França identifica nova variante do coronavírus com mais de 40 mutações

A França identificou nova variante do coronavírus com mais de 40 mutações genéticas, sendo que uma está associada a potencial aumento da transmissão do vírus. Segundo pesquisadores do Instituto Hospitalar Universitário (IHU) de Marselha, que fizeram a descoberta, a nova estirpe do SARS-CoV-2 tem 46 mutações, incluindo uma que está associada ao possível aumento de contágios. A variante, da qual pouco ainda se sabe, foi batizada pelos cientistas com as iniciais do instituto, IHU, e deriva de outra, a B.1.640, detectada no fim de setembro de 2021 na República do Congo e atualmente sob vigilância da Organização Mundial da Saúde.

Na França, os primeiros casos da nova variante, que tem designação técnica B.1.640.2, foram observados na localidade de Forcalquier, na região de Provença-Alpes-Costa Azul. Na mesma região, mas em Marselha, uma dezena de casos surgiram associados a viagens aos Camarões, país que faz fronteira com a República do Congo. O IHU de Marselha, especialista em doenças infecciosas, é dirigido pelo médico Didier Raoult, que recebeu advertência da Ordem dos Médicos francesa por ter violado o código de ética. Ele promoveu o uso do remédio antimalária hidroxicloroquina como tratamento para a covid-19 sem provas de sua eficácia.

A covid-19 é uma doença respiratória causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detectado há dois anos em Wuhan, cidade do centro da China, e que se disseminou rapidamente pelo mundo. A Ômicron, identificada em novembro, é a mais contagiosa de todas as variantes do coronavírus consideradas preocupantes, apresentando mais de 30 mutações genéticas na proteína da espícula, a “chave” que permite ao vírus entrar nas células humanas. Vários países, incluindo Portugal e França, têm atingindo recordes diários de infecções devido à circulação dessa variante.

Alerta Global: Mundo bate novo recorde com 2,59 milhões de casos de Covid em 1 dia

A variante ômicron do novo coronavírus, está assustando cientistas de todo mundo com a rápida mutação e transmissibilidade. O mundo registrou um novo recorde de novos casos de Covid-19 em 24 horas, com 2,59 milhões de infectados. Com o avanço da vacinação, as mortes seguem em trajetória de queda. Os Estados Unidos é o país com mais casos registrados, mas os 869 mil novos casos de terça-feira (4). A ômicron já é responsável por 95,4% das novas infecções no país. O segundo com mais casos foi a França, que registrou mais de 271 mil novos infectados. Antes da atual onda de Covid-19, o país nunca tinha tido mais de 118 mil infectados em um único dia. Quarto país com mais casos confirmados, a Itália também registrou um novo recorde de infectados: 170 mil. Antes da atual onda, o país nunca tinha tido mais de 40 mil infectados em um único dia.

O gerente de incidentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), Abdi Mahamudi, alertou, na terça-feira (4/1), que a variante Ômicron do coronavírus não é apenas um resfriado comum. O epidemiologista ressaltou que os sintomas causados pela mutação são mais leves. No entanto, ainda exigem atenção pela alta capacidade de transmissão. De acordo com Mahamudi, estudos apontam que a mutação causa sintomas mais leves por afetar a parte superior do corpo, como a garganta. “Diferentemente das outras [variantes], que podem causar pneumonia grave”, afirmou. “O que estamos vendo agora é a dissociação entre os casos e as mortes. Pode ser uma boa notícia, mas realmente precisamos de mais estudos”, concluiu o epidemiologista.

Consulta pública rejeita prescrição médica para vacinar crianças

O resultado da consulta pública realizada pelo Ministério da Saúde sobre a vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade mostrou que a maioria se manifestou contrária à necessidade de apresentação de prescrição médica para vacinação, e não concordou com a obrigatoriedade da vacina. “Tivemos 99.309 pessoas que participaram neste curto intervalo de tempo em que o documento esteve para consulta pública, sendo que a maioria se mostrou concordante com a não compulsoriedade da vacinação e a priorização das crianças com comorbidade. A maioria foi contrária à obrigatoriedade da prescrição médica no ato de vacinação”, anunciou a secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosane Leite de Melo. A secretária informou que a pasta apresentará amanhã (5) um documento com o posicionamento a respeito da vacinação de crianças e adolescentes. Disponível por 11 dias, a consulta pública colocou em discussão a inclusão de crianças no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. O ministério tem se posicionado a favor de que a vacinação de crianças de 5 a 11 anos de idade ocorra mediante a apresentação de prescrição médica e o consentimento dos pais.

