Câmara dos Deputados rejeita PEC do Voto Impresso

O plenário da Câmara dos Deputados rejeitou, por 229 votos favoráveis, 218 contrários e uma abstenção, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135/19, que torna obrigatório o voto impresso. Para que fosse aprovada, a PEC precisava de, no mínimo, 308 votos em dois turnos de votação. A matéria será arquivada. “Eu queria, mais uma vez, agradecer ao plenário desta Casa pelo comportamento democrático de um problema que é tratado por muitos com muita particularidade e com muita segurança. A democracia do plenário desta Casa deu uma resposta a esse assunto e, na Câmara, eu espero que esse assunto esteja definitivamente enterrado”, disse o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), ao encerrar a votação.

Discussão: Todos os partidos de oposição votaram contra a proposta. Segundo o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), líder da oposição, os parlamentares contrários à proposta evitaram se manifestar durante a votação para acelerar o tempo de análise da proposta. “Foi correto que rechaçássemos essa proposta porque seria um grave retrocesso no país. Não houve um caso de fraude comprovada nos 25 anos de uso da urna eletrônica no país”, disse. O deputado Carlos Sampaio, vice-líder do PSDB (SP), citou que, em 2014, a sigla solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma auditoria nas urnas após a vitória de Dilma Rousseff, do PT, sobre o candidato do PSDB, Aécio Neves. Segundo o parlamentar, novas resoluções da Corte Eleitoral em 2019 deram mais transparência ao processo de votação.

“Tudo o que o nosso partido colocou na auditoria de 2014, melhor, finalizada em 2015, constou dessa resolução. Pode não agradar grande parte dos que estão me ouvindo, talvez grande parte dos meus eleitores, mas esses são os fatos como eles são. E quando disse que o TSE tinha, em 2015, urnas não auditáveis, eu disse com embasamento técnico e científico, com base em perícias. E se hoje venho aqui dizer que esse voto é auditável e ele é aferível, é porque tem a mesma resolução, essa de 2019, a respaldar o que eu estou dizendo”, afirmou Sampaio. Ao defender a proposta, a autora do texto, deputada Bia Kicis (PSL-DF), argumentou que o sistema atual não permite ao eleitor verificar se o voto foi corretamente computado pela urna. “A verdade é que, quando imprimimos o voto, ainda que seja impresso pelo mesmo software, o eleitor é capaz de ver com os próprios olhos. E é nisto que ele acredita: nos seus olhos, e não num software que está cercado pelo segredo da urna. Ninguém consegue enxergar dentro do software. Então, o boletim de urna traz apenas o resultado final, a soma dos votos, mas ele não permite ao eleitor enxergar o próprio voto. Por isso essa impressão é tão importante e torna todo o sistema auditável”, afirmou a deputada.

Desfile militar: O desfile com veículos blindados realizado na manhã de hoje, na Esplanada dos Ministérios, causou controvérsia entre os parlamentares. Para parte dos deputados e senadores, o ato foi uma tentativa do governo federal de intimidar os congressistas no dia em que se discutiria uma pauta defendida pelo presidente Jair Bolsonaro.

Histórico: A proposta que previa o voto impresso foi derrubada em comissão especial na sexta-feira (6), por 22 votos a 11. No entanto, por considerar que os colegiados não são conclusivos, Arthur Lira (PP-AL) decidiu colocar a proposta em votação pelo plenário. Na ocasião, o presidente da Casa, argumentou a disputa em torno do tema “já tem ido longe demais”. Ao recomendar a rejeição da proposta, o deputado Raul Henry (MDB-PE) afirmou que havia risco potencial de fraudes com manipulações de comprovantes em papel, empecilhos derivados do acoplamento de impressoras em urnas eletrônicas e efeitos diversos sobre o processo eleitoral e os partidos. “A população brasileira, depois de 25 anos da utilização da urna eletrônica, reconhece e testemunha a conquista que ela representa”, justificou Henry. “Diferentemente do período em que o voto era em papel, não há nenhuma confirmação de uma única fraude nesse período”.

Senado aprova revogação da Lei de Segurança Nacional

O Senado Federal aprovou hoje (10) o texto-base do projeto de lei (PL) 2.108/2021, que define crimes contra o Estado Democrático de Direito e revoga a Lei de Segurança Nacional (LSN). Alguns destaques ainda estão sendo analisados. Aprovada pela Câmara dos Deputados em maio, a proposição acrescenta no Código Penal uma nova seção para tipificar dez crimes contra a democracia em cinco capítulos. Entre eles, os crimes de interrupção de processo eleitoral, fake news nas eleições e atentado ao direito de manifestação. O relator da matéria no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), incorporou três emendas de redação no texto aprovado pela Câmara. Com isso, o texto não precisa retornar para nova apreciação dos deputados e poderá seguir diretamente para a sanção presidencial. Como principal mudança, o texto aprovado revoga a Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170), criada em 1983, ainda no período do regime militar (1964-1985). A lei estabelece, por exemplo, que caluniar ou difamar os presidentes da República, do Supremo Tribunal Federal, da Câmara e do Senado pode acarretar em pena de prisão de até quatro anos.

