Russos dizem ter tomado Kherson

Imagem: Redes Sociais – Divulgação

De acordo com os ucranianos, 21 pessoas morreram em um dia no local. A Rússia disse ter desembarcado tropas nos últimos momentos em Kharkiv. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o prédio em chamas e a rua coberta por destroços. Tropas russas aerotransportadas chegaram, na madrugada, a Kharkiv, segundo o Serviço de Segurança do país.

Os ucranianos afirmam que os russos se envolveram em intensos combates com as forças locais. Há também relatos de que houve um incêndio em um hospital. A cidade está cercada há dias. Ao menos sete pessoas morreram, nessa terça-feira, quando a sede da administração regional foi atingida por míssil, e mais 14 perderam a vida nesta quarta.

Enquanto isso, em Kherson, no Mar Negro, no sul da Ucrânia, os russos dizem ter assumido o controle da estação ferroviária e do porto, de acordo o prefeito da cidade, Igor Kolykhayev, citado pela mídia local, informou a Agence France-Press. Kiev e Kharkiv foram fortemente bombardeados e civis foram alvejados. Entretanto, o Ministério de Defesa da Ucrânia negou a informação. “De acordo com as informações de nossa brigada, as batalhas estão acontecendo agora”, disse um porta-voz do ministério. “A cidade não está totalmente capturada, algumas partes estão sob nosso controle”.

Imagem: Redes Sociais – Divulgação

Um míssil foi disparado contra uma torre de transmissão de TV em Kiev, capital ucraniana, e deixou ao menos cinco pessoas mortas, segundo a Ucrânia. A violência da guerra na Ucrânia tem chegado a níveis antes inimagináveis. Com cidades sitiadas pelas tropas russas, o presidente Volodymyr Zelensky voltou a pedir apoio da comunidade internacional. O Exército russo ampliou o megacomboio que cercará Kiev, capital ucraniana e coração do poder. As tropas, que cobrem um extensão de 64 quilômetros, se aproximam da cidade.

A Rússia atacou as duas principais cidades da Ucrânia nesta terça-feira (1º), sexto dia de guerra desde que começou a invadir o país, na semana passada. Em Kiev, a capital, uma torre de TV foi atingida, causando a morte de pelo menos 5 pessoas. Mais cedo, a Rússia atacou com mísseis um prédio do governo ucraniano em Kharkiv, a 2ª maior cidade do país.

Um vídeo mostra uma grande bola de fogo que envolve carros que estavam no local. Segundo o jornal “The New York Times”, que afirma ter ouvido os números de funcionários dos serviços de emergência, o ataque deixou 7 mortos e 24 feridos. Enquanto isso, imagens de satélite continuam mostrando que forças russas estão se aproximando de Kiev, a capital da Ucrânia. No começo do dia, segundo agências de notícias russas, a Rússia disse que atacaria locais que pertencem aos serviços de segurança e à unidade de operações especiais da Ucrânia em Kiev para evitar “ataques de informação”.

Discurso de Zelensky

Após o bombardeio de Kharkiv, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acusou a Rússia e disse que um Estado que comete crimes de guerra não deve ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU. Zelensky também pediu à União Europeia para provar que estão do lado dos ucranianos no conflito com a Rússia.

“A União Europeia será muito mais forte conosco, isso é certo. […] Nós já provamos a nossa força, nós já provamos que, no mínimo, somos exatamente iguais a vocês. Provem que estão conosco, provem que não vão nos deixar sozinhos, provem que vocês são de fato europeus e nós somos europeus. E então a vida vai vencer a morte e a luz vai vencer a escuridão.”

Alguns dos parlamentares europeus usavam camisetas com a bandeira da Ucrânia e os dizeres “Apoie a Ucrânia”. Outros usavam bottons ou adereços com as cores da bandeira ucraniana. Zelensky foi aplaudido de pé, por um longo tempo ao fim de seu discurso.

