Ministro Alexandre de Moraes toma posse como presidente do TSE

O ministro Alexandre de Moraes toma posse, na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
TSE: Reprodução

O ministro Alexandre de Moraes tomou posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moraes cumprirá mandato de dois anos e sucederá o ministro Edson Fachin no comando do tribunal, órgão responsável pela organização das eleições.

O vice-presidente será o ministro Ricardo Lewandowski. A cerimônia foi acompanhada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e diversas autoridades dos Três Poderes. Cerca de 2 mil pessoas foram convidadas.

Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também estiveram presentes. Candidato à reeleição, Bolsonaro compareceu na condição de presidente da República. Os ex-presidentes José Sarney, Michel Temer e Dilma Rousseff também foram à posse.

Segundo o TSE, o convite a ex-presidentes da República é um procedimento de praxe nas posses realizadas pela Corte. O critério para eleição de Moraes, realizada em junho, foi simbólico. Antes de ser empossado, o ministro ocupava o cargo de vice-presidente e seria o próximo a assumir o posto conforme regras de antiguidade entre os membros do Supremo Tribunal Federal (STF) que compõem o TSE.

Moraes defende democracia e sistema eleitoral em discurso de posse

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, defendeu hoje (16) a democracia e o sistema eleitoral durante discurso de posse. No início da noite, Moraes assumiu a presidência do TSE, sucedendo o ministro Edson Fachin, para cumprir mandato de dois anos. O novo vice-presidente é o ministro Ricardo Lewandowski. O novo presidente iniciou seu discurso afirmando que a Justiça Eleitoral atua com transparência e honra sua história vocação de concretizar a democracia.

“Somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência. Isso é motivo de orgulho nacional”, declarou. Sobre as urnas eletrônicas, o presidente disse que sempre haverá o aperfeiçoamento do sistema, fato que garante a divulgação do resultado no mesmo dia da votação. “Os brasileiros e brasileiras teclaram com confiança o seu voto, aguardando a apuração, a proclamação do resultado no mesmo dia para segurança, tranquilidade e orgulho de nossas eleitores e eleitoras”, disse.

O ministro também afirmou que o exercício da democracia garante a possibilidade periódica do eleitor escolher seus representantes. “Respeito às instituições é o único caminho de crescimento e fortalecimento da República, e a força da democracia como único regime político, onde todo poder emana do povo e deve ser exercido pelo bem do povo”. No final do discurso, Moraes pediu respeito à democracia. “É tempo de união. É tempo de confiança no futuro e, principalmente, tempo de respeito, defesa, fortalecimento e consagração da democracia”, completou.

Cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE - 16/08/2022
Cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE – Antônio Augusto/Secom/TSE

PGR e OAB 

O procurador-geral da República, Augusto Aras, também discursou e disse que o órgão vai atuar em conjunto com o TSE na defesa de eleições livres. “Estamos irmanados na defesa do sistema eleitoral, no combate à desinformação e nos abusos de qualquer natureza. Estamos atentos e vigilantes na sustentação do regime democrático”, afirmou. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Beto Simonetti, disse que o respeito à vontade popular e o voto livre são pressupostos da democracia.  “Conclamamos as candidatas e os candidatos a assumirem um pacto de respeito e obediência às normas eleitorais. Que todos tenham a convicção de que o único caminho a seguir é o do respeito ao resultado das eleições”, declarou.

Perfil : Moraes é formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco e possui doutorado em Direito do Estado pela mesma instituição. Ao longo de sua carreira, atuou como promotor de Justiça e ocupou as funções de secretário de Justiça, de Transportes e de Segurança de São Paulo, além de presidente da Fundação Casa, antiga Febem. Em 2016, Moraes se tornou ministro da Justiça. No ano seguinte, após o falecimento do ministro do STF Teori Zavascki, foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer para ocupar uma vaga no Supremo. No TSE, Moraes passou a atuar também em 2017 na função de ministro substituto e se tornou membro efetivo em junho de 2020.

