Dodge pede suspensão de inquérito contra Temer

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou na terça-feira ao STF uma manifestação em que pede a suspensão de um dos inquéritos contra o presidente Michel Temer até o final do mandato dele. Assim, até janeiro, ela não denunciará Temer na investigação que apura se o emedebista e integrantes de seu grupo político cometeram crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ao supostamente receberem 10 milhões de reais em propina da Odebrecht.

Ciro Gomes passa por procedimento em hospital

O candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, passou nesta terça-feira por um procedimento de cauterização de vasos sanguíneos da próstata no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e deve retomar suas atividades “o mais breve possível”, disse sua campanha em nota. Segundo a assessoria do candidato, ele deve participar do debate desta quarta-feira (26) entre presidenciáveis que acontece no SBT, às 17h45.

Fachin estica investigação de senadores e ministros

A decisão do ministro do STF diz respeito a um inquérito que investiga os senadores do MDB Dário Berger (SC), Eduardo Braga (AM), Eunício Oliveira (CE), Jader Barbalho (PA), Renan Calheiros (AL) e Valdir Raupp (RO), além do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo e os ex-ministros Helder Barbalho (MDB-PA) e Guido Mantega (PT-SP).

STF nega pedido de Geddel por ligação que levou a apreensão

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (25) negar pedido feito pela defesa do ex-ministro Geddel Vieira Lima para ter acesso às informações sobre a denúncia anônima que levou à apreensão de R$ 51 milhões, em espécie, encontrados, no ano passado, em um apartamento. No pedido feito ao STF, a defesa alegou que necessitava de dados sobre a ligação telefônica anônima feita para a Polícia Federal para contestar juridicamente a legalidade da apreensão. A partir da denúncia, a PF conseguiu encontrar o dinheiro. No entanto, seguindo voto do relator, Edson Fachin, a Turma entendeu que a concessão de acesso às informações poderia levar à identificação do denunciante.

STF manda prender senador candidato ao governo de RO

A Primeira Turma do STF determinou ontem a imediata execução da pena imposta ao senador Acir Gurgacz (PDT-RO), condenado pelo Supremo a 4 anos e 6 meses de prisão em regime semiaberto por crimes contra o sistema financeiro nacional, em fevereiro deste ano. Gurgacz é candidato ao governo de Rondônia, pelo PDT.

Lewandowski pede vista e decisão sobre Aloysio é adiada

Depois de empate, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu mais uma vez a decisão sobre arquivar ou não inquérito contra o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira, que o investiga por ter supostamente recebido repasses indevidos da Odebrecht para a campanha eleitoral de 2010. O julgamento foi interrompido nesta terça-feira, 25, pelo pedido de vista (mais tempo de análise) do ministro Ricardo Lewandowski, que irá desempatar o caso. Com o placar em dois a dois, a turma está dividida entre os votos dos ministros Edson Fachin e Celso de Mello de um lado e dos ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli de outro (Toffoli votou em agosto, antes de sair da turma para assumir a presidência da Corte).

STF põe ex-diretor da Dersa em prisão domiciliar

Por maioria, a Segunda Turma do STF decidiu na terça-feira substituir a prisão preventiva do ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza por medidas cautelares, como recolhimento domiciliar integral e monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica.

Em fase portuguesa, Lava Jato busca provas contra Odebrecht

A 54ª fase da Operação Lava Jato foi realizada na manhã desta terça-feira 25 em Portugal, cumprindo cinco mandados de busca e apreensão em Lisboa, em endereços ligados ao operador financeiro Mário Ildeu de Miranda. Mário Ildeu é suspeito de receber propina por fraudes relacionadas a um contrato de 825 milhões de dólares firmado entre a Petrobras e a construtora Norberto Odebrecht em 2010. “Parte dos pagamentos de vantagens indevidas foram realizados mediante estratégias de ocultação e dissimulação, contando com a atuação do chamado Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, e com a participação decisiva de Mário Ildeu de Miranda para que os recursos, na ordem de pelo menos 11,5 milhões de dólares, chegassem a contas secretas mantidas no exterior por funcionários corrompidos da Petrobras”, explica, em nota, o Ministério Público Federal.

Temer pode suspender intervenção no RJ para votar Previdência

O presidente Michel Temer afirmou ontem que pode suspender a intervenção militar no Rio de Janeiro para votar a Reforma da Previdência. Ele voltou a dizer que a reforma está pronta para ser votada no Congresso e que buscará o apoio do novo presidente eleito para que a apreciação ocorra em novembro deste ano.

Imóvel onde mezanino desabou foi bingo clandestino

O imóvel que atualmente abriga a casa de eventos Dom Paollo Bar Dançante, no centro de Santo André, na Grande São Paulo, onde um mezanino desabou no domingo e feriu 26 adultos e crianças, havia abrigado um bingo clandestino. O comércio ilegal foi fechado em 2016.

Professor é acusado de assediar 16 alunas em SP

Nesta segunda (24), um grupo de pais de dezesseis alunas procurou a direção da Escola Estadual Professora Marina Cintra, na Consolação, para denunciar casos de assédio sexual de um professor de educação física. As estudantes possuem entre 11 e 14 anos e, de acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo, afirmaram que o funcionário as chamava de “gostosas” durante as aulas e teria tocado em pelo menos duas delas. Ele nega as acusações. Um caso mais explícito teria ocorrido na quinta (20). Durante o recreio, segundo relatos, o tutor abordou uma menina de 11 anos e perguntou se perderia a virgindade com ele, além de pedir fotos nuas à garota. Na sexta (21), um grupo de alunos depredou o carro do professor, em represália. O educador também atua na Escola Estadual Fidelino de Figueiredo, na mesma região, e autoridades apuram se ocorreram casos de assédio por lá.

Juíza é inocentada no caso de advogada presa em audiência

A comissão judiciária do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) inocentou de qualquer prática abusiva a juíza leiga Ethel Tavares, que teria chamado a PM para algemar a advogada Valéria dos Santos, no dia 10 de setembro, no Rio. Segundo concluiu a investigação, a advogada se “jogou no chão” e se “debatia” quando foi algemada para sua proteção até a chegada do representante da OAB, que a acalmou.

Trump: Maduro pode ser tirado por militares

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apertou as rédeas, na terça-feira, contra Venezuela e Irã: disse na ONU que o presidente venezuelano pode ser “derrubado muito rapidamente” por militares, anunciou novas sanções contra a esposa e os colaboradores de Nicolás Maduro e também pediu para “isolar” o regime iraniano.