Governo lança novo site para consulta a auxílio

Os brasileiros que fizeram a solicitação do auxílio emergencial de R$ 600 para trabalhadores informais poderão consultar o andamento do pedido em um novo portal. Antes, os interessados só tinham acesso ao aplicativo e portal disponibilizados pela Caixa, onde não havia informação da situação exata do pedido, caso ele ainda esteja sendo processado. O novo portal pode ser acessado por meio dos endereços www.cidadania.gov.br/consultaauxilio e https://consultaauxilio.dataprev.gov.br. Antes, os cidadãos só tinham acesso ao aplicativo e portal do auxílio emergencial disponibilizados pela Caixa. Por lá, é possível saber se o pedido já foi respondido ou ainda está em análise. No entanto, não há informações da situação exata do pedido, caso ele ainda esteja sendo processado.

Prazo para regularização da situação eleitoral termina nesta quarta-feira

Termina nesta quarta-feira (6) o prazo para os cidadãos regularizarem a situação cadastral eleitoral. Somente os eleitores sem pendências com a Justiça Eleitoral estarão aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Os requerimentos de regularização devem ser feitos por meio eletrônico. Ao todo, serão eleitos novos prefeitos e vereadores de 5.568 cidades brasileiras. Segundo o calendário eleitoral, o primeiro turno das eleições será em 4 de outubro. O segundo turno está marcado para 25 de outubro. A regularização deve ser feita por meio do Título Net, sistema que pode ser acessado pelos sites dos tribunais regionais eleitorais. Também será possível fazer o alistamento eleitoral (primeira via do título), transferência de domicílio eleitoral, alteração de dados, entre outros serviços.

Governo tem 72 horas para entregar vídeos de reuniões

O ministro do STF, Celso de Mello, deu 72 horas para o governo entregar gravações de reuniões citadas pelo ex-ministro Sergio Moro em seu depoimento à PF. Bolsonaro chegou a ameaçar divulgar as gravações dessa reunião, mas recuou. Celso de Mello determinou ainda que é necessário “preservar a integridade do conteúdo” da gravação.

Brasil tem 600 mortes por coronavírus em 24h

O Brasil registrou 600 mortes decorrentes do novo coronavírus em relação ao balanço da última segunda-feira. Trata-se do maior número de mortes por covid-19 registrado em um único dia desde o primeiro óbito pela doença no País. Com isso, o total oficial de vítimas do novo coronavírus no Brasil subiu de 7.321 para 7.921.

SC tem 2.795 casos confirmados de coronavírus e 58 mortes

Conforme o governador Carlos Moisés da Silva, houve três novos registros de mortes nesta terça-feira (5). No total, Santa Catarina tem 58 mortes e 2.795 casos confirmados de coronavírus. A taxa de letalidade segue em 2,7%. Além disso, outros 113 pacientes estão internados em UTIs (Unidade de Terapia Intensiva), com 59 pacientes contagiados e outros 54 com suspeita da Covid-19. No total, a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 15,66% das unidades disponíveis no Estado.

Paraná chega a 1.588 casos de coronavírus e 99 mortes, diz Sesa

O número de casos do novo coronavírus no Paraná chegou a 1.588, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (5). O estado também teve aumento no número de mortes pela doença, totalizando 99. O boletim revela aumento de cinco mortes e 29 casos do novo coronavírus, em comparação com o boletim anterior. De acordo com a secretaria, atualmente, 137 cidades paranaenses possuem confirmação de casos do novo coronavírus.

Covas determina suspensão dos bloqueios de trânsito em São Paulo

A prefeitura de São Paulo determinou a suspensão dos bloqueios de trânsito em avenidas da capital paulista. A medida já começa a valer a partir desta quarta-feira, 6. As interdições sofreram duras críticas e levaram São Paulo a registrar congestionamentos.

Rio de Janeiro vai intensificar fiscalização de quarentena

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), anunciou nesta terça-feira, 5, que vai aumentar a fiscalização para punir quem está descumprindo as medidas de isolamento social decretadas pelo governo do Estado. Agora, a ordem é que a Polícia Militar feche estabelecimentos que estejam abertos sem autorização ou permitindo aglomerações. Pessoas flagradas em aglomerações serão levadas para delegacias e autuadas pelo crime de desobediência. A decisão de intensificar a fiscalização foi tomada durante reunião de Witzel com representantes do Ministério Público (MP-RJ) e da Defensoria Pública do Estado do Rio. Segundo Witzel, nos últimos dias houve aumento da população nas ruas. O isolamento estaria sendo respeitado por apenas 40% da população.