Eleições 2022: Prazo para solicitar voto em trânsito acaba nesta quinta-feira (18)

Se o eleitor já souber que não estará perto de seu local de votação no dia da eleição, marcada para 2 de outubro, pode solicitar votar em trânsito, em outra localidade do país, mas só se preencher um cadastro prévio e indicar onde pretende votar. O prazo para está aberto há quase um mês, e se encerra na próxima quinta-feira (18). O mesmo prazo vale para a votação em eventual segundo turno, em 30 de outubro. O eleitor pode informar qualquer cidade do país com mais de 100 mil habitantes para votar. Contudo, há diferenças de acordo com o estado em que se vota. Caso esteja no mesmo estado de seu domicílio eleitoral, o eleitor poderá votar para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e estadual ou distrital. Já se estiver em outro estado, poderá votar somente para presidente da República.

É possível solicitar o voto em trânsito em apenas um ou nos dois turnos de votação. É permitido, inclusive, votar em trânsito numa localidade no primeiro turno e em outra no segundo turno. Se esse for o caso, ambos os locais devem ser indicados até a próxima quinta-feira. Os locais habilitados a receber o voto em trânsito podem ser conferidos no portal da Justiça Eleitoral. O requerimento para votar em trânsito, porém, deve ser feito somente de forma presencial, diretamente em qualquer cartório eleitoral. É indispensável levar documento oficial com foto.

Não é possível votar em trânsito fora do Brasil. Eleitores com título registrado fora do país, porém, podem votar em trânsito para presidente, em alguma localidade do território nacional, caso se encontre dentro do Brasil. “O voto em trânsito funciona como uma transferência temporária de domicílio eleitoral. A habilitação para votar em trânsito não transfere ou altera quaisquer dados da inscrição eleitoral. Após as eleições, a vinculação do eleitor com a seção de origem é restabelecida automaticamente”, informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Temporal causa estragos em várias regiões do Rio Grande do Sul 

Vários municípios do Rio Grande do Sul voltaram a ser atingidas por um temporal entre a noite de ontem (15) e a madrugada de hoje. As rajadas de vento que, em algumas localidades, chegaram a 110 quilômetros por hora (km/h), causaram estragos em várias cidades, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a prefeitura de Canoas, os ventos e a chuva provocaram “incontáveis estragos” por toda a cidade, forçando o Poder Público a determinar que as escolas municipais e particulares suspendessem as aulas durante todo o dia de hoje. “Em consequência dos prejuízos, determinamos que as aulas nas escolas municipais e privadas sejam suspensas até que se recupere a condição de dar garantias às nossas crianças. Também recomendamos que as escolas estaduais adotem a mesma orientação, considerando o eminente perigo”, anunciou o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques. Ele disse que após avaliação e a depender dos danos sofridos, caberá a cada instituição de ensino decidir sobre a possível retomada das atividades a partir de amanhã (17).

Ainda de acordo com a prefeitura, o vendaval derrubou árvores, estilhaçou vidraças e destelhou prédios residenciais e comerciais. Atingido, o Hospital Nossa Senhora das Graças, administrado pela prefeitura, teve que realocar pacientes, mantendo apenas os atendimentos de urgência e emergência. Esta manhã, após se reunir com secretários e subprefeitos, Marques antecipou que ainda hoje deve decretar situação de emergência municipal. Segundo o chefe do Executivo local, a medida é necessária para que o Poder Público possa agilizar a reparação dos danos à infraestrutura pública e auxiliar as pessoas afetadas. “O decreto de emergência do município de Canoas vai auxiliar as compras emergenciais de materiais para necessidades básicas imediatas, como, por exemplo, motosserras, telhas, lonas e alimentos”, disse o prefeito, ainda sem detalhar o número de pessoas atingidas.

