Após polêmica, Bolsonaro anuncia ministro da Educação

O presidente da República eleito, Jair Bolsonaro (PSL), anunciou na noite desta quinta-feira o filósofo colombiano Ricardo Vélez Rodríguez como futuro ministro da Educação. Nome desconhecido da comunidade educacional, crítico ao Enem e com afinidade ao Escola sem Partido, hoje ele é professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF. A indicação do professor ocorre um dia depois de a bancada evangélica vetar o educador Mozart Neves, diretor do Instituto Ayrton Senna, para o cargo.

Guedes reforça foco em privatizações com novos indicados

ECONOMIA

O governo de transição do presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou na quinta-feira Rubens Novaes na presidência do Banco do Brasil e Carlos von Doellinger no comando do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Na Caixa Econômica Federal, foi confirmado o nome de Pedro Guimarães para a presidência. Todos eles são indicações do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e foram submetidos ao presidente eleito.

Bolsonaro passa por exames pré-operatórios em SP

O presidente eleito Jair Bolsonaro embarca para São Paulo, na manhã desta sexta-feira, onde realizará exames pré-operatórios, no Hospital Albert Einstein. Ele será submetido a uma nova cirurgia, provavelmente no dia 12 de dezembro, para restabelecer o trânsito intestinal, abrindo a incisão, na qual ele levou 35 pontos, e retirando a colostomia uma espécie de bolsa que funciona como intestino externo.

Black Friday deve movimentar bilhões no Brasil 

A Black Friday já virou tradição no comércio brasileiro. Nesta sexta-feira (23), ocorre mais uma edição da consagrada data de ofertas. Criada nos Estados Unidos, a data especial chega à nona edição no Brasil com a expectativa de movimentar R$ 2,43 bilhões só com as compras feitas pela internet, uma previsão de aumento de 15% em relação ao ano passado.

© Foto: Nacho Doce/ReutersApps monitoram preços e dizem se desconto é real

Todos os setores da economia parecem ter aderido à Black Friday. O problema é separar os descontos verdadeiros daqueles que não tiveram nenhuma variação. Logo no início da Black Friday no Brasil, muitas empresas tentaram enganar os clientes com falsas promoções, o que criou o famoso meme ‘tudo pela metade do dobro’. Para facilitar a vida do consumidor, aplicativos de monitoramento de preços prometem mostrar quais produtos realmente estão mais baratos. Esse é o caso do Zoom, Precifica, Buscapé e JáCotei. O Zoom lança amanhã uma ferramenta que identifica as melhores ofertas com o selo Black Friday. Esses produtos vão aparecer com destaque no site e aplicativo da empresa. Para ganhar o selo, os preços dos produtos foram monitorados em tempo real ao longo de todo o mês de novembro e comparados com os que foram praticados anteriormente. O Zoom também vai lançar a ferramenta Economizoometro, que mostrará quanto o comparador de preços já ajudou as pessoas a economizarem.

Termina hoje prazo para renovação do Fies

Estudantes universitários que adquiriram empréstimos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2018 devem ficar atentos, pois o prazo para a renovação dos contratos acaba nesta sexta-feira. Não haverá prorrogação, de acordo com o Ministério da Educação.

Inscrições para o Mais Médicos são prorrogadas

O Ministério da Saúde prorrogou as inscrições para o Mais Médicos até 7 de dezembro. O prazo estabelecido inicialmente era 25 de novembro. A medida foi tomada devido à instabilidade do site do programa. Segundo o Ministério da Saúde, ataques cibernéticos causaram o problema. Com a alteração, a data de apresentação dos médicos aos municípios também mudou. Os profissionais já inscritos e alocados poderão apresentar documentação no município escolhido e iniciar as atividades a partir desta sexta-feira (23).

Laudo do IML conclui que Daniel morreu degolado

O Instituto Médico Legal de Curitiba apresentou na quinta-feira o laudo com os detalhes do brutal assassinato do jogador Daniel Corrêa. Segundo os peritos, a causa da morte foram os cortes no pescoço do jogador, mas não foi concluído se seu órgão sexual foi decepado antes ou depois do degolamento realizado pelo empresário Edison Brittes, autor confesso do crime.

FUTEBOL

Vasco vence e se afasta da zona da degola

Em uma noite de muita disputa, na quinta-feira, o Vasco venceu o São Paulo por 2 a 0, no Complexo Esportivo de São Januário, e se afastou da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. Faltando dois jogos para o fim de 2018, o Cruz-Maltino pode garantir a permanência de forma antecipada na próxima rodada. Já o Tricolor perdeu nova chance de entrar no G4 da competição.

Fla deve fazer oferta de 3 anos para Renato Gaúcho

Segundo o jornal Extra, do Rio de Janeiro, a atual direção do Flamengo irá realizar uma proposta para o técnico Renato Gaúcho, que se encontra na cidade, para contar com o profissional em 2019. Ontem, após a derrota para o Mengão, o treinador manifestou o sonho de um dia treinar a equipe carioca. O objetivo seria oferecer um vínculo para Renato até o fim de 2021. Conforme o periódico, a reunião contaria com a presença do seu empresário Gerson Oldemburg e ocorreria na sexta, já que no sábado a delegação gremista viaja para Salvador, quando enfrenta no domingo, o Vitória. A chapa de oposição também teria interesse no treinador apesar de ter conversado com Abel Braga.