Prévia da inflação oficial fecha ano em 10,42%

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), que mede a prévia da inflação oficial, fechou 2021 em 10,42%. Essa é a maior taxa para um ano desde 2015 (10,71%). Em 2020, o IPCA-15 havia ficado em 4,23%. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os grupos de despesas com maiores altas estão os transportes, que fecharam o ano com taxa acumulada de 21,35%. Também tiveram taxas de inflação relevantes os grupos habitação (14,67%) e artigos de residência (12,18%). O grupo alimentação e bebidas fechou 2021 com alta de preços de 8,68%. O indicador trimestral (IPCA-E) ficou em 3,18% no último trimestre do ano.

Dezembro: Em dezembro deste ano, o IPCA-15 registrou inflação de 0,78%, abaixo de 1,17% do mês anterior e de 1,06% de dezembro de 2020. Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, sete apresentaram alta em dezembro. Apenas saúde e cuidados pessoais (com queda de preços de 0,73%) e educação (com estabilidade) não registraram aumento no mês. O maior impacto na prévia da inflação oficial em dezembro também veio dos transportes, que tiveram inflação de 2,31% no período, devido, principalmente, à alta de preços dos combustíveis (3,40%), como gasolina (3,28%), etanol (4,54%) e óleo diesel (2,22%). Também tiveram alta os preços dos automóveis novos (2,11%) e usados (1,28%) e das passagens aéreas (10,07%). Habitação teve alta de preços de 0,90%, puxada principalmente pelo aumento do custo da energia elétrica (0,96%). Já alimentação subiu 0,35%, influenciada por produtos como café moído (9,10%), frutas (4,10%), carnes (0,90%) e cebola (19,40%).

Construir ficou 14,03% mais caro em 2021

O Índice Nacional de Custo da Construção – Mercado (INCC-M) subiu 0,30% em dezembro, desacelerando em relação a novembro, quando o indicador aumentou 0,71%. Os dados foram divulgados hoje (23) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com isso, o acumulado do ano e de 12 meses ficou em 14,03%, bem acima do verificado em 2020, quando o indicador fechou o ano com alta de 8,66%. No mês, a taxa dos materiais, equipamentos e serviços ficou em 0,49%, depois de subir 1,11% em novembro. A elevação da parte de materiais e equipamentos foi de 0,48% em dezembro, com decréscimo em três dos quatro subgrupos componentes. O destaque foram os materiais para estrutura, cuja taxa passou de 0,73% para -0,45%.

A variação dos serviços passou de 0,49% em novembro para 0,57%, com destaque para o aumento da refeição pronta no local de trabalho, que passou de 0,49% para 1,97% em dezembro. No mês, a mão de obra variou 0,10%, depois de subir 0,28% em novembro. Entre as capitais pesquisadas, seis tiveram redução na variação de suas taxas, na passagem de novembro para dezembro: Salvador (de 0,44% para 0,11%), Brasília (2,27% para 1,01%), Belo Horizonte (0,30% para -0,13%), Recife (0,71% para 0,29%), Rio de Janeiro (0,58% para 0,31%) e São Paulo (0,66% para 0,25%). Apenas Porto Alegre apresentou acréscimo em sua taxa de variação, onde o INCC-M passou de 0,27% em novembro para 0,43% em dezembro.

Anatel encontra programas maliciosos em aparelho de TV não homologado

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira (23) que encontrou programas maliciosos (chamados no jargão técnico de malwares) em aparelhos que disponibilizam canais pagos de TV (set top boxes, no termo em inglês) não homologados pela agência. Os malwares são códigos infiltrados em um sistema de informática sem permissão e que realizam procedimentos prejudiciais ao software invadido. Eles podem, por exemplo, permitir que um terceiro acesse, indevidamente, dados do aparelho e das atividades realizadas nele, como senhas e transações. Uma equipe de técnicos da Anatel analisou os equipamentos e detectou a presença desses programas maliciosos. Segundo a agência, eles podem permitir que criminosos acessem informações sensíveis dos usuários do serviço e também de outros dispositivos que estejam conectados na mesma rede privada.

