolas abertas no ano de 2022, com redução da transmissibilidade do vírus e evitando o surgimento e circulação de novas variantes. Este panorama será fundamental para a garantia de saúde e segurança de todos os que convivem nas escolas, bem como para a proteção de pais, avós e responsáveis.”

A vacinação de menores de 12 anos já teve início em diversos países do mundo, como nos Estados Unidos, onde 5 milhões de crianças na faixa etária já foram imunizadas com a vacina da Pfizer, a mesma autorizada pela Anvisa há cerca de duas semanas. União Europeia, China, Chile, Bolívia e Cuba também já iniciaram a imunização de crianças menores de 12 anos. “Diante da transmissão e avanço atual da variante Ômicron, existe uma preocupação aumentada com seu maior poder de transmissão, especialmente, nos indivíduos não vacinados. Isso torna as crianças abaixo de 12 anos um grande alvo dessa e possivelmente outras variantes de preocupação”, reforça a Fiocruz.

Óbitos: A nota técnica informa que, de janeiro a 4 de dezembro de 2021, 19,9 mil pacientes com menos de 19 anos foram hospitalizados com casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causada pela covid-19. Desses, 5.126 casos eram de crianças com menos de um ano; 5.378 casos, de 1 a 5 anos, e 9.396 casos, de 6 a 19 anos. Ao todo, foram notificados 1.422 óbitos por SRAG confirmados por covid-19 nessa faixa etária em 2021, sendo 418 em menores de 1 ano; 208, de 1 a 5 anos; e 796, de 6 a 19 anos. Além da SRAG, outra complicação da covid-19 em crianças e adolescentes é a síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica, quadro que gera inflamações em diferentes partes do corpo, incluindo coração, pulmões, rins, cérebro, pele, olhos ou órgãos gastrointestinais. Desde o início da pandemia, foram registrados 1.412 casos desse tipo no Brasil, causando 85 óbitos.

Aprovação: O Ministério da Saúde prevê para janeiro o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Em nota divulgada ontem (27), a pasta informa que a posição favorável à vacinação poderá ser formalizada no dia 5 de janeiro, após o fim do prazo da consulta pública aberta para tratar da questão. A imunização de crianças de 5 a 11 anos com a vacina da Pfizer/BioNTech foi autorizada pela Anvisa no último dia 16, e foi alvo de críticas do presidente Jair Bolsonaro. Em live em redes sociais, no dia da aprovação, o presidente disse que pediu extraoficialmente o “nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos”, para que fossem divulgados. A agência reguladora rebateu os questionamentos e disse que seu trabalho é “isento de pressões internas e avesso a pressões externas”.

Brasil tem 171 mortes por covid-19 em 24h

O número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 22.254.706, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde hoje (28). Em 24 horas, autoridades de saúde registraram 8.430 diagnósticos da doença.

O total de mortes causadas pela covid-19 chegou a 618.705. De ontem para hoje as secretarias estaduais e municipais de Saúde confirmaram mais 171 óbitos. Ainda há 2.824 mortes em investigação, mas esses dados ainda estão passíveis de atualização. Os dados de mortes em investigação ocorrem por haver casos em que o paciente morreu, mas a investigação da causa demanda exames posteriores. Até esta quarta, 21.567.845 pessoas haviam se recuperado da doença.

Boletim epidemiológico covid-19
Boletim epidemiológico covid-19 – 28/12/2021/Divulgação Ministério da Saúde

Estados

Segundo o balanço fornecido pelas Secretarias Estaduais de Saúde, o estado com mais mortes por covid-19 é São Paulo, com 155.127 registros. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro (69.435), Minas Gerais (56.623), Paraná (40.881) e Rio Grande do Sul (36.427).

Os estados com menos óbitos pela doença são Acre (1.850), Amapá (2.019), Roraima (2.078), Tocantins (3.933) e Sergipe (6.056). Já as unidades da federação com mais casos registrados são São Paulo (4,4 milhões), Minas Gerais (2,2 milhões) e Paraná (1,5 milhões). Os estados com menos casos são Acre (88,3 mil), Amapá (126,7 mil) e Roraima (128,7 mil).