Em Porto Alegre, onde chegou a chover granizo em alguns bairros, um relatório preliminar da Defesa Civil municipal registra o desabamento de ao menos uma residência em função da força do temporal, que destelhou outras oito construções na capital gaúcha. Também foi registrada a queda de dois postes e de várias árvores. Entre as ocorrências que a Defesa Civil atendeu, duas foram em estabelecimentos de saúde, sendo uma no Hospital Vila Nova e outra na Unidade de Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro. Um homem está desaparecido desde o fim da tarde de ontem. Segundo informações preliminares, o homem, de cerca de 45 anos de idade, ajudava moradores do bairro São José, na zona leste da cidade, a saírem de casa quando caiu em um arroio, perto das 18h. Até por volta das 9h de hoje, agentes da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Guarda Municipal seguiam tentando localizar o homem.

Dia de alerta para temporais em todo Brasil nesta quarta-feira

Áreas de instabilidade deixadas por uma frente fria persistem sobre parte da Região Sul, em São Paulo e em Mato Grosso do Sul. No decorrer desta quarta-feira, uma grande e forte frente fria chega ao Rio Grande do Sul e ao longo do dia intensifica as áreas de chuva e os ventos no Sul do Brasil. Parte do Sudeste, do Centro-Oeste, do Nordeste e também o Tocantins e a maior parte do Pará estão com pouca nebulosidade devido a presença de uma massa de ar seco.

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Campo Grande

Alerta especial: perigo de tempo severo no sul de Mato Grosso do Sul e  no oeste do Paraná.

Alerta para temporais no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina (exceto no litoral sul e região de Florianópolis), no Paraná, centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo.

Alerta para chuva frequente moderada em Sergipe e em Alagoas

Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento que podem ser fortes no centro-oeste, Grande Porto Alegre e litoral norte do Rio Grande do Sul, centro-sul de Roraima e extremo noroeste do Amazonas

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 12% e 20% no norte de São Paulo, Triângulo Mineiro e oeste de Minas Gerais, leste e nordeste de Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, no Tocantins, sudeste do Pará, no sul do Maranhão

Atenção para fortes rajadas de vento com até 80 km/h no sul de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e oeste do Paraná, com até 70 km/h no litoral norte do Rio De Janeiro e região dos Lagos (RJ)

Atenção para rajadas de vento moderadas a fortes, com até 60 km/h no oeste e sudeste de Mato Grosso, no sul/sudoeste de Goiás, no oeste, norte e centro de São Paulo, Sul de Minas, Triângulo Mineiro, litoral do Espírito Santo, no norte e noroeste da Bahia, em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, no Ceará, no Piauí, leste e sul do Maranhão.

Formosa: Acidente deixa 8 militares feridos em centro de treinamento do Exército

Um acidente ocorrido nesta terça-feira (16), deixou oito militares feridos no centro de treinamentos do Exército, no Forte Santa Bárbara, em Formosa, próximo ao Distrito Federal. O Comando Militar do Planalto informou que os militares foram hospitalizados e não correm risco de morte. Em nota, o comando informou que o acidente aconteceu no momento em que técnico e militares faziam procedimentos em uma viatura antiaérea Gepard durante um exercício de adestramento de Defesa Antiaérea.

De acordo com o Exército, após o fato, os militares feridos foram atendidos por quatro equipes de saúde que estavam no local, incluindo um helicóptero da corporação. O comando explicou que, dos feridos, dois militares permanecem hospitalizados, com estado de saúde estável. Já os outros foram atendidos em hospitais da cidade de Formosa e Brasília e foram liberados.

O Hospital Estadual de Formosa informou que os dois pacientes atendidos pela unidade tiveram escoriações leves na pele, passaram por atendimento médico, foram avaliados e já liberados. O Exército Brasileiro também informou que mantém contato com os familiares dos militares envolvidos e que será instaurado um inquérito policial militar para apurar as circunstâncias do ocorrido. Os oito militares são da 11ª Bateria de Antilharia Antiaerea Autopropulsada (11Bia AAAe AP), localizada em Rio Negro (PR).