Ainda conforme os responsáveis pelo estudo, os malwares permitiam a realização de ataques de negação de serviço (DoS, no jargão técnico) que abriam espaço para prejudicar não somente os aparelhos, mas redes de telecomunicações em caso de uma iniciativa coordenada em vários aparelhos. “Dessa forma, os estudos realizados constataram que os dispositivos TV Boxes não homologados, além de violar conteúdo protegido por direitos autorais, também contêm vulnerabilidades que comprometem a segurança e proteção dos dados do usuário”, conclui o laudo técnico.

A pesquisa foi realizada pela Anatel em parceria com técnicos da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e da Associação Brasileira de TV por Assinatura (ABTA). Foram examinados equipamentos comprados em comércios populares que não foram homologados pela Anatel. A homologação é um procedimento realizado pela Anatel para atestar a conformidade de equipamentos de telecomunicações com os parâmetros definidos no Brasil. São homologados, por exemplo, telefones celulares, baterias e outros hardwares utilizados na prestação de serviços de telecomunicações. A homologação é uma etapa obrigatória para a comercialização desses tipos de aparelhos no Brasil. A agência disponibiliza um sistema em seu site onde é possível consultar os aparelhos homologados. O painel permite a pesquisa por fabricante, modelo e por outras categorias. A homologação também é registrada nos aparelhos por meio de um selo da Anatel.

Auditores da Receita aprovam operação padrão em alfândegas

A partir de amanhã (24), a liberação da maior parte das mercadorias nas alfândegas levará mais tempo. O Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco) aprovou, em assembleia, operação padrão nos postos aduaneiros e indicativo de greve para a categoria. Também chamada de operação tartaruga, a operação padrão consiste na fiscalização mais lenta provocada pelo reforço no rigor das atividades. A medida deve afetar importações e exportações brasileiras.

Os auditores concordaram em excluir da operação padrão a fiscalização de produtos hospitalares, de cargas perecíveis e de viajantes vindos do exterior. Etapa que antecede a greve, o indicativo representa uma data-limite estabelecida pelos trabalhadores para o atendimento de reivindicações. Caso as demandas não sejam acatadas até o prazo, a greve é iniciada. Os auditores fiscais querem que o governo reveja o congelamento de salários do funcionalismo e regulamente o bônus de eficiência (adicional concedido para quem cumpre metas de eficiência), prometido em negociações anteriores.

O último reajuste para os servidores do Poder Executivo Federal foi concedido em 2016. Desde a aprovação do Orçamento Geral da União de 2022, que destinou R$ 1,7 bilhão para reajustes a forças federais de segurança, diversas categorias do funcionalismo federal passaram a pressionar o governo por aumentos salariais. Nos últimos dias, segundo o Sindifisco, cerca de 630 auditores fiscais que ocupavam funções de confiança entregaram os cargos.

Com quatro dias de atraso, governo brasileiro cumprimenta presidente eleito do Chile

O Ministério das Relações Exteriores enviou, nesta quinta-feira (23), nota apresentando os cumprimentos do governo brasileiro ao presidente eleito do Chile, Gabriel Boric. Aos 35 anos, o ex-líder estudantil é o mais jovem presidente eleito pelos chilenos. “Ao reafirmar a solidez dos laços de amizade e cooperação, o governo brasileiro assinala a disposição de trabalhar com as autoridades chilenas no fortalecimento das iniciativas bilaterais e regionais em prol dos objetivos de desenvolvimento econômico, de defesa da liberdade e da democracia e de respeito ao Estado de Direito”, diz a nota, divulgada quatro dias após o resultado das eleições. Com 54,72% dos votos válidos, Boric venceu, no último domingo (19), o segundo turno das eleições presidenciais no Chile. Seu adversário, José Antonio Kast, representante de uma coligação de partidos de direita, ficou com 45,28% dos votos válidos. Horas depois da divulgação do resultado, Kast reconheceu a derrota e parabenizou o presidente eleito pelas redes sociais. O governo brasileiro foi um dos últimos países a cumprimentar o novo presidente.

Brasil tem 35 casos confirmados da variante Ômicron

Balanço divulgado nesta quinta-feira (23) pelo Ministério da Saúde indica que foram registrados 35 casos no Brasil da nova variante do coronavírus, a Ômicron. As infecções foram registradas em São Paulo (20), em Goiás (4), em Minas Gerais (3), no Rio Grande do Sul (3), no Distrito Federal (2), no Rio de Janeiro (1), no Espírito Santo (1) e em Santa Catarina (1). Há ainda, segundo a pasta, 57 casos em investigação, sendo 15 no Distrito Federal, 19 em Minas Gerais e 23 no Rio Grande do Sul.

