Projeto que simplifica registro de agrotóxicos é aprovado

Depois de quase quatro horas de discussão, a Comissão Especial da Câmara que analisa o Projeto de Lei dos Agrotóxicos aprovou, por 18 votos a 9, o relatório do deputado Luiz Nishimori (PR-PR), defendido pela bancada ruralista. Agora, o PL 6299/2002 deve ser levado ao plenário da Câmara. A data da votação depende da pauta fixada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Mais uma vez, a oposição utilizou de todos os instrumentos regimentais para tentar impedir a votação do projeto, mas acabou vencida pela bancada ruralista, maioria na comissão. Os parlamentares ligados ao agronegócio afirmam que o PL agiliza um processo hoje moroso – que seria de 8 a 10 anos – e abre espaço para novos pesticidas mais modernos. Segundo eles, a “farmácia do agronegócio” está esvaziada por causa da lentidão do setor público em permitir que novos produtos entrem no País. Órgãos do próprio governo veem riscos à saúde e ao ambiente nessa mudança. O projeto de lei é criticado pelos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, pela Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), além da Fiocruz, Ibama e o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Também foi rejeitado pela comunidade científica brasileira, representada pela Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC). Sua defesa é feita pela Frente Parlamentar da Agricultura (FPA) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

agricultura

Inscrições para o ProUni começam hoje

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre serão abertas nesta terça-feira (26). Já é possível consultar as vagas disponíveis no site do programa. O sistema ficará aberto até as 23h59 desta sexta-feira (29). Ao todo, serão oferecidas 174.289 vagas para bolsas de estudo em 1.460 instituições de ensino privadas.

Fachin envia ao plenário recurso que pede liberdade a Lula 

O ministro Edson Fachin decidiu na segunda-feira (25) enviar ao plenário do STF um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o novo pedido de liberdade do petista seja analisado pelo tribunal. Com a decisão do ministro, o caso deverá ser julgado somente em agosto, após o recesso de julho na Corte.

Temer e Pence devem conversar sobre situação de crianças brasileiras

Com a chegada em Brasília prevista para hoje (26) nas primeiras horas da manhã, o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, faz a primeira visita de alto nível do governo Donald Trump ao Brasil, em meio a situações sensíveis entre os dois países, como a reclusão de crianças brasileiras em abrigos sem a presença de pais, apontados como imigrantes ilegais. O assunto, embora não esteja oficialmente na pauta de reuniões, deve ser tratado no encontro entre Pence, o presidente Michel Temer e o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes Ferreira. O primeiro encontro entre os dois está marcado para o meio-dia no Palácio do Planalto.

EUA: crianças brasileira em abrigos serão liberadas

Três crianças brasileiras colocadas em abrigos pelo governo dos Estados Unidos depois das famílias terem sido apanhadas tentando imigrar ilegalmente devem ser liberadas. Os pais conseguiram um acordo para que elas fossem entregues a familiares que residem nos EUA. O assunto deve fazer parte do encontro hoje entre o presidente Michel Temer e o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, que estará em Brasília.

COPA DO MUNDO

Destino da Argentina é o destaque da terça 

Todas as atenções desta terça-feira estarão voltadas para o destino da Argentina na Copa do Mundo. Mas não é a única atração do dia, que tem ainda um interessante França x Dinamarca. Para a Argentina, favorita no grupo apesar da fase ruim, a eliminação ainda na fase de grupos será uma grande decepção. A equipe de Messi precisa obrigatoriamente vencer a partida. Ao mesmo tempo, torcerá para que a Islândia apenas empate com a Croácia, já classificada. Caso a Islândia ganhe, ficará com a mesma quantidade de pontos que a Argentina, que pode acabar fora da próxima fase pelo desempate por saldo de gols.

Jogos de hoje da Copa (horário de Brasília)

11h00 – Austrália x Peru

11h00 – Dinamarca x França

15h00 – Nigéria x Argentina

15h00 – Islândia x Croácia

Neymar se irrita com críticas; Globo se defende

O atacante Neymar entrou em rota de colisão com a Globo em meio à disputa da Copa. O estopim foram as críticas, principalmente do narrador Galvão Bueno, após os dois primeiros jogos, o que levaram até o pai do jogador a tentar colocar panos quentes. Em nota, a assessoria da Globo afirmou que “narradores e comentaristas têm liberdade para citar ou comentar qualquer lance do jogo”.