Rússia anuncia ‘cessar-fogo parcial’ para permitir corredores humanitários; governo local diz que ataques continuam e adia retirada de moradores

Cessar Fogo parcial na Ucrânia: RNC – Divulgação

A Rússia declarou um “cessar-fogo parcial” de 5 horas, e disse que seu Exército pararia ataques “localizados” neste sábado. Duas regiões seriam beneficiadas inicialmente: Mariupol e Volnovakha,a ambas no leste ucraniano.

No entanto, logo em seguida chegou a informação de que a retirada dos habitantes de Mariupol, porto estratégico ucraniano cercado pelas forças russas, foi adiada devido a múltiplas violações russas do cessar-fogo, segundo acusou a prefeitura da cidade neste sábado.

A retirada de civis, que deveria começar antes do meio-dia (horário local), “foi adiada por razões de segurança” porque as forças russas “continuam bombardeando Mariupol e seus arredores”, afirmou a prefeitura no aplicativo Telegram. Segundo a RIA, agência russa de notícias, civis poderiam deixar Mariupol e suprimentos e medicamentos poderiam chegar à cidade durante esse período de cinco horas.

A Rússia deixou claro que a redução na ofensiva não vale para todo o território ucraniano

Foto: RNC – Divulgação

O prefeito de Mariupol disse que um cessar-fogo permitiria que o trabalho seja feito para restaurar a infraestrutura destruída pelos bombardeios. O conselho de Mariupol disse que os civis poderiam seguir em direção à cidade de Zaporizhzhia e usar rotas de ônibus especialmente organizadas, bem como seus próprios carros.

Pouco depois, o conselho da cidade de Mariupol disse que a Rússia não está respeitando a trégua ao longo de todo o corredor humanitário. Segundo a agência Reuters, o governo ucraniano diz que o plano é tirar cerca de 200 mil pessoas de Mariupol e 15 mil de Volnovakha. A Cruz Vermelha está monitorando esse cessar-fogo.

O prefeito de Mariupol afirmou que a cidade, que em um período normal tem 450 mil habitantes, está submetida a um “bloqueio”, sem energia elétrica, alimentos, água, gás e transportes. As forças separatistas pró-Rússia e o exército de Moscou anunciaram que a cidade está cercada. Depois que o Ministério da Defesa russo declarou o cessar-fogo, a prefeitura da cidade portuária anunciou que a evacuação começaria às 6h (hora de Brasília). “Não é uma decisão fácil. Mariupol não são as casas e ruas. Mariupol somos nós e vocês”, afirmou o prefeito no Telegram.

ONU faz reunião de emergência após ataque à usina nuclear da Ucrânia

Assembleia Geral da ONU – RNC – Divulgação

A usina nuclear de Zaporizhzhia foi atingida por um projétil na madrugada de hoje (4). A Ucrânia afirma que o ataque partiu do exército russo. Já os russos dizem que o complexo foi bombardeado por ucranianos sabotadores. A usina, que é a maior da Europa, teve o incêndio controlado por bombeiros. Autoridades afirmam que não houve vazamento de material radioativo.

Após o ataque, que deixou o mundo preocupado com um possível acidente nuclear, o Conselho de Segurança das Nações Unidas decidiu fazer uma reunião de emergência para discutir a situação. O representante brasileiro junto à ONU, embaixador Ronaldo Costa Filho, em seu pronunciamento, reiterou que o mundo está enfrentando circunstâncias assustadoras com a catástrofe humanitária na Ucrânia, mas também com a perspectiva de um incidente nuclear de uma dimensão significativa.

“É apenas uma razão a mais para que a comunidade internacional reforce o apelo por um cessar-fogo imediato e também a suspensão de todas as hostilidades na Ucrânia. Estamos sob a ameaça de um incidente radioativo de grandes proporções que poderia ter consequências enormes não apenas para a Ucrânia, mas também para toda a Europa”, disse. Costa Filho ainda criticou o conselho por não conseguir obter resultados concretos e fez um apelo para que Rússia e Ucrânia busquem uma resolução pacífica. “Não estamos no tempo de escalar a violência da retórica e, sim, buscar a paz, criar um ambiente que leve ao cessar-fogo e a uma paz duradoura”, afirmou.

Reatores não foram atingidos

Tropas da Rússia tomam a usina de Zaporizhzhia – RNC Divulgação

Rafael Mariano Grossi, diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (IEAE – International Atomic Energy Agency, em inglês), participou virtualmente da reunião da ONU e reforçou que os reatores não foram atingidos.