SC: Estado confirma 1.241.041 casos, 1.218.084 recuperados e 20.177 mortes

Santa Catarina já registrou 1.241.041 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.218.084 estão recuperados e 2.780 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 28. A Covid-19 causou 20.177 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,63%.

O número de casos ativos registrou um aumento de 270 e houve mais 30 óbitos em comparação com o último boletim. O total de confirmados cresceu 680, enquanto 380 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas.

>>> Confira aqui o boletim diário desta terça, 28 
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Há casos confirmados em todos os 295 municípios catarinenses, e há 293 com pelo menos um óbito. A estimativa do Governo do Estado é que 109 municípios não tenham caso ativo algum. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a Grande Florianópolis (80 para cada 100 mil habitantes). Na sequência, aparecem Extremo-Sul (59) e Xanxerê (54). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (6), Alto Vale do Itajaí (12) e Alto Vale do Rio do Peixe (14).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 54,8%. Isso significa que, dos 1.213 leitos existentes no estado para adultos, 665 estão ocupados, sendo 112 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Secretaria de Saúde envia testes rápidos de antígeno aos municípios para ampliação da testagem contra Covid-19

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) começou a enviar nesta terça, 28, para todos os municípios catarinenses, uma remessa de 461.885 mil unidades de Teste Rápido de Antígeno (TR-AG) para Covid-19. Com os testes, as cidades vão poder ampliar a estratégia de testagem para diagnóstico e conduta rápida frente aos casos de coronavírus, especialmente durante a temporada de verão, quando há aumento no fluxo de pessoas.

O superintendente de vigilância em saúde de Santa Catarina, Eduardo Macário, ressalta que essa é uma das estratégias da operação Verão Mais Seguro, do Governo de Santa Catarina. “A ideia é que parte desses testes sejam utilizados em centros de testagem montados em locais de grande circulação de pessoas como aeroportos, rodoviárias e pontos turísticos, oferecendo aos turistas e à população em geral a possibilidade do rápido diagnóstico em locais de fácil acesso”, explica o superintendente.

Foto: Bruna Matos/DIVE

O secretário de Estado da saúde, André Motta Ribeiro, encaminhou um ofício aos principais municípios que são destinos turísticos litorâneos, com a recomendação para implantação da estratégia e com a solicitação para que os locais de testagem voluntária sejam oficializados. Os municípios são: Florianópolis, Palhoça, Governador Celso Ramos, Bombinhas, Itapema, Porto Belo, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Garopaba, Imbituba, Laguna, Jaguaruna, Balneário Rincão, Araranguá, Arroio do Silva, Passo de Torres.

As cidades poderão destinar a outra parte dos testes para os hospitais que realizam atendimentos pelo SUS, como forma de auxiliar na triagem inicial dos pacientes suspeitos. As secretarias municipais que necessitarem uma quantidade adicional de testes poderão solicitar à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC).

Teste Rápido de Antígeno (TR-AG)

Os testes rápidos de antígeno fornecem o resultado em 15 minutos e devem ser aplicados para o diagnóstico da Covid-19 em pessoas com e sem sintomas. Eles são indicados para a utilização em locais de grande circulação, onde as pessoas são convidadas a fazê-lo voluntariamente.

A testagem é feita com uma amostra coletada pelo swab (cotonete longo) do nariz. O exame consegue detectar se a pessoa está infectada pelo coronavírus de forma prática, sem a necessidade de estrutura laboratorial.

O superintendente explica que, em caso de resultado positivo, a pessoa é encaminhada para uma unidade de saúde e orientada a fazer o isolamento social “Desta forma, identificamos os casos com maior rapidez, isolando o paciente e rastreando os contatos, evitando assim a disseminação da doença”, finaliza o superintendente.

