Brasil tem 1º caso de coronavírus

O Brasil confirmou na noite de terça-feira (25), o primeiro caso com teste positivo para o novo coronavírus, segundo apurou o Estadão. Trata-se, de acordo com o Ministério da Saúde, de um homem de 61 anos, residente em São Paulo, com histórico de viagem para a Itália, na região da Lombardia (norte do país), a trabalho, sozinho, no período de 9 a 21 de fevereiro. O paciente, segundo as autoridades, está bem, tem sinais brandos da doença e ficará em isolamento domiciliar. O Ministério da Saúde divulgará oficialmente o laudo final da investigação às 11 horas desta quarta-feira (26).

Anvisa pede lista de passageiros de voo com brasileiro que voltou da Itália com suspeita de coronavírus

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) solicitou nesta terça-feira (25) a lista de passageiros que viajaram no mesmo voo do brasileiro que esteve no norte da Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro e que testou positivo para um exame preliminar para coronavírus. O homem aguarda resultado de contraprova. A Anvisa informou que pretende investigar outros passageiros do voo.

Bolsonaro convoca para ato contra Congresso e STF

O presidente Jair Bolsonaro disparou do próprio celular, pelo WhatsApp, um vídeo com uma convocação para as manifestações de 15 de março, organizadas por movimentos de extrema direita para defender o governo e protestar contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal (STF). O vídeo, revelado com exclusividade pela jornalista Vera Magalhães, do jornal O Estado de S. Paulo, tem 1 minuto e 40 segundos e usa o Hino Nacional Brasileiro, tocado no saxofone, como trilha sonora.

Políticos reagem a vídeo divulgado por Bolsonaro

A convocação feita pelo presidente Jair Bolsonaro para as manifestações contra o Congresso gerou reações no mundo político e nas redes sociais. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) usou o Twitter para criticar Bolsonaro. “A ser verdade, como parece, que o próprio Pr (presidente) tuitou convocando uma manifestação contra o Congresso (a democracia) estamos com uma crise institucional de consequências gravíssimas. Calar seria concordar. Melhor gritar enquanto se tem voz, mesmo no Carnaval, com poucos ouvindo”, escreveu Fernando Henrique. O líder da oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), propôs uma reunião de emergência entre os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e líderes dos partidos para decidir o que fazer diante das manifestações do presidente Jair Bolsonaro contra o Congresso. O líder a oposição no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), seguiu a mesma linha em uma mensagem em sua conta oficial no Twitter. “Chega! As forças democráticas precisam repudiar este comportamento vil e impedir a escalada golpista”, escreveu Randolfe.

Fies divulga resultado nesta quarta-feira 

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) divulgará nesta quarta (26) a lista de pré-selecionados do primeiro semestre. O resultado estará disponível na página do Fies e, para consultá-lo, o candidato deve inserir data de nascimento e CPF. Para participar do Fies era necessário ter realizado alguma edição do Enem de 2010 em diante e obtido nota maior de 450 na média, além de não ter zerado a redação. Além disso, os candidatos precisariam atender a um critério de renda.

Ceará soma 170 homicídios durante motim de PMs

Ao menos 170 pessoas foram assassinadas no Ceará de 19 a 24 de fevereiro de 2020, de acordo com Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado. Policiais cearenses estão em greve desde a noite de 18 de fevereiro reivindicando reajuste salarial. A categoria entrou ontem no 8º dia de motim. A Constituição Federal, no entanto, proíbe no, seu parágrafo 142, manifestações de militares.

CE: Exército amplia atuação com manutenção de motim

O Exército decidiu ampliar as cidades em que vai atuar no Ceará durante o cumprimento do decreto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no estado. As cidades de Crato e Juazeiro do Norte, no interior do estado, também passarão a contar com a presença de tropas para conter danos provocados pelo motim de policiais militares cearenses. Militares do 40º Batalhão de Infantaria e do 3º Batalhão de Engenharia de Construção atuarão nos dois novos municípios e em seus arredores para que eles “aos poucos retomem a sua rotina de normalidade”, informou nesta terça-feira o Exército brasileiro.

Mais uma igreja é alvo de vandalismo em Florianópolis

Mais uma igreja católica na região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, foi alvo de vândalos desde o fim de semana. O portão da Igreja Santa Cruz do Retiro da Lagoa foi pichado com uma saudação satânica. A mesma situação já havia ocorrido no Santuário de Nossa Senhora da Imaculada Conceição da Lagoa. Conforme o pároco reitor, padre Celso Antunes Duarte, o portão de entrada para a igreja fica fechado. Ele não soube precisar quando a pichação foi feita, mas disse que no domingo (23), quando foi celebrada missa no local, ninguém fez nenhum comentário a respeito. O caso ainda será informado à polícia. O religioso disse que acredita que as pichações nas duas igrejas tenham sido feitas pelas mesmas pessoas.