Parlamento Europeu condena ação militar russa na Ucrânia

O Parlamento Europeu aprovou, ontem (1), uma resolução em que condena a Rússia por atacar militarmente a Ucrânia. Ao concluir que o governo russo, liderado pelo presidente Vladimir Putin, agiu de forma “injustificada”, desrespeitando regras internacionais em vigor desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os eurodeputados aprovaram que os países que integram a União Europeia apliquem sanções severas conjuntas contra a Rússia e também contra  Belarus, cujo presidente, Alexander Lukashenko, é acusado de apoiar Putin. A resolução foi aprovada com 637 votos a favor, 13 contra e 26 abstenções, em uma sessão plenária extraordinária marcada pelo pedido de mais apoio do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e pelas severas críticas ao Kremlin da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

Ao fazerem coro à presidente do Parlamento, os eurodeputados manifestaram apoio ao ingresso da Ucrânia na União Europeia. “O Parlamento Europeu apela às instituições da União Europeia [responsáveis pelo trâmite político] para que desenvolvam esforços no sentido de conceder à Ucrânia o estatuto de país candidato à adesão à UE”, disse a instituição, em nota divulgada esta tarde. A resolução também destaca a necessidade dos estados-membros do bloco “acelerarem o fornecimento de armas defensivas à Ucrânia”, e disponibilizem informações aos serviços ucranianos de inteligência e estratégia e prestem ajuda humanitária tanto às pessoas que permanecem em território ucraniano, como às que tentam fugir da guerra.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 660 mil pessoas já deixaram a Ucrânia, fugindo das consequências do ataque militar russo ao país e mais de 12 milhões de pessoas precisarão de ajuda e proteção humanitária dentro e fora do país nos próximos meses. A assembleia europeia também rejeitou a “retórica” russa, referindo-se a declarações de Putin. Para justificar a ação militar, o presidente russo acusou as forças militares da Ucrânia de possuírem armas de destruição em massa que, segundo Putin, os ucranianos planejavam usar contra civis para, depois, responsabilizar Moscou. Segundo o governo ucraniano, a alegação é uma “mentira”. No domingo (27), o governo ucraniano recorreu ao Tribunal Penal Internacional, o Tribunal de Haia, pedindo que a Corte responsabilize o governo Putin por “manipular a noção de genocídio para justificar sua agressão” e ordene que as tropas russas parem imediatamente a guerra.

Diplomatas deixam sala durante discurso de chanceler da Rússia na ONU; representante brasileiro fica

Mais de 100 diplomatas organizaram um boicote e deixaram a sala onde estava sendo realizada a Conferência sobre o Desarmamento da ONU, em Genebra, na Suíça, durante uma fala transmitida por vídeo do ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, nesta terça-feira (1º).

Os representantes de cerca de 40 países ocidentais e aliados, incluindo o Japão fizeram o ato como uma forma de protesto contra a invasão russa à Ucrânia. O diplomata que representava o Brasil não saiu da sala.

A atitude está em linha com a forma como o Brasil costuma se posicionar nas disputas internacionais. O Itamaraty foi questionado a respeito pela reportagem, mas não havia respondido até a última atualização desta reportagem.

Biden faz seu primeiro discurso do Estado da União

O presidente americano, Joe Biden, realizou durante a noite desta terça-feira (1) o tradicional discurso do Estado da União. Entre os principais assuntos estava a Guerra na Ucrânia. “Seis dias atrás, o russo Vladimir Putin procurou abalar as fundações do mundo livre pensando que poderia fazê-lo se curvar aos seus caminhos ameaçadores. Mas ele calculou mal. Ele não contava que iria haver uma barreira: a população ucraniana”, disse Biden.

O presidente americano ainda aproveitou a ocasião para demonstrar que o país está engajado em ajudar a Ucrânia e em defender os membros da Otan. “Os EUA vão defender cada polegada de território que estiver sob posse da Otan”, informou o chefe do governo americano. Biden disse ainda que os Estados Unidos (EUA) vão fechar o espaço aéreo a aviões russos, seguindo o exemplo da União Europeia (UE) e de outros países. No seu primeiro discurso de Estado da União, Biden mandou vários recados para o presidente russo, Vladimir Putin, disse que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (EUA) está criando equipe de trabalho exclusivamente para investigar “crimes dos magnatas russos”. “Esta noite, digo aos oligarcas e líderes corruptos da Rússia, que lucraram milhares de milhões de dólares com esse regime violento, que já basta”, disse Biden, no primeiro discurso sobre o Estado da União, o tradicional pronunciamento anual dos presidentes dos Estados Unidos no Congresso.

