ANS investiga indícios de infrações cometidas pela Prevent Senior

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta sexta-feira (1º) comunicado para informar que está tomando todas as providências possíveis para apuração dos indícios de infrações à legislação da saúde suplementar e está atuando para um rápido retorno à sociedade dentro de suas atribuições, com relação às denúncias divulgadas esta semana sobre a operadora Prevent Senior pela CPI da Covid-19.

“A ANS iniciou suas ações tão logo teve ciência das denúncias contra a Prevent Senior. Assim que foram divulgadas as denúncias de interferência da operadora no trabalho dos médicos e de não comunicação da operadora sobre o uso de medicamentos, a ANS instaurou processos de apuração (respectivamente em 8/09 e em 20/09) e realizou diligências in loco e telefônicas; solicitou informações à operadora; enviou ofícios a médicos e ex-médicos; e realizou reunião presencial com representantes da operadora. As análises das informações estão em curso e são necessárias para subsidiar as decisões sobre medidas que venham a ser tomadas pela ANS”, aponta o comunicado.

A agência reguladora ressaltou ainda que “não tem competência para regular a atividade de profissionais e dos estabelecimentos de saúde”. Segundo a nota, a Prevent Senior tem obrigação de manter a assistência aos seus mais de 540 mil beneficiários – “com qualidade e em tempo oportuno”. Para esclarecimento de dúvidas ou registro de reclamações e de denúncias, a ANS disponibiliza os seguintes canais de atendimento: Disque ANS: 0800 701 9656, Fale Conosco em www.gov.br/ans e a central de atendimento ao deficiente auditivo: 0800 021 2105.

Defensoria quer que CFM pague R$ 60 milhões em danos morais

A Defensoria Pública da União (DPU) em São Paulo entrou hoje (1º) com uma ação civil pública contra o Conselho Federal de Medicina (CFM). O órgão pede a suspensão do Parecer 4, aprovado em abril de 2020, que estabeleceu os critérios para utilização da cloroquina e da hidroxicloroquina na prevenção e tratamento da covid-19. Na ação, a DPU pede o pagamento de R$ 60 milhões por danos morais coletivos e que seja determinado que o conselho oriente a classe médica e a população geral sobre a ineficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento contra a covid-19. A ação será julgada pela 22ª Vara Cível Federal em São Paulo.

“O uso da cloroquina/hidroxicloroquina no tratamento contra a covid-19 não só não se mostrou efetivo, como também aumentou o risco de efeitos adversos, de efeitos graves, de arritmias e evidenciou maior mortalidade em comparação ao tratamento sem esses medicamentos”, argumenta a DPU. A petição também é assinada por defensores públicos federais do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Pernambuco, do Distrito Federal, de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso, da Paraíba e do Ceará. A reportagem entrou em contato com o CFM e aguarda retorno.

Após mudança em sistema do Ministério da Saúde, 10 estados ainda têm problemas para registrar dados de Covid-19

Uma mudança no sistema do Ministério da Saúde feita há três semanas ainda causa problemas no registro de casos de Covid-19 de pelo menos 10 estados do país. É o que mostra um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa, formado por g1, O Globo, Extra, Folha, Estadão e UOL, com base nas informações das secretarias estaduais de Saúde. Balanços divulgados pelo consórcio têm sofrido várias distorções nas últimas semanas, como o represamento de casos e correções de dados já publicados. A alteração no sistema que centraliza os dados de casos de Covid-19, o e-SUS Notifica, foi feita no dia 8 de setembro.

Antes da mudança, a média móvel de casos vinha com tendência de queda, permanecendo assim por vários dias. Quando os estados começaram a corrigir as falhas de registro, a média de casos voltou a subir. Houve alta de casos em 9 dos últimos 12 dias. E estabilidade nos outros. Em nota, o Ministério da Saúde informou que “o sistema e-SUS está estável e não há relatos de novas ocorrências”. Segundo especialistas, os problemas de registro prejudicam o acompanhamento dos números da doença no Brasil.

Com a atualização, o Ministério da Saúde passou a exigir mais informações que alteraram a maneira de preencher os dados e nem todos os estados conseguiram se adaptar rapidamente. Os estados que dizem que ainda não conseguiram normalizar a situação são: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Piauí, Paraná e São Paulo. Já Amazonas, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Santa Catarina afirmam que a situação já foi restabelecida. Alagoas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Sergipe não responderam aos questionamentos. Os únicos estados que dizem não terem sido afetados pela mudança no sistema do ministério são: Goiás, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pernambuco e Tocantins.

