Anvisa autoriza a realização de testes de soro anticovid em humanos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou, hoje (25), que autorizou o início dos testes do soro anti-Sars-CoV-2, desenvolvido pelo Instituto Butantan. Esta será a primeira vez que o soro será aplicado em voluntários humanos. O pedido para a autorização para testar o soro, que é produzido em cavalo, em pacientes com a covid-19, foi feito pelo instituto no início de março. A expectativa do Butantan é que o soro possa ajudar a reduzir a letalidade e a gravidade da doença e aliviar o sistema de saúde. Nos testes em animais, como coelhos e camundongos, o soro já demonstrou a diminuição da carga viral e perfil inflamatório reduzido.

Na sequência, a Anvisa deu anuência para a pesquisa com seres humanos no dia 24 de março, mas mediante a assinatura de um Termo de Compromisso que previa a entrega de informações complementares, que ainda não estavam disponíveis naquele momento. O teste em humanos é uma etapa chave para que o instituto possa avançar no desenvolvimento do medicamento e, posteriormente, solicitar seu registro junto à Anvisa, condição necessária para que ele seja usado no mercado.

A autorização concedida nesta terça-feira ocorreu após o Butantan submeter o novo protocolo clínico com as adequações necessárias para que o estudo possa ser iniciado em humanos. A Anvisa disse ainda que a autorização ocorreu após uma avaliação criteriosa dos aspectos técnicos e de segurança do produto. “A avaliação da proposta de pesquisa foi feita integralmente pela Anvisa, sem a participação de outras agências estrangeiras, já que as fases iniciais de testes clínicos do soro serão feitas apenas no Brasil”, informou a agência.

Pfizer vai testar vacina contra a covid-19 em gestantes brasileiras

A Pfizer anunciou ontem terça-feira, 25, o início de testes clínicos no Brasil para medir a eficácia e segurança da sua vacina contra a covid-19 em gestantes. O estudo será realizado com 200 grávidas acima dos 18 anos e saudáveis, distribuídas em quatro centros de pesquisa pelo País.

O objetivo do estudo é medir a segurança nas mães e nos bebês, a tolerabilidade e a imunogenicidade da vacina desenvolvida em parceria com a BioNTech, após intervalo de 21 dias entre a aplicação das duas doses. O levantamento também vai investigar a possível transferência de anticorpos para o feto e monitorar os recém-nascidos por aproximadamente seis meses.

As gestantes brasileiras participarão das fases 2 e 3 do estudo mundial, que envolve um total de 4 mil mulheres entre a 24ª e a 34ª semanas de gestação. Os centros escolhidos para liderar o levantamento no País são o Centro Multidisciplinar de Estudos Clínicos, em São Bernardo do Campo; o CMPC Pesquisa Clínica, em Sorocaba; o Hospital de Clínicas de Porto Alegre; e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ministério da Saúde demite superintendente no RJ após revelação de contratos irregulares

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, demitiu o superintendente do ministério no Rio de Janeiro, o militar da reserva George Divério. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (26). A decisão foi tomada depois da reportagem do Jornal Nacional, de terça-feira (18), sobre irregularidades em contratos da saúde no RJ. George Divério foi nomeado na gestão de Eduardo Pazuello em junho de 2020. Em novembro, num período de 2 dias, o coronel da reserva autorizou duas contratações que somavam cerca de R$ 28,8 milhões.

Os negócios foram feitos com dispensa de licitação com empresas que já haviam trabalhado para o Divério quando ele estava na Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel). A empresa SP Serviços foi chamada para fazer uma reforma completa na sede do Ministério da Saúde, no Rio, por R$ 18,9 milhões. A SP já havia prestado serviço ao governo federal, mas somente a um órgão, também comandado por Divério.