“A Lei de Segurança Nacional estava submetida ao esquecimento quando, nos últimos tempos, foi recuperada e promovida como instrumento preferencial de silenciamento do atual governo. Foram várias as tentativas de calar a crítica apoiada por um diploma dos tempos da ditadura”, afirmou o relator do PL no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE). “A sessão do dia de hoje sepulta de uma vez por todas um dos últimos resquícios da ditadura”, afirmou o senador Eduardo Braga (MDB-AM), ao defender o projeto. Alguns parlamentares registraram voto contrário à proposta por considerar que a medida deveria ser mais debatida no Legislativo. “É importante a revogação da lei, não tenho a menor dúvida disso. É uma lei antiga, de um regime de exceção, que precisa ser atualizada, já passou do tempo. Eu só discordo da forma. Acredito que, para depurar, para que a gente chegue num texto que evite qualquer tipo de situação, especialmente na liberdade de expressão das pessoas, acredito que deveria passar por pelo menos duas comissões, a de Constituição e Justiça e a de Relações Exteriores”, afirmou o senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

“É correto que [o projeto] está há 30 anos na Câmara dos Deputados, mas chegou no Senado Federal em junho, e nós tivemos o recesso. Tivemos apenas uma sessão de debates, muito pouco para a importância dessa matéria”, apontou o senador Álvaro Dias (Podemos-PR). A proposta aprovada no Senado tem origem no PL 2.462/1991, da Câmara dos Deputados, de autoria do promotor e então deputado federal, já falecido, Hélio Bicudo (SP). Ao projeto foram apensados outros 14, apresentados entre os anos de 2000 e 2021. A Câmara aprovou a matéria sob a forma de substitutivo elaborado pela relatora, deputada Margarete Coelho (PP-PI). Ela adotou como texto-base o PL 6.764/2002 — elaborado por uma comissão de juristas e que recebeu sugestões de diferentes setores da sociedade, de acordo com a deputada.

Pacheco pede vigilância do Legislativo em defesa da democracia

Apesar de não ter interpretado o desfile de blindados da Marinha desta terça-feira (10) na Esplanada dos Ministérios como um risco às instituições, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, declarou que o Congresso Nacional deverá reagir a todas as ameaças à democracia. Ao abrir a sessão deliberativa, Pacheco pediu atenção dos senadores contra “arroubos e bravatas”, mas sem valorização indevida de quaisquer gestos. Para cada palavra, para cada apontamento, para cada fato que possa constituir algum tipo de ameaça, ou de risco, ou de colocação em dúvida das nossas balizas democráticas do Brasil, sempre haverá pronta reação do Senado Federal e do Congresso Nacional para afirmar aquilo que temos de mais sagrado, que é o ambiente propício para o progresso e para a ordem do Brasil, que é o ambiente do Estado democrático de direito, declarou.

Aos senadores que teriam considerado o desfile de hoje como um gesto “indevido, oportuno, um tanto aleatório” do presidente Jair Bolsonaro, Pacheco considerou que é preciso reafirmar a responsabilidade cívica da Casa de obediência à Constituição e vigilância contra ações incompatíveis com a democracia. Não que eu interprete isso como algo que seja consistente com intimidação ao Parlamento. Tampouco acredito, na maturidade institucional que temos, que haja algum risco nesse sentido. O pronunciamento de Rodrigo Pacheco foi antecedido pela defesa da aprovação do projeto que revoga a Lei de Segurança Nacional em discurso do senador Eduardo Braga (MDB-AM). Ele também citou o desfile ao dizer que é preciso defender a democracia apesar das naturais “vicissitudes” e “escaramuças”. Eu prefiro valorizar a democracia a valorizar o que é inoportuno, a valorizar um desfile sem consequência, disse o presidente.

A repercussão sobre ato militar que levou veículos blindados à Praça dos Três Poderes

O desfile militar organizado pela Marinha nesta terça-feira (10) para levar um convite ao presidente Jair Bolsonaro no Palácio do Planalto gerou críticas de parlamentares e partidos políticos. O ato, realizado no mesmo dia em que a Câmara vai votar a proposta do voto impresso, levou veículos blindados de uso militar à Praça dos Três Poderes e foi visto no meio político como uma tentativa de intimidação. O convite é para Bolsonaro assistir a um exercício militar que ocorre todos os anos, desde 1988, na cidade goiana de Formosa, no Entorno de Brasília. Presidentes da República são geralmente convidados, mas organizar um desfile para oficializar o ato é extremamente incomum. O desfile também repercutiu na imprensa internacional, incluindo uma reportagem do britânico “The Guardian” que usou o termo “república das bananas” para se referir ao Brasil.