Covid-19: cientistas dizem que Ômicron é alerta da ameaça do vírus

O surgimento de variantes como a Ômicron é “um alerta da ameaça” que significa o SARS-CoV-2 e da importância das vacinas que, com a terceira dose, podem restaurar a eficácia em mais de 90% em caso da doença grave. A conclusão consta de análise publicada na revista Science. O microbiólogo da Universidade de Cambridge Ravindra Gupta e o pesquisador do Scripps Research Translational Institute Eric Topol analisaram estudos recentes sobre infecções após a vacinação e sobre a eficácia das doses de reforço na proteção contra variantes, em especial a Delta. Os autores lembram os elevados níveis de proteção das vacinas de ARN, como a Pfizer e a Moderna, contra a Covid-19 sintomática, mas que diminuem com o tempo, especialmente nas pessoas com mais idade e nas imunodeprimidas.

Os estudos indicam que o tempo é fator-chave na diminuição da eficácia das vacinas e que a perda de proteção provavelmente ocorreu pelo aumento da prevalência da variante Delta, dizem os cientistas. Os estudos imunológicos da resposta às injeções de reforço, administradas seis meses depois da vacinação completa, mostram “de forma uniforme a indução de quantidades muito elevadas de anticorpos neutralizantes”. Os autores citam um estudo realizado em Isarel, onde mais de 1,1 milhão de pessoas com mais de 60 anos receberam o reforço de uma vacina de ARNm, que conseguiu restaurar uma eficácia de mais de 90% contra a covid-19 grave.

Apesar de os esforços serem importantes e poder continuar durante algum tempo, as intervenções não farmacêuticas, como o uso de máscaras e o distanciamento social, não só ajudam a reduzir os casos de covid-19, como também limitam a oportunidade de surgirem variantes que podem afetar a imunidade. As novas variantes podem evoluir a partir da Delta, serem totalmente diferentes e, inclusive, “ser recombinações de variantes devido a infecções mistas dentro de hóspedes individuais”. O especialistas referem-se também à variante B.1.1.529 (Ômicron), que vai ganhando terreno em todo o mundo e que apresenta múltiplas mutações. A continuidade da transmissão do coronavírus em populações muito vacinadas “mostra a necessidade de ampliar a vacinação em todos os grupos etários, mantendo ao mesmo tempo as medidas não farmacológicas, como o uso de máscaras”, consideram Gupta e Topol.

Covid-19: casos sobem para 22,23 milhões e mortes, para 618,2 mil

O total de pessoas que pegaram covid-19 desde o início da pandemia subiu para 22.226.573. Em 24 horas, secretarias de Saúde registraram 3.645 diagnósticos positivos da doença. Ainda há 83.524 casos em acompanhamento, de pessoas que tiveram o quadro de covid-19 confirmado. A quantidade de vidas perdidas para a pandemia foi para 618.228. Em 24 horas, autoridades estaduais e municipais de saúde confirmaram 137 mortes. Ainda há 2.785 falecimentos em investigação, dados relativos a ontem. Essa situação ocorre pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores.

Até esta quinta-feira, 21.524.821 pessoas se recuperaram da doença. As informações estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta quinta-feira (23). O balanço consolida informações sobre casos e mortes enviadas pelas secretarias estaduais de saúde. Mas os totais são parciais, uma vez que Bahia, Goiás, Paraíba e Tocantins não atualizaram totalmente seus dados.

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostra a evolução dos números da pandemia no Brasil.
Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostra a evolução dos números da pandemia no Brasil. – Ministério da Saúde

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (155.068), Rio de Janeiro (69.381), Minas Gerais (56.604), Paraná (40.874) e Rio Grande do Sul (36.399). Os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.850), Amapá (2.014), Roraima (2.074), Tocantins (3.927) e Sergipe (6.056). Desses estados, não houve novas mortes no Amapá e em Sergipe. Os dados sobre vacinação seguem indisponíveis desde o início do mês, quando o Ministério informou ter sido alvo de um ataque aos dados de sua base de dados. Até o momento a situação não foi normalizada.