Curitiba, Goiânia e Salvador receberam tecnologia 5G nesta terça-feira

A rede 5G de telefonia móvel começou a funcionar em Curitiba (PR), Goiânia (GO) e Salvador (BA). A decisão para ativar o sinal de 5G foi tomada na segunda-feira (15) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi), ligado a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e responsável por acompanhar a implantação da nova tecnologia. A avaliação do Gaispi é que essas capitais atenderam os requisitos mínimos necessários à liberação da faixa de 3,5 GHz, como a realização de testes preliminares para identificar e sanar a possibilidade do sinal do 5G afetar a recepção das antenas parabólicas domésticas ou mesmo sistemas profissionais, tais como sinais por satélite emitidos em frequências adjacentes. Com a decisão as capitais acompanham Brasília,  Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre e São Paulo.

A previsão da Anatel é que o sinal 5G chegue até 29 de agosto nas cidades de Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). Pelas regras do edital de concessão do 5G, as prestadoras de telefonia móvel que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz têm até 29 de setembro para cumprir a primeira exigência de cobertura do Edital de 5G: a instalação de no mínimo uma antena de tecnologia de 5G para cada 100 mil habitantes nas capitais brasileiras. Na semana passada, a Anatel decidiu mudar o cronograma para ativar o 5G no Brasil. Em 15 capitais o prazo vai ser prorrogado por até dois meses, porque houve um atraso na importação de equipamentos necessários a instalação da internet 5G.

A previsão inicial era de que a tecnologia estaria disponível no final de setembro nas capitais Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém. O grupo da Anatel responsável pela implementação da tecnologia decidiu pela prorrogação do prazo. O conselheiro da Anatel Moisés Moreira, explica que o equipamento importado evita interferências nos serviços de satélite. Agora, a previsão é que o 5G esteja disponível nessas 15 capitais até o dia 27 de novembro. Segundo a Anatel, o sinal pode estar disponível antes. Tudo depende da chegada e da instalação dos equipamentos necessários.

Cem anos do rádio no Brasil: as transformações do radiojornalismo

Notícias 24 horas pelo rádio. All newstalk newsnews plus. Migração da AM para a FM. Da antena para a internet. Rádio on demand. Em novos formatos e plataformas. O radiojornalismo e, de forma ainda mais ampla, o jornalismo sonoro, passou por grandes transformações a partir dos anos 1980. E, de um meio de comunicação que já foi considerado moribundo, o rádio passou a abraçar o grande potencial para a produção jornalística que sempre esteve lá. Foi no período de redemocratização do Brasil que se concretizou a próxima grande etapa de experiências bem-sucedidas no jornalismo de rádio: as emissoras dedicadas exclusivamente à notícia. A novidade seguia a tendência de segmentação das rádios e corria atrás de um modelo de negócio que os Estados Unidos já tinham consolidado décadas antes. Era o chamado “all news” e suas variações – formato surgido em Tijuana, no México, e popularizado nos EUA ainda na década de 1960.

O modelo mexicano consistia em ciclos de notícias repetidas e atualizadas de tempos em tempos, partindo da premissa que o ouvinte ligaria na emissora, se informaria de forma satisfatória e seguiria para outra frequência de sua preferência, abraçando, assim, a ideia de que a audiência se renova periodicamente. Nos Estados Unidos, outros modelos foram explorados com sucesso. All talk, que eram rádios conversadas e com participação intensa do ouvinte; talk news, a mistura das duas, com formatos que iam de noticiários a programas de entrevista e opinião; ou o news plus, que é a já conhecida fórmula brasileira música-esporte-notícia. “No Brasil, a primeira emissora a se dizer all news, mas que de fato nunca fez jornalismo 24 horas, foi a rádio Jornal do Brasil, que tenta fazer isso de 1980 até 1986. (A rádio Jornal do Brasil) tem uma certa importância no Rio de Janeiro, mas enfrenta uma série de dificuldades.

