OMS: vacina contra covid-19 pode estar pronta até o fim do ano

Uma vacina contra a covid-19 pode estar pronta até o fim deste ano, disse o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, nessa terça-feira (6), sem dar mais detalhes. Ele pediu solidariedade e compromisso político de todos os líderes para garantir a distribuição igualitária de vacinas, assim que elas se tornarem disponíveis. “Vamos precisar de vacinas e há esperança de que possamos ter uma vacina até o final deste ano. Há esperança”, disse Tedros em discurso ao fim de dois dias de reuniões do Conselho Executivo da OMS.

O órgão regulador da União Europeia lançou uma análise em tempo real da potencial vacina desenvolvida pela Pfizer com a BioNTech, anunciou a entidade, após a adoção de medida similar para a vacina experimental da AstraZeneca na semana passada. O anúncio da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) pode acelerar o processo de aprovação de uma vacina bem-sucedida no bloco. Nove vacinas experimentais fazem parte da iniciativa global Covax, que visa a distribuir 2 bilhões de doses até o fim de 2021. Até agora, cerca de 168 países se juntaram à Covax, mas nem a China, nem os Estados Unidos, tampouco a Rússia estão entre eles.

O governo do presidente Donald Trump disse que, em vez disso, está contando com acordos bilaterais para garantir o fornecimento de fabricantes de vacinas. “Para vacinas e outros produtos que estão em desenvolvimento, o mais importante é o compromisso político de nossos líderes, especialmente na distribuição igualitária das vacinas”, disse Tedros. “Precisamos uns dos outros, precisamos de solidariedade e precisamos usar toda energia que temos para combater o vírus”, acrescentou.

SC: Saúde e Educação definem regras para retorno das atividades presenciais nas escolas públicas e privadas

As Secretarias de Estado da Saúde e de Educação publicaram nesta terça-feira, 6, a portaria nº 778 que regulamenta o retorno às atividades presenciais nas escolas públicas e privadas em Santa Catarina. A retomada vem sendo debatida entre as pastas de Saúde, Educação, Defesa Civil e entidades que integram o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES).

Pela determinação, as atividades presenciais só poderão retornar em regiões que se encontram com risco Moderado (Cor Azul) ou Alto (Cor Amarela), na Matriz de Avaliação de Risco Potencial, e que tenham obtido a homologação do Plano de Contingência Escolar (PlanCon) junto ao Comitê Municipal de Gerenciamento da Pandemia de Covid-19, conforme estabelecido na Portaria Conjunta SED/SES/DCSC nº 750, de 25 de setembro de 2020. Em regiões classificadas como estado Gravíssimo (Cor Vermelha), o retorno não está permitido.

>>> Confira a Portaria nº 778 na íntegra

Já nas regiões classificadas como Grave (Cor Laranja) estarão autorizadas, neste momento, as atividades de reforço pedagógico individualizado, sendo exigido, da mesma forma, que se tenha o Plano de Contingência homologado. No Estado, 11 das 16 regiões de saúde estão classificadas nessa faixa de risco. As recomendações para cada região seguem o previsto no PlanCon e as recomendações sanitárias para cada região são regulamentadas pela portaria 658.

O retorno das atividades escolares deve ser de forma gradativa, com intervalos mínimos de sete dias entre os grupos regressantes, em cada estabelecimento, com o monitoramento da evolução do contágio da Covid-19. Será priorizado o retorno das atividades presenciais aos estudantes de final de nível e aos alunos que não tiveram acesso às atividades escolares no regime de atividades não presenciais.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, destaca que a questão foi amplamente debatida e voltou a destacar o plano executado pela pasta de Educação. “É uma retomada gradual e com responsabilidade e regramentos, como temos feito com todas as atividades até aqui”, completou. Para o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, essa portaria é um passo importante para a educação no Estado, uma vez que aponta o regramento a ser seguido pelas escolas para que as atividades escolares possam ser retomadas com total segurança e que, por meio da educação, possamos contribuir para que Santa Catarina continue tendo bons números na gestão da pandemia”.

