Gilmar Mendes solta Laurence Casagrande, ex-secretário de Alckmin

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta terça-feira soltar Laurence Casagrande Lourenço, ex-secretário de Transportes do governo Geraldo Alckmin (PSDB) e ex-presidente da Dersa, estatal de engenharia de SP. Ele foi preso em 21 de junho na Operação Pedra no Caminho, que apura desvios de 600 milhões de reais no trecho norte das obras do Rodoanel. Na decisão, Gilmar substituiu a prisão preventiva de Laurence por medidas cautelares, como a proibição de acesso ou frequência aos prédios e dependências da Dersa e a outros prédios do governo do Estado de São Paulo que possam ter relação com os fatos apurados na investigação. O ministro também proibiu o ex-secretário de manter contato com outros investigados e deixar o país, devendo entregar o passaporte em até 48 horas.

ELEIÇÕES 2018

Institutos suspendem pesquisas

Os dois principais institutos de pesquisa do Brasil, o Ibope e o Datafolha, mudaram os planos de divulgação dos resultados de seus levantamentos sobre a corrida presidencial que estavam previstos para ocorrer nesta semana. A divulgação de pesquisas de opinião foi suspensa. Ainda não há data para divulgação dos dados.

Debate entre vice-candidatos à Presidência

O debate de VEJA entre os candidatos a vice-presidente, realizado com apoio do Facebook na terça-feira (4), em São Paulo, tocou em diversos temas. Participaram do evento Ana Amélia (PP), vice de Geraldo Alckmin (PSDB), Eduardo Jorge (PV), vice de Marina Silva (Rede), General Hamilton Mourão (PRTB), vice de Jair Bolsonaro (PSL), e Paulo Rabello de Castro (PSC), vice de Alvaro Dias (Podemos). A senadora Kátia Abreu (PDT), vice de Ciro Gomes (PDT), cancelou a participação. Fernando Haddad (PT), vice de Lula (PT), também foi convidado.

Sabatina com Henrique Meirelles

O candidato à Presidência pelo MDB, Henrique Meirelles, participa nesta quarta-feira (5), das 10h ao meio-dia, da sabatina com candidatos que o Estadão e a FAAP estão fazendo já há uma semana. A conversa com o candidato será transmitida por meio do MSN Brasil, do Estadão e da página do periódico no Facebook.

PT recorre ao STF para ter Lula candidato

A defesa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira pela candidatura do petista à Presidência da República. O político, preso e condenado em segunda instância no âmbito da Operação Lava Jato, teve sua inelegibilidade confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na madrugada do último sábado com base na Lei da Ficha Limpa.

MUSEU NACIONAL

Museu Nacional tem perdas irrecuperáveis

Administrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Museu Nacional tinha um dos mais ricos acervos de antropologia e história natural da América Latina, com mais de 20 milhões de itens. Muitos deles eram exemplares únicos, como fósseis humanos e de dinossauros, múmias e utensílios de civilizações antigas. O espaço pegou fogo na noite de domingo.

Bolsonaro se manifesta sobre incêndio

O candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, disse nesta 3ª feira (4.set.2018) que não pode fazer nada em relação ao incêndio que atingiu o Museu Nacional. Questionado pela imprensa sobre a comoção nacional causada pelo fogo, Bolsonaro respondeu: “E daí? Já está feito. Já pegou fogo. Quer que faça o quê? Meu nome é Messias, mas não tenho como fazer milagres”.

Alta do dólar

Influenciado pelo cenário político nacional , o dólar continua em alta. Na terça-feira, o dólar turismo está sendo vendido por até 4,56 reais nesta terça-feira (04) em corretoras e casas de câmbio. Esse é o valor com compras com cartão pré-pago e já inclui o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A alta da moeda está sendo influenciada, principalmente, pelo cenário político nacional. Hoje, o mercado aguarda o resultado de mais uma pesquisa eleitoral do Ibope. No exterior, a situação econômica da Argentina também impacta na desvalorização do real ante o dólar.

LOTERIAS

Sorteio Mega-sena

O concurso 2.075 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 20 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h e as apostas podem ser feitas até as 19h.

FUTEBOL

O Campeonato Brasileiro tem rodada cheia nesta quarta-feira (5). Confira os horários dos jogos de hoje:

19h30 – Bahia x Sport
19h30 – Botafogo x Cruzeiro
20h – Ceará x Corinthians
21h – Paraná x Chapecoense
21h – Palmeiras x Atlético-PR
21h45 – Atlético-MG x São Paulo
21h45 – Internacional x Flamengo