Quem vai conseguir fazer isso pela primeira vez com sustentabilidade é a Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, que já se assume como talk news ao longo dos anos 1980. Ela consegue consolidar o formato em 1986, mas começa a investir nisso em 1983”. Como foi com a televisão, a internet e o celular também transformariam o modo como consumimos informação, como vivemos e nos reunimos – o que levou o rádio, novamente, a expandir seus horizontes e pensar modelos atualizados de sobrevivência. As novas tecnologias permitiram ao jornalismo sonoro extrapolar a antena, como diz a coordenadora da Rede de Pesquisa em Radiojornalismo e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Valci Zuculoto: “É um meio que evidencia cada vez mais sentido de permanência, que tem adaptação resiliente e transborda para além da antena. Na antena temos o rádio AM, o constituidor da nossa radiofonia, migrando para o FM, e continua em reconstrução seus modelos comerciais, estatais e públicos. Recentemente, o rádio ganhou um “irmão”: é o podcast, um formato popular e que já tem no jornalismo um dos segmentos com mais potencial e criatividade. Grandes reportagens, com riqueza de narrativas e até mesmo áudio dramatização, são sucesso de público.

TSE libera campanha de prevenção à varíola dos macacos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), decidiu sobre pedidos feitos pela Secretaria Especial de Comunicação Social, do governo federal. Ele autorizou a veiculação de campanha nacional de prevenção à varíola dos macacos, com restrições, mas negou a de incentivo ao alistamento militar. Em ambos os casos, cabe recurso. As decisões são liminares (urgentes e provisórias). Os despachos foram também os últimos de Fachin como presidente do TSE. Ele deixou o cargo nesta terça-feira (16), quando passou comando da Justiça Eleitoral para o ministro Alexandre de Moraes. A autorização da Justiça Eleitoral para veiculação de campanhas nacionais é necessária por causa da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997), que proíbe qualquer publicidade institucional que possa configurar o uso abusivo da máquina pública para promoção do governante, ocasionando desequilíbrio na disputa, nos três meses que antecedem o pleito.

Campanhas: No caso da campanha nacional de prevenção à varíola dos macacos, Fachin afirmou que ela se enquadra nas exceções previstas pela legislação eleitoral. “Verifica-se que a divulgação da aludida campanha é de interesse público, na medida em que assegura o direito à informação e à saúde individual e coletiva”, escreveu o ministro. As peças da campanha devem ser veiculadas entre 12 e 30 de agosto, decidiu Fachin. Nelas, somente pode ser identificado o Ministério da Saúde, determinou o ministro. Na internet, ele liberou somente o endereço  www.gov.br/varioladosmacacos. Já em relação à Campanha para o Serviço Militar Obrigatório, Fachin considerou que ela não se enquadra nos requisitos para exceção, por não ser imprescindível que seja veiculada durante o período vedado pela Lei das Eleições.

No pedido feito ao TSE, o secretário especial de Comunicação Social, André de Sousa Costa, havia solicitado que a campanha tivesse início em agosto, com prazo indefinido para acabar. Ele sustentou haver “interesse público na referida publicidade, pois o serviço militar obrigatório, além de ser um processo de incorporação às Forças Armadas (Lei do Serviço Militar), é uma obrigação constitucional cívica cujo descumprimento pode dar azo a sanções, fazendo-se necessário garantir o amplo conhecimento ao maior número de cidadãos”. Fachin, contudo, entendeu não haver prejuízo se a campanha for veiculada em outro momento. “A própria asserção de que não há prazo final para a campanha compromete a verificação dos elementos de gravidade e urgência que romperiam o período de vedação da publicidade institucional”, escreveu o ministro.

Brasil teve 23.040 casos e 206 mortes por covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 681.753 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (16) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 34.201.280.
Em 24 horas, foram registrados 23.040 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 206 mortes de vítimas do vírus. Ainda segundo o boletim, 33.087.797 pessoas se recuperaram da doença e 431.720 casos estão em acompanhamento.

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde atualiza os números da pandemia de covid-19 no Brasil.
Ministério da Saúde
.

Estados

De acordo com os dados disponíveis, São Paulo lidera o número de casos, com 5,97 milhões, seguido por Minas Gerais (3,85 milhões) e Paraná (2,71 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (147,7 mil). Em seguida, aparece Roraima (174 mil) e Amapá (177,8 mil). Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número (173.721), seguido de Rio de Janeiro (75.234) e Minas Gerais (63.281). O menor número de mortes está no Acre (2.025), Amapá (2.157) e Roraima (2.165).