“Estamos nos juntando aos nossos aliados europeus para encontrar e confiscar iates, apartamentos de luxo, aviões privados. Vamos buscar os lucros indevidos”, garantiu. A União Europeia (UE), o Reino Unido e o G7, bloco dos sete países mais industrializados do mundo [Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido] já tinham anunciado sanções a dezenas de oligarcas e empresários russos dos setores do petróleo, da banca e das finanças, todos considerados próximos do Kremlin. As sanções impostas pela UE incluem o congelamento de bens, a proibição de colocar fundos à disposição de pessoas físicas e jurídicas listadas, bem como a possibilidade de entrar ou transitar pelo território dos 27 Estados-membros.

Ucrânia aceita conversar com russos, mas não ultimados

Dmytro Kuleba, ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, afirmou que o país dele está pronto para negociar com a Rússia, mas que não vai aceitar ultimados. Os russos afirmaram que aguardam os ucranianos para uma segunda rodada de conversas.

Guerra na Ucrânia completa uma semana com expectativa de decisão na ONU

A Assembleia Geral da ONU para discutir a invasão russa à Ucrânia pretende encerrar a votação sobre o assunto nesta quarta-feira (2). Representantes de todos os países que fazem parte da organização votarão sobre a condenação da Rússia diante os ataques feitos ao país vizinho. Alguns especialistas políticos chamam a atenção para qual será o posicionamento do Brasil e da China diante do debate. No momento, uma abstenção é vista como uma forma de apoio ao ataque.

Mais quatro morrem em Kharkiv, diz Serviço de Emergências ucraniano

Mais quatro morreram em Kharkiv na manhã desta quarta-feira (2), segundo o Serviço de Emergências da Ucrânia. Anteriormente, foi anunciado que um bombardeio havia matado 21 pessoas, de acordo com o governador Oleg Synegubov. O prefeito da cidade de Kharkiv, Ihor Terekhov, disse que a cidade não vai se render às forças russas, e que os seus inimigos estão atacando com frequência pelo ar, inclusive bairros residenciais. “Kharkiv é uma cidade onde se fala russo, uma em quatro pessoas aqui tem parentes na Federação Russa, mas hoje a forma de reagir à Rússia é completamente diferente do que era. Nós nunca esperamos que isso fosse acontecer: destruição total, aniquilação, genocídio contra o povo ucraniano, é imperdoável”, disse ele.

Mesmo preso líder da oposição na Rússia, convoca protestos diários contra a invasão da Ucrânia

Alexei Navalny, um político de oposição da Rússia que está preso, convocou os russos para protestos diários contra a campanha militar do governo do país na Ucrânia. As manifestações ocorreriam todos os dias às 19h e aos sábados e domingos às 14h, nas praças centrais das cidades. A mensagem foi publicada pela porta-voz de Navalny no Twitter. Navalny e seus aliados já haviam convocado uma campanha de desobediência civil para protestar contra a invasão da Ucrânia. Navalny foi envenenado no fim de 2020. Ele recebeu tratamento na Alemanha e, ao voltar à Rússia, no começo de 2021, foi detido. Ele está preso desde então.

Tropas russas estão se concentrando mais perto de Kiev, diz prefeito

A Rússia está reunindo tropas cada vez mais perto de Kiev, afirmou o prefeito da capital da Ucrânia, Vitali Klitschko, em um texto publicado na internet nesta quarta-feira (2). “Estamos nos preparando e vamos defender Kiev, Kiev se mantém de pé e se manterá de pé”, disse ele.

Papa faz súplica pela paz’ na Ucrânia

Imagem: Vatican News – Divulgação

O papa Francisco voltou a fazer nesta quarta-feira (2), durante sua audiência geral no Vaticano, um apelo em defesa da paz na Ucrânia, que há uma semana é alvo de uma invasão militar russa. Em sua homilia, o pontífice lembrou o início da Quaresma e disse que as “orações e o jejum” dos católicos serão uma “súplica de paz” para a Ucrânia. Além disso, agradeceu a um padre ucraniano que faz a leitura da catequese em polonês na audiência geral.

“Seus pais estão nos abrigos embaixo da terra para se proteger das bombas em um lugar próximo a Kiev, e ele continua a cumprir seu dever aqui conosco. Estando ao seu lado, estaremos ao lado de todas as pessoas que sofrem com os bombardeios. Levemos no coração a lembrança desse povo”, disse Francisco. O Papa também elogiou a Polônia por abrir a fronteira para refugiados ucranianos. “Vocês estão oferecendo generosamente tudo o que é necessário para que eles possam viver dignamente, apesar da dramaticidade do momento”, declarou.

