Manaus: corpos são enterrados em vala comum 

A quantidade de sepultamentos diários em Manaus, uma das capitais mais afetadas pela pandemia do coronavírus, subiu de 30, em média, para mais de 100, desde o início da crise. O crescimento repentino dos enterros levou o serviço funerário a mudar o protocolo de atendimento. Na terça-feira, os caixões passaram a ser enterrados em uma vala comum no cemitério municipal Nossa Senhora Aparecida, no bairro Tarumã.

Covid-19: o que levou o AM a explosão de casos

O primeiro caso de covid-19 no Amazonas foi confirmado em 13 de março o Estado foi o 13º do país a identificar um contágio pelo novo coronavírus. Pouco mais de um mês depois, a situação da epidemia no Estado é a mais grave do país. O Amazonas tem a pior taxa de incidência do Brasil: são 521 casos para cada milhão de habitantes, segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde, de 20 de abril. De acordo com dados de 17 de abril, a taxa no Estado era 2,75 vezes a média nacional. No boletim do dia 20, o Ministério da Saúde não informou a taxa de incidência no Brasil e no Estado. O Amazonas também tem a pior taxa de mortalidade, com 45 óbitos por cada milhão de habitantes, quase o dobro do registrado nos segundos colocados, Pernambuco e Rio de Janeiro, que têm 24 óbitos por milhão.

Brasil tem 166 mortes por Covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou 2.498 novos casos de coronavírus no Brasil em 24 horas, segundo informou o Ministério da Saúde na terça-feira (21). Isso equivale a um aumento nominal de 6,1% sobre o dia anterior. O número de mortes em 24 horas foi de 166. No dia anterior havia sido 113. O aumento foi de 6,4%. O total de casos registrados no Brasil agora foi a 43.079. O número de mortes é de 2.741. A taxa de letalidade é de 6,4%.

Coronavírus em SC: Estado registra 1.091 casos confirmados e 37 óbitos por Covid-19

Santa Catarina chegou aos 1091 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. O balanço foi divulgado por meio de entrevista coletiva nesta terça-feira, 21. Desde o início da pandemia, 37 mortes já foram causadas pela Covid-19. Os óbitos mais recentes foram de dois homens, um residente em Florianópolis de 53 anos e um de Pouso Redondo, de 49. Este último apresentava comorbidades, enquanto o morador da Capital não fazia parte de grupo de risco.

SC: Portarias estabelecem normas para funcionamento de shoppings, academias e serviços de alimentação

O governador Carlos Moisés divulgou nesta terça-feira, 21, as normas para o funcionamento de shopping centers, galerias comerciais, academias e serviços de alimentação, que estão autorizados a abrir as portas a partir desta quarta-feira, 22. As portarias com o regramento para esses setores estão publicadas em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE). “Estamos sempre monitorando as nossas ações, com o uso de diversas ferramentas, para saber o reflexo das medidas. Quero lembrar que a colaboração de todos é fundamental para que essas medidas deem certo. Estamos liberando esses setores com várias restrições e contamos com a conscientização de todos”, afirmou o governador.

Coronavírus: Paraná tem 53 mortes e 1.025 casos confirmados, diz secretaria

Subiu para 53 o número de mortes causadas pela Covid-19 no Paraná, segundo boletim desta terça-feira (21) publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Ainda conforme o levantamento, o estado tem 1.025 casos confirmados da doença. Na comparação com o boletim de segunda-feira (20), o Paraná registrou duas novas mortes causadas pela Covid-19. Segundo a secretaria, as vítimas são duas mulheres que moravam em Curitiba. As pacientes tinham 75 e 93 anos. Com os novos casos, a capital paranaense soma 11 mortes provocadas pelo novo coronavírus. A Sesa informou ainda que a média de idade dos pacientes paranaenses que morreram por conta da doença é de 66,1 anos. As vítimas tinham idades entre 34 e 95 anos.

Caixa paga nesta quarta Auxílio Emergencial a cerca de 7,2 milhões de brasileiros

A Caixa Econômica Federal segue com o calendário de pagamentos do auxílio emergencial de R$ 600. Nesta quarta-feira (22), serão creditados os pagamentos para mais cerca de 7,2 milhões de brasileiros: o lote inclui 1,2 milhão de beneficiários do Cadastro Único que não recebem Bolsa Família e 4,1 milhões de cadastrados via aplicativo e site. Além deles, vão receber os pagamentos 1.924.261 pessoas que são beneficiárias do Bolsa Família. Até as 8h de terça-feira, já haviam sido pagos R$ 16,3 bilhões para 24,2 milhões de brasileiros. Entre os que já receberam a primeira parcela do benefício, estão 9,3 milhões de inscritos Cadastro Único que não recebem Bolsa Família; 5,8 milhões de beneficiários do Bolsa Família; e 9,1 milhões de cadastrados via aplicativo e site.