Deputados fizeram manifestação em defesa da democracia

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) – presidente do Senado: “Essa manifestação de hoje, o desfile de tanques das Forças Aramadas, e que muitos senadores apontaram como algo que seria indevido, inoportuno, um tanto aleatório. Devo dizer para aqueles que assim interpretaram que está reafirmado o nosso compromisso com a democracia e, absolutamente, nada, nem ninguém haverá de intimidar as prerrogativas do Parlamento. […] Absolutamente atentos a todas as manifestações que possam constituir algum tipo de constrangimento ou de intimidação ao Congresso, estaremos sempre prontos, todos nós, e isso é algo que nos converge. Todos nós prontos para reagir a arroubos, a bravatas, a ações que definitivamente não calham no Estado Democrático de Direito”

Omar Aziz (PSD-AM) – presidente da CPI da Covid: “Bolsonaro imagina com isso estar mostrando força, mas na verdade está evidenciando toda a fraqueza de um presidente acuado pelas investigações de corrupção […] Não haverá voto impresso, não haverá nenhum tipo de golpe contra a nossa democracia. As instituições, com o Congresso à frente, não deixarão que isso aconteça. A democracia tem instrumentos para defender a própria democracia contra arroubos golpistas.”

Eduardo Braga (MDB-AM) – senador: “Neste dia em que a Câmara coloca uma pedra definitiva sobre essa tentativa [voto impresso] e o Senado de forma definitiva bota uma pedra sobre um resquício grave à liberdade, a Lei de Segurança Nacional, vem o presidente da República dar uma demonstração de força com tanque e aparatos bélicos desfilando sobre a esplanada. Quero dizer que fico com a democracia, fico com o artigo da Constituição que diz todo poder emana do povo.”

Simone Tebet (MDB-MS) – senador: “Uniformes, baionetas, sirenes não irão nos intimidar e não irão nos calar. Vamos aos trabalhos, porque à tarde temos uma lei em defesa do estado democrático de direito para aprovar.”

Otto Alencar (PSD-BA) – senador: “Quero dizer que não é só dessa vez em que o presidente da república busca pelos métodos de usar o dele, como ele chama, o seu exército ou suas forças armadas para intimidar o congresso nacional, o supremo tribunal federal, os outros poderes e não tem conseguido. Em uma afronta que eu digo clara à Constituição Federal no seu artigo 5º e também a legislação que garante a democracia dos poderes.”

Humberto Costa (PT-PE) – senador: “O presidente, ao invés de trabalhar, passa 24 horas por dia gerando conflitos, fazendo campanha eleitoral antecipada e gastando dinheiro público. É verdade que essa operação acontece há muitos anos, mas nenhuma vez tivemos a passagem de tanques, de lança foguetes, pela frente do Congresso e do Supremo. Ninguém tem o direito de ganhar no grito, ninguém tem o direito de intimidar o Parlamento brasileiro por conta de uma posição política.”

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) – senador: “O que estamos vendo neste instante na Praça dos Três Poderes, na esplanada dos ministérios, é uma patética demonstração de fraqueza, mais patético que aqueles desfiles de Kim Jong-un, em Pyongyang, na Coreia do Norte, porque aqueles, pelo menos é para demonstrar força para o inimigo externo, este daqui é para demonstrar força diante de quem? A força a ser demonstrada hoje, senhor presidente, e talvez seja não para demonstrar força, mas para esconder, para esconder e desviar atenção do que realmente importa. O que realmente importa é o balcão de negócios que foi transformado o Ministério da Saúde, quando mais de três mil brasileiros estavam morrendo.”

Para não se incriminar, coronel Helcio se cala na CPI; senadores apontam contradições

Alegando ser tratado pela CPI da Pandemia como investigado e não como testemunha, o coronel da reserva Helcio Bruno de Almeida, presidente da ONG Instituto Força Brasil (IFB), permaneceu a maior parte do depoimento em silêncio quando questionado pelos senadores. Nas vezes em que ele abriu exceção e se manifestou no depoimento desta terça-feira (10), disse que já estava com reunião confirmada com o Ministério da Saúde quando conheceu o reverendo Amilton Gomes de Paula, dirigente da ONG Secretaria Nacional de Assuntos Religiosos (Senah) e os representantes da Davati Medical Supply, Cristiano Carvalho e Luiz Paulo Dominguetti. Na condição de testemunha, o depoente foi beneficiado por um habeas corpus concedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e recorreu mais de 50 vezes ao instrumento para não responder questões que poderiam incriminá-lo. A negativa gerou críticas dos membros da comissão.