Segundo a imprensa polonesa, mais de 450 mil pessoas já cruzaram a fronteira desde o início da invasão russa. Na última madrugada, os dois países abriram mais dois postos de travessia para quem foge da guerra a pé, de modo a tentar reduzir as filas quilométricas do lado ucraniano. Considerando também outras nações vizinhas, como Eslováquia, Hungria, Moldávia e Romênia, o número de refugiados já passa de 600 mil. (ANSA).

Campanha da Fraternidade 2022 – “Fala com sabedoria, ensina com amor”

CNBB – Divulgação

Celebrada no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade (CF) convida a todos a imitar a misericórdia do Pai repartindo o pão com os necessitados, fortificando o espírito fraterno. A iniciativa está ligada a caminhada quaresmal como um dos modos de viver a espiritualidade deste tempo favorável.

Em 2022, a CF tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Seu início se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas.

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

“Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para busca os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.

Objetivo geral 

A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

Objetivos Específicos  

  1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia.
  2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação.
  3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus.
  4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino.
  5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum.
  6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino.
  7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

Festival de Cinema de Cannes suspende a Rússia

O Festival de Cannes, um dos mais prestigiados e famosos festivais de cinema do mundo, anunciou hoje (1) a suspensão de delegações oficiais russas na edição deste ano do evento, que ocorre entre 17 e 28 de maio, na cidade do sul da França. O comunicado da organização do evento também informou que, a menos que a guerra da Rússia contra a Ucrânia cesse, o festival não vai aceitar a presença de pessoas relacionadas ao governo russo.

A equipe do festival se solidarizou com o povo ucraniano e disse se unir a todos os que se opõem a esta situação “inaceitável” e que condenam a atitude da Rússia e de seus dirigentes de bombardear a Ucrânia. “Nós queremos, por outro lado, saudar a coragem de todas aquelas e todos aqueles que, na Rússia, se arriscaram a protestar contra a agressão e a invasão da Ucrânia. Há, entre eles, artistas e profissionais do cinema que não cessaram nunca de lutar contra o regime atual e que não podem ser associados a estes atos intoleráveis e aos que bombardeiam a Ucrânia”, disse o comunicado do festival.

Jogadores brasileiros deslocados para a Romênia retornam ao Brasil

Embaixada do Brasil Romênia presta apoio a 40 brasileiros e familiares que deixaram a Ucrânia por meio da fronteira.O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que o grupo restante de jogadores de futebol e seus familiares que deixou a Ucrânia por causa da ação militar da Rússia retorna ao Brasil nesta terça-feira (1º). Segundo o Itamaraty, o grupo, que estava em Bucareste, capital da Romênia, volta em voo comercial. Jogadores brasileiros dos clubes ucranianos Shakhtar Donestky e Dínamo já desembarcaram em São Paulo e no Rio de Janeiro, pela manhã, após saírem  de Kiev, capital da Ucrânia, no sábado (26), em direção à Romênia. Lá, eles foram recebidos por representantes da Embaixada do Brasil.

“A Embaixada do Brasil na Romênia prestou apoio a 40 brasileiros, jogadores de futebol e familiares, que deixaram a Ucrânia por meio da fronteira com a Romênia. São jogadores de diversos times de futebol ucranianos”, informou o Itamaraty por meio de rede social. O Itamaraty informou ainda que o transporte para Bucareste foi custeado pela União das Federações Europeias de Futebol (Uefa). De acordo com a pasta, um dos brasileiros que acompanhava o grupo pretende retornar à Ucrânia, “caso o conflito se encerre proximamente” e decidiu permanecer na Romênia pelos próximos dias. “Um dos brasileiros que acompanhava o grupo, e que pretende retornar à Ucrânia, caso o conflito se encerre proximamente, decidiu permanecer na Romênia pelos próximos dias, tendo recebido apoio da embaixada em Bucareste para transporte e hospedagem”, disse o ministério. A ofensiva russa na Ucrânia já atingiu a capital do país. Por conta disso, a Embaixada do Brasil lançou um comunicado aos brasileiros que ainda estão lá, recomendando que deixem Kiev “com urgência”, em direção às fronteiras com a Polônia, Romênia ou a fronteira norte da Moldávia.

