Senado aprova adiamento das eleições por causa da pandemia da Covid-19

O Senado aprovou na noite desta terça-feira, 23, por 67 votos a 8, o adiamento das eleições municipais deste ano em razão da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno, que estava previsto para 4 de outubro, agora será realizado mais de quarenta dias depois, no dia 15 de novembro. O segundo será no dia 29 de novembro – antes, essa etapa da votação estava prevista para o dia 25 de outubro. A proposta de emenda à Constituição ainda precisa passar por uma segunda votação no Senado e depois ir para a Câmara, onde também terá de ser submetida a duas sessões. Os senadores ainda analisam destaques à proposta. Outra mudança aprovada pelo plenário do Senado foi o adiamento das convenções partidárias que vão definir os candidatos e as coligações. Elas agora poderão ser realizadas entre 31 de agosto e 17 de setembro antes, o prazo era entre 20 de julho e 5 de agosto. O prazo para candidatos deixarem as funções públicas ou apresentação de programas de TV passou de 30 de junho para 15 de agosto. Com a mudança, a diplomação dos candidatos ocorrerá no dia 18 de dezembro, a tempo de tomar posse no dia 1º de janeiro de 2021, como estava previsto. A oposição às diversas propostas de não realizar a eleição neste ano e estender os mandatos de prefeitos e vereadores uniu os presidentes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Câmara aprova texto-base de projeto que altera Código de Trânsito

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (23) o texto-base do projeto do governo que muda trechos do Código de Trânsito Brasileiro. Para concluir a votação, os parlamentares ainda precisam analisar os destaques, isto é, sugestões de alteração do texto. Esta etapa começou nesta terça, mas só será concluída nesta quarta (24). Em seguida, o projeto seguirá para o Senado. Entre as mudanças aprovadas pelos deputados, estão: aumento do número de pontos para suspensão, em razão de multas, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH); prorrogação do prazo da validade desse documento. Pontos da proposta original enviada pelo governo, como a retirada da multa para quem transportar criança sem a cadeirinha, ficaram de fora do relatório apresentado pelo deputado Juscelino Filho (DEM-MA).

Auxílio Emergencial: Caixa paga hoje 3ª parcela a 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família com NIS final 6

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta quarta-feira (24) a terceira parcela do Auxílio Emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em 6. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa. Para os demais trabalhadores aprovados no programa, as datas de pagamento da terceira parcela do benefício seguem indefinidas. O segundo e terceiro lotes de aprovados que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa, e que receberam a primeira parcela do Auxílio Emergencial após 30 de abril, o pagamento da segunda parcela também não foi definido.

Foragida há 5 dias, mulher de Queiroz entra com pedido de habeas corpus

A defesa de Márcia Oliveira de Aguiar, mulher de Fabrício Queiroz, entrou com pedido de habeas corpus na Justiça do Rio nesta segunda-feira, 22. Ela está foragida desde a quinta-feira da semana passada, quando foi alvo de mandado de prisão preventiva. O marido está preso desde então. O pedido foi apresentado na segunda à noite pela banca do advogado Paulo Emílio Catta Preta. Na manhã desta terça, foi distribuído para a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça – colegiado de cinco desembargadores que julga, na quinta, 25, um habeas corpus de Flávio Bolsonaro, senador pelo Rio de Janeiro (Republicanos) e filho do presidente da República, Jair Bolsonaro. Márcia é acusada de ajudar na suposta obstrução de Justiça ao longo das investigações sobre a “rachadinha” no antigo gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). Queiroz seria o operador do esquema.

STF: inquérito contra Weintraub sobre racismo vai para 1ª instância

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que, por ter sido exonerado do cargo de ministro da Educação, Abraham Weintraub deve responder na primeira instância da Justiça ao inquérito no qual é investigado pelo crime de racismo contra os chineses. O ministro em despacho assinado nesta terça-feira (23) – ordenou que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre onde o inquérito deve passar a tramitar, depois de Weintraub ter perdido o foro privilegiado no STF – se na primeira instância da Justiça federal ou estadual. Apesar de ter solicitado o parecer da PGR, Celso de Mello indicou, no mesmo despacho, que, de acordo com convenção da Organização das Nações Unidas (ONU), da qual o Brasil é signatário, o crime de discriminação racial é de competência da Justiça Federal. Após anunciar sua saída do ministério da Educação, na sexta-feira (19), Weintraub deixou o Brasil em direção aos Estados Unidos no dia seguinte.