Paraná: Boletim confirma 630 novos casos Covid-19 e duas mortes em decorrência da doença

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (28) mais 630 casos confirmados e duas mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores e que não representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes no fim do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.589.624 casos confirmados e 40.657 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de dezembro (302), novembro (5), outubro (11), setembro (16), agosto (8), julho (1), junho (1), abril (1), março (1) e janeiro (2) de 2021 e dezembro (106), novembro (161), outubro (6), setembro (5), agosto (3) e julho (1) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de dezembro (2) de 2021

INTERNADOS – 53 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (20 em UTIs e 33 em leitos clínicos/enfermarias) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Há outros 358 pacientes internados, 169 em leitos de UTI e 189 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de dois pacientes: um de 60 anos que residia em Francisco Beltrão e o outro de 68 anos, em Foz do Iguaçu. Os óbitos ocorreram nos dias 26 e 27 de dezembro de 2021, respectivamente.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.351 casos de residentes de fora do Estado, 224 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Sanepar orienta veranistas a economizarem água no Litoral

O aumento no fluxo de turistas para o Litoral do Paraná deve elevar o consumo de água na passagem de ano. Desde o dia 21, o consumo registrado pela Sanepar tem ficado, em média, 10% maior do que igual período do ano passado. Mesmo com obras e medidas que melhoram as condições de produção, reservação e distribuição de água potável, a Sanepar orienta os veranistas a economizarem água, principalmente nos dias mais quentes. Redução no tempo do banho, manter a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba, abrindo apenas para o enxágue, são as dicas para uso da água no banheiro.

Na cozinha, a dica é acumular a louça e lavar toda de uma vez, com a ajuda de uma bacia, e abrir a torneira somente no enxágue. Também deve-se aproveitar a água da máquina de lavar roupa para a limpeza da área externa e do carro.

As piscinas infantis podem ser as vilãs do desperdício. Não se deve descartar a água todos os dias, evitando o gasto excessivo. A orientação é manter a água limpa, com aplicação de cloro diariamente. Os fabricantes recomendam 25 ml de cloro a cada 1.000 litros de água. A sugestão é fazer a aplicação do produto à noite para garantir um intervalo de, pelo menos, 10 horas antes de liberar a piscina para uso. Outra dica é cobrir com uma capa apropriada, quando não estiver em uso, para prevenir que caia alguma sujeira e evitar a evaporação. Piscinas maiores também devem ser cobertas para evitar a evaporação. O tratamento adequado mantém limpa e evita a substituição frequente da água.

 

Servidores públicos federais preparam onda de paralisações por reajustes

Servidores públicos federais de diversas categorias reúnem-se, nesta quarta-feira (29), para discutir maneiras de pressionar o Palácio do Planalto por reajuste salarial. Após a inclusão de um reajuste salarial de R$ 1,7 bilhão para policiais federais no Orçamento de 2022. A intenção é pressionar por um aumento salarial para outras categorias. Os servidores do Banco Central, por sua vez, se preparam para apresentar um pedido geral de exoneração dos cargos comissionados. Eles pretendem repetir o movimento de protesto que ocorreu na Receita Federal na semana passada. Auditores fiscais abriram mão de mais de 700 cargos de chefia, com impacto nos serviços alfandegários do país.

O Fonacate concentra 37 associações e sindicatos de carreira de Estado, das quais 30 são a nata do funcionalismo, como diplomatas e peritos, bem como servidores do Tesouro Nacional, Controladoria Geral da União e da Receita Federal. As entidades reúnem mais de 200 mil servidores públicos associados. O chefe da entidade considera a greve geral um instrumento para pressionar o governo. “Nossa mobilização vai questionar esse acréscimo de mais de R$ 16 bilhões para o Orçamento secreto (por meio de emendas parlamentares) e mais de R$ 4 bilhões para o Fundo Eleitoral. Erros como o governo federal está repetindo fizeram com que a rubrica de precatórios atingisse R$ 89 bilhões. Algumas entidades já pensam em cobrar na Justiça a recomposição salarial anual prevista na Constituição Federal”, afirmou Marques. Os servidores do Judiciário compõem uma das categorias que avaliam levar à questão aos tribunais. Costa Neto, coordenador-geral do Sindjus-DF, afirmou que a possibilidade de acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) é iminente. “Já está deliberado no sentido que deveremos atuar, sim, por meio de judicialização, e vamos levar à categoria a proposta que sair amanhã com o Fonacate”, disse.