Campanha Vote com Segurança orienta sobre os cuidados durante as Eleições 2020

Para as Eleições Municipais de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) instituiu protocolos sanitários a fim de proteger eleitores, candidatos, agentes da Justiça Eleitoral e demais profissionais que atuarão no pleito. E, para informar sobre as ações do Tribunal nesse sentido, prevendo a garantia da proteção de todos durante a votação, principalmente em razão da pandemia de Covid-19, foi lançada a campanha “Vote com Segurança”.

A iniciativa do TSE busca esclarecer e orientar todos os participantes do processo eleitoral sobre como será a votação nas Eleições 2020. No material que foi distribuído a emissoras de todo o país, o médico Roberto Kalil, que gratuitamente cedeu sua imagem, repassa informações sobre os principais cuidados a serem tomados para uma votação segura. Todas as regras foram estipuladas no Plano de Segurança Sanitária, elaborado por médicos dos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e Fiocruz.

Uma série de vídeos e spots produzidos pelo Tribunal traz dicas sobre o passo a passo da votação, cuidados e lembretes que devem ser tomados antes de sair de casa, bem como todas as informações sobre os dias e horários das eleições.

Vote com Segurança

Para realizar a campanha, motivada pela pandemia de Covid-19, o TSE ouviu alguns dos maiores especialistas médicos, infectologistas e biólogos do país e estabeleceu um Plano de Segurança Sanitária. A preocupação da Justiça Eleitoral é evitar aglomerações e a disseminação do novo coronavírus nas mais de 401 mil seções eleitorais espalhadas pelo país.

Conforme o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020, todas as seções eleitorais terão álcool em gel para limpeza das mãos dos eleitores antes e depois da votação, e os mesários receberão máscaras, face shield (protetor facial) e álcool em gel para proteção individual. Cartazes serão afixados com os procedimentos a serem adotados por todos. Os materiais foram doados ao TSE por importantes empresas e entidades brasileiras, evitando custo ao poder público num momento em que o foco é combater a pandemia.

A principal mensagem da Justiça Eleitoral é a de que o eleitor assim como os mesários e demais colaboradores permaneça de máscara desde o momento em que sair de casa, evitando contato físico com outras pessoas e cumpra o dever cívico da forma mais ágil possível, sem permanecer por tempo desnecessário nos locais de votação.

Celso de Mello é homenageado em última sessão de colegiado do STF

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), participou hoje (6) de sua última sessão na Segunda Turma da Corte. Na próxima terça-feira (13), o ministro vai se aposentar. Mello está no STF desde 1989, quando foi nomeado pelo então presidente José Sarney. O ministro se aposentaria compulsoriamente em 1º de novembro ao completar 75 anos, idade máxima para manutenção de servidores públicos na ativa, mas decidiu antecipar sua saída para a semana que vem. Mello ainda deve participar de duas sessões do plenário do Supremo nesta semana.

Ao final da sessão da Segunda Turma, Celso de Mello recebeu homenagens dos integrantes do colegiado. Para o ministro Gilmar Mendes, Mello dedicou sua carreira para defender a democracia e seu legado “vai iluminar gerações”. “Esta singela homenagem revela um sentimento abundante de gratidão de todos pelo convívio amigo de uma personalidade histórica, um jurista cuja densidade intelectual iluminará gerações, uma figura unanimemente louvada pela comunidade jurídica nacional, não apenas pelas suas contribuições para o direito, mas sobretudo pelo primor ético, cortês e agregador da sua atuação como membro deste tribunal”, disse Mendes.

Edson Fachin elogiou a postura de Celso de Mello como juiz e disse que sua contribuição para a Corte foi notável. “Vamos guardar as lições dos votos de Vossa Excelência, guardarei o comportamento exemplar de magistrado”. Ricardo Lewandowski destacou o papel importante do ministro para o país. “Nos 15 anos que tive o privilégio de acompanhar Sua Excelência, o ministro Celso de Mello, eminente decano desta Suprema Corte, vi que Sua Excelência conquistou sabedoria, mas soube usá-la em prol do avanço civilizatório da nação brasileira”, afirmou.

A ministra Cármen Lúcia disse que o ministro é um exemplo de como os magistrados devem atuar. “A aposentadoria não faz passar a lição que é Vossa Excelência como ser humano e juiz. Muito obrigado por repartir conosco essa tão grande densidade humana que Vossa Excelência tem”. Celso de Mello agradeceu a homenagem e disse que ficou emocionado com as palavras dos colegas. “Agradeço profundamente as palavras generosas e as atribuo com votos de plena felicidade a Vossas Excelências desta colenda Segunda Turma”.