BC suspende novo serviço de pagamentos do WhatsApp no Brasil

Os consumidores não poderão usar o novo serviço do WhatsApp que permite pagamentos e transferências de dinheiro, decidiu hoje (23) o Banco Central (BC). A autoridade monetária determinou que as operadoras Visa e Mastercard suspendam as atividades da ferramenta lançada pelo aplicativo de mensagens na semana passada. Em nota, o BC informou que o órgão quer avaliar os riscos da nova tecnologia, que está sendo liberada aos poucos no Brasil. O país foi o primeiro a ser escolhido pelo Facebook, empresa dona do WhatsApp, para testar a ferramenta. “A motivação do BC para a decisão é preservar um adequado ambiente competitivo, que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente, aberto e barato”, informou o texto. Segundo o comunicado, o serviço não poderia ter começado a funcionar sem autorização do BC. “O eventual início ou continuidade das operações sem a prévia análise do [órgão] regulador poderia gerar danos irreparáveis ao SPB [Sistema de Pagamentos Brasileiro] notadamente no que se refere à competição, eficiência e privacidade de dados”, destacou o BC, que verificará se o novo recurso cumpre as regras previstas na Lei 12.865, de 2013, que regula os meios de pagamento no país.

Nuvem de gafanhotos vinda da Argentina é monitorada em SC; Cidasc pede que produtores fiquem atentos

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) informou nesta terça-feira (23) que tem acompanhado a questão da nuvem de gafanhotos que está na Argentina e pode chegar ao Brasil, e pede aos produtores, especialmente na região da fronteira, que avisem o órgão caso percebam algo nesse sentido. Já a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faesc) diz que, tecnicamente, não há chance de os insetos virem para o território catarinense. O Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) informou ao Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento (Mapa) que, se as atuais condições climáticas continuarem, a nuvem deve ir para o Uruguai. No entanto, por causa da proximidade com o Sul do país, é necessário que os órgãos estaduais e os agricultores fiquem atentos para “eventuais medidas de controle da praga caso esta nuvem ingresse em território brasileiro”. Os insetos são oriundos do Paraguai, onde destruíram plantações de milho, e chegaram no território argentino no fim da última semana. Uma projeção do país prevê que os gafanhotos podem atingir o Oeste do Rio Grande do Sul e também Santa Catarina, colocando em risco as lavouras. A Cidasc diz que ainda aguarda diretrizes do Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) para definir o que será feito em relação aos insetos. “Esse contato já foi feito e estamos aguardando. Normalmente depois dessa orientação é montado um plano de contingência”, explicou a gestora da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal do órgão catarinense, Fabiane dos Santos.

Terremoto que atingiu Sul do México deixa pelo menos quatro mortos

O terremoto forte, de magnitude 7,4, que atingiu o litoral sul do México nessa terça-feira (23), matou pelo menos quatro pessoas e atingiu aldeias isoladas, além de causar tremores em prédios a centenas de quilômetros de distância na Cidade do México. As mortes ocorreram em local próximo ao epicentro do terremoto, em Oaxaca, um estado montanhoso conhecido pelas plantações de café, arquitetura colonial espanhola e produção da bebida mezcal. Deslizamentos de pedras bloquearam estradas sinuosas nas montanhas entre a capital do estado, a cidade de Oaxaca, e o litoral. Uma clínica e outras construções em aldeias nas colinas próximas do epicentro foram severamente danificadas, mostraram imagens nas mídias sociais. Entre os mortos estava um trabalhador da companhia estatal de petróleo Pemex, que sofreu grave queda, informou a Agência de Proteção Civil do México. A Pemex foi forçada a fechar provisoriamente a maior refinaria de petróleo do país, em Oaxaca. A centenas de quilômetros de distância, edifícios na Cidade do México tremeram fortemente, e as pessoas correram para as ruas quando um alarme sísmico de alerta prévio soou. Duas pessoas ficaram feridas e mais de 30 prédios na capital sofreram danos, disseram autoridades.

Brasil tem 52.788 mortos e 1.152,066 casos confirmados segundo consórcio de veículos de imprensa

Atualização das 8h: O Brasil tem 52.788 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h desta quarta-feira (24), aponta um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O consórcio divulgou na terça-feira (23), às 20h, o 16º balanço, com os dados mais atualizados das secretarias estaduais naquele momento. Desde então, GO e RR divulgaram novos dados. Dados atualizados às 8h desta quarta-feira (24): 52.788 mortos e 1.152.066 casos confirmados.

Os números do governo: Covid-19: Brasil chega a 52,6 mil mortes e 1,14 milhão de casos cofirmados

O Brasil teve 1.374 novas mortes por covid-19 registradas nas últimas 24 horas, de acordo com atualização do Ministério da Saúde divulgada hoje (23). Com esses acréscimos às estatísticas, o país chegou a 52.645 óbitos em função da pandemia do novo coronavírus. A atualização diária traz um aumento de 2,7% no número de óbitos em relação a ontem (22), quando o total estava em 51.217. A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 4,5%. A mortalidade (falecimentos por 100.000 habitantes) foi de 25,1. Já a incidência (casos confirmados por 100.000 habitantes) ficou em 543,3. O balanço também teve 39.436 novos casos registrados, totalizando 1.145.906. O acréscimo de pessoas infectadas marcou uma variação de 3,5% sobre o número de ontem, quando os dados do ministério registravam 1.106.470 de pessoas infectadas. Do total, 479.916 pacientes estão em observação, 613.345 foram recuperados e 3.911 mortes estão em investigação.