Ele disse que, na semana passada, foi confirmado que as forças militares russas tomaram a usina de Chernobyl e que, há alguns dias, a agência recebeu informações do governo russo de que as forças militares estavam se aproximando de Zaporizhzhia. A usina de Chernobyl está desativada, mas ainda contém material nuclear.

“Tínhamos a informação de que os russos estavam indo em direção à usina nuclear, com a missão de tomar o controle dessa usina, e que grupos de civis ucranianos estavam atacando os militares russos”, disse Grossi. Ele continuou o relato informando que, durante a madrugada de hoje, foi informado de que um projétil atingiu um edifício adjacente ao bloco de reatores da usina nuclear de Zaporizhzhia.

“Os nossos contatos do órgão regulador e também da usina nos confirmaram que nenhum sistema de segurança foi comprometido, tampouco os reatores foram atingidos”, destacou. O diretor da IEAE afirmou, ainda, que não é possivel falar sobre normalidade quando há forças militares em uma usina nuclear. “É importante dizer que a missão da Agência Internacional de Energia Atômica não tem nada a ver com aspectos políticos e diplomáticos que estão na seara do Conselho [de Segurança da ONU]. A nossa atuação é restrita à segurança das instalações nucleares da Ucrânia que estão, evidentemente, como os fatos mostram, em risco constante de danos e acidente”.

G7 pede responsabilização da Rússia por crimes de guerra

Os ministros das Relações Exteriores do G7 (grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) disseram nesta sexta-feira (4) que estão “profundamente preocupados” com o impacto humanitário dos “ataques contínuos da Rússia” contra a população civil da Ucrânia e acrescentaram que vão responsabilizar os culpados ​​​​por crimes de guerra. “Reenfatizamos que ataques indiscriminados são proibidos pelo direito internacional humanitário. Vamos responsabilizar os culpados ​​por crimes de guerra, incluindo o uso indiscriminado de armas contra civis”, disseram ministros das Relações Exteriores do G7 em comunicado conjunto divulgado pelo Departamento de Estado dos EUA.

Os ministros das Relações Exteriores de Canadá, França, Alemanha, Itália, Japão, Reino Unido e EUA também pediram à Rússia que pare os ataques nas “vizinhanças das usinas nucleares da Ucrânia”. Forças russas na Ucrânia tomaram a maior usina nuclear da Europa nesta sexta-feira em um ataque que causou alarme em todo o mundo e que Washington disse ter arriscado uma catástrofe, embora autoridades tenham dito mais tarde que a instalação agora estava segura.

Os ministros do G7 acrescentaram que seus países continuarão a impor mais sanções em resposta à agressão russa, que eles disseram ter sido permitida por Belarus. “O presidente Putin, seu governo e apoiadores, e o regime de [Aleksandr] Lukashenka [presidente da Belarus] , têm total responsabilidade pelas consequências econômicas e sociais dessas sanções”, disse o comunicado conjunto dos ministros das Relações Exteriores do G7.

Os países do G7 também se comprometeram a aumentar o apoio humanitário à Ucrânia. O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, encontrou-se com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, em Bruxelas, pedindo aos aliados e parceiros da Otan que forneçam à Ucrânia equipamentos e suprimentos para lidar com a invasão da Rússia.

Itamaraty transfere embaixada de Kiev para a capital da Moldávia

O Palácio do Itamaraty anunciou hoje (4), em Brasília, por meio de nota, que a embaixada do Brasil em Kiev, capital da Ucrânia, será comandada a partir de Chisinau, capital da Moldávia, país vizinho ao sul. A mudança ocorre, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), após a deterioração das condições de segurança em solo ucraniano, conforme avançam as tropas da Rússia pelo país. 

De acordo com o anúncio, o embaixador do Brasil na Ucrânia, Norton de Andrade Mello Rapesta, que acumula a função de embaixador na República da Moldávia, “passará a gerir a embaixada e a ocupar-se dos trabalhos de análise política a partir de Chisinau, capital daquele país, onde já está em funcionamento posto de atendimento consular a cidadãos brasileiros evacuados do território ucraniano”.  Rapesta já havia deixado Kiev, com toda sua equipe, na última quarta-feira (2), em direção a Lviv, oeste da Ucrânia, que fica próxima à fronteira com a Polônia.