Brasil recebe 629 mil doses da vacina da Pfizer nesta quarta

Um quinto lote com 629 mil doses da vacina contra Covid-19 da Pfizer/BioNTech está previsto para chegar ao Brasil nesta quarta-feira (26), em voo programado para chegar ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), por volta das 19h. Até o momento, 2,8 milhões das 200 milhões de doses contratadas pelo governo federal já chegaram ao país. Em nota, a Pfizer reafirma o compromisso para cumprir o cronograma que prevê a entrega dos imunizantes até o final de 2021.

O avião com 629.460 doses deve decolar de Miami (EUA) por volta das 10h25. Assim que a aeronave chegar a Viracopos, um esquema de segurança da Polícia Federal é responsável por acompanhar o desembarque e transporte do imunizante até o centro de distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP).

Brasil registra 2.198 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas

O Brasil registrou 2.198 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando nesta terça-feira (25) 452.224 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias chegou a 1.835, a menor desde o dia 14 de março (quando estava em 1.832). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -6% e indica tendência de estabilidade nos óbitos decorrentes do vírus. É o 7º dia seguido de estabilidade nessa comparação. Isso significa que, apesar de termos o menor número na média em mais de dois meses, o ritmo tem se assemelhado mais a um platô do que a uma queda na curva. Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h desta terça. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. De 17 de março até 10 de maio, foram 55 dias seguidos com essa média acima da marca de 2 mil. No pior momento desse período, a média chegou ao recorde de 3.125, no dia 12 de abril.

SC: Estado confirma 953.027 casos, 916.562 recuperados e 14.946 mortes

O Governo de Santa Catarina informou que há 953.027 casos confirmados de Covid-19, sendo que 916.562 estão recuperados e 21.519 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 25. Até esta data, 14.946 óbitos foram causados pelo coronavírus. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,57%. Os dados representam uma alta de 970 no número de casos ativos e houve 73 óbitos adicionais registrados em relação à última atualização diária. A quantidade de casos confirmados subiu 3.662 e outras 2.619 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

>>> Confira aqui o boletim diário desta terça-feira, 25
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

As 295 cidades catarinenses já têm casos confirmados, e 292 registraram ao menos um óbito. Estima-se que haja casos ativos em 288 municípios. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é Meio-Oeste (730 para cada 100 mil habitantes). Em seguida, estão Alto Uruguai Catarinense (512) e Serra (424). Atualmente, há 1.538 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.465 estão ocupados, sendo 963 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 95,3%.

SC: 203.250 novas doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz chegam ao Estado

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

Santa Catarina recebeu nesta terça-feira, 25, nova remessa com mais 203.250 doses da vacina do laboratório AstraZeneza/Fiocruz. As vacinas chegaram ao aeroporto de Florianópolis às 23h30 e, após o desembarque, foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio onde a equipe da DIVE fez a recepção e organizará a logística de distribuição para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs). A distribuição deste novo lote começa na quarta-feira, 26, no período da tarde. Com mais essa remessa, o estado soma um total de 3.206.200 doses de vacinas Covid-19 recebidas até o momento.

“A chegada de novas doses reforça nosso plano de avançar na imunização de novos grupos, como dos profissionais de educação. Isso sem perder de vista a ampliação da cobertura de pessoas com comorbidades e outros grupos prioritários. Hoje estarei em Brasília para garantir o envio de novos lotes que ampliem o ritmo de aplicação em Santa Catarina”, afirma o governador Carlos Moisés. Todas as 203.250 doses recebidas nesta remessa serão enviadas aos municípios para aplicação da dose 1 (D1), ampliando o número de pessoas que irão iniciar o esquema vacinal, que é composto por duas doses, com intervalo de 12 semanas entre elas. A tabela com a quantidade de doses que será entregue para cada município será divulgada na tarde desta quarta, 26.

Paraná confirma mais 5.308 casos e 101 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (25) 5.308 casos confirmados e 101 mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.061.876 casos confirmados e 25.519 mortos em decorrência da doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de maio (5.032) abril (162), março (78), fevereiro (10) e janeiro (16) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: agosto (1), setembro (1), outubro (1), novembro (4) e dezembro (3).