Governo exonera Rêgo Barros do cargo de porta-voz da Presidência

O governo publicou no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (7) a exoneração do porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros. O general de divisão havia sido escolhido para a função em janeiro de 2019. No final de agosto deste ano, o governo federal informou que iria “desativar” o cargo de porta-voz da Presidência da República. A decisão foi tomada em razão da edição da medida provisória 980/20, que recriou o Ministério das Comunicações.

Barros é militar da ativa, com experiência em comunicação social e no contato com a imprensa. Ele tem no currículo participação na Missão de Paz no Haiti. Ele também chefiou o Centro de Comunicação Social do Exército, sob o comando do general Eduardo Villas Boas, sucedido no posto pelo general Edson Leal Pujol.

Durante o ano de 2019, Rêgo Barros costumava conceder entrevistas diárias à imprensa, no Palácio do Planalto, para detalhar a agenda de Bolsonaro e responder a questionamentos da imprensa. Em 2020, contudo, o chamado “briefing diário” não aconteceu mais. No início de maio, Rêgo Barros, que tem 59 anos, contraiu o novo coronavírus.

Senadores marcam sabatina de Kassio Nunes para 21 de outubro

A sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado do juiz federal Kassio Nunes Marques, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal, no lugar do ministro Celso de Mello, está marcada para próximo dia 21 de outubro. A presidente da Comissão, senadora Simone Tebet (MDB-MS), deve designar o relator para a indicação na próxima quinta-feira (8).

A data está dentro da semana de esforço concentrado 19 a 23/10 que os senadores farão em outubro. O calendário para o mês que antecede as eleições municipais com primeiro turno marco para 15 de novembro, foi definido junto com as durante a reunião de líderes do Senado nesta terça-feira (6). No caso de Kassio Nunes, se aprovada a indicação pela CCJ, deverá ser analisada no mesmo dia pelo plenário da Casa. Além de sabatinas que também avaliarão indicações de nomes para o Tribunal de Contas da União, Agências Reguladoras e para Comissão de Valores Imobiliários, órgão ligado ao Ministério da Economia, o calendário de outubro prevê um recesso branco pausa informal das atividades sem deliberações, comum no período eleitoral entre os dias 26 e 30/10.

Câmara cancela sessão após obstrução de partidos

A Câmara dos Deputados cancelou a sessão de votações da tarde desta terça-feira (6) após obstrução de vários partidos. O primeiro item da pauta era a Medida Provisória 993/20, que permite a prorrogação pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), até o dia 28 de julho de 2023, de 27 contratos de pessoal por tempo determinado. Não há outra sessão de votação marcada para esta semana na Casa.

No início da tarde, líderes de siglas da oposição anunciaram a obstrução da pauta de votação até que seja pautada a Medida Provisória 1000/20, que prorroga o auxílio emergencial até dezembro com o valor de R$ 300 mensais. A oposição tem articulado para que o governo mantenha o valor de R$ 600 até o final do ano. “Estamos entrando em obstrução política. O governo faz de tudo para deixar a medida provisória caducar porque ela já está com seus efeitos sendo realizados. O governo não quer votar a medida provisória. Não aceitaremos votar nada se não entrar em pauta a MP 1000, do auxílio emergencial, em respeito ao país”, disse o líder da minoria, José Guimarães (PT-CE).

Mandado de medida protetiva deve ser cumprido em 48 horas, decide CNJ

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu nesta terça-feira (6) que os oficiais de Justiça terão prazo de 48 horas para cumprir mandados de medidas protetivas para mulheres vítimas de violência doméstica. A resolução que estabeleceu a regra foi aprovada por unanimidade durante sessão do conselho.

Segundo o CNJ, antes da resolução, não havia prazo para notificação do acusado de agressão sobre as medidas de proteção autorizadas pela Justiça, como proibição de manter contato com a vítima. A norma também definiu que a Justiça deverá comunicar com mais rapidez, por meio de ligação telefônica, mensagem de texto, ou e-mail, a entrada ou saída do autor da prisão.