Na semana passada, o Congresso Nacional aprovou o Orçamento da União 2022 prevendo R$ 1,7 bilhão para reajuste dos salários de policiais federais. A reserva poderá beneficiar servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A notícia incomodou as demais carreiras do funcionalismo federal. Por meio de comunicado oficial, o Fórum dos Servidores Federais (Fonasefe) informou ser possível que uma paralisação geral comece em breve. “Ela pode se iniciar antes da data do retorno do recesso parlamentar, em 2 de fevereiro de 2022”, diz o texto. O grupo reúne entidades representativas de diversas carreiras públicas.

Bahia confirma mais uma morte por causa das chuvas; total chega a 21

Subiu para 21 o número de mortes resultantes das fortes chuvas que atingem a região centro-sul da Bahia. O balanço foi atualizado na tarde desta terça-feira (28) pelo governo no estado. A morte mais recente foi a de um rapaz de 19 anos, que tentou atravessar uma enxurrada em Ilhéus, na noite de segunda-feira (27), mas acabou se afogando. O número de feridos permaneceu em 358. Um total de 136 municípios do estado decretaram situação de emergência.

O número de pessoas desabrigadas é de 34.163, enquanto o de desalojados soma 42.929. Os desalojados são pessoas que tiveram que abandonar o local de residência, de forma temporária ou definitiva, mas que não depende de abrigo fornecido pelo governo. Já os desabrigados são aquelas pessoas que tiveram que sair de casa e que dependem de um abrigo provido pelo poder público.

Pela manhã, quatro ministros do governo federal sobrevoaram as regiões atingidas por chuvas na Bahia e se reuniram com o governador do estado, Rui Costa. Eles também anunciaram medidas para auxiliar o esforço de atendimento à população desabrigada e prometeram recursos futuros para a reconstrução da infraestrutura e de moradias. A Bahia está enfrentando a pior chuva para o mês de dezembro desde 1989, segundo o governo estadual. A cidade de Itamaraju, no sul do estado, foi o município onde mais choveu no Brasil, com 769,8 milímetros (mm) de chuva, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o que representa mais de cinco vezes o volume esperado para dezembro (148,0 mm).

Confiança do comércio tem queda de 2,7 pontos em dezembro, diz FGV

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 2,7 pontos em dezembro deste ano, na comparação com o mês anterior. Com isso, o indicador, que mede a confiança dos empresários brasileiros do setor, chegou a 85,3 pontos, o menor patamar desde abril deste ano (84,1 pontos), segundo dados divulgados hoje (28) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Em dezembro, cinco dos seis principais segmentos do setor tiveram queda. O Índice da Situação Atual, que mede a confiança no presente, foi o principal responsável pelo recuo do Icom no mês, ao ceder 4,3 pontos e chegar a 84 pontos. O indicador vai de zero a 200.

O Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, caiu 0,9 ponto e passou para 87,3 pontos. “Apesar da melhora da pandemia, o setor continuando sentindo os efeitos negativos da baixa confiança do consumidor, lenta recuperação do mercado de trabalho, alta inflação e juros em alta”, avalia o economista da FGV Rodolpho Tobler.

Confiança do empresário de serviços recua 1,3 ponto em dezembro

O Índice de Confiança de Serviços (ICS), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), recuou 1,3 ponto de novembro para dezembro deste ano. Essa foi a segunda queda consecutiva do indicador, que atingiu 95,5 pontos, em uma escala que vai de zero a 200 pontos. A queda da confiança do empresário de serviços brasileiro foi puxada principalmente pela piora das avaliações sobre o futuro. O Índice de Expectativas cedeu 2,2 pontos e chegou a 98,7 pontos, o menor nível desde maio (92,4 pontos).

O Índice da Situação Atual, que mede a confiança no presente, também caiu, mas de forma mais moderada (-0,3 ponto) e chegou a 92,5 pontos. “Apesar do programa de vacinação seguir avançando, o cenário para os próximos meses ainda parece muito incerto, principalmente pelo ambiente macroeconômico mais frágil e a dúvida sobre nova variante”, afirma o economista da FGV Rodolpho Tobler.