Atendimento consular: O Itamaraty também informou que o posto de atendimento consular aberto na cidade de Lviv e força-tarefa para apoio a cidadãos brasileiros na zona de conflito na Ucrânia terão a coordenação do embaixador do Brasil em Sarajevo (Bósnia), Lineu Pupo de Paula, que foi temporariamente deslocado para a região.

“Os cidadãos brasileiros na Ucrânia continuam a contar com apoio de funcionários locais da embaixada em Kiev, bem como das embaixadas do Brasil na Polônia, Romênia, Hungria e Eslováquia, que seguem operando núcleos de apoio a brasileiros que estejam deixando a Ucrânia”, enfatizou o Itamaraty.

Em casos de emergência, o plantão consular do Ministério das Relações Exteriores pode ser contatado pelo número de telefone +55 61 98260-0610. Os dados de contato de todas as embaixadas e postos de atendimento consular na região podem ser acessados no site do Itamaraty.

Ministro Alexandre de Moraes dá 5 dias para Planalto explicar ida de Carlos à Rússia

Nesta sexta-feira (04), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o prazo de cinco dias para que o Planalto explique ida Carlos Bolsonaro na viagem presidencial à Rússia. “Determino que seja oficiado à Presidência da República para que, no prazo de 5 dias, informe as condições oficiais de participação de Carlos Bolsonaro, vereador pelo município do Rio de Janeiro, na comitiva presidencial que realizou a referida viagem internacional, inclusas as informações sobre os gastos realizados e eventuais diárias pagas, bem como a agenda realizada”, disse.

O ministro também determinou que a Câmara dos Vereadores do Município do Rio de Janeiro, informe uma eventual licença oficial do vereador para a realização da viagem internacional. Como mostramos, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo  enviou ao Supremo um parecer dizendo que não identificou indícios de crime, mas solicitou que fosse enviado um ofício ao Palácio do Planalto para que o governo preste informações sobre o assunto “se entender pertinente”.

Aplicativos do Nubank e do Banco do Brasil enfrentam instabilidade

Clientes do Banco do Brasil (BB) e do Nubank relataram nesta sexta-feira (4) instabilidade nos aplicativos das instituições. Os problemas afetaram as operações via Pix, que não puderam ser concluídas por várias horas, o uso de cartões e a visualização de saldos, que sumiu da tela. No caso do BB, os correntistas ficaram toda a manhã sem conseguirem realizar transferências Pix. Também foram relatados problemas em compras com cartão de débito. Os problemas começaram por volta das 8h, intensificaram-se por volta das 9h30 e só foram resolvidos por volta das 14h30. No fim da tarde, o aplicativo apresentava lentidão no login, mas permitia a realização de operações.

Pouco antes das 14h, o banco atualizou o aplicativo. Durante esse processo, o saldo das contas correntes não pôde ser visualizado por cerca de meia-hora. Os clientes que abriam o aplicativo receberam um aviso de que algumas transações não podiam ser concluídas enquanto durasse a manutenção. Em relação ao Nubank, as falhas dificultaram a visualização de saldos, a verificação da fatura do cartão de crédito e também afetaram as operações via Pix. As reclamações começaram por volta das 10h15. Segundo a instituição, os serviços começaram a ser gradualmente restabelecidos por volta das 14h.

Segundo o site Down Detector, que monitora reclamações a respeito de instituições financeiras, o pico de queixas relativas ao Banco do Brasil ocorreu por volta das 13h30, com 501 reclamações simultâneas. Os principais problemas relatados foram em operações no internet banking (59%), login no aplicativo (24%) e transferências (17%). No caso do Nubank, o pico de reclamações ocorreu às 12h30, com 387 queixas simultâneas. Os problemas mais notificados foram dificuldade em visualizar saldos (67%), transferências (21%) e login no aplicativo móvel (12%).

Respostas: Em comunicado, o Nubank confirmou o problema e informou que os serviços estão sendo restabelecidos durante a tarde. “Parte da nossa base de clientes encontrou oscilações em alguns serviços. Estamos focados em resolver essa questão da maneira mais rápida e eficiente possível”, respondeu a fintech (tipo de banco eletrônico). “Lamentamos o ocorrido e informamos que as operações estão sendo normalizadas de forma gradual.”