Aplicativo ConecteSUS é restabelecido, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou em nota na noite desta quinta-feira (23) que o aplicativo ConecteSUS foi restabelecido após ter ficado fora do ar desde o dia 10 deste mês em decorrência de um ataque hacker. Segundo a pasta, a emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19 ainda pode apresentar instabilidade, devido ao grande volume de acessos.No dia 10 de dezembro, o site do Ministério da Saúde e a página e o aplicativo do ConecteSUS, que fornece o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, foram invadidos por hackers. O site do ministério voltou a funcionar no mesmo dia do ataque, mas o ConecteSUS estava inacessível desde então.

Além da dificultar o acesso da população a dados referentes à saúde e a obtenção do certificado de vacinação contra a covid-19, o ataque prejudicou a atualização do boletim diário com a situação epidemiológico da doença no país, pois vários estados estavam com dificuldade de atualizar seus dados referentes a casos e mortes, pois o e-SUS Notifica também foi afetado. Outro sistema atingido foi o Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). A autoria do ataque cibernético foi assumida por “Lapsus$ Group”. No dia do ataque, o ministério informou que o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal foram acionados pela pasta para apoiar as investigações sobre o caso.

SC: Estado confirma 1.238.969 casos, 1.216.879 recuperados e 20.141 mortes

Há, em Santa Catarina, 1.238.969 casos confirmados de Covid-19, sendo que 1.216.879 estão recuperados e 1.949 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 23. Desde o início da pandemia, 20.141 mortes foram causadas pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,63%.

Em comparação com o último boletim, houve mais 5 óbitos registrados. O total de confirmados aumentou 140, enquanto 112 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas. Esses dados resultam numa alta de 23 no número de casos ativos.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quinta-feira, 23
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

A estimativa do Governo do Estado é que 119 municípios não tenham caso ativo algum. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é a Grande Florianópolis, com 66 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Xanxerê (53) e Serra (47). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (4), Médio Vale do Itajaí (8) e Alto Vale do Itajaí (8).

Dos 1.208 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 677 ocupados, sendo 116 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 56%.

Paraná registra mais 521 casos e 11 óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira (23) mais 521 casos confirmados e 11 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.588.340 casos confirmados e 40.650 mortos pela doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de dezembro (295), novembro (12), outubro (8), setembro (2), agosto (2), julho (3), junho (31), maio (153), abril (4), março (3), fevereiro (1) e janeiro (1) de 2021; e dezembro (1), novembro (2), outubro (1), agosto (1) e junho (1) de 2020.

Os óbitos divulgados nesta data são de dezembro (6), novembro (4) e agosto (1) de 2021.

INTERNADOS – 78 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados em leitos SUS (38 em UTI e 40 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Há outros 368 pacientes internados, 165 em leitos UTI e 203 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 11 pacientes. São cinco mulheres e seis homens, com idades que variam de 1 a 88 anos. Os óbitos ocorreram entre 31 de agosto a 23 de dezembro de 2021. Os pacientes que morreram residiam em Cantagalo (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Virmond, Terra Rica, Quedas do Iguaçu, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Itambé, Curitiba, Barbosa Ferraz e Apucarana.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.314 casos de residentes de fora do Estado, 224 pessoas morreram.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Polícia Rodoviária Estadual amplia fiscalizações para o feriado de Natal em todo o Estado

As rodovias estaduais estão recebendo, desde o início desta quinta-feira (23), um incremento de policiamento por parte do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) com a Operação Natal. No Litoral, os trabalhos estão sendo desencadeados pela 1ª Companhia, redobrando as orientações sobre o respeito à sinalização e às leis de trânsito. As atividades se estendem até o dia 27 de dezembro. Os principais focos dos policiais rodoviários são o combate ao excesso de velocidade e a embriaguez ao volante, condutas que potencializam acidentes graves com mortos e feridos. Nesse sentido, o batalhão está aplicando efetivos com radares móveis em pontos estratégicos já conhecidos pela incidência de alta velocidade. Já a fiscalização com etilômetros está ocorrendo em frente aos Postos Rodoviários distribuídos no Estado.