É verdade que o depoente tem o direito de permanecer calado, mas naquilo que o incrimine. O presidente da CPI tem o poder, sim, de dizer: “esta pergunta não o incrimina e eu gostaria de ouvir a sua resposta”. E lá na frente podemos discutir na esfera judicial observou a senadora Simone Tebet (MDB-MS). Nas poucas manifestações, o coronel Helcio afirmou que o pedido de reunião com o Ministério da Saúde foi feito formalmente no dia 3 de março. O encontro aconteceu no dia 12 do mesmo mês para tratar sobre a inclusão da iniciativa privada na processo de vacinação no país. Segundo ele, foi a própria pasta que comunicou o compartilhamento da reunião com os demais participantes.

O coronel da reserva disse que no dia 9 de março conheceu Amilton no Instituto Força Brasil, quando o reverendo informou a participação dos representantes da Davati na reunião e a apresentação da proposta de 400 milhões de doses da AstraZeneca ao ministério. Nesse sentido, imbuído de boa-fé e acreditando na seriedade da Davati a partir do pedido da Senah, aceitou-se compartilhar a agenda do IFB no Ministério da Saúde com a referida empresa. E foi somente nessa ocasião que vim a conhecer o senhor. Cristiano Carvalho e o senhor Luiz Paulo Dominguetti. De acordo com o depoimento do representante da Davati à CPI Cristiano Carvalho  integrantes do Instituto Força Brasil o receberam em Brasília com o reverendo Amilton Gomes e teriam o ajudado a fazer essa ponto com o ministério.

CPI ouve empresário que vendeu 1.105% a mais de ivermectina durante pandemia

A CPI ouve na próxima quarta-feira (11) o diretor-executivo da farmacêutica Vitamedic, Jailton Batista. Ele deve falar sobre as vendas do “kit covid”, um conjunto de medicamentos sem eficácia comprovada contra o coronavírus. O depoimento está marcado para as 9h30. A Vitamedic foi alvo de um requerimento de informações aprovado em junho pela comissão. De acordo com relatórios enviados à CPI, apenas as vendas da ivermectina saltaram de 24,6 milhões de comprimidos em 2019 para 297,5 milhões em 2020 um crescimento superior a 1.105%. O preço médio da caixa com 500 comprimidos subiu de R$ 73,87 para R$ 240,90 um incremento de 226%. O requerimento original previa a presença de outro representante da Vitamedic, o empresário José Alves Filho.

A convocação dele foi sugerida pelo relator da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL). José Alves Filho já teve os sigilos telefônico, telemático, fiscal e bancário quebrados pela CPI. Em ofício enviado à comissão, o empresário argumenta que, como acionista da Vitamedic, poderia responder apenas sobre “investimentos fabris e novas aquisições”. Ele sugere que a CPI tome o depoimento de Jailton Batista, a quem caberia “a administração das rotinas diárias” da empresa.

Termina hoje matrícula de pré-selecionados na 2ª chamada do Prouni

Termina hoje (11) o prazo para os candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o segundo semestre deste ano, comparecerem às instituições de ensino para confirmar as informações declaradas na inscrição e fazer a matrícula. O prazo começou no dia 3 último. A lista com o nome dos selecionados e o cronograma do programa podem ser acessadas no site.

Para aqueles que não foram selecionados nas chamadas regulares, o programa oferece ainda a oportunidade de participar da lista de espera. Para isso, o estudante deve manifestar essa intenção pelo site nos dias 17 e 18 de agosto. A divulgação do resultado da lista de espera sai no dia 20 deste mês. As matrículas deverão ser realizadas entre 23 e 27 de agosto. Ao todo, o programa oferece bolsas para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino, localizadas em todos os estados e no Distrito Federal. São mais de 134 mil bolsas ofertadas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais.

O que é o Prouni

O Prouni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. É necessário também que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa, e, nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos. É preciso que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação.

Com desemprego e inflação subindo, ‘índice de miséria’ tem patamar recorde no país, afirma IBGE

A escalada da inflação e a recuperação tímida do mercado de trabalho desencadearam um novo recorde negativo para a economia do país, o do “índice de miséria”. Trata-se de um indicador simplificado que mede a satisfação da população com o panorama econômico atual. Ele agrega o percentual de desempregados no país medido pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o INPC, ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Assim, cria-se uma relação básica entre a queda de renda e aumento do custo de vida.

É utilizado o INPC em vez do IPCA porque este é um índice que retrata melhor a cesta de consumo de famílias de renda mais baixa. Segundo o IBGE, a população-objetivo do índice é moradora de área urbana e tem rendimentos de 1 a 5 salários mínimos. Dentro da metodologia uniformizada pela Pnad em 2012, o mês de maio registra o maior resultado do índice de miséria. Com a taxa de desemprego no Brasil em 14,6% no trimestre encerrado naquele mês, o indicador renovou recorde histórico, chegando a 23,47 pontos.