5G: Confira a lista de celulares que poderão acessar tecnologia no Brasil

Talvez você não tenha acompanhado, mas no mês passado a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou o mega leilão do 5G no Brasil e a expectativa é de que a nova tecnologia seja oferecida a partir de julho de 2022. E para acessar a nova frequência de celulares, você precisa ter um smartphone compatível com o 5G. Na semana passada, a Anatel lançou uma lista com celulares que estão homologados e podem acessar o 5G no Brasil.

lista pode ser acessada clicando aqui, mas veja abaixo a relação de aparelhos:

Apple

– iPhone 12 mini;

– iPhone 12;

– iPhone 12 Pro;

– iPhone 12 Pro Max;

– iPhone 13 mini;

– iPhone 13;

– iPhone 13 Pro;

– iPhone 13 Pro Max.

Samsung

– Galaxy A32 5G;

– Galaxy A52 5G;

– Galaxy A52s 5G;

– Galaxy Z Flip3 5G;

– Galaxy Z Fold2 5G;

– Galaxy Z Fold3 5G;

– Galaxy S21 FE 5G;

– Galaxy S21 5G;

– Galaxy S21+ 5G;

– Galaxy S21 Ultra 5G;

– Galaxy M52 5G;

– Galaxy Note 20 5G;

– Galaxy Note 20 Ultra 5G.

Motorola

– Moto G 5G Plus;

– Moto G 5G;

– Moto G100;

– Moto G50 5G;

– Motorola Edge;

– Motorola Edge 20;

– Motorola Edge 20 Lite;

– Motorola Edge 20 Pro;

Xiaomi

– Mi 10T Pro;

– Mi 10T;

– Mi 11;

– Poco F3;

– Poco M3 Pro 5G;

– Redmi Note 10 5G;

– Xiaomi 11 Lite 5G;

Asus

– Zenfone 8;

– Zenfone 8 Flip;

– Zenfone 7;

– ROG Phone 5;

– ROG Phone 5s;

– ROG Phone 3.

Realme

– realme 7 5g;

– realme 8 5G;

– realme GT Master Edition;

TCL

– TCL 20 Pro 5G.

Nokia

– Nokia G50.

EUA estimam que Ômicron represente 58,6% dos casos de covid-19 no país

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos estimou que a variante Ômicron respondeu por 58,6% das variantes do novo coronavírus em circulação no país na semana encerrada em 25 de dezembro. A variante de rápida disseminação foi detectada pela primeira vez no sul da África e em Hong Kong no mês de novembro, com o primeiro caso conhecido nos Estados Unidos identificado em 1º de dezembro em uma pessoa totalmente vacinada que havia viajado para a África do Sul.

A agência também revisou para baixo a proporção da Ômicron para a semana encerrada em 18 de dezembro, de 73% para 22%, dizendo que há um amplo intervalo de previsão publicado no gráfico da semana passada, em parte por causa da velocidade com que a Ômicron está se espalhando. A variante Delta respondeu por 41,1% de todos os casos de covid-19 nos EUA até 25 de dezembro, de acordo com dados da agência de saúde pública divulgados nesta terça-feira (28).

O ex-comissário da Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) Scott Gottlieb disse no Twitter que, se a nova estimativa do CDC sobre a prevalência da Ômicron for precisa, a leitura sugere que uma boa parte das atuais hospitalizações ainda pode estar sendo causada pelas infecções com a Delta. A agência disse que os dados incluem projeções modeladas que podem divergir de estimativas ponderadas geradas em datas posteriores.

França tem alta recorde de casos novos de coronavírus em um dia

A França relatou uma alta recorde de 179.807 casos novos confirmados de coronavírus em um período de 24 horas nesta terça-feira (28), uma das cifras diárias mais elevadas em todo o mundo desde o início da pandemia. Trata-se do maior número de novas infecções diárias da Europa, de acordo com dados disponíveis no site Covidtracker.fr. Desde o surgimento da pandemia, só os Estados Unidos e a Índia relataram médias diárias de casos novos acima de 200 mil. Na segunda-feira, os EUA relataram mais de 505 mil casos novos de Covid-19.

