Governo planeja ‘seguro’ para reduzir preço da gasolina

O governo quer reduzir o preço da gasolina e do gás de cozinha até o próximo mês, mas garante que não haverá interferência no modelo de reajuste de preços dos combustíveis praticado pela Petrobrás. Com apelo popular, a quatro meses das eleições, a medida já é batizada como “política para o consumidor” e prevê uma espécie de “seguro” para evitar que reajustes sejam repassados totalmente à população até o fim do ano.

Produção de diesel é a menor em 15 anos

A produção de diesel no País nos quatro primeiros meses do ano foi a menor para esse período em 15 anos. Os dados estão no relatório de produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). De janeiro a abril, foram produzidos 12,367 bilhões de litros, 8% menos do que no mesmo período do ano passado. As refinarias da Petrobras, que respondem por 99% da produção de derivados, entregaram 12,224 bilhões de litros.

Por que Pedro Parente saiu da Petrobrás? 

A saída de Pedro Parente do comando da Petrobrás foi motivada pela movimentação do Palácio do Planalto e de lideranças do Congresso para reduzir os preços da gasolina e do gás, depois do congelamento do preço do diesel, e pelo interesse do governo e de parlamentares nos R$ 100 bilhões do leilão dos barris de petróleo excedentes do pré-sal para bancar novos subsídios.

Uso de Forças Armadas nas estradas chega ao fim

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Sérgio Etchegoyen, disse no domingo que o governo continua acompanhando a retomada do abastecimento do País após a paralisação dos caminhoneiros. O decreto que estabelece o emprego das Forças Armadas para liberar as estradas, cujo prazo de vigência termina nesta segunda-feira (4), não deverá ser prorrogado.

Jovem morre após ser atacado por tubarão em PE

Um jovem de 18 anos morreu nesta segunda-feira após ser atacado por um tubarão em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife. O incidente ocorreu no final da tarde de domingo, na praia de Piedade. Ele recebeu os primeiros socorros na areia e foi encaminhado a um hospital, no centro da capital, onde morreu.

ELEIÇÕES 2018

Tocantins escolhe novo governador

A população do Tocantins votou no domingo (3) para escolher um novo governador. A eleição suplementar foi convocada após o ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e ex-vice Cláudia Lelis (PV) serem cassados, em março deste ano, por irregularidades nas contas da campanha de 2014. A disputa terá um segundo turno em 24 de junho entre os dois primeiros colocados ontem. Mauro Carlesse, do PHS, teve 30,3% dos votos. Vicentinho Alves, do PR, atingiu 22,1%.

Marun reage a Meirelles e diz que ex-ministro não tem voto

O ministro-chefe da Secretaria de Governo, Carlos Marun, reagiu com ironia à tentativa do ex-ministro da Fazenda e pré-candidato à Presidência Henrique Meirelles (MDB) de se distanciar da gestão Michel Temer. “Vejo gente preocupada em perder voto por estar do lado do governo. Mas que voto? Quantos votos tem o Meirelles?”, questionou Marun, em entrevista ao programa Canal Livre, exibido na madrugada desta segunda-feira, 4, pela Band. Na pesquisa CNT/MDA de maio, o ex-ministro tem entre 0,3% e 1,4% das intenções de voto, dependendo do cenário. Em entrevista ao Broadcast Político no sábado, Meirelles disse não querer ser visto como o representante da gestão Temer nas eleições. “Estou tirando o rótulo. Por exemplo, não sou o candidato do mercado, não sou o candidato do governo, não sou o candidato de Brasília.”

Erupção de vulcão deixa 25 mortos na Guatemala

Ao menos 25 pessoas morreram e mais de 1,7 milhão foram afetadas por uma potente erupção do Vulcão de Fogo na Guatemala, que expeliu grandes colunas de fumaça e fragmentos, o que obrigou as autoridades a retirar centenas de moradores de suas casas.

FUTEBOL

Flamengo vence o Corinthians e segue líder do Brasileirão

O Flamengo venceu o Corinthians por 1 a 0 no domingo, no Maracanã, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado pelo atacante Felipe Vizeu. Com o triunfo, o rubro-negro carioca chegou a 20 pontos e segue isolado na liderança da competição.

Neymar volta, faz gol, e Brasil vence a Croácia

Tite prometeu colocar Neymar durante o intervalo de Brasil x Croácia, neste domingo, em Liverpool. Após três meses longe dos gramados, o atacante do PSG entrou no lugar de Fernandinho para o amistoso. E a espera foi recompensada com um belo gol, o primeiro na vitória da seleção por 2 a 0 em seu penúltimo jogo antes da estreia na Copa do Mundo.