INTERNADOS – 2.822 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 2.185 pacientes em leitos SUS (962 em UTI e 1.223 em leitos clínicos/enfermaria) e 637 em leitos da rede particular (312 em UTI e 325 em leitos clínicos/enfermaria).
Há outros 2.936 pacientes internados, 1.053 em leitos UTI e 1.883 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 101 pacientes. São 49 mulheres e 52 homens, com idades que variam de 26 a 91 anos. Os óbitos ocorreram de 18 de fevereiro a 25 de maio de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Londrina (13), Paranaguá (5), Ponta Grossa (5), São José dos Pinhais (5), Campo Largo (4), Maringá (4), Matinhos (4), Boa Esperança (3), Campo Mourão (3), Curitiba (3), Francisco Beltrão (3), Marialva (3), Foz do Iguaçu (2), Guarapuava (2), Sarandi (2), São Carlos do Ivaí (2) e Toledo (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Bandeirantes, Cambará, Capitão Leônidas Marques, Carambeí, Chopinzinho, Cornélio Procópio, Céu Azul, Diamante do Norte, Dois Vizinhos, Faxinal, Fazenda Rio Grande, Grandes Rios, Guairaçá, Itambé, Ivaí, Jandaia do Sul, Jussara, Lobato, Medianeira, Nossa Senhora das Graças, Palmas, Palmeira, Palmital, Paraíso do Norte, Pontal do Paraná, Querência do Norte, Rebouças, Ribeirão do Pinhal, Rolândia, Santa Terezinha de Itaipu, Umuarama, Vera Cruz do Oeste e Verê.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 5.841 casos de residentes de fora do Estado, 145 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Paraná: Novo decreto passa toque de recolher para 20 horas e muda horários do comércio, a partir de sexta-feira

Em razão do aumento do contágio da Covid-19 no Paraná e da maior taxa de transmissão do País, o Governo do Estado publicou nesta terça-feira (25) o decreto 7.716/21, que amplia ainda mais as medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. As novas regras começam a vigorar às 5h da próxima sexta-feira (28) e valem até as 5h do dia 11 de junho. Medidas mais rígidas adotadas pelos municípios terão apoio da administração estadual. O texto anterior, e ainda em vigor, venceria no dia 31 de maio. Também haverá reforço operacional das forças de segurança, em apoio às vigilâncias municipais da saúde, para coibir festas clandestinas, aglomerações e eventos. Por orientação do governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Secretaria de Estado da Segurança Pública efetivará o cumprimento integral do decreto e das normativas municipais.

As medidas preveem restrição da circulação de pessoas e de venda e consumo de bebida alcoólica em espaços de uso público ou coletivo depois das 20 horas. O toque de recolher e a lei seca atual vigoram das 22h até as 5h do dia seguinte. Comércio e atividades não essenciais seguem proibidas de funcionar aos domingos. Isso se aplica a restaurantes, shopping centers e academias. Nos outros dias da semana, o comércio de rua, galerias, centros comerciais e estabelecimentos de prestação de serviços não essenciais em municípios com mais de 50 mil habitantes poderão abrir ao público das 9h às 18h, com 50% de ocupação (o texto anterior era das 10h às 22h). Aos domingos e fora desses horários, durante a semana, só será permitido o atendimento na modalidade delivery.

Os shoppings, que até então podiam funcionar das 11h às 22h, devem abrir até as 20h, com 50% da ocupação. Os supermercados, que não tinham limite de horário, poderão atender das 8h às 20h, com 50% de ocupação, com permissão de funcionarem 24 horas somente para entregas. As academias podem funcionar das 6h às 20h, com até 30% da ocupação. O horário de funcionamento de restaurantes, bares e lanchonetes será das 10h às 20h, com 50% do público, podendo atender 24 horas na modalidade de entrega. Fica vedado o consumo no local nos domingos, mas com o delivery permitido. Os museus também poderão abrir das 10h às 20h, com limitação de 50% do público. Serviços e atividades essenciais, como farmácias e clínicas médicas, não terão que atender as regras de toque de recolher e de funcionamento. Os serviços considerados essenciais estão especificados no decreto 4.317, de 21 de março de 2020.