Pará terá lockdown em dez cidades a partir de quinta

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) publicará nesta terça-feira, 5, um decreto de lockdown, ou seja, conjunto de medidas para intensificar o isolamento social no estado e limitar a circulação de pessoas em meio à pandemia do novo coronavírus. As medidas vão incluir dez cidades, a maioria delas na região metropolitana da capital paraense, Belém, a partir da quinta-feira, 7, e durarão, a princípio, uma semana. Depois, podem ser revistas.

Fortaleza anuncia lockdown a partir de sexta-feira

Em meio ao colapso da saúde pública causado pelo coronavírus, o Ceará decidiu implantar um bloqueio total, o chamado lockdown, na capital Fortaleza a partir da próxima sexta-feira e estender o decreto de isolamento social por mais 15 dias no restante do Estado, em maio ao avanço da Covida-19. A decisão foi anunciada nesta terça-feira pelo governador do Estado, Camilo Santana (PT), e pelo prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), em uma live nas redes sociais.

‘Você tem 27 superintendências, quero a do RJ’, escreveu Bolsonaro a Moro

O ex-ministro da Justiça Sergio Moro afirmou, em depoimento à Polícia Federal, que o presidente Jair Bolsonaro pediu, por mensagem, a troca do superintende da PF no Rio de Janeiro. “Moro você tem 27 Superintendências, eu quero apenas uma, a do Rio de Janeiro”, teria escrito Bolsonaro ao então ministro.

Moro: troca na PF foi para garantir mudança no RJ

Em seu depoimento à Polícia Federal, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro voltou a acusar o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) de querer trocar o comando da PF para substituir o superintendente da corporação no Rio de Janeiro onde ocorreriam investigações de interesse da família e do grupo político do presidente. A troca efetivamente ocorreu: nesta segunda-feira (04/05), o recém-empossado diretor-geral da PF, Rolando Alexandre de Souza, determinou a troca na Superintendência. Segundo Moro, no começo de março, Bolsonaro lhe enviou uma mensagem no WhatsApp pedindo mais uma vez a remoção do delegado da PF Carlos Henrique Oliveira do cargo de superintendente no Rio. O superintendente é uma espécie de coordenador da corporação no Estado. Oliveira assumirá como o nº 2 da PF em Brasília, mas o sucessor dele no Rio ainda não é conhecido.

Regina Duarte: ‘Acho que ele está me dispensando’

Empossada há dois meses, a secretária Especial da Cultura, Regina Duarte, disse acreditar que está sendo dispensada pelo presidente Jair Bolsonaro. A ex-atriz fez a afirmação depois que Regina ficou sabendo que o maestro Dante Mantovani, demitido por ela, foi renomeado à presidência da Funarte.

Bolsonaro tem almoço marcado com Regina Duarte

Está previsto para esta quarta-feira, 6/5, um almoço entre Regina Duarte e Bolsonaro no Palácio do Planalto, para tentar amenizar o descontentamento de lado a lado. O presidente está convencido de que Regina é muito suscetível ao setor, considerado “todo de esquerda”. Já a secretária se sente desprestigiada, sem poder algum e sem condições de montar a própria equipe.

Deputada de SC participa de ato em São Paulo e paga diárias de hotel com cota parlamentar

A deputada federal de Santa Catarina, Caroline de Toni (PSL), pediu ressarcimento da Câmara dos Deputados do valor de R$ 1.863,75, referente a três diárias de um hotel do qual ficou hospedada entre os dias 12 e 15 de março, em São Paulo (SP). A informação foi divulgada pelo site O Antagonista. No hotel, que fica em uma área nobre da capital paulista, a deputada ficou em uma suíte “deluxe premier double”. A deputada participou de manifestações ocorridas no dia 15 de março.

Israel anuncia descoberta de anticorpo para o coronavírus

Um instituto do Ministério da Defesa de Israel anunciou que desenvolveu 1 anticorpo para o coronavírus que ataca e neutraliza o vírus nas pessoas doentes. Especialistas avisaram, em março, que o processo depois do desenvolvimento de uma vacina em laboratório pode demorar pelo menos 18 meses.

