O outono começou pra valer em Santa Catarina, a partir desta semana! As baixas temperaturas devem ser mais frequentes nos últimos dias de maio e também em junho, com condições para formação de geada em áreas mais amplas do estado.

A massa de ar frio que chegou ao Sul do Brasil, nesta semana, indica uma mudança no padrão de frio que vinha ocorrendo em pleno período de outono. Durante o mês de abril e também na primeira quinzena de maio, o frio chegava ao Uruguai e deslocava-se para o mar, sem avançar para Santa Catarina. Nesta semana, no entanto, a massa de ar frio avançou no interior do continente, trazendo um frio mais duradouro ao estado, embora não seja dos mais intensos.

A previsão do tempo para este sábado (18) nas regiões do Litoral, Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Sul, é de céu parcialmente nublado a encoberto com chuva. Nas outras regiões, apesar de nuvens o sol aparece com tempo seco. Segundo a Central de Meteorologia do Epagri/Ciram, a chuva será mais persistente e forte em alguns momentos nas cidades que ficam próximas a Capital  Florianópolis e Litoral Norte.

As temperaturas ao amanhecer permanecem um pouco baixas, com máximas da tarde entre 14°C e 19°C em Mafra e boa parte das cidades do planalto norte.