Coronavírus em SC: Estado confirma 19.244 casos e 263 mortes por Covid-19

Santa Catarina tem 19.244 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 15.522 estão recuperados e 3.459 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta terça-feira, 23. Desde o início da pandemia, 263 óbitos já foram causados pela doença respiratória. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,37%. Entre os óbitos estão de quatro mulheres, sendo três moradoras de Florianópolis, 73, 83, e 93 anos e uma de Biguaçu, 69. Os três homens são moradores de Joinville, 79, Criciúma, 79, São Lourenço do Oeste, 49. Todos apresentavam comorbidades.

Academias e shoppings voltam a fechar em Florianópolis

Novas restrições foram anunciadas em decretos municipais pelas prefeituras de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, na Grande Florianópolis, e entram em vigor nesta quarta-feira (24) por 14 dias. Em todas as quatro cidades ficam proibidas aglomerações e é obrigatório uso de máscaras. Mas é na capital catarinense que as ações são mais duras, com fechamento de shoppings, centros comerciais, academias e quadras esportivas. Em duas semanas a prefeitura deve reavaliar a situação e poderá flexibilizar ou impor novas medidas. A multa em Florianópolis agora é de R$ 1.250 para quem não usar máscara, podendo chegar a R$ 2,5 mil se for reincidente. O valor é o mesmo para o estabelecimento onde for flagrada a irregularidade. Antes a multa era de R$ 125.

Paraná chega a 15.673 diagnósticos confirmados e 487 mortes

No informe epidemiológico desta terça-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde divulgou 725 novos casos da Covid-19 e mais 27 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná chega a 15.673 casos e 487 mortos em decorrência da doença. O boletim informa oito ajustes de municípios de residência de casos já confirmados. INTERNADOS: Nesta terça-feira, 493 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. São 383 em leitos SUS (151 em UTI e 232 em leitos clínicos/enfermaria) e 110 em leitos da rede particular (42 em UTI e 68 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 899 pacientes em UTI e de enfermaria que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2. ÓBITOS: Os 27 pacientes que faleceram, registrados no informe desta terça-feira, estavam internados. São dez mulheres e 17 homens, com idades que variam de 39 a 90 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 16 e 23 de junho. Dos pacientes que foram a óbito, sete residiam em Curitiba. São registrados dois óbitos em cada um dos municípios de Campo Largo, Clevelândia, Londrina, Maringá, São José dos Pinhais e Toledo. Também houve um falecimento em cada uma das cidades de Apucarana, Cambé, Cascavel, Goioxim, Mandaguari, Paiçandu, Pinhais e Telêmaco Borba.

Covid-19: com mais de 434 óbitos em um dia, São Paulo tem novo recorde

Pela primeira vez, o estado de São Paulo ultrapassou a faixa de 400 óbitos pelo novo coronavírus em um único dia. Nas últimas 24 horas, o estado contabilizou 434 novos óbitos. O recorde anterior havia sido registrado na semana passada, com 389 mortes. Os recordes de casos confirmados e de óbitos pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, geralmente, ocorrem às terças-feiras, dia em que são contabilizados os exames que ficam represados nos fins de semana. Com isso, o estado chegou agora a 13.068 óbitos desde o início da pandemia. “Foi o maior número de óbitos registrados neste período de 24 horas, e obviamente isso entristece a todos. Esse número [de óbitos] está dentro da previsão de cenário até o dia 30 deste mês. E isso [o aumento de óbitos] ocorre porque o interior do estado está em curva ascendente, mesmo com a redução [de óbitos] na capital e na região metropolitana”, disse o secretário executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, João Gabbardo. Os óbitos que estão ocorrendo agora são resultado de uma transmissão do vírus que ocorreu há cerca de um mês, reforçou o coordenador de controle de doenças da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Paulo Menezes. O estado registra também 229.475 casos confirmados da doença e 39.227 pacientes curados após receberem alta médica. Há 5.659 pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTIs) de todo o estado em casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus e 8.259 internados em enfermarias. A taxa de ocupação de leitos de UTI em todo o estado está em 65,7% e, na Grande São Paulo, em 68%.