A embaixada tem publicado no grupo do Telegram informações sobre horários de trens saindo de Kiev. Quem pretende deixar a capital tem que se dirigir à estação central da capital antes do início do toque de recolher às 20h. Para os brasileiros que se encontram nas cidades de Kharkiv e Kherson, a recomendação é permanecer onde estão, buscar abrigo seguro e manter as autoridades brasileiras informadas. A embaixada disse ainda para os que pretendem sair do país usando automóveis, que as rodovias que levam em direção à Polônia estão “relativamente seguras”. “Aos brasileiros que se encontram em outras localidades do país, recomenda-se avaliar as condições pessoais de segurança e, caso seja possível, procurar embarcar em trem para a fronteira mais próxima, informando a embaixada de seu deslocamento”, recomenda a Embaixada do Brasil em Kiev.

Covid-19: país tem 28,8 milhões de casos e quase 650 mil mortes

O Brasil chegou a 649.630 mortes em decorrência da covid-19, informou hoje (1) o Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas foram confirmados 297 óbitos e 23.545 diagnósticos positivos da doença, totalizando 28.811.165 pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia. Ontem (28), o painel de informações da pandemia administrado pelo ministério trazia 28.787.620 casos acumulados.

A quantidade de casos em acompanhamento está em 1.655.530. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte. Ainda há 3.116 mortes em investigação. As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a apuração sobre a causa ter sido a covid-19 continua em andamento. Até hoje, 26.506.005 pessoas se recuperaram da covid-19, segundo os dados oficiais. O número corresponde a 92% dos infectados desde o início da pandemia. Os números de novos casos e mortes em geral são menores aos domingos, segundas-feiras e nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados.

Covid-19 - 01/03/22
.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (164.613), Rio de Janeiro (71.781), Minas Gerais (59.647), Paraná (42.330) e Rio Grande do Sul (38.272). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.974), Amapá (2.102), Roraima (2.134), Tocantins (4.109) e Sergipe (6.254). Hoje, não atualizaram os dados o Distrito Federal, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Tocantins.

SC: Estado confirma 1.617.680 casos, 1.578.701 recuperados e 21.383 mortes

Há 1.617.680 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina. Desses, 1.578.701 são considerados recuperados e 17.596 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta terça-feira, 1º de março. A Covid-19 causou 21.383 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,32%.

Em comparação com o dia anterior, houve mais 15 óbitos registrados. O total de confirmados cresceu 2.607, enquanto 4.042 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas. O número de casos ativos registrou uma redução de 1.450.

>>> Confira aqui o boletim diário desta terça-feira, 1º
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

A estimativa do Governo do Estado é que 285 municípios tenham casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 535 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Serra (495) e Xanxerê (356). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (95), Alto Vale do Itajaí (143) e Alto Uruguai Catarinense (145).

Dos 1.029 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 766 ocupados, sendo 191 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 74,4%.

Paraná: Secretaria da Saúde registra mais 2.569 casos e 24 óbitos pela Covid-19

A secretaria estadual da Saúde divulgou nesta terça-feira (01) mais 2.569 casos confirmados e 24 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.322.922 casos confirmados e 42.100 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta terça-feira são de março (290) fevereiro (1.977) e janeiro (287) de 2022; julho (3), junho (2), maio (1), março (4) de 2021; outubro (1), setembro (1), julho (2) e junho (1) de 2020. Os óbitos são de março (1), fevereiro (22) de 2022 e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – Há 139 pacientes com diagnóstico confirmado internados em leitos SUS (55 em UTI e 84 enfermaria). Não há pessoas com diagnóstico confirmado na rede particular. Há outros 797 pacientes internados, 327 em leitos UTI e 470 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 24 pacientes. São sete mulheres e 17 homens, com idades que variam entre 42 e 100 anos. Os óbitos ocorreram entre 13 de junho de 2021 a 1 de março de 2022.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (14) e  Congonhinhas (2), além da morte de uma pessoa em cada um dos seguintes municípios: Sarandi, Santo Antônio do Sudoeste, Rio Azul, Pinhais, Palmeira, Maringá, Francisco Beltrão e Clevelândia.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 10.556 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 230 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo

Federação de Automobilismo se une a onda de sanções à Rússia

Seguindo a onda de sanções impostas no mundo esportivo à Rússia, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou nesta terça-feira (1) um pacote de punições para pressionar os russos a interromperem a campanha militar contra a Ucrânia. Entre as medidas adotadas está a proibição da realização de competições em solo russo ou bielorusso (país que também sofreu punição por apoiar as ações bélicas). Também foi proibido o uso de bandeiras ou a execução dos hinos destes dois países nos eventos automobilísticos promovidos pela entidade.