SC tem 125% mais mortes em estradas federais no carnaval em comparação com 2019

Santa Catarina registrou mais do que o dobro de mortes em estradas federais no feriadão de carnaval de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado. Em compensação, nas rodovias estaduais não houve mortes. Nesta terça-feira (25), o movimento foi intenso desde 12h por conta da volta pra casa dos motoristas. Nas estradas federais, nove pessoas morreram em acidentes, a maioria na BR-101. O número é 125% maior em relação à Operação Carnaval do ano passado. Embriaguez ao volante é uma das principais causas do aumento: Desde as 12h desta terça-feira (25) houve movimento intenso também nas rodovias estaduais. Nos últimos quatro dias, 455 motoristas foram flagrados bêbados nessas estradas. Desse total, 51 só na madrugada desta terça em Florianópolis.

Apuração define hoje escola campeã do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro vai conhecer nesta quarta-feira (26) a escola que será a campeã do Carnaval 2020. Treze escolas passaram pela Sapucaí em desfiles que viraram as noites de domingo (23) e segunda-feira (24). Os desfiles foram avaliados em nove quesitos. As duas últimas colocadas desfilam no grupo de acesso em 2021. A apuração deve começar por volta das 16h15.

Águia de Ouro surpreende e é campeã em São Paulo

A Águia de Ouro conquistou na terça-feira (25), seu primeiro título do carnaval paulistano, com 269,9 pontos e um dos enredos mais politizados dos dois dias de desfile no Anhembi. Para falar sobre ‘o poder do saber’, a Águia abordou benefícios e problemas do conhecimento em 26 alas. Embora falasse sobre tecnologia, a escola trouxe algumas alegorias tradicionais, mas muito alegres. A escola da zona oeste estava entre as primeiras desde o início da apuração, mas só assumiu a liderança na penúltima categoria. A Mancha Verde ficou em 2º lugar. Pérola Negra e X-9 Paulistana obetiveram as piores notas na soma geral e acabaram rebaixadas ao Grupo de Acesso.

Dois são baleados em bloco de São Paulo

Um homem e uma mulher foram baleados durante passagem de bloco de carnaval em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. O caso, que Rua Henrique Schaumann, foi registrado no 14º Distrito Policial (Pinheiros). Ainda não há mais informações sobre como teve início o tumulto. A polícia ainda não prendeu o responsável pelos disparos. Desde a madrugada da sexta-feira, 21, até o início desta terça-feira, 25, 1.324 pessoas foram detidas durante a Operação Carnaval Mais Seguro, conforme a Secretaria da Segurança Pública paulista.

Ex-ditador egípcio Hosni Mubarak morre aos 91 anos

O ex-presidente do Egito Hosni Mubarak morreu na terça-feira. Ele estava internado há um mês em observação, sob cuidados intensivos, depois de ter passado por uma cirurgia. Mubarak foi líder do país por 30 anos. Em 2011, durante a Primavera Árabe, foi deposto e preso. Ficou detido por 6 anos e libertado depois de ser inocentado das maioria das acusações.

FUTEBOL

Recopa

Flamengo x Independiente Del Valle

O Maracanã será palco de uma final continental nesta quarta-feira. A partir das 21h30 (de Brasília), a bola rolará para o duelo da volta da Recopa Sul-Americana, entre Flamengo e Independiente Del Valle. Como na ida houve empate em 2 a 2, no Equador, qualquer novo empate levará à prorrogação. Caso a igualdade persista, a taça será levantada por quem vencer nos pênaltis.

Libertadores da América

Internacional x Tolima

Quarta-feira é dia de jogo decisivo em Porto Alegre. Hoje às 21h30 o Inter vai receber o time do Tolima no Beira-Rio pela partida de volta da terceira fase da pré-Libertadores da América.

Copa Sul-Americana

Goiás volta a perder para o Sol de América e é eliminado da Copa Sul-Americana

Fim do sonho para o Goiás na Copa Sul-Americana. Vice-campeão em 2010, o time goiano perdeu por 1 a 0 para o Sol de América, do Paraguai, nesta terça-feira, em Goiânia, e foi eliminado precocemente ainda na primeira fase. Novick, de pênalti, fez o único gol da partida disputada no Estádio Olímpico. No jogo de ida, em Assunção, o Sol de América também venceu por 1 a 0.