Bolsonaro assina decreto que facilita posse de arma

O presidente Jair Bolsonaro assinou ontem decreto que altera regras para facilitar a posse de armas de fogo, ou seja, a possibilidade de o cidadão guardar o equipamento na residência ou no estabelecimento comercial de que seja dono. Entre as mudanças, foi ampliado o prazo de validade do registro de armas e houve a flexibilização no requisito legal de o interessado comprovar da “necessidade efetiva” para a obtenção da posse.Pelas novas regras, bastará argumentar que mora em cidade violenta, em área rural ou que é agente de segurança, para satisfazer o requisito.

Governo prepara MP para anistiar armas irregulares

Após facilitar a posse, o governo Jair Bolsonaro prepara uma medida provisória que abrirá prazo para o recadastramento de armas em situação irregular e estuda reduzir imposto para o comprador. A ideia é também mobilizar apoio no Congresso para tentar aprovar projeto que flexibiliza o porte dos armamentos, ou seja, para que o cidadão possa andar armado.

Moro defende posse, mas nega ‘movimento’ por porte

O ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro, afirmou na noite desta terça-feira 15, em entrevista à GloboNews, que o decreto do presidente Jair Bolsonaro que facilita a posse de armas trouxe critérios objetivos à concessão e deu valor à palavra do cidadão. “Existe uma parcela da população que manifesta o desejo de ter uma arma. Ninguém é obrigado a ter uma arma em casa, mas é preciso respeitar a opinião de quem acha que precisa ter uma para se sentir mais seguro”. Moro destacou que a principal ideia do decreto é ter situações objetivas para justificar a posse de arma. “Não se parte do pressuposto de que o cidadão é criminoso”. Também explicou que os três critérios para se ter uma arma são os mesmos que já existiam – não possuir antecedentes criminais, ter aptidão psicológica e preparo técnico.

Interesse por armas cresce em lojas de São Paulo

Em lojas de armas de São Paulo, proprietários relatam aumento de interesse das pessoas pelo equipamento nas últimas semanas, mas não de venda: estavam todas esperando o decreto assinado nesta terça-feira, 15, pelo presidente Jair Bolsonaro. “O cliente quer comprar já com as novas medidas”, disse nesta terça Nilton Oliveira, dono de uma loja no centro da cidade, que não vendeu nenhuma arma no último mês. Segundo ele, seu estabelecimento atende basicamente dois perfis de clientes: esportistas do clube de tiro e interessados em defender a própria casa.

Bolsonaro recebe Macri para discutir Mercosul

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, encontra-se nesta quarta-feira (16) com o presidente Jair Bolsonaro no Planalto às 10h30. Entre outros assuntos, a expectativa é que esteja em pauta a situação do governo da Venezuela, o Mercosul e um acordo comercial bilateral.

Reforma da Previdência será fechada após Davos

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o governo só vai fechar a proposta de reforma da Previdência após viagem do presidente Jair Bolsonaro a Davos, na Suíça. Bolsonaro realiza no próximo fim de semana sua primeira viagem internacional. Em Davos, ele participa do Fórum Econômico Mundial, evento anual que reúne a elite econômica e política de todo o mundo.

MP apresenta 2ª denúncia contra João de Deus

O Ministério Público de Goiás apresentou ontem mais uma denúncia contra o médium João de Deus por crimes sexuais. Segundo os promotores de Justiça que investigam o médium, a nova denúncia tem como base acusações de 13 vítimas – destas, 5 com casos não prescritos. As outras 8 serão testemunhas para reforçar a forma de agir do curandeiro, entre elas três adolescentes e uma criança de 8 anos. O líder espiritual, que está preso, nega os crimes.

Brexit: parlamento britânico rejeita acordo de May

O Parlamento britânico rejeitou na terça-feira por 432 a 202 votos o plano da primeira-ministra Theresa May para o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. O resultado deflagra a possibilidade de uma retirada desordenada do grupo ou até mesmo uma reversão da decisão tomada em 2016 de deixar o bloco.  Nesta quarta-feira (16), a pedido da oposição, o parlamento britânico deve decidir se May continua ou não no cargo.

LOTERIA

Mega-Sena acumula e vai a R$ 27 milhões

Aconteceu na terça-feira (15) o concurso 2.115 da Mega-Sena. Ninguém acertou os seis números e o prêmio segue acumulado, podendo pagar R$ 27 milhões na próxima quinta-feira. Normalmente, os sorteios da loteria são feitos às quartas e sábados. Nesta semana, serão três no total: o de ontem, quinta (17) e sábado (19), como parte da ‘Mega Semana de Verão’. Confira as dezenas de ontem: 04 – 19 – 27 – 35 – 40 – 44.

Futebol – Mercado da Bola

Palmeiras anuncia Goulart, Corinthians mira Arana e fecha com Manoel

A expectativa da vinda de Ricardo Goulart ao Palmeiras se concretizou e a notícia do acerto foi o principal assunto da terça-feira da Central do Mercado. O rival Corinthians também agitou o dia da janela com a movimentação de dois nomes: a possível volta de Guilherme Arana ao clube e a chegada de Manoel para assinar contrato com o Timão. Perto de fechar com Rodriguinho, o Cruzeiro conta com apoio milionário para a negociação.

Zagueiro colombiano mais perto do Santos

O zagueiro Felipe Aguilar, do Atlético Nacional, da Colômbia, está mais próximo do Santos. O jogador não foi relacionado na derrota para o América de Cali, na última segunda-feira, por um torneio amistoso. Já há um acordo entre o clube brasileiro e o defensor.

Fluminense oficializa contratação do meia Caio Henrique, ex-Paraná e Atlético de Madrid-ESP

O Fluminense oficializou nesta terça-feira a contratação do meia Caio Henrique. O jogador de 21 anos pertence ao Atlético de Madrid-ESP e chega por empréstimo de uma temporada. Caio já vinha treinando no CT do Tricolor desde o começo da semana passada e o clube aguardava apenas detalhes burocráticos para fazer o anúncio oficial. Ele pode atuar como meia ou mais recuado como volante. Caio é empresariado pela D20 Sports, do ex-jogador Deco.