Porto Alegre publica decreto e restringe ainda mais as atividades na capital

A Prefeitura de Porto Alegre publicou decreto nesta terça-feira, 23, determinando regras mais rígidas a fim de conter a pandemia do novo coronavírus. A capital gaúcha foi uma das regiões que restringiu o funcionamento do comércio, conforme determinação estabelecida pelo sistema de isolamento controlado adotado pelo Estado. Classificada como bandeira vermelha, as áreas de Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas tiveram de adotar protocolos mais restritivos às atividades econômicas, pois foram enquadradas como locais de risco alto de contágio. Apenas serviços considerados essenciais podem abrir ao público. A atualização do mapa gaúcho da covid-19 ocorreu na segunda-feira, 22, em live realizada pelo governador Eduardo Leite (PSDB). A Prefeitura de Porto Alegre publicou decreto nesta terça-feira, 23, determinando regras mais rígidas a fim de conter a pandemia do novo coronavírus. A capital gaúcha foi uma das regiões que restringiu o funcionamento do comércio, conforme determinação estabelecida pelo sistema de isolamento controlado adotado pelo Estado. Classificada como bandeira vermelha, as áreas de Porto Alegre, Capão da Canoa, Novo Hamburgo e Canoas tiveram de adotar protocolos mais restritivos às atividades econômicas, pois foram enquadradas como locais de risco alto de contágio. Apenas serviços considerados essenciais podem abrir ao público. A atualização do mapa gaúcho da covid-19 ocorreu na segunda-feira, 22, em live realizada pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira prêmio de R$ 45 milhões

A Mega-Sena sortia nesta quarta-feira (24) prêmio acumulado de R$ 45 milhões. As seis dezenas do concurso 2.273 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, na cidade de São Paulo. De acordo com a Caixa, o valor do prêmio principal, caso aplicado na poupança, renderia R$ 77 mil mensais. As apostas podem ser feitas até as 19h nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O volante, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Djokovic admite falha com realização de torneio sem protocolos

Novak Djokovic enfim se pronunciou nesta terça-feira após a notícia confirmada de que testou positivo para a Covid-19. O sérvio admitiu as falhas cometidas na organização do evento com a falta de protocolos de isolamento e pediu desculpas aos que se prejudicaram, sendo infectados com o novo coronavírus, casos dos atletas Grigor Dimitrov, Borna Coric, Viktor Troicki e membros de comissão técnica dos tenistas. Eu sinto muito que nosso torneio tenha causado prejuízo. Tudo que os organizadores e eu fizemos nos último mês, fizemos com a melhor das intenções (…) Nós estávamos errados e era muito cedo. Eu não consigo expressar o quanto eu sinto muito por isso e por todos os casos de infecção – afirmou Djokovic em nota publicada em suas redes sociais. Após dois dias de tensão com uma escalada de casos dos participantes da Adria Tour, torneio de tênis em caráter de exibição, foi a vez de Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, confirmar que testou positivo para a Covid-19 nesta terça-feira. O sérvio é o quarto jogador que participou da competição a contrair o novo coronavírus, seguindo os passos de Grigor Dimitrov, Borna Coric e Viktor Troicki.

STJD adia jogos de Botafogo e Fluminense no Carioca

O STJD aceitou parcialmente o pedido de adiamento dos jogos de Fluminense e Botafogo no Campeonato Carioca. Com isso, as duas equipes podem entrar em campo somente a partir do dia 28 de junho, pela 4ª rodada da Taça Rio.

Corinthians quita dívida com clube uruguaio e evita sanções na Fifa

O torcedor do Corinthians pode respirar aliviado em relação a uma possível punição na Fifa. Isso porque o clube pagou, nesta terça-feira, parcela em atraso referente à compra de Bruno Méndez junto ao Montevideo Wanderers e se livrou das sanções que a entidade máxima do futebol poderia impor por conta do processo movido pelos uruguaios. Para não ser punido, o Timão tinha até esta terça-feira para quitar a pendência, caso contrário poderia ficar sem a permissão para contratar jogadores em uma janela de transferências, como acontece com o Santos, neste momento, devido a valores não pagos ao Hamburgo na compra do zagueiro Cléber Reis. Em resumo, Jô e Léo Natel poderiam não ser inscritos pela diretoria corintiana.

Federação Catarinense nega dar título ao Avaí e avisa: ‘Se não quiser jogar, vamos impor’

A ameaça do Avaí em não entrar em campo no retorno do Estadual não caiu bem na Federação Catarinense de Futebol (FCF). O presidente Rubinho Angelotti avisou nesta terça-feira que não dará o título ao clube sem a disputa das fases finais e deixou claro que a equipe irá sim entrar em campo. “Se o Avaí não concordar em jogar, a Federação vai ter que impor e acho que é isso que vai acontecer”, falou o presidente, que citou a não liberação do estádio do Avante, na cidade de Palhoça (SC), para a realização dos jogos do Campeonato Catarinense a pedido do Figueirense. “Não estamos intransigentes. Não podemos mandar os jogos em estádios sem estrutura porque o local precisa estar cercado, senão vai dar aglomeração”, declarou Angelotti.

Fonte: Agência Brasil/EBC