Para a conselheira Maria Cristiana Ziouva, autora da proposta, a medida é necessária para garantir a urgência de proteger a integridade física da vítima. “Hoje em dia, não existe um prazo para que os oficiais de Justiça entreguem a ordem de medida protetiva, o que faz com que se perca da urgência do mandado”, explicou.

Prazo para pagar inscrição no Revalida 2020 termina nesta quarta-feira

Termina nesta quarta-feira (7) o prazo de pagamento da inscrição no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020. O Revalida objetiva validar o diploma de medicina obtido no exterior. O valor da taxa relativa à primeira etapa do Revalida 2020 é R$ 330. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, alerta os interessados para que fiquem atentos ao prazo de compensação bancária. O pagamento pode ser feito nas agências bancárias, Correios e casas lotéricas. O boleto válido deve ser gerado pelo Sistema Revalida.

O Inep orienta que o boleto deve ser pago respeitando os horários de compensação bancária, sob pena de a inscrição não ser confirmada. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, dos Correios ou em casa lotérica, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários. O boleto deve ser gerado pelo Sistema Revalida. Para acessar a Página do Participante do Revalida, o inscrito deve, obrigatoriamente, realizar o cadastro no portal do Governo Federal. O login e a senha, únicos para todos os serviços federais, serão necessários para acompanhar a situação da inscrição. A prova escrita da edição 2020 do exame será aplicada no dia 6 de dezembro.

Pandemia acelerou transformação digital no setor de entretenimento

A indústria do entretenimento e mídia tornou-se mais remota, mais virtual, mais transmitida sob demanda e mais personalizada com as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus. É o que mostra o estudo Global Entertainment & Media Outlook 2020-2024, da empresa de consultoria e auditoria PwC Brasil. No país, a previsão de recessão do setor em 2020 é de 6,5% em relação ao ano anterior, o que representa queda de US$ 2,5 bilhões na receita.

Segundo avaliação da PcW Brasil, os impactos da pandemia demandaram rápida reação do setor e a agilização da transformação digital, levando em consideração os novos hábitos de consumo. “Determinados setores mostraram sua resiliência no pior momento da crise, sempre fortalecidos pela influência digital, enquanto outras áreas se ressentiram, especialmente aquelas cuja experiência presencial do consumidor é fundamental”, disse o líder de Entretenimento e Mídia da PwC Brasil, Ricardo Queiroz.

Segundo o estudo, a pandemia fez com que o crescimento da indústria global de entretenimento e mídia fosse interrompido, e a previsão é que a receita do setor em 2020, em todo o mundo, terá a queda mais acentuada nos 21 anos de história da pesquisa, com retração de 5,6% em relação a 2019 mais de US$ 120 bilhões em termos absolutos. Apesar disso, as expectativas do levantamento são positivas e mostram que a indústria do entretenimento e mídia deve se recuperar nos próximos cinco anos, com previsão de crescimento anual médio de 2,47% no Brasil, com lastro principalmente na transformação digital.

No entanto, a crise não atinge o setor de forma igualitária. O estudo mostra que as dificuldades são mais acentuadas em segmentos que foram fechados devido às restrições impostas pela covid-19, como música ao vivo, cinema e feiras. Com cinemas fechados e lançamentos de filmes atrasados, as estimativas da PwC são de que as receitas do cinema em todo o mundo devem cair quase 66% este ano. A previsão é que em 2024 essa receita fique abaixo do nível de 2019. Como resultado do contexto de pandemia, os segmentos de entretenimento e mídia estão sendo transformados antes do que havia sido projetado inicialmente, revelou a PwC. Um exemplo disso é a bilheteria do cinema versus vídeo sob demanda por assinatura (SVOD). “Em 2015, a receita de bilheteria era três vezes maior que o SVOD. A receita de SVOD ultrapassará a da bilheteria em 2020 e deve aumentar nos próximos cinco anos, atingindo mais do que o dobro da bilheteria em 2024”, informou a empresa.