O Banco do Brasil também confirmou instabilidades nos canais eletrônicos de atendimento, mas informou que o aplicativo já opera normalmente. “O BB confirma que houve uma breve instabilidade no final da manhã desta sexta. O app e todas as suas transações funcionam dentro da normalidade nesta tarde”, ressaltou a instituição financeira.

Brasil tem 651.343 óbitos e 28.974.315 casos registrados do novo coronavírus, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa

O Brasil registrou nesta sexta-feira (4) 697 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 651.343 óbitos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 439 abaixo da marca de 500 pelo segundo dia seguido e está no menor patamar desde 27 de janeiro (quando marcou em 417). Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -47%, indicando tendência de queda nos óbitos decorrentes da doença.

  • Total de mortes: 651.343
  • Registro de mortes em 24 horas: 697
  • Média de mortes nos últimos 7 dias: 439 (variação em 14 dias: -47%)
  • Total de casos conhecidos confirmados: 28.974.315
  • Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 68.101
  • Média de novos casos nos últimos 7 dias: 43.303 por dia (variação em 14 dias: -59%)

Roraima não registrou mortes nas últimas 24 horas. Nenhum estado apresenta tendência de alta nas mortes pela doença. O país também registrou 68.101 novos casos conhecidos de Covid-19 em 24 horas, chegando ao total de 28.974.315 diagnósticos confirmados desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi a 43.303 . Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -59%, indicando tendência de queda nos casos da doença.

Os dados sobre casos e mortes de coronavírus no Brasil foram obtidos após uma parceria inédita entre g1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho de 2020. O Ministério da Saúde não divulgou os dados oficiais nesta sexta-feira (04).

Vacina única contra covid-19 e influenza tem resultados promissores

O Instituto Butantan avaliou como promissores os primeiros resultados de estudo realizado com a vacina única contra a covid-19 e contra a gripe, já que os testes preliminares mostraram que o imunizante produz anticorpos contra o vírus da gripe e contra o SARS-CoV-2. Segundo o instituto, os testes em humanos da vacina única podem começar em até um ano. Atualmente, o imunizante a está em fase de testes em modelos animais que, após imunização, produziram anticorpos reagentes às três cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e B), além do novo coronavírus (covid-19). A vacina inclui a formulação da ButanVac, imunizante produzido pelo Butantan contra a covid-19 que está sendo avaliado em ensaios clínicos e será produzido no Brasil, e da vacina contra a influenza, também produzida pelo instituto e que abastece o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Conforme explicou o diretor de Produção do Butantan, Ricardo Oliveira, em nota divulgada pelo instituto, os estudos ainda são iniciais e estão na chamada prova de conceito, quando se coletam resultados de análises feitas em amostras não humanas. No entanto, diante dos desdobramentos positivos, ele vê a possibilidade de começar os ensaios clínicos, ou seja, os testes em humanos, neste prazo de até um ano. Com a ButanVac, por exemplo, os testes em humanos começaram um ano após a finalização da prova de conceito.

“O que facilita o processo é que estamos misturando produtos bem conhecidos pelo Butantan: a vacina da influenza, que temos conhecimento de muitos anos, e a ButanVac, que apesar de recente, usa a mesma plataforma da influenza”, explicou Oliveira. Segundo o diretor, os pesquisadores estão estudando a interação, fazendo os exames de estabilidade e ele avalia que os primeiros resultados são bons.

Sancionada lei que amplia cobertura de tratamentos em planos de saúde

Regras para a incorporação de novos tratamentos pelos planos e seguros de saúde, administrados pela Agência Nacional de Saúde (ANS), estão publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (4).  

Segundo a Lei 14.307/ 22 sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, os planos de saúde ficam obrigados a fornecer medicamentos contra o câncer, de uso oral e domiciliar, em conformidade com a prescrição médica, desde que estejam registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com uso terapêutico aprovado. A medida também possibilita aos pacientes a continuidade terapêutica domiciliar, sem necessidade de internação hospitalar para o tratamento.

Outra novidade é criação da Comissão de Atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde Suplementar, que tem como objetivo assessorar a ANS na tomada de decisões sobre novas tecnologias e medicamentos, inclusive transplantes e procedimentos de alta complexidade. O grupo deverá apresentar um relatório que considere as evidências científicas sobre a eficácia, acurácia, efetividade e segurança do medicamento, produto ou procedimento analisado.