Safra: Clima impacta e safra de grãos será menor

A safra de grãos será menor do que o projetado inicialmente. As condições climáticas registradas durante o ano safra 2020/2021 impactaram as lavouras. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou, nesta terça-feira (10), que a expectativa para a produção brasileira de grãos no período é de 254 milhões de toneladas, volume menor que a safra anterior em 1,2%. Apesar de ter havido aumento de área plantada em mais de 4%, a redução se deve, principalmente, à queda das produtividades estimadas nas culturas de segunda safra, justificada pelos danos causados pela seca prolongada nas principais regiões produtoras, bem como às baixas temperaturas com eventos de geadas ocorridas nos estados da Região Centro-Sul do país.

Entre as culturas mais afetadas destaca-se o milho. A produção total deve chegar a 86,7 milhões de toneladas, sendo 24,9 milhões de toneladas na primeira safra, 60,3 milhões de toneladas na segunda e 1,4 milhão de toneladas na terceira safra. Apenas para a segunda safra do cereal, a queda na produtividade estimada é de 25,7%, uma previsão de 4.065 quilos por hectare. A redução só não foi maior porque os altos preços do grão impulsionaram um aumento de área plantada em 8,1%, chegando a 14,87 milhões de hectares.

Covid-19: registrados 34,8 mil casos e 1,2 mil mortes em 24 horas

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde registraram 34.885 novos casos de covid-19 e 1.211 mortes em decorrência da doença. As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (10). Com os novos dados, o número de mortes pela covid-19 chegou a 564.773. O acréscimo dos novos casos registrados elevou a quantidade de pessoas infectadas desde o início da pandemia a 20.212.642. Há 625.145 casos em acompanhamento.

O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 chegou a 19.022.724. Os dados em geral são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação do sistema pelas secretarias estaduais. Às terças-feiras os resultados tendem a ser maiores pela regularização dos registros acumulados durante o fim-de-semana.

Estados

No topo do ranking de mortes por unidade da Federação estão São Paulo (141.277), Rio de Janeiro (60.136), Minas Gerais (51.362), Paraná (36.047) e Rio Grande do Sul (33.631). Na parte de baixo da lista estão Acre (1.804), Roraima (1.901), Amapá (1.930), Tocantins (3.576) e Alagoas (5.914). Em relação ao número de casos, São Paulo também lidera, com 4.129.720, seguido por Minas Gerais (2.003.011) e Paraná (1.404.904). As unidades da Federação com menor número de casos são Acre (87.423), Roraima (121.130) e Amapá (121.824).

Dados da covid-19 atualizados pelo Ministério da Saúde em 10/08/2021

SC: Estado confirma 1.126.670 casos, 1.096.809 recuperados e 18.245 mortes

Santa Catarina tem 1.126.670 casos confirmados de Covid-19, sendo que 1.096.809 estão recuperados e 11.616 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta terça-feira, 10. O novo coronavírus causou 18.245 mortes no estado até esta data. A taxa de letalidade atual é de 1,62%. Houve um aumento de 608 no número de casos ativos e há 41 óbitos adicionais em relação à última atualização diária. O total de confirmados subiu 2.038, enquanto 1.389 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas.

>>> Confira aqui o boletim diário desta terça-feira, 10
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 23 municípios sem casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 287 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Xanxerê (240) e Nordeste (225). As que menos têm são Carbonífera (74), Alto Uruguai Catarinense (74) e Extremo-Sul (90). A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 69,7%. Isso significa que, dos 1.529 leitos existentes no estado para adultos, 1.066 estão ocupados, sendo 505 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

SC: Semana começa com chegada e distribuição de novas doses

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina começa a distribuir nesta terça, 10, as doses da vacina contra a Covid-19 que chegaram na segunda, 9. O estado recebeu duas remessas, totalizando 167.690 novas doses, sendo 54.200 da Coronavac e 113.490 doses da vacina Pfizer. Deste total, 140.590 serão encaminhadas aos municípios catarinenses, para aplicação da primeira dose (D1). Nesta terça, no período da tarde, recebem as doses as centrais regionais da Grande Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau e Itajaí. O envio das doses para as demais centrais regionais ainda será confirmado devido às condições meteorológicas que não estão favoráveis para decolagem do avião do Corpo de Bombeiros Militar.

As doses desta remessa serão utilizadas para dar continuidade à vacinação por faixa etária, de forma decrescente, avançando para os adultos com idade entre 29 e 25 anos, e também para a vacinação da população dos grupos prioritários ainda não vacinada. Com mais essas remessas, Santa Catarina soma um total de 6.841.510 doses recebidas desde o início da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. Confira aqui a tabela de distribuição de doses, por município, e as informações repassadas às Secretarias Municipais de Saúde.