Brasil faz 8.850 testes de varíola dos macacos

Até o momento, foram realizados cerca de 8.850 exames nos laboratórios de referência, em todo o Brasil, para comprovação de casos de varíola dos macacos, informou o Ministério da Saúde. O número de exames realizados diariamente varia de acordo com as notificações e a chegada das amostras aos laboratórios. O país acumula 3,1 mil casos da doença, espalhados por 27 estados, segundo dados divulgados na noite desta terça-feira pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, oito unidades de referência realizam o diagnóstico, sendo quatro laboratórios centrais de Saúde Pública (Lacen), localizados nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Distrito Federal, e mais quatro unidades de referência nacional, sendo duas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Rio de Janeiro e no Amazonas; uma da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); e uma no Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará. Dessa forma, o ministério assegurou que “é possível garantir a cobertura do diagnóstico de todo o país”.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou em entrevista ao programa A Voz do Brasil, na última sexta-feira (12), que todos os laboratórios centrais de saúde pública estarão aptos a fazer o teste do tipo RT-PCR para varíola dos macacos até o final de agosto.

Athletico-PR e Flamengo decidem quem vai à semi da Copa do Brasil

A noite desta quarta-feira (17) será decisiva para Athletico-PR e Flamengo que duelam em Curitiba por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil. Após empate sem gols no jogo de ida das quartas de final no Rio de Janeiro, quem ganhar hoje não só seguirá firme em busca do título, como também embolsará premiação de R$ 8 milhões da CBF. O confronto na Arena da Baixada, às 21h30 (horário de Brasília).

Copa do Brasil: Corinthians confia na virada contra Atlético-GO para avançar

Eliminado da Copa Libertadores da América, derrotado na última rodada do Brasileirão pelo arquirrival Palmeiras e precisando de uma vantagem de três gols para avançar às semifinais da Copa do Brasil. Assim o Corinthians entra em campo contra o Atlético-GO, nesta quarta-feira (17), às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O Dragão venceu o jogo de ida por 2 a 0 e pode até perder por um gol de desvantagem que se classifica. Se o Timão devolver a diferença de dois gols, vamos para a disputa de pênaltis.

CBF confirma cancelamento de Brasil x Argentina pelas Eliminatórias

Agora é oficial: não haverá mais reposição da partida Brasil x Argentina, válida pelas Eliminatórias da Copa do Catar, que há 11 meses foi interrompida por questões sanitárias relacionadas à covid-19. Em nota oficial, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) publicada na manhã desta terça-feira (16), disse que a data – o jogo seria repetido no próximo dia 22 de setembro – será aproveitada para a realização de um amistoso preparatório da seleção brasileira antes da Copa do Mundo do Catar. De acordo com a entidade, o cancelamento da partida pela Fifa foi possível após a resolução do processo disciplinar perante à Corte Arbitral do Esporte (CAS). Tanto a CBF, quanto a Associação de Futebol Argentino (AFA) “assumiram suas respectivas responsabilidades pelos eventos que levaram ao abandono da partida”.

A CBF foi condenada a pagar multa de 300 mil francos suíços (o equivalente a R$ 1,6 milhão), sendo que 25% do valor deve ser doado pela entidade à Organização Mundial da Saúde (OMS) em apoio a medidas de combate à covid-19. Já a AFA recebeu multa de 150 mil francos (R$ 812 mil). Na última quinta (11), a CBF já solicitara o cancelamento do clássico sul-americano, após acordo proposto pela Fifa e AFA, e motivada por pedido da comissão técnica da seleção, incluindo Tite. Tanto Brasil quanto Argentina se classificaram à Copa do Catar. A seleção brasileira estreia contra a Sérvia no dia 24 de novembro, pela chave G (que inclui ainda Suiça e Camarões). Já os hermanos entram em campo dois dias antes, contra a Arábia Saudita, pelo  pelo Grupo C (México e Polônia).

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

  • As Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná em cumprimento a Legislação Eleitoral estarão fora do ar até o dia posterior a eleição de 2022. 

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495