MPF investiga estudo com cloroquina após 11 mortes

O Ministério Público Federal abriu inquérito nesta 3ª feira (21.abr.2020) para investigar a suspensão de parte de uma pesquisa sobre o uso de cloroquina, em Manaus (AM). O estudo teria utilizado doses altas da substância. A suspeita é que levado à morte 11 pacientes com covid-19 em estado grave. Outra parte do experimento, que ministra doses menores, continuaria em andamento. Essa pesquisa havia sido aprovada pela Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), ligada ao CNS (Conselho Nacional de Saúde), que conta com professores universitários e cientistas.

OMS desmente conspiração de que vírus saiu de laboratório

A Organização Mundial da Saúde (OMS) negou nesta terça-feira, 21, uma das informações falsas mais amplamente divulgadas nos últimos dias sobre a pandemia do novo coronavírus, esclarecendo que o patógeno é de origem animal e não vem de nenhum laboratório. “Todas as evidências que temos sugerem que o vírus teve origem animal e não sofreu manipulação genética”, esclareceu a porta-voz da organização, Fadela Chaib. “Muitos pesquisadores conseguiram analisar as características genéticas do vírus e não encontraram indicações para apoiar a ideia de que o vírus tenha sido construído em laboratório”, afirmou à agência Efe.

Bolsonaro ignora protesto na frente do STF

O presidente Jair Bolsonaro esteve no Hotel de Trânsito de Oficiais do Exército, em Brasília, no fim da manhã de terça-feira, feriado do Dia de Tiradentes. Segundo auxiliares do presidente, ele teve um almoço com oficiais do Exército, que já estava marcado há dias. Ao retornar ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro passou sem parar por cerca de 30 manifestantes. Eles estavam em frente ao Supremo Tribunal Federal com cartazes contra o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Também havia manifestantes pedindo golpe militar, além do fim do STF e do Congresso Nacional.

STF autoriza investigação sobre atos antidemocráticos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu na terça-feira atender ao pedido do procurador-geral da República, Augusto Aras, e abrir um inquérito para apurar ‘fatos em tese delituosos’ envolvendo a organização de atos antidemocráticos. No último domingo (19), o presidente Jair Bolsonaro participou de protesto em Brasília, marcado por faixas e palavras de ordem contra o Congresso Nacional e a favor de uma intervenção militar.

STF dá 48h para governo explicar acesso a celulares

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta 3ª feira (21.abr.2020) prazo de 48 horas para que a AGU (Advocacia Geral da União) explique a permissão para que o governo acesse dados de celulares. Esse acesso foi autorizado por meio de uma MP (Medida Provisória) que autoriza o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a obter nome, número e endereço de clientes de empresas de telefonia do Brasil incluindo pessoas físicas e empresas.

Novo laudo descarta tiro a queima-roupa em miliciano

Um novo laudo pericial, agora produzido pelo Instituto Médico-Legal do Rio, no corpo de Adriano da Nóbrega, morto por policiais militares na Bahia em fevereiro, mostra que o ex-PM foi baleado a pelo menos um metro e meio de distância e tinha nas costelas fraturas compatíveis com tiros. Obtido pela Rede Globo, o documento afirma ainda que Adriano, um miliciano foragido do Rio havia mais de um ano, pode ter morrido por ferimentos no coração e pulmão, provocados por dois tiros. Devido ao estado de decomposição do cadáver, é impossível determinar com certeza o que causou a morte, afirmaram os peritos.

EUA: Trump suspende imigração por 60 dias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem que a suspensão da imigração para o país terá duração de 60 dias. A medida foi anunciada pelo republicano na segunda-feira (20) pelo Twitter. Segundo Trump, a suspensão visa proteger o empregos da população. O país passa por uma crise no mercado de trabalho devido ao coronavírus. Na semana passada, mais de 5 milhões pediram o seguro-desemprego, recorde absoluto.

Mistério na Coréia do Norte: Qual é o estado de saúde de Kim Jong-un

O verdadeiro estado de saúde do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, continua cercado de mistérios após a imprensa norte-americana noticiar, na segunda-feira (20), que ele apresentava estado grave após passar por cirurgia cardiovascular. Isso porque informações sobre a ditadura norte-coreana são difíceis de serem confirmadas. A Coreia do Norte está entre os regimes mais fechados do mundo, e não relata com transparência o que ocorre com Kim ou outros dados do país. As primeiras notícias de que Kim estava “em estado grave” foram transmitidas por fontes do governo dos Estados Unidos à imprensa norte-americana. Além disso, um site mantido por desertores da Coreia do Norte também publicou que o ditador teve as condições agravadas devido à obesidade e ao hábito de fumar.