Vacinas para segunda dose também são distribuídas: Nesta distribuição, também serão encaminhadas a onze municípios catarinenses 25.740 doses da vacina Pfizer, para aplicação da segunda dose (D2) dentro do intervalo recomendado, que é de 12 semanas. As vacinas serão encaminhadas para os municípios de Blumenau (3.510 doses), Brusque (2.340 doses), Criciúma (3.510 doses), Biguaçu (1.170 doses), Palhoça (1.170 doses), São José (2.340 doses), Balneário Camboriú (2.340 doses), Itajaí (3.510 doses), Jaraguá do Sul (2.340 doses), Joinville (2.340 doses) e Tubarão (1.170 doses), para garantir que os esquemas vacinais iniciados em 19 de maio sejam concluídos. Entre sábado, 7, e segunda, 9, também foram encaminhadas 187.775 doses da vacina AstraZeneca e 25.740 da Pfizer para uso como segunda dose (D2) aos municípios catarinenses, conforme Nota Técnica 39.

População precisa ficar atenta à segunda dose: Levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) na última segunda, 9, mostra que 147.031 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose. Deste total, 84.056 são de pessoas vacinadas com a AstraZeneca e 62.975 de pessoas vacinadas com a Coronavac. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SiPNI), do Ministério da Saúde.

O superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário, vê esse número com preocupação, tendo em vista
que tomar as duas doses da vacina, concluindo o esquema vacinal, é fundamental para que as pessoas fiquem protegidas. “Com a identificação dos primeiros casos da variante Delta no estado, é de extrema importância que a população conclua o esquema vacinal. Somente com a vacinação concluída, com as duas doses, vamos conseguir reduzir os casos graves, além de hospitalizações e óbitos pela Covid-19”, avaliou o superintendente. O estado também recomenda que os municípios orientem a população sobre a importância de retornar para a aplicação da segunda dose e que, se necessário, realizem busca ativa das pessoas que não voltarem no prazo adequado.

Estado confirma mais 1,5 mil casos e 115 óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (10) mais 1.524 casos confirmados e 115 mortes referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.398.587 casos confirmados e 35.844 mortos em decorrência da doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de agosto (1.356), julho (58), junho (49), maio (46) abril (7), março (2), fevereiro (3) e janeiro (1) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: agosto (1) e dezembro (1).

INTERNADOS – 1.093 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 799 pacientes em leitos SUS (463 em UTI e 336 em leitos clínicos/enfermaria) e 294 em leitos da rede particular (137 em UTI e 157 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.534 pacientes internados, 746 em leitos UTI e 788 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 115 pacientes. São 44 mulheres e 71 homens, com idades que variam de 20 a 98 anos. Os óbitos ocorreram de 7 de julho de 2020 a 10 de agosto de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (34), Lapa (7), São José dos Pinhais (5), Ponta Grossa (4), Maringá (4), Colombo (4), Castro (4), Campo Largo (4), Cambé (4), Londrina (3), Campo Magro (3), Siqueira Campos (2), Foz do Iguaçu (2), Campina Grande do Sul (2) e Assis Chateaubriand (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Verê, Toledo, Telêmaco Borba, São Miguel do Iguaçu, Sertanópolis, Sertaneja, Ramilândia, Piraquara, Pinhais, Paranavaí, Nova Santa Rosa, Mauá da Serra, Matelândia, Mandirituba, Jataizinho, Itaperuçu, Ibiporã, Guarapuava, Goioerê, Fênix, Figueira, Fazenda Rio Grande, Colorado, Cianorte, Cascavel, Bocaiúva do Sul, Balsa Nova, Araucária, Arapongas, Apucarana e Almirante Tamandaré.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.317 casos de residentes de fora do Estado, 203 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Paraná recebe 108 mil vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira

O Paraná vai receber 108.810 vacinas contra a Covid-19 nesta quarta-feira (11). A primeira parte (50.310 da Pfizer/BioNTech) chega no voo LA-4721 no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 19h10. A segunda, com 58.500 da parceria AstraZeneca/Fiocruz, tem pouso confirmado às 20h05 (AD-4078). Os imunizantes da Pfizer/BioNTech são destinados integralmente para a primeira dose (D1) da população em geral acima de 18 anos. As AstraZeneca/Fiocruz são para segunda dose (D2). As vacinas fazem parte do lote anunciado pelo governo federal nesta terça-feira (9).

Conforme protocolo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as vacinas serão enviadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde permanecerão armazenadas até que seja definida a distribuição dos imunizantes. A Secretaria aguarda a divulgação do Informe Técnico do Ministério da Saúde referente a essa remessa. Nesta terça-feira (10), mais de 200 mil vacinas contra a doença foram enviadas para as 22 Regionais de Saúde do Estado. Os imunizantes são, em sua maioria, primeiras doses, além de um pequeno quantitativo para a segunda aplicação.  Até agora, o Paraná já aplicou 8.760.359 vacinas, sendo 6.222.641 primeiras doses e 2.537.718 segundas doses ou doses únicas. Em 10 dias de agosto, 678.724 doses foram aplicadas no Estado, média de 67.872 por dia.