EUA negam envolvimento em complô na Venezuela

O presidente dos EUA, Donald Trump, negou que seu governo esteja vinculado a uma suposta conspiração para invadir a Venezuela por mar e derrubar o Nicolás Maduro. “Acabei de ser informado. Não tem nada a ver com o nosso governo”, disse Trump a repórteres no gramado da Casa Branca.

Venezuela: o que se sabe sobre a ‘invasão frustrada’

Uma operação “narcoterrorista” organizada com o apoio dos Estados Unidos e da Colômbia para desestabilizar o seu governo. Assim o presidente venezuelano Nicolás Maduro descreve uma “invasão marítima” denunciada por ele no domingo (03/05). Maduro afirma que o ato foi “derrotado por uma sólida união cívico-militar de policiais da Venezuela”. A suposta tentativa de ataque, que resultou em, ao menos, oito mortes e pela qual foram presas, ao menos, 16 pessoas, incluindo dois americanos, foi batizada por seus organizadores como “Operação Gedeón”. Na noite de segunda-feira, Maduro anunciou na televisão estatal venezuelana sobre a suposta operação. “Sabíamos tudo: o que eles falavam, o que estavam comendo, o que não estavam comendo, o que estavam bebendo e quem os financiava”, declarou o presidente venezuelano.

Putin condecora Kim Jong-un com medalha comemorativa da Segunda Guerra

O presidente russo, Vladimir Putin, condecorou o ditador norte-coreano Kim Jong-un com a medalha por seu “grande esforço pessoal para preservar a memória dos cidadãos soviéticos” que perderam a vida no território norte-coreano na Segunda Guerra Mundial, informou nesta terça-feira (05/05) a embaixada da Rússia em Pyongyang. Fotos postadas na conta de Facebook da embaixada mostram o embaixador russo na Coreia do Norte, Alexander Matsegora, entregando a medalha ao ministro do Exterior norte-coreano, Ri Yong-ho. Kim Jong-Un não esteve presente na cerimônia.

ESPORTES

Inter retoma atividades no CT durante pandemia

O Inter foi o primeiro clube da Série A do Brasileirão a retomar atividades, Com o decreto da prefeitura de Porto Alegre da última sexta-feira (1), autorizando a realização de atividades ao ar livre para atletas profissionais dos clubes. As áreas internas do CT Parque Gigante, como vestiário, refeitório e academia, não serão utilizadas. O quadro de funcionários será reduzido no período. A imprensa não teve nem terá acesso às atividades.

Elenco do Grêmio reinicia atividades no CT em meio à pandemia

Assim como o rival Internacional, o Grêmio também retomou as atividades. O Tricolor adotou medidas exigidas pela Prefeitura de Porto Alegre, como reduzir o número de funcionários, dividir o elenco em grupos e evitar locais como os vestiários e refeitórios.

Flamengo projeta economia de mais de R$ 6 milhões por mês após acordos e demissões

As medidas tomadas pelo Flamengo para cortar custos durante a pandemia de coronavírus vão significar uma economia, projetada pelo clube, de pouco mais de R$ 6 milhões por mês – cerca de R$ 12 milhões no total, considerando que o acordo feito com os jogadores é válido, a princípio, para maio e junho. Na terça-feira, o Flamengo anunciou que chegou a um acordo com os jogadores do elenco profissional para reduzir seus salários em 25% nos meses de maio e junho – após o período, a situação será reavaliada.

LOTERIA

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 56 milhões

Acumulou de novo! No sorteio desta terça-feira, mais uma vez ninguém conseguiu faturar o prêmio da Mega-Sena 2258, que estava estimado em R$ 50 milhões. Confira os números: 01 – 05 – 07 – 14 – 23 – 26. Nas faixas secundárias, entretanto, a Mega teve diversos apostadores contemplados. Na quina, foram 113 jogos ganhadores e cada um faturou R$ 19 mil, já a quadra foi conquistada por 6.772 apostas e cada uma recebeu R$ 464,75. O sorteio da Mega-Sena aconteceu nesta terça porque esta é a Mega Semana de Dia das Mães, na qual são realizados três concursos, um a mais que o habitual: na terça, quinta e também no sábado. Desta forma, o próximo sorteio ocorre nesta quinta-feira (07) e a Mega-Sena pode pagar R$ 56 milhões em sua faixa principal.