Governo arrecada R$ 4 mi em leilões de bens apreendidos do tráfico

Balanço divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta terça-feira (6) aponta recordes em arrecadação com a venda de bens confiscados do tráfico no país. Somente no Paraná, já foram arrecadados R$4,1 milhões desde outubro do ano passado com a venda de 282 itens, entre carros, caminhões, motocicletas, embarcações e um imóvel. O recurso é destinado ao Fundo Nacional Antidrogas (Funad), que já arrecadou R$100 milhões com as vendas. O fundo financia políticas e projetos de prevenção e de combate a entorpecentes.

Até 2019, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais eram os cinco estados que mais acumulavam bens apreendidos de traficantes nos pátios policiais. No ano passado, a pasta destinou R$38,5 milhões em ações que fortalecem o combate ao crime organizado no Brasil, entre elas, ações inovadoras, como o sistema de radiocomunicação digital instalado na fronteira do Paraná com o Paraguai. Um investimento de aproximadamente R$13 milhões viabilizou o intercâmbio de informação entre os agentes que atuam em operações de combate a ilícitos na região.

No ano passado, o Paraná recebeu do Funad mais de R$6 milhões para a aquisição de viaturas e equipamentos. Já foram entregues 45 veículos adquiridos com o recurso e sete estão previstos ainda para este ano. O dinheiro arrecadado pelo fundo também é destinado ao reforço das ações policiais de enfrentamento ao tráfico. Para os próximos meses, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) disponibilizará para leilão, no Paraná, 767 ativos, dentre veículos, aparelhos de televisão, celulares, Ipad, notebook, imóveis, embarcações, dentre outros. Os leilões serão anunciados na página da Senad por meio do site.

Países europeus enfrentam escassez de remdesivir para tratar covid-19

Os países europeus estão enfrentando escassez do medicamento remdesivir, contra a covid-19, à medida que o abastecimento limitado está se esgotando, disseram autoridades, em meio ao aumento de casos na Europa e com os Estados Unidos tendo comprado a maior parte da produção da farmacêutica Gilead. A diretora comercial da Gilead, Johanna Mercier, disse que a empresa espera estar em condições, na semana que vem, de atender aos pedidos que chegam da Europa, e até o fim de outubro, atender à demanda global em tempo real pelo remdesivir.

Em julho, os 27 países da União Europeia (UE) e o Reino Unido garantiram doses para tratar cerca de 30 mil pacientes. Os Estados Unidos (EUA) assinaram um acordo para mais de 500 mil tratamentos, respondendo pela maior parte da produção da Gilead até setembro. “O remdesivir acabou”, disse o porta-voz do Ministério da Saúde holandês, Martijn Janssen, à Reuters, acrescentando, no entanto, que novas entregas são esperadas em breve.

O medicamento antiviral demonstrou encurtar o tempo de recuperação hospitalar em casos graves de covid-19. O remdesivir e o esteroide dexametasona são os únicos medicamentos autorizados na Europa para o tratamento da covid-19. Ambos foram dados ao presidente dos EUA, Donald Trump, que também está recebendo um coquetel experimental de anticorpos após ter testado positivo para o vírus. As hospitalizações em toda a Europa têm aumentado rapidamente, embora na maioria dos países ainda estejam muito abaixo dos níveis de abril a junho.

O ministro da Saúde da Polônia, Adam Niedzielski, disse que o remdesivir estava em falta em alguns hospitais. A última remessa do pedido da UE para o país chegou na sexta-feira passada. A Espanha, que tem a maior taxa de infecção da Europa, viveu escassez no fim de agosto, segundo sua agência de medicamentos. Agora tem doses suficientes para atender às necessidades nas próximas semanas, informou o Ministério da Saúde. O Reino Unido racionou seu fornecimento, priorizando os pacientes com covid-19 que mais precisam.

Covid-19: Brasil registra 819 mortes e 41.906 casos nas últimas 24h

O Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 819 mortes e 41.906 novos casos do novo coronavírus. Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgados pela pasta no início da noite desta terça-feira (6). O número de óbitos em função da pandemia do novo coronavírus chegou a 147.494. Até ontem, o total era de 146.675. Outros 2.579 óbitos estão em investigação.

Os casos acumulados de covid-19 atingiram 4.969.141. Até ontem, o painel do Ministério da Saúde marcava 4.927.235 casos desde o início da pandemia. Ainda há 468.776 pacientes em acompanhamento. Até o momento, 4.352.871 pessoas já se recuperaram da doença. Isso representa 87,6% do total de infectados pelo vírus no Brasil. Às terças-feiras, por causa de um acúmulo que ocorre nas notificações aos finais de semana, o número de mortes e de novos casos costuma ser maior.