Rosane Leite de Melo disse que o ministério também deve se posicionar para que a vacinação seja realizada obedecendo a uma ordem. Os primeiros a se vacinar seriam as crianças de 5 a 11 anos de idade com deficiência permanente ou comorbidades e crianças que vivam em lar com pessoas em alto risco para a evolução grave da covid-19. Na sequência se vacinam as crianças sem comorbidades. Primeiro as de 10 e 11 anos de idade, depois as de 8 e 9 anos de idade, em seguida as de 6 e 7 anos de idade, e, por fim, as de 5 anos de idade. “Em todos os casos será exigida a prescrição médica e a autorização dos pais ou responsáveis, mediante assinatura de termo de assentimento. As vacinas devem ser aplicadas seguindo fielmente as recomendações da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, ressaltou a secretária. A vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade foi liberada pela Anvisa há duas semanas. A agência reguladora autorizou a aplicação da vacina da Pfizer. Ontem (3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que as doses para crianças de 5 a 11 anos de idade devem começar a chegar ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. O laboratório Pfizer, fabricante do imunizante, confirmou o prazo previsto pela pasta.

Audiência: Pouco antes do início da audiência, a Anvisa informou ao Ministério da Saúde que não participaria dos debates. No documento enviado ao ministério, a agência disse que já se manifestou a favor da imunização para crianças de 5 a 11 anos de idade e que seu posicionamento é público. O representante da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) Marco Aurélio Sáfadi defendeu a prioridade na vacinação de crianças na faixa etária proposta. Segundo o médico, os dados mostram que, apesar do número de óbitos de crianças em decorrência da doença seja menor do que em relação a população adulta, as crianças têm mais chances de morrer quando estão internadas. Sáfadi disse que até o momento há o registro de 34 mil hospitalizações nesse grupo e que a taxa de mortalidade para quem foi hospitalizado ficou em torno de 14%. “A cada 15 crianças hospitalizadas com covid-19, uma delas, infelizmente, acabava sendo vitimada com covid. Boa parte das que sobreviveram ficaram com sequelas cognitivas, respiratórias, cardiovasculares, além do impacto que essa doença traz”, disse. Segundo o médico, os estudos evidenciam que a vacinação para essa faixa traz mais benefícios que riscos, prevenindo as hospitalizações em até 93%.

“Todas as vacinas ate hoje utilizadas realizaram um papel fundamental naquilo que é um objetivo precípuo da vacinação, que é prevenir hospitalizações e complicações da doença. Foi a isso que se propuseram as iniciativas de implantação dos programas de vacinas. Claro que elas reduzem também transmissão e riso de infecção, mas em patamares diferentes”, argumentou. Para a representante da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM) Isabella de Assis Martins Ballalai, o momento é de vacinação das crianças. A médica disse que mesmo que os números indiquem que a variante Ômicron seja menos letal, não deve ser desprezada. “A covid-19, graças à vacinação, deixou de ter o impacto de hospitalizações e mortes que teve desde o início da pandemia, e estamos vivendo isso. Mas a gente não pode menosprezar uma nova variante, a Ômicron se mostra com uma incidência menor de hospitalizações e mortes, mas principalmente em pessoas vacinadas. Não é que ela é mais leve e não preocupa”, alertou.

A médica lembrou que as crianças foram muito prejudicadas pela pandemia, com o fechamento das escolas e as medidas de isolamento social. “Elas ficaram sem escola, não foram vacinados, eles não podiam sair porque nós adultos estávamos morrendo, e agora que nós adultos não morremos mais porque estamos vacinados, nós levamos eles para o parque, para a [vida] social, na nossa flexibilização. Eles não têm direito a vacina?”, questionou. O médico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) Jose Davi Urbaez Brito também defendeu a inclusão dessa faixa etária no PNI como prioridade. Brito disse que a faixa etária de 5 a 11 anos de idade foi deixada de lado no planejamento do programa de vacinação, devido ao um “erro” de comparar a evolução da covid-19 em crianças com a evolução nos adultos, e que o certo seria comparar com doenças da própria faixa etária, o que demonstraria a importância da inclusão do grupo no PNI, devido ao caráter de imunização coletiva da vacinação.

Saúde decide nesta quarta sobre vacinação de crianças contra a Covid-19

O Ministério da Saúde deve decidir nesta quarta-feira (5) sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. A imunização para essa faixa etária já é aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) desde 16 de dezembro. As informações são do g1. Na segunda (3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que as doses pediátricas da Pfzer chegarão ao Brasil na segunda quinzena de janeiro. Já nesta terça (4), o governo federal anunciou que a maior parte das pessoas que participaram da consulta pública sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos se colocou como contra a necessidade de receita médica para imunização dessa faixa etária.

Covid-19: Brasil registra 18,7 mil casos e 175 mortes em 24 horas

Em 24 horas, as autoridades de saúde registraram 18.759 novos casos de covid-19 e 175 mortes em consequência de complicações associadas à covid-19. As informações estão no novo balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta terça-feira (4).

Com os novos casos, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus chegou a 22.323.837. O número de casos ativos voltou a ultrapassar os 100 mil após semanas abaixo dessa marca. Segundo a atualização de hoje, há 100.499 com covid-19.

A quantidade de pessoas infectadas com a variante Ômicron chegou a 170. Deste total, foram identificados 40 casos no Ceará, 38 em Goiás e em Santa Catarina e 27 em São Paulo. Há também casos confirmados da nova variante em Minas Gerais (16), Rio Grande do Sul (4), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (1) e no Distrito Federal (1).  Ainda há 518 potenciais casos em investigação, a maioria no Rio de Janeiro (309) e Minas Gerais (114).

Boletim Ômicron
Boletim Ômicron – 04/01/2022/Divulgação/ Ministério da Saúde

Com as novas mortes adicionadas às estatísticas, a quantidade de vidas perdidas para a pandemia alcançou 619.384. Ainda há 2.830 falecimentos em investigação, dados relativos a ontem. Essa situação ocorre pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 demanda exames e procedimentos posteriores.

Até esta terça-feira, 21.603.954 pessoas se recuperaram da doença. Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras e nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral, há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

Boletim epidemiológico covid-19
Boletim epidemiológico covid-19 – 04/01/2022/Divulgação/ Ministério da Saúde

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (155.242), Rio de Janeiro (69.513), Minas Gerais (56.683), Paraná (40.900) e Rio Grande do Sul (36.460). Os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.852), Amapá (2.023), Roraima (2.078), Tocantins (3.944) e Sergipe (6.059). Entre ontem e hoje não houve novas mortes no Amapá e em Roraima.

Com novos casos de covid-19, Rio cancela blocos de rua no carnaval

A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu cancelar os blocos de rua no carnaval de 2022. A decisão foi tomada levando em conta os dados epidemiológicos, que apontam para um novo aumento de casos de covid-19 após um período de quedas. Representantes de diversos blocos foram informados pelo prefeito Eduardo Paes durante uma reunião na tarde de hoje (4). Em seguida, Paes falou sobre o assunto em uma live. “O carnaval de rua nos moldes que eram feitos até 2020, já não aconteceu em 2021 e não vai acontecer em 2022. Eu falo aqui como um prefeito que gosta de carnaval, como um cidadão, mas infelizmente a gente não pode fazer”, disse. Segundo o prefeito, os desfiles no sambódromo estão mantidos, bem como também poderão ocorrer bailes em locais fechados. Um protocolo de controle para o público ainda será detalhado. Estar em dia com a vacinação será um dos pré-requisitos para poder acessar esses eventos. O uso de máscara também será necessário.

“Se podemos ter jogos do Flamengo no Maracanã e jogos do Vasco em São Januário, podemos ter desfile da Portela, da Mangueira, do Salgueiro, da Beija-Flor no estádio do samba que é a Marquês de Sapucaí. Basta que os protocolos adotados para o futebol sejam transferidos. Isso também vale para as festas em espaço fechado, onde você tem como estabelecer controle. O carnaval de rua, pela sua própria natureza e pelo aspecto democrático que tem, gera a impossibilidade de exercer qualquer tipo de fiscalização”, acrescentou Paes. O cancelamento de eventos de carnaval devido à covid-19 tem se tornado uma realidade em todo o país. Os 29 municípios que fazem parte da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais tomaram essa decisão por unanimidade. O governo da Bahia também desautorizou eventos nas cidades baianas. No estado do Rio de Janeiro, Niterói e Maricá já seguiram o mesmo caminho.

São Paulo registrou 110 casos de codetecção de Influenza e covid-19

O estado de São Paulo registrou 110 casos de codetecção do vírus Influenza e do vírus da covid-19 considerando todo o ano de 2021, informou a Secretaria de Estado da Saúde. Isso significa que os pacientes contraíram as duas doenças ao mesmo tempo. Os dados foram extraídos do sistema Sivep-Gripe e referem-se a casos hospitalizados que tiveram critério de encerramento laboratorial e positividade para Influenza e SARS-CoV-2 por meio de teste rápido de antígeno, imunofluorescência ou RT-PCR.

A secretaria ressalta que, conforme definição do Ministério da Saúde, somente os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) são de notificação compulsória, ou seja, apenas casos com necessidade de hospitalização. “As medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que segue obrigatório em SP; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra a covid-19 e Influenza”, divulgou a pasta em nota.

SC: Estado confirma 1.246.583 casos, 1.220.182 recuperados e 20.194 mortes

Santa Catarina tem 1.246.583 casos confirmados de Covid-19, sendo que 1.220.182 se recuperaram e 6.203 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta terça-feira, 4. O coronavírus causou 20.198 mortes no estado até agora. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,62%.

São 1.511 casos ativos a mais que no último boletim, e houve 4 óbitos adicionais registrados. Registrou-se uma alta de 2.014 na quantidade de confirmados. Já a estimativa de recuperados subiu 499.

>>> Confira aqui o boletim diário desta terça-feira, 4
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 89 municípios sem casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Grande Florianópolis, que tem 184 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Carbonífera (110) e Extremo-Sul (99). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (19), Alto Vale do Itajaí (24) e Médio Vale do Itajaí (36).

Dos 1.174 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 680 ocupados, sendo 124 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 57,9%.

Paraná: Secretaria da Saúde divulga mais 2.575 casos confirmados e 14 mortes pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (4) mais 2.575 casos confirmados e 14 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.596.112 casos confirmados e 40.676 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (1.777) de 2022; dezembro (619), novembro (17), outubro (19), setembro (13), agosto (12), julho (3), junho (4), maio (1), abril (3), março (2) e janeiro (7) de 2021; e dezembro (31), novembro (54), outubro (4), setembro (6), e agosto (3) de 2020. As mortes divulgadas nesta data são de janeiro (1), novembro (1) e dezembro (8) de 2021; e janeiro (4) de 2022.

MONITORAMENTO – A Sesa está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e o crescimento no número de casos diários divulgados pela pasta. Neste momento, o aumento está diretamente ligado com a maior circulação de pessoas em todo o Estado, devido às festividades de fim de ano. Além disso, deve-se considerar um atraso no envio de amostras para os laboratórios credenciados do Estado, como o Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) na última semana, também relacionado com os recessos e feriados. A Secretaria da Saúde reforça que as medidas de prevenção, como uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel, permanecem sendo necessárias, juntamente com a continuidade da vacinação contra a Covid-19.

INTERNADOS – 46 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (18 em UTI e 28 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Há outros 435 pacientes internados, 163 em leitos de UTI e 272 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 14 pacientes: sete mulheres e sete homens, com idades que variam de 37 e 88 anos. Os óbitos ocorreram entre 14 de novembro de 2021 e 4 de janeiro de 2022. Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (5), Maringá (3), Cascavel (2), Tijucas do Sul, Piraí do Sul, Irati e Ibiporã.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.635 casos de residentes de fora do Estado, 224 pessoas morreram.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Informe semanal da dengue registra mais 39 casos da doença no Paraná

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (4) pela Secretaria de Estado da Saúde registra 552 casos confirmados desde o começo do levantamento, em agosto do ano passado. São 39 casos a mais que o informe anterior. Os dados são do 19º Informe Epidemiológico, novo período sazonal da doença, que deve seguir até julho de 2022. Até o momento, 291 municípios das 22 Regionais de Saúde registraram notificações de dengue. Destes, 100 já confirmaram a doença, sendo 75 com casos autóctones, ou seja, a dengue foi contraída no município de residência. As Regionais com mais casos confirmados são Foz do Iguaçu, Londrina e Maringá.

Segundo o boletim, não houve óbitos até então e 13 pessoas manifestaram a doença de forma mais severa. Já há 9,8 mil casos descartados. “A dengue apresenta um comportamento sazonal, com maior aparecimento de casos em período mais quente e úmido, típico dos climas tropicais. O verão é o período em que precisamos estar ainda mais atentos com os possíveis criadouros do mosquito, sendo imprescindível a eliminação de qualquer recipiente que possa acumular água”, afirma Ivana Belmonte, coordenadora de Vigilância Ambiental.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Rodízio de abastecimento de água é retomado em Curitiba

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) retomou nesta terça-feira (4) o rodízio no abastecimento de água em Curitiba e região metropolitana. A medida havia sido suspensa no dia 23 de dezembro por conta das festas de fim de ano. Ao todo, foram 12 dias de suspensão. O racionamento será no modelo de 60 horas de abastecimento (dois dias e meio) por 36 horas de interrupção (um dia e meio).

A medida, que vem sendo adotada desde meados do ano passado, por causa da crise hídrica no abastecimento dos reservatórios que alimentam a região metropolitana, abrange cerca de 3,5 milhões de consumidores. De acordo com a Sanepar, o nível dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado de Curitiba e Região Metropolitana (Siac) chegou a melhorar ao longo das últimas semanas, mesmo com a suspensão do racionamento, saindo de 66,14% para 67,82%. Os motivos seriam o aumento das chuvas e a redução no consumo pela população. 

Ninhada de ovos de dinossauro é descoberta no interior paulista

O paleontólogo e coordenador do Museu de Paleontologia de Marília (SP), William Nava, encontrou uma ninhada de ovos fossilizados de dinossauros carnívoros em Presidente Prudente, no interior paulista. A descoberta ocorreu no final de 2021 no sítio paleontológico do Parque dos Girassóis. No mesmo local, em 2020, o pesquisador já havia encontrado ovos fossilizados de crocodilo. Já os fósseis encontrados em 2021 são de dinossauros terópodes, carnívoros, de pequeno porte. O material fossilizado é do período Cretáceo Superior e tem entre 60 milhões e 80 milhões de anos. Enquanto os ovos de crocodilo têm dimensões de 6 centímetros (cm) por 3,5 cm, os de dinossauro encontrados medem em torno de 12 a 13 cm de comprimento por 6 a 7 cm de largura.

“Normalmente, ovos fossilizados de crocodilomorfos têm casca externa com textura porosa ou lisa. Já a casca dos ovos dos dinossauros carnívoros tem textura em forma de ondinhas. Parecem pequenas minhoquinhas onduladas, o que difere da textura do crocodilomorfo”, disse Nava. Segundo o pesquisador, os ovos foram encontrados isolados de qualquer outro vestígio de dinossauros, como dentes ou ossos, dificultando a identificação da espécie. Os ovos estão ainda inteiros e não eclodiram devido a algum evento desconhecido que impossibilitou o nascimento dos filhotes. “Este é um dado interessante. Quem sabe se, em um desses cinco ovos, não se tenha um embrião fossilizado. Seria superbacana, algo inédito para o Brasil”, destacou o paleontólogo. Fragmentos de casca dos ovos serão encaminhados para a Universidade de Brasília (UnB) e lá serão analisados com microscopia eletrônica de varredura.

Ministério Público pede à Justiça falência do Grupo Itapemirim

O Ministério Público de São Paulo pediu à Justiça a decretação de falência do Grupo Itapemirim, empresa responsável pela Itapemirim Transportes Aéreos (ITA). O pedido foi feito no fim de dezembro, depois que a empresa suspendeu todas as operações, deixando passageiros sem voos em todo o país. O Ministério Público solicitou ainda Justiça o bloqueio de bens e o afastamento do principal sócio da empresa.

Entenda: A empresa anunciou ter suspendido suas operações na noite do dia 17 de dezembro. Na ocasião, o grupo informou que a paralisação era temporária, motivada por uma reestruturação interna. Dias depois, a Fundação Procon decidiu aplicar uma multa à empresa por sequer ter prestado assistência aos passageiros diante do cancelamento dos voos. Após os problemas no transporte aéreo, a Itapemirim anunciou também, no final de dezembro, que iria retirar linhas de ônibus e reduzir a quantidade de cidades atendidas em suas rotas rodoviárias. O conglomerado está em recuperação judicial desde 2016.

Defesa: Por meio de nota, o Grupo Itapemirim informou que as acusações que motivaram o Ministério Público para o pedido de falência são “fantasiosas”. “O promotor não apresenta provas das acusações que faz, visto que, em toda a ação, o órgão apenas suscita dúvidas quanto à lisura da administração do Grupo Itapemirim”, informou a empresa. De acordo com o documento, “os fatos que envolvem a ITA não podem ser levados ao processo de recuperação judicial da Viação Itapemirim, pois são distintos. No momento em que o Brasil atravessa enormes dificuldades sustentadas por uma pandemia que assola a economia e ameaça acabar com os empregos que ainda existem, sendo milhares deles garantidos por este grupo, é inconcebível que os órgãos públicos sejam usados para arruinar ainda mais a situação”, finaliza a empresa.

Presidente recebe alta de hospital em SP

O presidente Jair Bolsonaro divulgou nas redes sociais que recebeu alta hospitalar na manhã desta quarta-feira (5). O presidente deu entrada no Hospital Nova Star, na Zona Sul de São Paulo, na madrugada de segunda-feira (3), por conta de uma obstrução no intestino. Nesta terça (5), foi descartada a necessidade de Bolsonaro passar por uma nova cirurgia. A obstrução no intestino se desfez, e ele pode iniciar uma dieta líquida.

Dólar encosta em R$ 5,70, impulsionado por exterior

Em mais um dia de turbulências no mercado financeiro, o dólar voltou a encostar em R$ 5,70, impulsionado pela cotação internacional. A bolsa de valores caiu pelo segundo dia seguido. O dólar comercial encerrou esta terça-feira (4) vendido a R$ 5,69, com alta de R$ 0,027 (+0,48%). A cotação chegou a cair para R$ 5,64 na mínima do dia, por volta das 12h30, mas reverteu a tendência e voltou a subir durante a tarde. O Banco Central não interveio no câmbio. No mercado de ações, o dia também foi marcado pela tensão. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 103.514 pontos, com recuo de 0,39%. O indicador chegou a subir pela manhã, mas perdeu força no decorrer da sessão.

A bolsa não teve o indicador norte-americano como referência. Dos três principais índices de Nova York, apenas o Dow Jones encerrou com alta, batendo recorde sob a influência de ações de bancos. Os outros dois índices, o Nasdaq (das empresas de tecnologia) e o S&P 500 (das 500 maiores empresas) fecharam em queda. A expectativa de que o Federal Reserve (Fed, Banco Central norte-americano) comece a elevar os juros da maior economia do planeta em março voltou a elevar a cotação do dólar no mercado global. Taxas mais altas em economias avançadas estimulam a fuga de recursos de países emergentes, como o Brasil. A evolução da variante Ômicron do novo coronavírus também influenciou as negociações. Os recentes estudos que mostram que a nova variante é menos letal que as anteriores aumentaram as apostas de que o Fed não adiará o aumento de juros, porque o recorde de contágios terá impacto limitado sobre a economia dos Estados Unidos.

Contribuição do MEI subirá para R$ 60,60 em fevereiro

A partir de fevereiro, os cerca de 13 milhões de microempreendedores individuais (MEI) registrados no país pagarão R$ 60,60 para contribuírem com a Previdência Social. O aumento, de 10,18%, segue o reajuste do salário mínimo, que passou de R$ 1,1 mil para R$ 1.212 em 1º de janeiro. O reajuste valerá apenas para os boletos com vencimento a partir de 20 de fevereiro. A cota deste mês, que vence em 20 de janeiro, continuará a ser paga pelo valor antigo, de R$ 55. Profissionais autônomos com regime tributário e previdenciário simplificado, os microempreendedores individuais recolhem 5% do salário mínimo por mês para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O restante da contribuição mensal varia conforme o ramo de atuação.

Os trabalhadores que exercem atividades ligadas ao comércio e à indústria pagam R$ 1 a mais referente ao Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), administrado pelo estado onde mora. Os profissionais que executam serviços recolhem R$ 5 a mais de Imposto sobre Serviços (ISS), administrado pelo município onde habita. Ao contribuírem para o INSS, os microempreendedores individuais passam a ter direito à aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário-maternidade, auxílio-reclusão e pensão por morte. Além disso, a Receita Federal fornece um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) aos MEI, que podem emitir notas fiscais e obter crédito com condições especiais. O boleto mensal do Documento de Arrecadação Simplificada do MEI (DAS-MEI) pode ser gerado no Portal do Empreendedor. As parcelas vencem no dia 20 de cada mês.

Contestado: Djokovic jogará Aberto da Austrália após obter dispensa de vacinação

O tenista número um do mundo, Novak Djokovic, afirmou nesta terça-feira (4) que defenderá seu título do Aberto da Austrália em Melbourne Park ainda neste mês após receber uma dispensa médica para não tomar a vacina contra o novo coronavírus (covid-19). Djokovic, que se recusava a revelar seu status vacinal contra a covid-19, afirmou anteriormente que não tinha certeza se competiria no primeiro Grand Slam do ano por conta de preocupações com as regras de quarentena da Austrália. “Passei um tempo fantástico e de qualidade com meus entes queridos durante o recesso e hoje estou indo para a Austrália com uma autorização de dispensa. Vamos 2022”, disse o atleta sérvio em sua conta no Instagram. O atleta está sendo alvo de criticas do mundo esportivo por conta da negativa em se vacinar contra o coronavírus.

A um mês dos Jogos de Inverno, Brasil tem vagas em 2 modalidades

Os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022 (Pequim), que acontecem entre os dias quatro e 20 de fevereiro de 2022, devem reunir atletas de mais de 90 países em 15 modalidades, com o programa prevendo a realização de 109 finais. A expectativa é que a delegação brasileira seja formada por até 14 pessoas. O ranking olímpico das principais modalidades fecha no dia 16 de janeiro. Até o momento, o país já tem garantidas quatro vagas. No esqui cross country são duas mulheres e um homem. No masculino, Manex Silva e Steve Hiestand atingiram resultados que os colocam como prioridades na participação. No feminino, Bruna Moura, Eduarda Ribera e Jaqueline Mourão estão na lista de prioridades de participação. Já no esqui alpino, Michel Macedo, maior nome brasileiro da modalidade, venceu a prova de Slalom na Proctor Ski Area, nos Estados Unidos, no último final de semana, e deve ficar com a vaga. No feminino Isabella Springer ainda pode se garantir. Porém, ela precisa completar mais quatro provas com pontuação abaixo dos 160 pontos de acordo com a Federação Internacional (FIS). Até o momento, ela tem uma prova dentro desses critérios, que foi completada em 22 de dezembro.

Além disso, existem boas chances de classificação no skeleton feminino. Na modalidade, Nicole Silveira alcançou a 9ª colocação na 5ª etapa da Copa do Mundo em Altenberg (Alemanha). Foi a melhor colocação de um atleta brasileiro na história. Na 6ª etapa, em Sigulda (Letônia), ficou na 24ª posição. Nesta sexta-feira (7), ela disputa a 7ª etapa em Winterberg e fecha as competições com a 8ª etapa em St. Moritz no dia 14. No bobsled masculino, nas provas de 4-man (quatro homens) e 2-man (dois homens), os brasileiros estão bem encaminhados. E no monobob feminino, com Marina Tuono, as chances são muito grandes também. O time masculino do Bobsled finalizou as competições de 2-man, 4-man e monobob (um homem) da North American Cup (NAC) em Lake Placid (Estados Unidos), em dezembro, conquistando importantes resultados para pontuação no Ranking Olímpico. No feminino, Marina participa da 7ª etapa da Copa do Mundo em Winterberg na próxima sexta-feira (7) e fecha as competições com a 8ª etapa em St. Moritz no dia 15 de janeiro. O masculino também participará dessa etapa nos dias 15 e 16. Todos ficam treinando na Europa, antes de viajar para a China.

Copa São Paulo: Corinthians derrota o Resende

O Corinthians derrotou o Resende por 2 a 1, nesta terça-feira (4), no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. Com a vitória o Corinthians assumiu a liderança do Grupo 15 com 3 pontos. Já o Resende é o lanterna, sem ponto algum. São José-SP e River-PI, que empataram em 1 a 1, aparecem com um ponto cada. Após um primeiro tempo sem gols, o Corinthians abriu o placar com Keven. O Resende chegou a empatar com Bismark em cobrança de pênalti. Mas Matheus Araújo recebeu de Biro e bateu de primeira para garantir a vitória final do Timão.

Fluminense sofre, mas estreia com vitória na Copa São Paulo

O Fluminense sofreu, mas estreou com vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior, nesta terça-feira (4) no estádio Dr. Hudson Buck Ferreira, em Matão. O Tricolor passou pela Jacuipense por 1 a 0 e divide a liderança do Grupo 6 com o Fast. As duas equipes somam três pontos, com um gol marcado cada. Na próxima rodada, a Jacuipense enfrenta o Matonense, na próxima sexta-feira (7), a partir das 13h (horário de Brasília). Já o Fluminense pega o Fast, às 15h15. Todos os jogos do Grupo 6 são disputados em Matão.

Flamengo, Palmeiras e São Paulo estreiam nesta quarta; veja todos os jogos do dia

O quarto dia de jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior terá em campo times como Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG. Os dois primeiros estreiam, enquanto o Galo já joga pela segunda rodada. São Paulo, Vasco e Cruzeiro, também com tradição na base, são outros grandes que estreiam. Mais 18 partidas ocorrem pelo interior de São Paulo, fechando a primeira rodada da Copinha.

Jogos de Hoje

11h – Vasco x Lagarto-SE

15h15 – Palmeiras x Assu-RN

17h15 – Andirá-AC x Atlético-MG

19h30 – São Paulo x CSE-AL

19h30 – Cruzeiro x Palmas-TO

21h45 –  Flamengo x Forte Rio Bananal-ES

Outros jogos

Grupo 3 (Bálsamo)
13h45 – Mirassol x Confiança
16h – Taguatinga x Sport

Grupo 4 (Lins)
15h – Linense x Desportivo Aliança

Grupo 17 (Porto Feliz)
13h – Desportivo Brasil x Botafogo-SP
15h15 – Goiás x Iape

Grupo 18 (Jundiaí)
11h – Paulista x São Bernardo
13h15 – Ceará x Bragantino-PA

Grupo 20 (Itapira)
17h15 – Itapirense x Retrô-PE

Grupo 21 (São Caetano do Sul)
17h15 – São Caetano x Perilima

Grupo 22 (São Bernardo do Campo)
17h – EC São Bernardo x São Bento
19h15 – Londrina x Aster

Grupo 24 (Santana de Parnaíba)
8h45 – Ska Brasil x Rio Claro

Grupo 28 (Diadema)
13h – Água Santa x Real Ariquemes-RO

Grupo 29 (Barueri)
19h30 – Oeste x Floresta

Grupo 30 (São Paulo – Ibrachina Arena)
13h – Ibrachina x Inter de Limeira
15h15 – Náutico x Serranense

Grupo 32 (São Paulo – Comendador Souza)
13h – Nacional x Capivariano
15h15 – Coritiba x Real Brasília

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495