Também nesta terça-feira, o Reino Unido relatou um recorde de 129.471 casos novos de Covid-19, mas os dados não incluíram as cifras da Escócia e da Irlanda do Norte devido a diferenças nas práticas de informe durante o período do Natal. O recorde francês anterior de 104.611 foi estabelecido no sábado, vindo depois de a alta de 86.852 de 11 de novembro de 2020 ser superada por dois dias consecutivos de mais de 90 mil casos novos diários no final da semana passada.

A média móvel de sete dias de casos novos na França, que aplaina as irregularidades de relatos diários, atingiu um novo recorde total de 87.500. No domingo e na segunda-feira, o Ministério da Saúde relatou somente cerca de 30 mil casos novos por dia. Ainda na segunda-feira, o governo anunciou novas medidas para conter as infecções, incluindo limites ao tamanho de aglomerações, a proibição do consumo de alimentos e bebidas em sistemas de transporte e a volta do uso obrigatório de máscaras em espaços abertos.

Alegando questões familiares, Cuca deixa o comando do Atlético-MG

O Atlético-MG informou nesta terça-feira (28) pela manhã a saída de Cuca. Campeão mineiro, Brasileiro e da Copa do Brasil a frente do Galo, o técnico se reuniu com dirigentes do clube na segunda-feira (27) à tarde, de forma virtual, e alegou “motivos pessoais, de ordem familiar” para deixar o comando da equipe, segundo a nota oficial divulgada pelo Alvinegro.

Conforme o comunicado, o Atlético lamentou a decisão, pois “contava com o treinador no seu planejamento para o próximo ano”. A nota destaca, ainda, que o técnico afirmou que “não iria trabalhar em nenhum outro clube em 2022, para se dedicar unicamente às questões familiares”.

Cuca finalizou a segunda passagem pelo Atlético com 74,17% de aproveitamento. Contratado em março para substituir Jorge Sampaoli, que foi para o Olympique de Marselha (França), o técnico comandou o Galo em 71 partidas, com 48 vitórias, 14 empates e nove derrotas. Na primeira vez que dirigiu o Alvinegro, entre agosto de 2011 e dezembro de 2013, o treinador levou o clube ao título da Libertadores.

Jesus livre no mercado

Simultaneamente à saída de Cuca, o Benfica (Portugal) anunciou a rescisão de contrato com Jorge Jesus “por mútuo acordo”. O técnico – que fica disponível no mercado, inclusive na mira do próprio Atlético – estava em baixa no clube português, apesar da classificação às oitavas de final da Liga dos Campeões, com a demissão pedida por parte da torcida, insatisfeita com o nível de atuação, especialmente nos jogos contra Sporting e Porto.

Jesus era o principal alvo do Flamengo desde que Renato Portaluppi deixou a Gávea, em novembro, após perder a Libertadores para o Palmeiras. O Rubro-Negro enviou dirigentes a Portugal para negociar o retorno do técnico campeão nacional e da América em 2019, mas a intenção – publicamente, ao menos – do treinador de cumprir o contrato com o Benfica e da equipe encarnada de mantê-lo, apesar das críticas, fez com que os cariocas procurassem outro comandante português: Paulo Sousa, atualmente à frente da seleção da Polônia.

Luxa fora do Cruzeiro

Outra agremiação a comunicar mudanças na comissão técnica nesta terça foi o Cruzeiro, que demitiu Vanderlei Luxemburgo. Em nota oficial, a Raposa justificou a decisão “para adequar as contas à realidade orçamentária do clube”, que vive uma transição após o ex-atacante Ronaldo Fenômeno adquirir 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) celeste.

Luxemburgo tinha renovado contrato com o Cruzeiro até 2023, mas antes da compra das ações da SAF do clube por Ronaldo. Com isso, o técnico finaliza a terceira passagem pela Toca da Raposa com oito vitórias, 11 empates e quatro derrotas em 23 jogos. A equipe celeste encerrou a Série B do Campeonato Brasileiro na 14ª posição, com 48 pontos, cinco a frente do Remo (primeiro time na zona de rebaixamento à Série C) e 16 atrás do Avaí (quarto colocado e último a conquistar acesso à primeira divisão).