Covid-19 nos estados

Nas últimas 24 horas, o estado de São Paulo registrou 270 mortes e 6.260 novos casos de coronavírus. É o maior número de mortes registrado em um único dia desde 22 de setembro, quando o estado computou 282 novas mortes. O recorde de mortes em um único dia ocorreu no dia 13 de agosto, quando foram computados 455 óbitos.

Com isso, o estado soma agora 36.490 mortes e 1.010.839 casos confirmados, desde o início da pandemia. Do total de casos diagnosticados, 888.042 pessoas já estão recuperadas da doença, sendo 111.003 delas após internação. Há 8.948 pessoas internadas em todo o estado em casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus, sendo que 3.908 delas estão em estado grave. A taxa de ocupação de leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) é de 43,3% no estado e de 41,9% na Grande São Paulo.

Rio de Janeiro é o segundo estado com o maior número de mortes por covid-19 com 18.883, seguido por Ceará (9.084), Pernambuco (8.356) e Minas Gerais (7.704). As Unidades da Federação com menos óbitos são Roraima (661), Acre (668), Amapá (721), Tocantins (975) e Mato Grosso do Sul (1.376).

SC: Estado confirma 221.442 casos, 211.255 recuperados e 2.872 mortes por Covid-19

Há 221.442 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, sendo que 211.255 estão recuperados e 7.315 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 6. Até esta data, 2.872 óbitos foram causados pelo coronavírus. A taxa de letalidade atual é de 1,3%.

>>> Confira aqui o boletim diário desta terça-feira, 6
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

São 295 as cidades catarinenses com pelo menos um caso confirmado e 228 as que já registraram óbitos. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, com 22.743 casos. Na sequência, aparecem Florianópolis (13.969), Blumenau (12.020), Itajaí (8.030), São José (7.752), Balneário Camboriú (7.273), Criciúma (7.262), Chapecó (6.904), Palhoça (6.202) e Brusque (5.796). Dos 1.528 leitos de UTI existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 901 ocupados, sendo 194 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 59% e há 627 leitos vagos atualmente.

Paraná: Boletim da Sesa registra 1.340 novos casos da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde confirma nesta terça-feira (06), 1.340 novos casos e 54 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma agora 184.194 casos e 4.629 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

INTERNADOS –  764 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados hoje; 647 pacientes estão em leitos SUS ( 301 em UTI e 346 em leitos clínicos/enfermaria) e 117 em leitos da rede particular (49 em UTI e 68 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.011 pacientes internados, 430 em leitos UTI e 581 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS –  A secretaria estadual informa a morte de mais 54 pacientes, todos estavam internados. São 22 mulheres e 32 homens, com idades que variam de 29 a 97 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 13 de julho a 06 de outubro.

Os pacientes que faleceram residiam em: Londrina (14), Curitiba (12), Maringá (5), Rolândia (3), Arapongas (2), Doutor Camargo (2), Foz do Iguaçu (2) e, um caso em cada um dos seguintes municípios: Araruna, Araucária, Campo Largo, Ibaití, Jaguapitã, Nova Esperança, Paiçandu, Palmas, Paranaguá, Porecatu, Sabaúdia, São José do Pinhais, Siqueira Campos e Tibagi.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 1.965 casos de residentes de fora, 44 pessoas foram a óbito.

INTERNACIONAL

Duas cientistas vencem Nobel de Química por pesquisa com genoma

As cientistas Emmanuelle Charpentier e Jennifer Doudna venceram o Prêmio Nobel de Química de 2020 pelo desenvolvimento de um método de edição de genoma, informou hoje (7) a Real Academia Sueca de Ciências, que concede a premiação. “Emmanuelle Charpentier e Jennifer A. Doudna descobriram uma das principais ferramentas da tecnologia genética: a tesoura genética CRISPR/Cas9”, disse a Real Academia ao anunciar o prêmio de 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 1,1 milhão.