Como foi o depoimento da Secretária Mayra Pinheiro na CPI da Covid

Em mais de seis horas de depoimento à CPI da Covid nesta terça-feira (25), a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro, defendeu por diversas vezes o uso da cloroquina e admitiu que o Ministério da Saúde orientou o uso do medicamento no combate ao coronavírus. A cloroquina, tradicionalmente usada em casos de malária, já teve a ineficácia para tratamento de Covid cientificamente comprovada. Entidades médicas, entre as quais a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Brasileira de Infectologia, desaconselham a adoção do medicamento. Mayra Pinheiro, que é pediatra, fez críticas à OMS, dizendo que a organização já fez recomendações “condenáveis” e “falhas”. Segundo ela, os países e o Brasil, não são obrigados a seguir as orientações da entidade. Para o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), a secretária entrou em contradição e mentiu à comissão. Mayra Pinheiro reagiu ao ser acusada pelo senador Rogério Carvalho (PT-SE) de ter mentido. “Eu peço respeito. Está me acusando de mentirosa, me respeite, senador”, afirmou.

À frente da Secretaria de Gestão do Trabalho, Mayra Pinheiro é responsável pela qualificação e capacitação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante o depoimento, ela se disse favorável a medidas de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e a vacina, e contrária à chamada imunidade de rebanho (vídeo abaixo). Ela criticou o “lockdown” e defendeu a reabertura de escolas. A secretária defendeu a autonomia médica e o “livre arbítrio” dos profissionais e de seus pacientes durante os tratamentos. A posição da secretária foi criticada por senadores. “A senhora é médica e sabe que essa autonomia médica tem um limite. Esse limite passa pela bioética, passa pela vida. Infelizmente, a senhora está prestando um desserviço no Brasil no momento tão grave que nós estamos realmente enfrentando que é o período de pandemia”, afirmou a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA). “Essa insistência de permanecer no erro não é virtude, doutora, é defeito de personalidade. Não é da senhora, não, eu estou me referindo até ao presidente da República. Eu digo sempre que os homens erram e os grandes homens ou as grandes mulheres reconhecem e corrigem os seus erros, para não começarem a errar permanentemente e matar as pessoas”, disse o senador Otto Alencar (PSD-BA).

Cloroquina: Aos senadores, Mayra Pinheiro, apelidada de “Capitã Cloroquina” em redes sociais, defendeu o remédio na fase de replicação viral, no início da doença. Ela confirmou que encaminhou ofício à Secretaria de Saúde de Manaus indicando a cloroquina entre os medicamentos, ressaltando que havia “comprovação científica sobre o papel das medicações antivirais orientadas pelo Ministério da Saúde”. No ofício, a secretária reforçou que seria “inadmissível” a não adoção da orientação. No início deste ano, Manaus enfrentou um colapso no sistema de saúde após a explosão de casos de Covid e o desabastecimento de oxigênio hospitalar. Pacientes morreram pela falta do insumo. Pouco antes do colapso, a secretária esteve em Manaus e defendeu o chamado tratamento precoce. Segundo ela, o Ministério da Saúde não teve “nenhuma responsabilidade” pelo episódio. “A responsabilidade da doença é o vírus”, pontuou. Conforme a secretária, não houve por parte do ministério uma “recomendação” para o uso da cloroquina, mas uma “orientação” Ela foi questionada diversas vezes sobre a atuação da pasta, e reforçou que não foi uma recomendação, mas uma instrução. A secretária argumentou ainda que há estudos da cloroquina inclusive para a utilização entre crianças. “Só que a gente usa em determinados caso, não de forma indiscriminada”, ponderou.

Manaus: No depoimento, Mayra Pinheiro contradisse o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello. Segundo ela, Pazuello soube do desabastecimento de oxigênio em Manaus em 8 de janeiro deste ano. À CPI na semana passada, o ex-ministro sustentou que apenas teve conhecimento da situação na noite do dia 10 de janeiro.

TrateCov: Mayra Pinheiro também apresentou uma versão diferente ao dar explicações sobre o TrateCov, plataforma virtual do governo que indicava o tratamento precoce para pacientes após eles informarem os sintomas sequer era necessário exame de confirmação da doença. Ao depor, Pazuello apontou a secretária como responsável pelo desenvolvimento do aplicativo. O ex-ministro disse, porém, que a plataforma não chegou a ser oficialmente lançada e que um hacker havia “roubado” o TrateCov e jogado uma versão incompleta na rede. Ela também disse que não houve ataque hacker nem modificação da plataforma. Segundo afirmou, o que aconteceu foi uma “extração indevida de dados”. Na versão da secretária, um jornalista teve acesso ao aplicativo e o jogou na rede, usando informações fora de contexto.

Barroso determina que União proteja povos indígenas contra invasores

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a União garanta, por todos os meios necessários, a proteção da vida e da saúde das populações indígenas nas terras demarcadas dos povos Yanomami e Munduruku, que têm sido ameaçadas pela presença de invasores e ataques violentos. Ele atendeu a um pedido da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) feito na ação de descumprimento de preceito fundamental 709, que trata de providências a serem tomadas para proteger os povos indígenas durante a pandemia de covid-19. O processo foi aberto no ano passado pela entidade e por seis partidos de oposição – Rede, PSB, Psol, PCdoB, PT e PDT. Neste mês, a Apib enviou nova petição ao Supremo, em que pediu a retirada urgente de invasores das terras indígenas, sobretudo no território demarcado dos Yanomami, “ante a iminência de um genocídio e a escalada de disseminação de malária e covid-19 na referida TI [Terra Indígena] por garimpeiros ilegais”, disse a entidade.

Em sua decisão, Barroso destacou que a Apib apresentou o relato de ataques a tiros e bombas de gás lacrimogêneo contra indígenas na Terra Indígena Yanomami, em uma escalada de conflitos ocasionada pela intensificação da atividade garimpeira na região. Outras mazelas decorrentes da presença de invasores são a contaminação sistemática das populações indígenas por mercúrio, metal pesado utilizado no garimpo, assim como surtos de desnutrição e anemia, relatou a Apib. “Ainda que pudesse haver qualquer dúvida sobre a ameaça” à vida e à saúde das populações indígenas, “os elementos apresentados são suficientes para recomendar que se adotem medidas voltadas à proteção de tais povos”, afirmou Barroso.

Senado aprova lei de incentivo ao primeiro emprego

O Senado aprovou hoje (25) um projeto de lei (PL) que incentiva as empresas na contratação de jovens de 16 a 29 anos sem experiência no mercado de trabalho. O projeto prevê, a título de incentivo às empresas, a redução do INSS patronal de 20% para até 1%, e da alíquota do FGTS de 8% para 1% no primeiro ano de contratação. O projeto segue para a Câmara. Para o autor do projeto, senador Irajá (PSD-TO), a regra vem tratar os desiguais de forma diferente. “[Esses jovens] não possuem experiência profissional e exatamente por essa razão que as oportunidades minguam. E o papel do estado brasileiro é conduzir os desiguais a um tratamento especial que estimule o mercado de trabalho a dar oportunidade para esses jovens”, disse Irajá.

“A empresa tem como contrapartida nesse primeiro ano de emprego capacitar e qualificar o jovem e isso requer investimento, é importante que isso fique claro. É apenas um ano em que o jovem poderá ser contemplado por uma série de esforços de empresas, do governo e dele próprio”. A ideia do projeto é submeter os jovens e as empresas a um contrato mais simplificado, menos oneroso para a empresa, e que garanta uma remuneração ao jovem e, uma experiência de trabalho. Os jovens contemplados pelo projeto devem estar matriculados em cursos superior ou profissionalizante.

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em setembro

Trabalhadores informais nascidos em setembro recebem hoje (26) a segunda parcela da nova rodada do auxílio emergencial. O benefício terá parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo da família. O pagamento também será feito a inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos no mesmo mês. O dinheiro será depositado nas contas poupança digitais e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.

Somente de duas a três semanas após o depósito, o dinheiro poderá ser sacado em espécie ou transferido para uma conta-corrente. Também hoje, beneficiários do Bolsa Família com o Número de Inscrição Social (NIS) de dígito final 7 poderão sacar o benefício. No último dia 13, a Caixa anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela. O calendário de depósitos, que começou no último dia 16 e terminaria em 16 de junho, teve o fim antecipado para 30 de maio.

Casos de covid-19 recuam nos Estados Unidos

Mais da metade de todos os adultos dos Estados Unidos estão completamente vacinados contra a covid-19, disse a Casa Branca nesta terça-feira (25), cerca de seis semanas antes da meta do presidente Joe Biden de dar ao menos uma dose de vacina a 70% da população adulta até o dia 4 de julho. A marca é alcançada no momento em que líderes federais, estaduais e municipais buscam avançar na distribuição de vacinas contra a covid-19 para pessoas que ainda não as receberam, ao mesmo tempo em que combatem a relutância, os temores e a desinformação sobre os imunizantes. “Agora, com só mais uma semana de maio, metade de todos os adultos dos EUA estão totalmente vacinados”, escreveu no Twiter Andy Slavitt, conselheiro sênior da Casa Branca para a covid-19.

Em toda a nação, as novas infecções de coronavírus se estabilizaram em um declínio contínuo à medida que mais pessoas se vacinam. Rochelle Walensky, diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), disse nesta terça-feira que a contagem média de casos de sete dias do país está agora abaixo de 23 mil por dia, cerca de 25% menos do que na semana passada. “Permaneço cautelosa, mas esperançosa de que elas continuarão com tendência de baixa”, disse Walensky, acrescentando que as pessoas que ainda não estão totalmente vacinadas devem continuar seguindo a diretriz federal de distanciamento social e uso de máscaras durante o final de semana próximo do Dia do Memorial.

Índia tem menor número de casos de covid-19 em seis semanas

O número oficial de infecções de coronavírus diárias da Índia atingiu nas últimas 24 horas a menor quantidade em quase seis semanas, despertando a esperança de que uma segunda onda devastadora esteja recuando. Líderes governamentais, no entando, disseram que a escassez de vacinas é uma grande preocupação. A Índia mal vacinou 3% de 1,3 bilhão de habitantes do país – a taxa mais baixa entre os dez países com mais casos de covid-19 no mundo -, o que deixa seu frágil sistema de saúde vulnerável a uma possível terceira onda, de acordo com especialistas.

O Instituto Serum da Índia, que está fabricando a vacina da AstraZeneca, e a empresa local Bharat Biotech, que está produzindo a Covaxin, disseram estar aumentando a produção, mas o suprimento continua muito abaixo das milhões de doses de que o país necessita. Nesta terça-feira (25), a Índia registrou 196.427 novos casos de covid-19 das últimas 24 horas, seu menor aumento diário de infecções desde 14 de abril, e bem abaixo do pico de 414.188 relatado em 7 de maio. A quantidade oficial de casos registrados no país desde o início da pandemia está em 26,95 milhões.

Kremlin confirma cúpula Putin-Biden em Genebra em 16 de junho

O Kremlin confirmou nesta terça-feira (25) que os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Joe Biden, dos Estados Unidos (EUA), farão uma reunião de cúpula em Genebra, na Suíça, no dia 16 de junho. O objetivo é tratar da conturbada situação entre Moscou e Washington. A Casa Branca também confirmou a cúpula. Em comunicado, o Kremlin informou que os dois líderes discutirão laços bilaterais, problemas relacionados à estabilidade nuclear estratégica e outras questões, incluindo a cooperação na luta contra a covid-19 e conflitos regionais.

Atlético-MG garante liderança geral da Copa Libertadores

O Atlético-MG alcançou uma importante vantagem na Copa Libertadores ao golear o Deportivo La Guaira (Venezuela) por 4 a 0, no estádio do Mineirão nesta terça-feira (25). Com este triunfo, o Galo garantiu o primeiro lugar geral da fase inicial da competição (o que lhe dá a vantagem de decidir a fase mata-mata dentro de casa).

São Paulo bate Sporting Cristal e avança na Libertadores

Na noite desta terça-feira (25), o São Paulo fez a última partida na fase de grupos da Libertadores. No Morumbi, e com uma equipe reserva, o Tricolor derrotou o Sporting Cristal (Peru) por 3 a 0. O resultado classificou o time brasileiro às oitavas de final do torneio na vice-liderança do Grupo E com 11 pontos. A liderança ficou com o Racing (Argentina), que venceu o Rentistas (Uruguai) por 3 a 0 e fechou a fase com 14 pontos.

Libertadores: Fluminense derrota River e se classifica para oitavas

O Fluminense derrotou o River Plate (Argentina) por 3 a 1, na noite desta terça-feira (25) em pleno estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América.

Bragantino vence de virada e avança na Sul-Americana

O Bragantino derrotou o Tolima (Colômbia) por 2 a 1, nesta terça-feira (25) no estádio Pueblo Nuevo, na Venezuela, e se classificou para as oitavas de final da Copa Sul-Americana como primeiro colocado do Grupo G com 12 pontos.

Sul-Americana: Atlético-GO é desclassificado após empate com Newell’s

O Atlético-GO foi desclassificado da Copa Sul-Americana após empatar com o Newell’s Old Boys (Argentina) em 1 a 1, na noite desta terça-feira (25) no estádio Coloso del Parque, em Rosário.

Corinthians apresenta Sylvinho oficialmente como treinador

O Corinthians apresentou Sylvinho oficialmente, nesta terça-feira (25), como seu novo técnico da equipe de futebol profissional. No evento realizado no CT Dr. Joaquim Grava, o treinador de 47 anos, que já foi auxiliar técnico de Tite no comando do Timão, falou pela primeira. “Vim porque é hora, porque é tempo. Estava esperando. Tenho monitorado. É um clube que conheço há muitos anos. Satisfação. Foram três minutos de uma boa conversa”, afirmou Sylvinho.

Eliminatórias: Tite chama Emerson para substituir lateral Daniel Alves

O técnico Tite convocou nesta terça-feira (25) o lateral-direito Emerson, do Betis (Espanha), para substituir Daniel Alves na seleção brasileira masculina de futebol. Daniel foi cortado da equipe após confirmação de lesão no joelho direito. Os convocados de Tite se apresentam a partir de amanhã (26) na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), para o início da preparação para os próximos dois jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Catar 2022. O primeiro duelo será contra o Equador, no dia 4 de junho, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, e quatro dias depois a seleção encara o Paraguai, na capital Assunção.

Emerson, de 22 anos, fora chamado semana passada pelo treinador André Jardine, para integrar a seleção olímpica. Menos de uma hora após o anúncio de Tite, o técnico Jardine convocou o lateral-direito Guga, Atlético-MG  para a posição deixada pelo jogador do Betis. A seleção olímpica fará dois últimos jogos preparatórios em Belgrado (Sérvia) – dias 5 e 8 de junho – antes da convocação final para os Jogos de Tóquio (Japão).

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.