“O BPRv está aplicando todo o efetivo nos principais trechos onde tem ocorrido mais acidentes de trânsito. Vamos coibir esses locais mais perigosos com agentes fazendo abordagens, policiamento presença, operações com radar móvel, com o objetivo de evitar que esses acidentes ocorram”, disse o capitão Eduardo Augusto Andreolla, oficial de Planejamento do BPRv.  Em paralelo às fiscalizações, a Polícia Rodoviária também desenvolve ações contra o crime com as equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e de Operações com Cães. Haverá abordagens a automóveis, ônibus intermunicipais e interestaduais para evitar o tráfico de drogas, de armas e de produtos contrabandeados. No Litoral, a aplicação dos cães de faro foi reforçada nas entradas e saídas das cidades litorâneas.

RECOMENDAÇÕES – Para evitar transtornos nas estradas, o BPRv orienta que os motoristas chequem a manutenção do veículo antes de viajar. Freios, pneus, suspensão e os faróis precisam estar em boas condições. É importante ainda o condutor verificar se o carro está com estepe, macaco e a chave de roda, caso seja necessário fazer a troca de pneu durante a viagem.

Casos de covid-19 na França atingem recorde e mortes aumentam

A França teve o pior dia em termos de novos casos de covid-19 nesta quinta-feira (23), com mais de 91 mil novos registros. O número de mortes também cresceu, enquanto o país batalha contra uma quinta onda do vírus. “Os dados de hoje não são bons”, disse o ministro da Saúde, Olivier Veran. O ministro havia dito anteriormente que o número de casos chegaria perto de 88 mil na quinta-feira, mas o número oficial final do Ministério da Saúde mostrou 91.608.

Veran já havia mencionado nesta semana que a França chegaria em breve a 100 mil novos casos de covid-19 por dia. Dados do Ministério da Saúde do país também mostraram que a França registrou 179 mortes por covid-19 nos hospitais nas últimas 24 horas, enquanto o número de pacientes de covid-19 em unidades de tratamento intensivo chegou a 3.208, subindo em 61, em relação ao dia anterior.

Indústrias de aviação e telecomunicações dos EUA avançam sobre 5G

As indústrias de aviação e de telecomunicações dos Estados Unidos conseguiram progresso para lidar com as preocupações sobre a segurança aérea diante de possível interferência das transmissões de telecomunicações 5G na operação de aeronaves. O grupo de telecomunicações CTIA, a Airlines for America e a Aerospace Industries Association afirmaram – em declaração conjunta – que “após discussões produtivas, vamos trabalhar juntos para compartilhar os dados disponíveis de todas as partes para identificarmos as áreas específicas de preocupação para a aviação”.

“Os melhores especialistas e técnicos de ambas as indústrias trabalharão coletivamente para identificar um caminho a seguir, em coordenação” com a Federal Communications Commission (FCC) e a Federal Aviation Administration (FAA), segundo o comunicado. “Trabalhando de forma colaborativa e de boa fé em uma solução baseada em dados, podemos alcançar nosso objetivo comum de implantar o 5G enquanto preservamos a segurança da aviação”, acrescentaram os grupos. AT&T e Verizon, que venceram um leilão de frequência de 80 bilhões de dólares, têm planos para implantar a banda C do espectro 5G no início de janeiro.

Interferências preocupam: Tanto a indústria de aviação quanto a FAA levantaram preocupações sobre a potencial interferência do 5G em componentes eletrônicos sensíveis de aeronaves, como altímetros de rádio. A FAA afirmou se sentir satisfeita que os fabricantes de aeronaves e empresas de telecomunicações “estão tomando medidas para testar o desempenho de dezenas de altímetros de rádio no ambiente 5G de alta potência previsto para os Estados Unidos”.

A entidade acrescentou que funcionará “para garantir que o teste forneça margens de segurança adequadas e considere a variedade de sistemas de segurança que dependem de informações precisas de altímetros de rádio”.

A Airlines for America disse que, se a diretiva da FAA sobre o 5G estivesse em vigor em 2019, cerca de 345 mil voos de passageiros e 5.400 voos de carga teriam enfrentado atrasos, desvios ou cancelamentos. A CTIA afirmou que o 5G é seguro e que o espectro está sendo usado em cerca de 40 outros países. A CTIA já havia acusado a indústria da aviação de fomentar medo e distorcer os fatos em torno da tecnologia.