“Essa tecnologia teve um impacto revolucionário na vida das ciências, está contribuindo com novas terapias para o câncer e pode tornar realidade o sonho de curar doenças hereditárias.” Charpentier, que é francesa, e Doudna, norte-americana, se tornaram a sexta e a sétima mulheres a vencerem um Nobel de Química, se juntando a nomes como Marie Curie, que venceu em 1911, e mais recentemente Frances Arnold, em 2019. Mantendo a tradição, o prêmio de Química é o terceiro Nobel anunciado todos os anos, após os de Medicina e de Física.

Os prêmios por conquistas nas áreas de ciências, literatura e paz foram criados e financiados pelo empresário sueco e inventor da dinamite Alfred Nobel e são entregues desde 1901, com o prêmio para a Economia vindo depois. Como em outras áreas, a pandemia do novo coronavírus reformulou o Nobel deste ano, com eventos tradicionais, como um grande banquete, cancelados ou transformados em online, enquanto as pesquisas sobre a covid-19 especialmente a busca por uma vacina dominaram os holofotes científicos.

Venezuela: ONU prorroga inquérito sobre crimes contra a humanidade

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) prorrogou nessa terça-feira (6) por dois anos o mandato de investigadores que documentaram execuções, desaparecimentos e tortura na Venezuela, que dizem equivaler a crimes contra a humanidade. A entidade repudiou a “repressão e perseguição direcionadas e generalizadas” de forças de segurança e apelou ao governo do presidente Nicolás Maduro para cooperar com uma análise preliminar iniciada pelo Tribunal Penal Internacional (TPI).

“Continuamos a ver casos novos de execuções arbitrárias, tortura e outras violações graves de direitos humanos naquele país”, disse Silvia Elena Alfaro Espinosa, embaixadora do Peru na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra, ao apresentar a resolução. O embaixador da Venezuela, Jorge Valero, rejeitou o texto, que também teve o apoio da União Europeia, por vê-lo como “demonstração clara de manipulação e politização do conselho”.

“O presidente Maduro gostaria de perguntar à União Europeia: será que vocês continuarão com o roteiro surrado, batido e fracassado de Donald Trump contra a Venezuela?”, indagou Valero. A resolução foi objeto de votos favoráveis de 22 países, três contrários (inclusive da Venezuela) e 22 abstenções (incluindo o México). Em um relatório de setembro, investigadores da ONU disseram que o governo Maduro cometeu violações sistemáticas de direitos humanos.

A embaixadora do Brasil, Maria Nazareth Farani Azevedo, afirmou que as conclusões da ONU “renovaram a esperança de justiça” dos venezuelanos. “É particularmente alarmante que muitas dessas violações tenham sido planejadas, tornadas generalizadas e sistemáticas sob o comando de indivíduos nos níveis mais altos, o objetivo sendo se aferrar ao poder a qualquer custo”, acrescentou.

LOTERIA

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 100 milhões

A Mega-Sena sorteia nesta quarta-feira (7) o prêmio acumulado de R$ 100 milhões. As seis dezenas do concurso 2.306 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casa lotéricas credenciadas pela Caixa, em todo o país ou pela internet.

BASQUETE: NBA

Lakers vencem o Heat e ficam a uma vitória do título

Depois de ir à lona no último domingo ao ser nocauteado por um valente Miami Heat que teve em Jimmy Butler um heroi, o Los Angeles Lakers se recompôs e venceu o jogo 4 das finais da NBA por 102 a 96. O triunfo do time californiano veio a despeito da volta de Bam Adebayo, melhor jogador das finais do Leste e ausente dos jogos 2 e 3 das finais por causa de uma lesão no pescoço.

Se do lado do time da Flórida Jimmy Butler, Tyler Herro, Bam Adebayo e Duncan Robinson corresponderam, no lado amarelo, LeBron regeu o ataque com 28 pontos e 8 assistências. Além de anotar 22 pontos, Anthony Davis foi fenomenal na defesa com 4 tocos e um extraordinário trabalho defensivo durante toda a partida. Os Lakers abrem 3 a 1, e se vencerem na sexta-feira, faturam o seu 17º título da NBA, se igualando ao Boston Celtics em número de conquistas.