Aparelho respiratório permite terapia em casa para casos pós-covid-19

Um novo aparelho que facilita a terapia muscular respiratória (TMR) – que anteriormente podia ser feita apenas em hospitais – foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O exercício com o aparelho é necessário em casos de dispneia, que ocorre, normalmente, em pacientes que apresentam fraqueza nos músculos usados na respiração. “[As equipes médicas] tiveram acesso a um equipamento importado, um dispositivo descartável, de um custo em torno de R$ 200”, explica Éder Sócrates Najar Lopes, do Departamento de Manufatura e Materiais, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp. O novo aparelho, feito de plástico, borracha e aço inoxidável, tem custo de produção estimado em cerca de R$ 50. Os pesquisadores explicam que o aparelho é indicado para reabilitação de pacientes com doenças que impactam na oxigenação do sangue, como câncer de pulmão, asma e enfisema pulmonar. A nova tecnologia para a TMR é útil no tratamento de pacientes pós-covid, quando, muitas vezes, a dispneia se mantém mesmo após a cura. A fisioterapia respiratória ajuda na recuperação desses casos.

De acordo com o professor, o equipamento não é descartável. “A primeira demanda era para tornar ele reutilizável. Isso passa [pelo fato de] que a pessoa consiga desmontar, higienizar, montar, então tem que ser bem fácil, bem simples”, explica Lopes. Ele afirma também que, pelas dificuldades de higienização e custo, o uso desse dispositivo ficava restrito aos pacientes que estavam no Hospital das Clínicas. Lopes compara o novo produto a um aparelho de inalação. “Quando eu era criança, para fazer inalação, tinha que fazer no hospital ou na farmácia. Hoje, ele já está nas residências, de fácil operação”, explica. A Agência de Inovação Inova Unicamp depositou um pedido de patente no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi). Os próximos passos envolvem testes clínicos. Grupos de 30 pacientes do Hospital das Clínicas da Unicamp que tenham doenças ocupacionais, doenças obstrutivas crônicas e tabagistas, serão acompanhados por 12 semanas em que farão uso do aparelho. O estudo ainda depende de aprovação e financiamento. Além da Faculdade de Engenharia Mecânica e do Hospital das Clínicas, o projeto envolveu pesquisadores da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp.

Argélia: número de mortos em incêndios sobe para 42

O governo da Argélia afirmou nessa terça-feira (10) que as dezenas de incêndios florestais, que já mataram 42 pessoas no país, foram provocados. Entre os mortos estão 25 soldados destacados para combater o fogo, que também destruiu moradias a leste da capital do país. Colunas de fumaça subiam dos focos do incêndio na floresta, na região de Tizi Ouzou, na terça-feira, enquanto moradores utilizavam galhos de árvores e jogavam água de vasilhas e garrafas plásticas tentando apagar as chamas da maneira que fosse possível. Várias casas ficaram queimadas e famílias tiveram que ir para hotéis, albergues e alojamentos estudantis, segundo testemunhas, enquanto a fumaça densa prejudica a visibilidade para as equipes dos bombeiros. “Tivemos uma noite de terror. Minha casa está completamente queimada”, disse Mohamed Kaci, que deixou a vila de Azazga com sua família e foi para um hotel.

O ministro do Interior, Kamel Beldjoud, afirmou que uma investigação será iniciada para identificar os responsáveis pelos incêndios. “Apenas mãos criminosas podem estar por trás desses incêndios simultâneos, com cerca de 50 focos em várias localidades da província”. Ao discursar no canal estatal de televisão na noite de terça-feira, o primeiro-ministro Ayman Benabderrahmane disse que o número de mortos havia subido para 42, incluindo 25 membros das Forças Armadas. O governo está em “conversas avançadas com parceiros (internacionais) a fim de alugar aviões para ajudar a acelerar o processo de extinção dos incêndios”, acrescentou. Bombeiros e o Exército ainda estão tentando conter os focos de incêndio, e Beldjoud afirmou que a prioridade é evitar novas vítimas. Ele prometeu uma compensação financeira para os afetados pelos incêndios.

Governador de Nova York renuncia após revelações de assédio sexual

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou nesta terça-feira sua renúncia do cargo, após uma investigação que revelou que ele assediou sexualmente 11 mulheres, aumentando a pressão legal e pedidos do presidente Joe Biden e outros para sua saída, uma queda surpreendente para um homem visto como um possível candidato à Presidência dos Estados Unidos. Cuomo, um democrata que servia desde 2011 como governador do quarto Estado mais populoso dos Estados Unidos, fez o anúncio depois que a procuradora-geral de Nova York, Letitia James, em 3 de agosto, divulgou os resultados de uma investigação independente de cinco meses que concluiu que ele havia se envolvido em conduta que violou leis federais e estaduais. O governador informou que sua renúncia entrará em vigor em 14 dias.