Mensagem de Natal do Bispo Dom Francisco Carlos Bach 

 

China prevê aumento de casos de covid-19 por causa de Jogos de Inverno

Organizadores da Olimpíada de Inverno de Pequim disseram nesta quinta-feira (23) que esperam um “certo número” de casos do novo coronavírus (covid-19) na China por causa da chegada de estrangeiros para o evento e pediram enfaticamente aos participantes que recebam vacinas de reforço por causa da disseminação da variante Ômicron. Autoridades também procuraram amenizar as preocupações sobre os cuidados de saúde dos participantes decorrentes da covid-19, assim como as que vieram após um acidente no mês passado durante uma sessão de treino de luge em um local de competição de Pequim durante o qual um atleta polonês sofreu uma lesão grave na perna.

Nos Jogos, que devem acontecer entre 4 e 20 de fevereiro, todos os atletas, funcionários e pessoal relacionado estarão em uma bolha sanitária para conter a propagação do vírus na China, que tem algumas das restrições de covid-19 mais rígidas do mundo e praticamente tem conseguido conter surtos locais.

“Um número grande de pessoas de países e regiões diferentes virá à China e o fluxo de pessoas aumentará. Consequentemente, um certo número de casos positivos se tornará um acontecimento de alta probabilidade”, disse Han Zirong, vice-presidente e secretário-geral do comitê organizador de Pequim, em um briefing à imprensa. Autoridades deram um relato detalhado sobre os profissionais e instalações medicinais disponíveis para o tratamento de casos de covid-19, lesões esportivas e cuidados médicos em geral, e expressaram a confiança de que os Jogos possam ocorrer apesar da altamente infecciosa Ômicron.

Pelé recebe alta do hospital para passar o Natal com a família

O ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, recebeu alta nesta quinta-feira (23) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde trata um tumor no cólon intestinal, que retirou no último dia 4 de setembro. Em postagem em ser perfil em suas redes sociais, o Rei do Futebol afirmou: “A foto sorrindo não é à toa. Como eu havia prometido, vou passar o Natal com a minha família. Estou voltando para casa. Obrigado por todas mensagens de carinho”.

No dia 9 de dezembro, Pelé já havia anunciado que passou por “pequenas sessões de quimioterapia” no início do mês, e que aproveitaria a internação para realizar novos exames. Em comunicado divulgado nesta quinta, a equipe do Albert Einstein informou que o ex-jogador “encontra-se estável e seguirá o tratamento do tumor de cólon, identificado em setembro deste ano”.

Brasil fecha 2021 na vice-liderança do ranking de seleções

A Fifa anunciou nesta quinta-feira (23) a última edição do seu ranking de seleções em 2021. E a seleção brasileira permanece na vice-liderança da relação, que tem a Bélgica na ponta. O ranking não teve nenhuma mudança no top 10 em comparação à edição anterior, com a França na 3ª posição, a Inglaterra na 4ª e a Argentina na 5ª. Itália, Espanha, Portugal, Dinamarca e Holanda fecham o Top 10.

Casos de covid-19 adiam jogos do Campeonato Inglês

Casos do novo coronavírus (covid-19) nos times visitantes provocaram o adiamento dos confrontos entre Liverpool e Leeds e envolvendo Wolves e Watford, marcados para o dia 26 de dezembro, comunicou a liga inglesa nesta quinta-feira (23). O número de jogos da Premier League adiados por causa de surtos de covid-19 chegou a 12 nas últimas duas semanas, mas a liga disse que sua intenção é continuar realizando partidas “onde for seguramente possível”. “Após pedidos de adiamento do Leeds United e do Watford em resultado da covid-19, o Conselho da Premier League se reuniu nesta manhã e concordou com pesar em adiar as partidas dos dois clubes afetados no feriado de 26 de dezembro”, afirmou a entidade em um comunicado.

“Hoje o Conselho conseguiu tomar suas decisões antes do feriado de 26 de dezembro para dar clareza aos clubes e a seus torcedores. Pedimos desculpas pelo inconveniente e pelo transtorno causados aos planos festivos destes torcedores”, diz a nota. A liga disse que o Leeds não poderá estar presente para o compromisso porque vários jogadores estão com covid-19, contundidos e doentes. O Leeds informou que todos os casos de covid-19 são assintomáticos. O campo de treinamento do time ficará fechado durante dois dias a conselho da Saúde Pública da Inglaterra. O Watford, que já teve dois jogos adiados neste mês, continua com um número insuficiente de jogadores para escalar um time, disse a liga. A liga só concede um adiamento se um clube tiver menos de 14 jogadores disponíveis e o conselho examina os pedidos caso a caso.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495