Vigência: A atualização do rol de procedimentos e eventos em saúde deverá ocorrer em até 180 dias, prorrogáveis por mais 90, quando necessário. O processo deve ser realizado por meio de uma consulta pública no prazo de 20 dias, com a divulgação de relatório preliminar da comissão, e audiência pública no caso de matéria relevante ou quando houver recomendação preliminar de não incorporação por, no mínimo, um terço dos membros da comissão.

SC: Estado confirma 1.627.869 casos, 1.591.280 recuperados e 21.439 mortes

Santa Catarina tem 1.627.869 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 1.591.280 estão recuperados e 15.150 permanecem em acompanhamento. O número foi divulgado nesta sexta-feira, 4. A Covid-19 causou 21.439 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,32%.

Esses números representam uma diminuição de 1.229 no número de casos ativos e há 17 óbitos a mais em comparação com o boletim do dia anterior. A quantidade de casos confirmados cresceu 3.698 e outras 4.910 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 4
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Há 247 municípios que não registraram óbitos nos últimos sete dias. Entre eles estão Itajaí, São Bento do Sul, Navegantes, Caçador e Concórdia.

A estimativa do Governo do Estado é que 15 municípios não tenham caso ativo algum. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a Oeste (446 para cada 100 mil habitantes). Na sequência, aparecem Serra (422) e Extremo-Oeste (306). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (84), Alto Uruguai Catarinense (107) e Alto Vale do Itajaí (131).

Dos 1.023 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 772 ocupados, sendo 174 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 75,5%.

Serra do Rio do Rastro será fechada no domingo para prova ciclística

A Serra do Rio Rastro, rodovia SC-390, terá alterações no trânsito para a realização do 15º Desafio da Serra do Rio do Rastro neste domingo, dia 6 de março. O tráfego terá fechamento total das 5h30 às 14h.


Foto: Cristiano Estrela / Arquivo/ Secom

O evento foi autorizado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) e contará com o apoio da Polícia Militar Rodoviária. Motoristas que precisem subir ou descer a Serra no domingo poderão usar como alternativa a BR-282.

WhatsApp Image 2022 03 04 at 14.15.57 1

Secretaria da Saúde registra mais 6,4 mil casos e 65 óbitos pela Covid-19 no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (4) mais 6.417 casos e 65 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.339.394 casos e 42.213 óbitos pela doença.

Os casos são de março (3.894), fevereiro (1.366) e janeiro (1.114) de 2022; dezembro (1), novembro (1), setembro (2), julho (1), junho (2), maio (1), abril (16), março (5), fevereiro (2) e janeiro (6) de 2021; e dezembro (2), setembro (1), agosto (1), julho (1) e junho (1) de 2020. Os óbitos são de março (17), fevereiro (43) e janeiro (3) de 2022; e junho (1) e março (1) de 2021.

INTERNADOS – 131 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados, todos em leitos SUS (55 em UTIs e 76 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 742 pacientes internados, 307 em leitos de UTI e 435 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 65 pacientes. São 26 mulheres e 39 homens, com idades que variam entre 4 e 97 anos. Os óbitos ocorreram entre 2 de março de 2021 e 4 de março de 2022. Os pacientes que morreram residiam em Londrina (6), Fazenda Rio Grande (6), Curitiba (6), Maringá (4), Apucarana (4), Carlópolis (3), São José dos Pinhais (2), Pinhais (2), Palotina (2), Marialva (2) e Cafezal do Sul (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Uraí, União da Vitória, Telêmaco Borba, São João do Caiuá, São Jorge d’Oeste, Sapopema, Santo Antônio do Caiuá, Santana do Itararé, Santa Izabel do Oeste, Quatro Barras, Ponta Grossa, Planalto, Planaltina do Paraná, Piên, Medianeira, Ibiporã, Guarapuava, Colorado, Chopinzinho, Campo Mourão, Campo Largo, Cambé, Boa Ventura de São Roque, Bela Vista da Caroba, Assis Chateaubriand, e Assaí.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde contabiliza 10.611 casos de não residentes no Estado – 230 pessoas morreram.

Confira o informe completo AQUI

Queda de energia afeta abastecimento de água em bairros da Curitiba

A Sanepar informa que nesta sexta-feira (4) um rompimento de cabo de energia elétrica provocado pelo temporal, em Curitiba, interrompeu a distribuição de água a partir dos reservatórios Bacacheri e Cajuru.

