Agressor de Bolsonaro tem doença mental, diz perícia

Peritos indicados pela Justiça Federal atestaram, em laudo, que Adélio Bispo de Oliveira, que tentou matar o presidente Jair Bolsonaro, sofre de doença mental. O documento pode levar Adélio a ser considerado inimputável perante a Justiça Criminal. Ele está preso desde 6 de setembro do ano passado, quando golpeou com uma faca o abdome do então candidato à Presidência, em uma rua de Juiz de Fora (MG). Ele confessou o crime.

Bolsonaro: fala sobre Forças Armadas foi mal interpretada

O presidente Jair Bolsonaro disse ontem que sua declaração em que afirma que a democracia e a liberdade existem só porque as Forças Armadas querem foi mal interpretada. Segundo o capitão reformado do Exército, ‘é assim em todo lugar no mundo’. Em transmissão no Facebook, ao lado do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno, e do porta-voz da Presidência, general Otávio do Rêgo Barros, o presidente disse que a fala ‘começou a levar para 1 lado das mais variadas interpretações possíveis’.

Presidente pede ‘sacrifício’ de militares para Previdência

No primeiro evento público após a crise devido a um tuíte com conteúdo pornográfico em que criticou o Carnaval, o presidente Jair Bolsonaro afirmou na quinta-feira que os militares também terão mudanças na Previdência. ‘O que eu quero aos senhores é sacrifício também. Entraremos, sim, numa nova Previdência que atingirá os militares, mas não esqueceremos especificidades de cada Força’, afirmou.

TRE autoriza PF a investigar candidatura ‘laranja’ do PSL

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco autorizou a Polícia Federal a investigar suposto esquema de irregularidades no Estado na aplicação do fundo eleitoral do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, na campanha de 2018. A candidata à deputada federal do partido no Estado, Maria de Lourdes Paixão, teria atuado como ‘laranja’ para receber R$ 400 mil de verba pública eleitoral. Segundo a PF, o inquérito deve ser aberto nos próximos dias.

Ministro do Turismo desiste de pedir foro privilegiado 

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, desistiu na noite desta quinta-feira, 7, de um segundo pedido que havia apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que fosse reconhecido seu direito a foro privilegiado na investigação que apura possíveis candidaturas “laranjas” do PSL em Minas Gerais nas eleições de 2018. Na solicitação apresentada mais cedo, Marcelo Álvaro, que é deputado federal licenciado e presidiu o diretório do PSL-MG no pleito do ano passado, argumentava que a investigação citava repasses das supostas “laranjas” para ex-assessores de seu gabinete parlamentar, o que tornaria o caso relativo ao seu mandato.

Por que 8 de março é o Dia Internacional da Mulher ?

Muitas pessoas consideram o 8 de Março apenas uma data de homenagens às mulheres, mas, diferentemente de outros dias comemorativas, ela não foi criada pelo comércio – e tem raízes históricas mais profundas e sérias. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20. Hoje, a data é cada vez mais lembrada como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo – aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Venezuela sofre blecaute; governo culpa ‘sabotagem’

Uma grande falta de energia atingiu a Venezuela na quinta-feira, um problema que o governo do presidente Nicolás Maduro rapidamente apontou como resultado de uma ‘sabotagem’ em uma hidrelétrica que fornece a maior parte da energia do país. A falta de eletricidade é frequente na Venezuela, onde a economia está em colapso sob a hiperinflação, com falta crônica de alimentos e medicamentos e uma emigração em massa de mais de 3 milhões de pessoas.

Supremo argentino confirma ordem judicial de prisão de Cristina Kirchner

A Corte Suprema de Justiça da Argentina manteve a ordem de prisão preventiva contra a atual senadora Cristina Kirchner, ditada pelo juiz federal Claudio Bonadio. A ex-presidente é acusada de acobertar parte da investigação sobre o atentado contra a Associação Mutual Israelense Argentina (Amia), em 1994. A decisão, contudo, não significa que Kirchner será presa nem impedida de se candidatar às eleições presidenciais de outubro deste ano, em disputa contra o atual presidente, Maurício Macri.

Cruzeiro estreia com grande vitória na Libertadores

A estreia do Cruzeiro na Libertadores de 2019 foi com uma boa vitória fora de casa, diante do Huracán-ARG, em Buenos Aires, por 1 a 0, gol de Rodriguinho, o melhor em campo. Seguro, o time comandado por Mano Menezes soube segurar o ímpeto dos argentinos e controlou o jogo na maior parte do tempo, mesmo com alguns momentos de pressão do Huracán por estar atrás no placar. (Via Lance)

Santos goleia e avança na Copa do Brasil

O Santos jogou um belo futebol e goleou o América-RN por 4 a 0 na noite de quinta-feira, no Pacaembu. A vitória fez o Peixe avançar à terceira fase da Copa do Brasil. O adversário será o Atlético-GO. O Alvinegro dominou as ações desde o começo e marcou com Derlis González, Jean Mota, Rodrygo e Felipe Aguilar.