Retrospectiva 2021: no futebol brasileiro, o ano foi do Galo

Para uma torcida o ano de 2021 ocupará um lugar especial na memória, a do Atlético-MG. Isto porque foi neste ano que os apoiadores do Galo viram a equipe brilhar nos campos brasileiros, garantindo os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil com um futebol competitivo e envolvente.

A equipe mineira começou a dar provas de sua força ainda no primeiro semestre de 2021, quando levou para casa o troféu do Campeonato Mineiro. Porém, foi na segunda parte do ano que o time comandado pelo técnico Cuca alcançou as conquistas mais importantes. A primeira delas foi o Brasileiro, título que não festejava há 50 anos.

Mas o Galo queria mais, e alcançou a Copa do Brasil ao superar na decisão o Athletico-PR com duas vitórias incontestáveis (4 a 0 na ida, 2 a 1 na volta). Esse foi o segundo título do Atlético-MG na competição, o primeiro foi em 2014.

Nesta campanha um personagem ocupou um lugar especial, o atacante Hulk, que finalizou sua primeira temporada completa no futebol brasileiro como o artilheiro do país com 36 gols.

Domínio na América do Sul

Se o Galo mandou no Brasil, na América do Sul o Porco permaneceu ditando as regras. O Palmeiras iniciou 2021 conquistando o troféu da edição 2020 da Libertadores diante do Santos em pleno estádio do Maracanã. E o último ato do Alviverde no ano foi levantar novamente o troféu da principal competição de clubes do continente, desta vez diante do Flamengo em Montevidéu (Uruguai).Na Libertadores feminina a Glória Eterna também foi de uma equipe de São Paulo, o Corinthians, que derrotou o Independiente Santa Fe (Colômbia) por 2 a 0 em partida disputada no estádio Gran Parque Central, em Montevidéu, para ficar com o caneco. Este foi o ápice de uma equipe que alcançou a tríplice coroa na temporada, após ficar também com os títulos do Campeonato Brasileiro e do Paulista.

Seleções em alta

A seleção brasileira teve um ano de altos e baixos em 2021. Se, por um lado, garantiu o seu principal objetivo na temporada, a vaga para a Copa do Catar, por outro sofreu um grande revés, ao perder, para a Argentina, a final da Copa América disputada em solo brasileiro. Nas Eliminatórias a equipe comandada pelo técnico Tite mostrou força, mantendo a invencibilidade em 25 jogos (com 21 triunfos e quatro empates). Além disso, a campanha em busca da classificação para o Mundial de 2022 serviu para a equipe passar por uma pequena renovação, na qual nomes como do meio-campista Lucas Paquetá e do atacante Raphinha ganharam projeção.

Já para a seleção feminina, 2021 terminou com o primeiro título da era Pia Sundhage, iniciada em agosto de 2019. Foi o Torneio Internacional de Futebol Feminino, disputado em Manaus. A competição foi a sexta com participação canarinha desde a chegada de Pia. No primeiro ano, o Brasil foi vice-campeão deste mesmo torneio, à época em São Paulo, superado pelo próprio Chile na final, nos pênaltis. Em seguida, a seleção foi à decisão do Torneio Internacional da China, perdendo o título para as anfitriãs, também nas penalidades. Em 2020, as brasileiras disputaram outro evento amistoso, desta vez na França, ficando na terceira posição entre quatro equipes (as francesas levaram o título).

O próximo desafio das brasileiras será novamente o Torneio Internacional da França, no período destinado a jogos de seleções femininas (Data Fifa) de 14 a 23 de fevereiro do próximo ano. Além das anfitriãs, as comandadas de Pia terão Holanda e Finlândia pela frente. Em julho, a seleção disputa a Copa América, onde pode garantir vaga na Copa do Mundo de 2023, com sede na Austrália e na Nova Zelândia.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495