Pode faltar água nos seguintes bairros: Ahu, Atuba, Bacacheri, Barreirinha, Boa Vista, Cabral, Centro Cívico, Santa Cândida, São Lourenço, Tingui, Juvevê, Cachoeira, Abranches, Hugo Lange, Alto da XV, Rebouças, Água Verde, Batel, Centro, Alto da Glória, Jardim Social, Cristo Rei, Prado Velho e Jardim Botânico.

A previsão é que a normalização ocorra na manhã de sábado (5). Clientes que possuem caixa d’água domiciliar podem não ser afetados pelo desabastecimento. De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por pelo menos 24 horas. A Sanepar sugere um reservatório de no mínimo 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Para esta e outras informações utilize o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse o site da Sanepar.

Thiago Monteiro vence e Brasil empata com Alemanha na Copa Davis

O Brasil empatou em 1 a 1 a disputa com a Alemanha na fase qualificatória da Copa Davis após Thiago Monteiro bater o alemão Jan-Lennard Struff por 2 sets a 1 (6/3, 1/6 e 6/3), nesta sexta-feira (4) no Parque Olímpico (Rio de Janeiro). Após a partida o brasileiro afirmou que o fato de jogar em casa, com o apoio da torcida, pode ser um diferencial frente aos alemães: “É muito importante [contar com o apoio da torcida]. Transmite muita energia. Eu gosto de jogar nessa atmosfera. Mas, ao mesmo tempo, é muito importante demonstrar uma boa energia em quadra, ter postura, chamar a torcida nos momentos certos, e conseguir usar isto ao seu favor. […] Sem dúvida será importante amanhã. Ainda na quadra [ao final do jogo] convidei a todos para fazerem muito barulho. Teremos um dia muito importante. Então essa ajuda é fundamental”. A expectativa é que o Brasil volte, ao menos, a superar a primeira fase do Grupo Mundial da Copa Davis, o que não acontece desde 2001.

Apelo à paz marca abertura de Paralimpíada de Inverno em Pequim

Os Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim (China) começaram oficialmente nesta sexta-feira (4) com uma emocionante cerimônia de abertura no estádio Ninho do Pássaro pela manhã. A solenidade com show de luzes, música e apresentação de artistas com deficiência foi marcada por uma recepção calorosa a atletas ucranianos e um incisivo apelo à paz proferido pelo brasileiro Andrew Parson, presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês), em referência à guerra na Ucrânia. O país foi invadida por forças militares russas no último dia 24. A cerimônia no Ninho do Pássaro contou com a presença do presidente chinês Xi Jinping.

“Esta noite, eu quero e preciso começar com uma mensagem de paz. Como líder de uma organização em que a inclusão é um de seus principais valores, as diversidades são celebradas, e as diferenças, abraçadas, eu estou horrorizado com o que está acontecendo no mundo neste momento. O século XXI é um momento de diálogo e diplomacia. Não de guerra, não de ódio. A Trégua Olímpica durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é uma resolução da Organização das Nações Unidas. E precisa ser observada e respeitada”, disse o dirigente brasileiro.

Os atletas ucranianos desfilaram sob uma chuva de aplausos, após enfrentarem dificuldades para embarcar, em meio ao conflito no país de origem, após a invasão por forças militares russas. Após o desfile da Ucrânia, foi a vez do Brasil desfilar na cerimônia de abertura. Os esquiadores Aline Rocha e Cristian Ribera foram os  porta-bandeiras do país na cerimônia de abertura, representando a delegação nacional que conta com outros quatro atletas em Pequim.

A festa de abertura chegou ao fim com o acendimento da pira pelo ex-atleta chinês Li Duan, multimedalhista no atletismo paralímpico, e com uma  exuberante queima de fogos de artifício. Os Jogos Paralímpicos de Inverno reunirão 564 atletas de 46 países até 13 de março, último dia de competição. Atletas da Rússia e Bielorrúsia foram excluídos da competição, por decisão do IPC, em decorrência da invasão russa na Ucrânia.

Fórmula 1: Haas confirma saída de Mazepin, e Pietro Fittipaldi pode ser o seu substituto

Como consequência da invasão da Rússia à Ucrânia e os efeitos sociais e econômicos do conflito, a Haas anunciou que o russo Nikita Mazepin não disputará a temporada 2022 da Fórmula 1 pela equipe. A escolha do substituto deve ficar entre o brasileiro Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi e que já disputou duas corridas pela equipe em 2020; e o italiano Antonio Giovinazzi, então titular da Dragon Racing na Fórmula E e que competiu na F1 entre 2019 e 2021 com a Alfa Romeo.