A investigação, detalhada em um relatório de 168 páginas, concluiu que Cuomo apalpou, beijou ou fez comentários sugestivos para mulheres, incluindo atuais e ex-funcionários do governo – uma delas policial estadual – e retaliou pelo menos uma mulher que o acusou de má conduta sexual. Cuomo nega qualquer irregularidade. A vice-governadora Kathy Hochul, uma democrata do oeste de Nova York, assumirá como governadora do Estado de mais de 19 milhões de pessoas até o final do mandato de Cuomo em dezembro de 2022, conforme definido na Constituição estadual, tornando-se a primeira mulher a ocupar o cargo. A renúncia de Cuomo marca a segunda vez em 13 anos que um governador de Nova York renuncia após um escândalo – em 2008 foi Eliot Spitzer que deixou o cargo por envolvimento com prostitutas. Cuomo também se tornou o mais recente homem poderoso derrubado após a ascensão do movimento social #MeToo contra o abuso e assédio sexual que abalou a política, Hollywood, o mundo dos negócios e os locais de trabalho. Sua renúncia poupou Cuomo de uma possível destituição do cargo por meio de um processo de impeachment na Assembleia estadual. Uma investigação de impeachment em andamento apenas prometeu se intensificar.

Surfe: Ítalo Ferreira avança direto na abertura da etapa mexicana

No primeiro dia de disputas do Mexico Open, 7ª etapa do Circuito Mundial de Surfe, disputada na Praia Barra de la Cruz, os olhares se concentraram no primeiro campeão olímpico do surfe. E o brasileiro Ítalo Ferreira não frustrou a expectativa de seus admiradores nesta terça-feira (10). Pois, apesar de não vencer na sua bateria, avançou para a terceira fase. O potiguar, que ocupa a segunda posição do ranking do Circuito Mundial de Surfe, somou 13,93 pontos e foi superado em sua primeira bateria no evento pelo também brasileiro Mateus Herdy, que alcançou 14,13 pontos. O também brazuca Peterson Crisanto ficou em terceiro e vai para a repescagem.

O líder do circuito, Gabriel Medina, também não conseguiu vencer na estreia, mas avançou. O surfista de São Sebastião conseguiu fazer 10,13 pontos, ficando atrás do australiano Jack Robinson (13,83), mas à frente do mexicano Diego Cadena (7,90). Além de Ítalo Ferreira, Gabriel Medina e Mateus Herdy, o Brasil já tem na terceira fase Filipe Toledo, Caio Ibelli e Miguel Pupo. O Brasil também tem seis representantes na repescagem: Peterson Crisanto, Yago Dora, Deivid Silva, Jadson André, Alex Ribeiro e Adriano de Souza.

São Paulo e Palmeiras ficam no 1 a 1 pela Libertadores

São Paulo e Palmeiras ficaram no 1 a 1, na noite desta terça-feira (10) no estádio do Morumbi, no Choque-Rei que definirá um dos semifinalistas da Copa Libertadores. Agora, antes da decisiva partida de volta das oitavas da Libertadores, o Palmeiras visita o Atlético-MG no próximo sábado (14) no estádio do Mineirão, enquanto o São Paulo recebe o Grêmio no mesmo dia no Morumbi.

Sul-Americana: Artur brilha e Bragantino derrota Rosario na Argentina

O Bragantino derrotou o Rosario Central (Argentina) por 4 a 3 em pleno estádio Gigante de Arroyito, em Rosário, na noite desta terça-feira (10), e deu um grande passo rumo à classificação para as semifinais da Copa Sul-Americana. Antes de definir o seu futuro na Copa Sul-Americana, o Bragantino mede forças com o Juventude no próximo sábado (14) contra o Juventude, a partir das 17h.

PSG anuncia oficialmente a contratação de Lionel Messi

O PSG (França) anunciou oficialmente a contratação de Lionel Messi. Segundo comunicado divulgado pela equipe de Paris no final da tarde desta terça-feira (10), o craque argentino acertou um vínculo de dois anos, com a opção de um ano adicional. “Estou impaciente para começar um novo capítulo da minha carreira em Paris”, declarou Messi após a assinatura do contrato. No time francês o argentino usará a camisa 30, número que usava no início de sua carreira.

“O clube e a sua visão estão em perfeita harmonia com as minhas ambições. Eu sei o quão talentosos os jogadores e a equipe são aqui. Estou decidido a construir, ao lado deles, algo grande para o clube e para os torcedores. Mal posso esperar para chegar ao gramado do Parque dos Príncipes”, afirmou o atacante, que acaba de deixar o Barcelona (Espanha), equipe que defendeu por mais de 20 anos. “Estou muito satisfeito por Lionel Messi ter escolhido defender o PSG e estamos orgulhosos de recebê-lo em Paris, com sua família”, disse o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaïfi.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495