BRASILEIRÃO

Começa 14ª rodada da Série A

Será realizada nesta quarta/quinta-feira a 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, com destaque para o clássico entre Corinthians e Santos, marcado para esta quarta-feira (7) na Neo Química Arena. O Timão vive uma fase turbulenta e se vê cada vez mais perto da zona de rebaixamento, com 14 pontos e na 14ª colocação, com apenas dois pontos a mais que os primeiros integrandes do Z4. Já o Peixe possui 20 pontos, em 6º lugar, e tenta conquistar a vitória para se aproximar dos líderes.

Outro paulista que vai a campo nesta quarta é o São Paulo (7º colocado com 20 pontos), que enfrentará o Atlético-GO (11º com 15) às 20h30 no Morumbi. Às 21h30, o Palmeiras (3º com 22 pontos) visitará o Botafogo (19º com 12 pontos) no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O último paulista a ir a campo será o Red Bull Bragantino (18º com 12 pontos), que vai a campo nesta quinta-feira (8), às 21  horas, contra o Internacional (2º com 22 pontos) no Estádio Nabi Abi Chedidm em Bragança Paulista.

JOGOS DA 14ª RODADA

Quarta-feira, 7 de outubro
19h – Corinthians x Santos
19h15 – Flamengo x Sport
19h15 – Grêmio x Coritiba
19h15 – Bahia x Vasco
20h30 – São Paulo x Atlético-GO
20h30 – Goiás x Fluminense
21h30 – Fortaleza x Atlético-MG
21h30 – Botafogo x Palmeiras

Quinta-feira, 8 de ourubro
19h – Athletico-PR x Ceará
21h – Red Bull Bragantino x Internacional

SELEÇÃO BRASILEIRA

Pistas indicam quarteto ofensivo e novidade no meio-campo da seleção

Se depender das pistas que deixou no treino desta terça-feira (6), na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), Tite mandará a campo uma seleção brasileira bastante ofensiva para enfrentar a Bolívia na sexta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo. O técnico realizou um trabalho tático e técnico, dividindo os jogadores em dois times e misturando potenciais titulares e reservas. A disposição dos atletas dá indícios de quem iniciará a jornada brasileira nas eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, em 2022.

A se confirmar o que Tite esboçou nesta terça-feira, a provável formação, sem goleiro, será Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro e Bruno Guimarães; Philipe Coutinho, Everton, Roberto Firmino e Neymar. Destaque à Bruno Guimarães, do Lyon, da França, convocado pela primeira vez, e à presença de um quarteto de homens de frente, tendo Firmino como o atacante de referência e Neymar à esquerda, mas com liberdade para flutuar no setor.

Já no gol, Ederson (Manchester City, da Inglaterra), Weverton (Palmeiras) e Santos (Athletico-PR) disputam a vaga de Alisson, do Liverpool (Inglaterra), contundido. Ele foi cortado no último domingo (4) e substituído por Ederson.

Pistas misturadas

A equipe sem colete reuniu os laterais Danilo e Renan Lodi, os zagueiros Marquinhos e Thiago Silva e os volantes Casemiro e Bruno Guimarães. Destes, apenas Bruno é menos experiente na seleção principal que a concorrência direta (no caso, o também volante Douglas Luiz) pela condição de titular. Do meio para frente estavam o meia Everton Ribeiro e os atacantes Figueiredo (cedido pelo sub-20 do Vasco), Rodrygo e Matheus Cunha.

Já no grupo com colete, o sistema ofensivo teve o quarteto formado pelo meia Phillipe Coutinho e os atacantes Everton, Roberto Firmino e Neymar (todos usualmente convocados por Tite e utilizados na seleção). Já a defesa foi composta pelos laterais Gabriel Menino e Alex Telles, os zagueiros Rodrigo Caio e Felipe e os volantes Fabinho e Douglas Luiz.

Após o trabalho tático, os atletas foram divididos em dois campos, com os quatro prováveis titulares da linha defensiva atuando juntos em uma atividade orientada pelo auxiliar Cleber Xavier, e os atacantes em outro gramado exercitando jogadas de linha de fundo e finalização, sob olhares de Tite. A única ausência do treino foi o atacante Richarlyson, que ainda trata uma lesão no tornozelo esquerdo. O jogador do Everton (Inglaterra) participou do trabalho da manhã, na academia, mas não foi a campo.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná