Covid-19: Brasil tem 21,8 milhões de casos e mais de 608 mil mortes

O balanço divulgado nesta terça-feira (2) pelo Ministério da Saúde registra 6.431 novos diagnósticos de covid-19 em 24 horas. Esse dado eleva para 21.821.124 o número de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia no país. Ontem (1º), o painel de estatísticas registrava 21.814.693 casos acumulados.

As mortes pelo novo coronavírus ao longo da pandemia superaram 608 mil. Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 149 novos óbitos, totalizando 608.071. Ontem, o painel de informações marcava 607.922 mortes acumuladas. O balanço apontou também 197.177 pacientes em acompanhamento e 21.015.876 recuperados da doença.

boletim 02.11.2021

Covid-19 nos estados

Os estados com mais mortes são os seguintes: São Paul o (152.081), Rio de Janeiro (68.383), Minas Gerais (55.592), Paraná (40.523) e Rio Grande do Sul (35.512). As unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.845), Amapá (1.993), Roraima (2.030), Tocantins (3.881) e Sergipe (6.031).

Estados Unidos aprovam vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), órgão de saúde dos Estados Unidos, informou nesta terça-feira (2) que aprova a aplicação da vacina da Pfizer contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. “O CDC agora expande a recomendação de vacinação para cerca de 28 milhões de crianças nesta faixa etária nos Estados Unidos e permite que os distribuidores comecem a vaciná-las o mais rápido possível”, disse o documento, divulgado no site do órgão de saúde. A expectativa é que essa nova fase de imunização comece ainda nesta semana.

A decisão ocorre após a autorização da agência reguladora dos Estados Unidos (FDA, sigla em inglês) na última sexta-feira (29). Exceto por uma abstenção, os especialistas votaram de forma unânime, apontando que os benefícios da prevenção contra a Covid-19 superam eventuais riscos associados à vacinação nesta faixa etária. A Pfizer informou que sua vacina contra a Covid-19 é segura e mais de 90,7% eficaz na prevenção de infecções em crianças de 5 a 11 anos. Os dados foram enviados à FDA. O estudo acompanhou 2.268 crianças que receberam duas doses da vacina ou placebo, com três semanas de intervalo. Cada dose foi um terço da quantidade administrada a adolescentes e adultos.

SC: Estado confirma 1.217.672 casos, 1.192.412 recuperados e 19.680 mortes

O Governo do Estado relatou que há um total de 1.217.672 casos confirmados de Covid-19, sendo que 1.192.412 estão recuperados e 5.580 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta terça-feira, 2. A doença respiratória causou 19.680 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,62%.

>>> Confira aqui o boletim diário desta terça-feira, 2
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

A estimativa do Governo do Estado é que 54 municípios não tenham caso ativo algum. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a de Xanxerê, que tem 118 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Grande Florianópolis (98) e Foz do Rio Itajaí (91). As que menos têm são Alto Vale do Rio do Peixe (31), Meio-Oeste (39) e Alto Uruguai Catarinense (49).

Dos 1.326 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 863 ocupados, sendo 284 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 65,1%.

Governo do Estado define projeto arquitetônico do PMI para o Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro

O Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro, realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e SC Participações e Parcerias (SCPar), avançou mais uma etapa para a formalização do edital de licitação. Depois de receber duas propostas de construção, operação e manutenção de equipamentos turísticos nas áreas contíguas ao Mirante da Serra do Rio do Rastro, a equipe de Comissão de Avaliação definiu a proposta vencedora. A proposta da empresa Vallya irá embasar a licitação da construção que será viabilizada com recursos privados.

Imagem do projeto do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro

A proposta vencedora apresentou um estudo de arquitetura e engenharia, com um valor estimado em R$ 127 milhões. O projeto sugerido e selecionado pela Comissão de Avaliação do PMI, tem espaços para estruturas que serão construídas pela empresa vencedora da licitação. O desejo da Santur e da SCPar é de publicar o edital para a obra e gestão do equipamento nos primeiros meses de 2022.

“Vencemos mais uma etapa, com um esforço grande da Santur e da SCPar, para qualificar e impulsionar o turismo e proporcionar uma estrutura sem igual na Serra Catarinense. A região merece e precisa disso. Nosso governo também está investindo R$ 20 milhões na contenção das encostas em toda a Serra do Rio do Rastro e abriu a licitação para a nova iluminação. Assim, contemplamos todos os aspectos para consolidar e ampliar a atratividade desse roteiro turístico”, disse o governador Carlos Moisés.

Imagem do projeto do Complexo Turístico da Serra do Rio do Rastro

 

Dentro da estrutura proposta, estão: mirante, bondinho, circuito de montain bike, ponte de vidro, lago cênico, pista de patinação interna, estação de ski, tirolesa, mirante panorâmico, quiosques, restaurantes, espaços para piquenique, SPA, heliponto e casas de campo. “A Santur e seus técnicos trabalharam em parceria com a SCPar para encontrarmos a melhor estrutura também dentro dos critérios turísticos. Um projeto como esse vai revolucionar a Serra”, destacou o presidente da Santur, Renê Meneses.

Estudo selecionado passou por análises criteriosas: As duas propostas finalistas passaram pela análise da Comissão de Avaliação e precisaram contemplar a construção de mirantes e estrutura de apoio ao visitante, como lojas, estacionamentos e restaurantes. Ainda dentro do projeto, apresentaram estudos de viabilidade técnica, operacional, econômica, financeira, ambiental e aspectos jurídicos para a estruturação do projeto de concessão do novo complexo turístico.

As propostas finalistas para a análise foram conhecidas no dia 11 de outubro, quando o prazo de envio das propostas foi encerrado. Além da vencedora, a proposta da empresa Volare também foi analisada pela Comissão. “O avanço desse projeto significa a celeridade e a eficiência deste Governo, que fará entregas aos catarinenses. Em menos de 8 meses, lançamos o PMI, recebemos e selecionamos os estudos para realizar esse projeto que, há décadas, é aguardado pela região”, pontuou o secretário Executivo de PPPs da SCPar, Ramiro Zinder.

Estado confirma mais 1.119 casos e seis óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (2) mais 1.119 casos confirmados e seis mortes – referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas – em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.551.386 casos confirmados e 40.305 mortos pela doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de novembro (148), outubro (525), setembro (226), agosto (86), julho (38), junho (47) e maio (49) de 2021. Os óbitos divulgados são de novembro (2) e outubro (4) de 2021.

INTERNADOS – 319 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 256 pacientes em leitos SUS (154 em UTIs e 102 em leitos clínicos/enfermarias) e 63 em leitos da rede particular (35 em UTIs e 28 em leitos clínicos/enfermarias). Há outros 1.039 pacientes internados, 573 em leitos de UTI e 466 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais seis pacientes. São cinco homens e uma mulher, com idades que variam de 44 a 78 anos. Os óbitos ocorreram entre 23 de outubro e 1º de novembro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em Cascavel (2), Juranda, Curitiba, Coronel Vivida e Assis Chateaubriand.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.199 casos de residentes de fora do Estado – 218 pessoas evoluíram a óbito.

Confira o Informe completo AQUI.

Coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima Oswaldo dos Santos Lucon pede demissão durante COP-26 em Glasgow

O Coordenador do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima Oswaldo dos Santos Lucon pediu demissão, na tarde desta terça-feira (2), do posto de coordenador-executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima, para o qual havia sido nomeado em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro. A demissão ocorre em meio à Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26), em Glasgow, na Escócia. Ouvido pelo Estadão, Lucon disse que estava saindo por causa da falta de interlocução do governo com os representantes da sociedade civil. O Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC) é um organismo oficial de aconselhamento científico do presidente da República, criado por lei.

O objetivo do fórum é assessorar o chefe do Executivo no tema da emergência climática, por meio do diálogo com a comunidade científica. Lucon, que é pesquisador da área de energia, comunicou a saída do cargo ao ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, por e-mail. “Ele (ministro) ligou para mim agora à noite pedindo para confirmar, e eu confirmei (a saída)”, disse ele ao Estadão. Lucon está em Glasgow como representante do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), e disse que não foi seu objetivo criar um “fato político-partidário” com o pedido de demissão do cargo. “Não houve nenhum episódio pontual que me tenha feito tomar essa decisão, e nem foi nada premeditado, mas eu achei que, pelo bem do País, foi melhor eu sair”, disse.

STF retoma trabalhos presenciais nesta quarta-feira

A partir desta quarta-feira (3), o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma gradualmente os trabalhos presenciais. Os julgamentos nas turmas e no plenário, que até agora eram realizados virtualmente, voltarão a ser feitos presencialmente. O atendimento ao público externo também será retomado. Haverá exceções para os trabalhos presenciais. As sessões de julgamento, tanto no plenário quanto nas turmas, poderão ser realizadas virtualmente caso as respectivas presidências determinem ou algum ministro alegue motivos pessoais para não comparecer. Nas audiências públicas, o relator poderá determinar se os trabalhos serão presenciais ou virtuais. O acesso ao plenário e às turmas do Supremo será liberado apenas aos ministros, integrantes do Ministério Público, advogados dos processos da pauta do dia e de servidores e colaboradores indispensáveis ao funcionamento da sessão. O comparecimento do público nesses locais continuará vetado.

As regras para o funcionamento do STF foram editadas na Resolução 748/2021, assinada em 26 de outubro pelo presidente do Supremo, ministro Luiz Fux. Segundo a resolução, todos os frequentadores do STF deverão apresentar o certificado de vacinação emitido pelo aplicativo Conecte-SUS, do Ministério da Saúde, usar máscaras de proteção facial e ter a temperatura medida. As obrigações valem tanto para o público interno quanto externo do STF. De acordo com a resolução editada por Fux, a retomada dos trabalhos presenciais considera que 95% da força de trabalho, entre servidores e colaboradores, cumpriram o calendário vacinal completo e que 59% das pessoas que trabalham diariamente no STF são jovens, com idade entre 21 e 45 anos. O STF retorna aos trabalhos presenciais depois de um ano e oito meses. Na semana passada, a Câmara dos Deputados tinha voltado ao trabalho presencial, com a exigência de passaporte de vacinação para entrar nas dependências da Casa.

Facebook anuncia fim da ferramenta de reconhecimento facial

O Facebook anunciou nesta terça-feira (2) que, nas próximas semanas, vai desativar seu sistema de reconhecimento facial, que identifica automaticamente os usuários em fotos e vídeos. Segundo a empresa, a decisão levou em conta crescentes preocupações sobre o uso desse tipo de tecnologia. “Os reguladores ainda estão no processo de fornecer um conjunto claro de regras que definam o seu uso”, disse Jerome Pesenti, vice-presidente de Inteligência Artificial do Facebook, por meio de nota. “Em meio a essa incerteza contínua, acreditamos que o apropriado seja limitarmos o uso do reconhecimento facial a um conjunto restrito de casos.”

Segundo a Meta, empresa que abriga o Facebook, mais de um terço dos usuários ativos diários da rede social optaram pela configuração de reconhecimento facial. Por isso, mais de 1 bilhão de pessoas serão atingidas pela mudança. No caso da ferramenta de Texto Alternativo Automático (AAT, na sigla em inglês), que cria descrições de imagens para pessoas com deficiência visual, o Facebook acrescentou que ela não incluirá mais os nomes de pessoas reconhecidas nas fotos, mas seguirá funcionando normalmente.

Cerca de 100 nações apoiam promessa de reduzir emissões de metano

Cerca de 100 nações se comprometeram a reduzir as emissões de metano como parte dos esforços para conter o aquecimento global, disse o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, aos líderes mundiais presentes na Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, a COP26, em Glasgow, na Escócia. 

“Uma das coisas mais importantes que podemos fazer nesta década decisiva para manter o alcance de 1,5 grau é reduzir nossas emissões de metano o mais rápido possível”, disse Biden, referindo-se à meta de conter o aquecimento global em 1,5 grau Celsius. “É um dos gases de efeito estufa mais potentes que existe.” Biden, que expôs os compromissos dos EUA para reduzir suas próprias emissões de metano, afirmou que aproximadamente 100 nações estão assinando o compromisso global de metano. O enviado climático dos EUA, John Kerry, havia anteriormente estimado o número em mais de 100 nações.

União Europeia promete 1 bilhão de euros para proteger florestas

A União Europeia (UE) se comprometeu, nesta terça-feira (2), a gastar 1 bilhão de euros de seu orçamento nos próximos cinco anos para proteger as florestas, incluindo 250 milhões de euros para países da Bacia do Congo, na África Central.

“Precisamos ouvir melhor as comunidades indígenas, os produtores, os consumidores e os comerciantes. Ouvir uns aos outros, trabalhar uns com os outros, para impedir o desmatamento”, disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Conferência do Clima (COP26) em Glasgow, na Escócia.

A contribuição da UE faz parte de um pacote financeiro maior, de US$ 12 bilhões, para proteger, restaurar e administrar de forma sustentável as florestas nos países mais pobres. Entre os outros doadores estão a Grã-Bretanha, Noruega, os Estados Unidos e o Japão.

Conselho de Direitos Humanos da ONU fará sessão urgente sobre Sudão

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas realizará uma sessão de emergência sobre o Sudão na sexta-feira (5), a pedido de Reino Unido e de outros países, após o golpe militar da semana passada, informou a ONU em comunicado divulgado nesta terça-feira (2). O pedido do Reino Unido foi feito em nome de 18 Estados-membros, mais do que um terço exigido para convocar uma sessão especial do Fórum de Genebra, de 47 membros, incluindo o Sudão. Foi apoiado por 30 países com status de observador, incluindo os Estados Unidos.

A missão permanente do Sudão na ONU em Genebra distribuiu um aviso a outras delegações anunciando que havia retirado seu embaixador. O Sudão não apareceu na lista da ONU de 17 países que apoiaram a realização da sessão. Na semana passada, os militares sudaneses tomaram o poder por meio de um golpe, prendendo autoridades civis e políticos e prometendo estabelecer um novo governo de tecnocratas. O golpe de 25 de outubro foi recebido com oposição e manifestações de rua. Jeffrey Feltman, enviado especial dos Estados Unidos para o Chifre da África, disse que os militares sudaneses mostraram “contenção” em sua resposta às manifestações no sábado, o que considerou sinal potencial para um retorno ao compartilhamento do poder com civis.

Brasileiro: Athletico-PR arranca empate com Flamengo

O Athletico-PR arrancou um empate de 2 a 2 com o Flamengo, na tarde desta terça-feira (2) na Arena da Baixada, em partida atrasada da 4ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Rubro-Negro perdeu a oportunidade de assumir a vice-liderança da competição, permanecendo em 3º, com 50 pontos (9 a menos do que o líder Atlético-MG, que tem duas partidas a mais). Este resultado teve um sabor amargo para o Rubro-Negro, que foi desclassificado da Copa do Brasil nas semifinais justamente pelo Furacão, que, com o resultado, ficou na 14ª posição da classificação com 35 pontos. O Flamengo volta a jogar pelo Brasileiro na sexta (5), quando recebe o Atlético-GO no Maracanã. Dois dias depois o Athletico-PR visita o Bragantino.

Confusão: Depois do jogo, Gabigol saía de campo abraçado com Marcinho, do Furacão. O gesto incomodou o técnico Alberto Valentim, que tentou afastar o atleta do seu time do atacante do Flamengo, o que gerou um embate. Em seguida, as hostilidades se estenderam a caminho do vestiário. Nas imagens da transmissão foi possível ver o presidente do Athletico, Mario Celso Petraglia, e outros funcionários do clube discutindo com jogadores do Flamengo. Petraglia queria tirar satisfações com Gabriel pelas provocações que o jogador fez para arquibancada, ao comemorar os dois gols marcados na partida. Gabigol, no entanto, foi diretamente para o vestiário. Na súmula, o árbitro Marielson Alves Silva não fez nenhuma citação sobre a confusão nos vestiários ou qualquer outro problema ao longo da partida. Mesmo com ação desastrosa do VAR.

Atlético-MG recebe o Grêmio nesta quarta-feira (03)

O líder Atlético-MG recebe o Grêmio, a partir das 21h30 (horário de Brasília) desta quarta-feira (3) no estádio do Mineirão, em partida atrasada da 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, adiada por causa das convocações de jogadores do Galo para jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Lewandowski faz ‘hat-trick’, Bayern goleia o Benfica e se garante nas oitavas

O Bayern está de novo classificado para as oitavas de final da Liga dos Campeões. Com duas rodadas de antecedência. E de novo com Lewandowski brilhando. A vaga foi garantida nesta terça-feira com a goleada por 5 a 2 sobre o Benfica, na Arena de Munique. O atacante polonês marcou três vezes. Ah, perdeu pênalti no primeiro tempo. Alguém vai criticar? Gnabry, de letra, e Sané, em bela finalização, fizeram os outros gols do time alemão. Morato e Darwin Núñez descontaram para a equipe portuguesa.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495