O novo titular do time vai ser anunciado nos próximos dias e já assume o volante na pré-temporada do Bahrein no próximo fim de semana, de 10 a 12 de março. O campeonato terá início no domingo seguinte, em 20 de março, com o GP do Bahrein.

Fluminense enfrenta Resende buscando título da Taça Guanabara

Com a possibilidade de conquistar a Taça Guanabara do Campeonato Carioca de forma antecipada, o Fluminense enfrenta o Resende, a partir das 16h (horário de Brasília) deste sábado (5) no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda.  O Tricolor das Laranjeiras chega muito animado à partida, em especial após alcançar a ótima sequência de 10 vitórias consecutivas (entre elas os triunfos nos clássicos contra Flamengo, Vasco e Botafogo, e nos jogos contra o Millonarios na Libertadores). E o próximo desafio do Fluminense pela competição continental (contra o Olimpia [Paraguai], na próxima quarta [9], a partir das 21h30, no estádio Nilton Santos pela terceira fase prévia da Libertadores) certamente influenciará a forma como o técnico Abel Braga escalará a sua equipe neste sábado.

Flamengo enfrenta o Vasco

Flamengo x Vasco jogam no domingo (06), às 16h (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos (Engenhão). O jogo é válido pela 10ª rodada da Taça Guanabara, no Campeonato Carioca 2022. Apesar de vice-líder, o Flamengo vem sofrendo críticas pelo desempenho irregular da equipe. Após o empate com o Resende, o técnico Paulo Sousa deve alterar alguns jogadores e buscar mais força ofensiva.

São Paulo e Corinthians jogam neste sábado (05)

São Paulo e Corinthians se enfrentam no Morumbi, às 16h deste sábado, pela décima rodada do Campeonato Paulista. O confronto tem um tabu um jogo. O Tricolor não é derrotado pelo Timão em seu estádio desde 16 de abril de 2017. Será a estreia de Vítor Pereira, novo treinador no comando da equipe.

CBF define tabela da 2ª fase da Copa do Brasil com início na terça

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu nesta sexta-feira (4) parte da tabela detalhada com horários e locais dos confrontos da segunda fase da Copa do Brasil. Os primeiros duelos, já serão na próxima terça-feira (8): Figueirense x Cuiabá e Fluminense-PI x Santos, ambos a partir das 21h30 (horário de Brasília).  A segunda fase do torneio irá até 17 de março. Diferentemente das regras do regulamento na primeira fase, a partir dos jogos de terça (8), não valerá mais a vantagem do empate para os times visitantes. Na segunda fase do torneio  – última no formato mata-mata – em caso de igualdade no placar no tempo regulamentar, a definição ocorrerá após cobrança de pênaltis. Ao todo 40 equipes disputam presença na terceira fase. Os classificados receberã premiação da CBF  que terá embates de ida e volta. Os classificados serão premiados pela CBF com valores que vão de R$ 750 mil a R$ 1,5 milhão.

Segunda fase da Copa do Brasil

8 de março (terça-feira)

21h30 – Figueirense x Cuiabá – Orlando Scarpelli, Florianópolis (SC)

21h30 – Fluminense-PI x Santos – Albertão, Teresina (PI)

9 de março (quarta-feira)

19h – Azuriz x Mirassol – Os Pioneiros, Pato Branco (PR)

21h30 – Juazeirense x Vasco da Gama – Albertão, Juazeiro (BA)

21h30 – Vitória x Glória – Barradão, Salvador (BA)

10 de março (quinta-feira)

21h30 – Pouso Alegre x Coritiba – Irmão Gino Maria Rossi, Pouso Alegre (MG)

21h30 – Avaí x Ceilândia – Ressacada, Florianópolis (SC)

A definir (15, 16 ou 17 de março)

Moto Club x Tombense

Atlético-GO x Nova Venécia

Real Noroeste x Juventude

CSA x Paysandu

Ceará x Tuna Luso

ABC x Altos

Goiás x Criciúma

Globo x Brasiliense

Guarani x Vila Nova

Tuntum x Cruzeiro

Portuguesa x Sampaio Corrêa

São Paulo x Manaus

Tocantinópolis x Cascavel

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495