Em relação à participação de equipes da Rússia e da Belarus em eventos da FIA, foi decidido que está proibida. Já os pilotos com estas nacionalidades poderão correr, mas sob a bandeira da FIA. “A FIA está observando os desenvolvimentos na Ucrânia com tristeza e choque e espero uma resolução rápida e pacífica para a situação atual. Condenamos a invasão russa da Ucrânia e nossos pensamentos estão com todos aqueles que sofrem como resultado dos acontecimentos na Ucrânia. Gostaria de salientar que a FIA, juntamente com os nossos promotores, agiu de forma proativa sobre este assunto na semana passada e se comunicou de acordo com a Fórmula 1, Fórmula 2, WTCR e a International Drifting Cup”, declarou o presidente da entidade, Mohammed Ben Sulayem.

Vôlei: Federação Internacional tira Mundial masculino da Rússia

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta terça-feira (1) que não realizará mais na Rússia o Campeonato Mundial masculino da modalidade, programado para os meses de agosto e setembro de 2022, por causa da invasão russa à Ucrânia. A decisão foi tomada pelo Conselho de Administração da entidade.

“A FIVB buscará uma nação anfitriã alternativa para garantir que a Família Global do Voleibol, incluindo as Federações Nacionais, atletas, dirigentes e torcedores se sintam seguros e orgulhosos de participar de um festival alegre e pacífico do esporte”, diz o comunicado emitido pela entidade. Horas depois a FIVB anunciou também que “todas as seleções, clubes, oficiais e atletas de vôlei de praia e vôlei de neve” da Rússia ficam inelegíveis para participarem das competições internacionais e continentais.

Sanções no mundo do esporte

A Rússia vem sofrendo uma série de punições nos últimos dias em razão da sua campanha militar em solo ucraniano. Na última segunda, por exemplo, a Fifa e a Uefa decidiram suspender a seleção russa e todos os clubes de futebol do país de participarem de qualquer competição organizada por elas, inclusive a próxima Copa do Mundo, que será disputada este ano no Catar. Já o conselho executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) recomendou que as federações esportivas internacionais proíbam atletas e autoridades russas e bielorrussas de competirem em seus eventos.

Grêmio perde para Mirassol e cai na primeira fase da Copa do Brasil

Em um jogo muito movimentado, o Mirassol derrotou o Grêmio por 3 a 2, nesta terça-feira (1) em São Paulo, e garantiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Agora o Leão da Alta Araraquarense pega o Azuriz.

Goiás empata em 1 a 1 com o Souza e se classifica

Quem também se classificou, mas com um empate fora de casa, foi o Goiás, que ficou no 1 a 1 com o Souza no Marizão. Nicolas abriu o placar para o Esmeraldino, que pega o Criciúma na próxima fase, enquanto Esquerdinha empatou para o Dino.

Moto Club supera a Chapecoense

Em partida que teve início mais cedo, o Moto Club superou a Chapecoense por 3 a 2 no Castelão. O Papão do Norte contou com gols de Dagson (dois) e Sousa (contra). Já Tiago Real e Perotti descontaram para a equipe catarinense. Na próxima fase o time maranhense pega o Tombense.

Pouso Alegre derrotou o Paraná

Outra equipe a conseguir a classificação em casa foi o Pouso Alegre, que, jogando no Manduzão, derrotou o Paraná por 2 a 0, com gols de Denner e Eberê. Na segunda fase o Dragão mede forças com o Coritiba.

Libertadores: Fluminense supera Millonarios e se aproxima da fase de grupos

O Fluminense alcançou o seu primeiro objetivo na temporada, avançou para a terceira fase prévia da Taça Libertadores, após superar o Millonarios (Colômbia) por 2 a 0, nesta terça-feira (1) no estádio de São Januário. Esta classificação foi de grande importância para o Tricolor das Laranjeiras, que, com ela, garantiu ao menos uma vaga na Copa Sul-Americana (para conseguir chegar à fase de grupos da Libertadores é necessário superar ainda a terceira fase prévia). Na terceira fase prévia da Libertadores o Fluminense pega o vencedor de Olimpia (Paraguai) e Atlético Nacional (Colômbia), que se enfrentam na quinta-feira (3). No confronto de ida os paraguaios venceram por 3 a 1.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495