Brasil registra 506 mortes por covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou mais 18.578 casos de covid-19 e 506 mortes causadas pela doença nas últimas 24 horas, segundo o boletim da situação epidemiológica divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde. Com isso, chega a 597.255 o número de pessoas que perderam a vida para a doença.

Boletim epidemiológico 01.10.2021

Com os novos diagnósticos de covid-19 confirmados, o total de pessoas contaminadas desde o início da pandemia chegou a 21.445.651.
Ainda há 415.753 casos em acompanhamento. O nome é dado a casos ativos de pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado e estão sendo atendidas por equipes de saúde ou se recuperando em casa. Há 3.185 falecimentos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em investigação. Isso porque, em muitos casos, a análise sobre a causa da morte continua mesmo após o óbito. Segundo o boletim, 20.432.643 pessoas se recuperaram da doença.

Estados

No topo do ranking de mortes por estado, estão São Paulo (149.953), Rio de Janeiro (65.261), Minas Gerais (54.613), Paraná (39.109) e Rio Grande do Sul (34.881). Os estados que menos registraram mortes por covid-19 foram o Acre (1.838), o Amapá (1.984), Roraima (2.001), o Tocantins (3.791) e Sergipe (6.010).

Vacinação

Dados atualizados do Ministério da Saúde apontam que 237,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram aplicadas em todo o Brasil, sendo 146,5 milhões como primeira dose e 90,8 milhões como segunda dose (ou dose única). Em 24 horas, foram aplicadas 2,2 milhões de doses. Segundo a pasta, foram distribuídas 294,7 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para todo o país.

SC: Estado confirma 1.193.381 casos, 1.165.861 recuperados e 19.291 mortes

Há, em Santa Catarina, 1.193.381 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.165.861 estão recuperados e 8.229 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 1º. O novo coronavírus causou 19.291 óbitos no estado até esta data. A taxa de letalidade atual é de 1,62%.

Há 15 óbitos a mais em comparação com o dia anterior. A quantidade de casos confirmados cresceu 960 e outras 982 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. São 37 casos ativos a menos.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 1º
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Os dados apontam que há 248 municípios sem registros de óbitos nos últimos sete dias, incluindo cidades como Lages, Tubarão, Camboriú, Concórdia e Indaial.

O Governo do Estado estima que haja 40 municípios sem casos ativos. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a de Xanxerê (149 para cada 100 mil habitantes). Na sequência, aparecem Nordeste (141) e Oeste (132). As que menos têm são Alto Vale do Rio do Peixe (57), Extremo-Oeste (57) e Alto Uruguai Catarinense (63).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 61,5%. Isso significa que, dos 1.423 leitos existentes no estado para adultos, 875 estão ocupados, sendo 309 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Serra Dona Francisca será fechada no domingo para verificação de pavimento

Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade informa que haverá interrupção total da SC-418, na altura da Serra Dona Francisca, no Norte do estado, no próximo domingo, 3. A interdição será das 7 horas às 16 horas, para verificação do pavimento entre os Kms 8 e 18. O fechamento é necessário para que a empresa que está elaborando o projeto de engenharia para as obras de restauração da rodovia realize a análise das condições do pavimento da pista. O secretário da pasta, Thiago Vieira, destaca que, apesar do transtorno, o bloqueio é imprescindível para a necessária recuperação da estrada.

“Nós sabemos que qualquer interrupção de tráfego atrapalha muito a rotina das pessoas. Mas também pedimos a compreensão de todos, já que a obra é de extrema importância para os catarinenses e esta etapa é fundamental”, explicou Vieira.

Alternativas

O acesso ao pé da Serra até o Km 8, via BR-101 em Joinville, ficará liberado para o turismo rural. Um ponto de referência próximo ao Km 8 é o Posto Hubener, que possui pátio de manobra para retorno. Após o Km 18, o acesso será possível apenas por Campo Alegre. Há hotéis na altura do Km 20 para quem precise parar próximo ao local interditado. No Km 19, o Hotel Fazenda Dona Francisca também é apropriado para a realização de manobras de retorno.

Boletim da Sesa registra mais 1.862 novos casos e 55 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) mais 1.862 casos confirmados e 55 mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.505.437 casos confirmados e 38.879 mortos pela doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de setembro (1.567), agosto (108), julho (68), junho (85), maio (32), março (1) e fevereiro (1) de 2021. Os óbitos divulgados nesta data são de setembro (40), agosto (5), julho (5), junho (3) e abril (2) de 2021.

INTERNADOS – 629 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 493 pacientes em leitos SUS (303 em UTI e 190 em leitos clínicos/enfermaria) e 136 em leitos da rede particular (83 em UTI e 53 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.265 pacientes internados, 699 em leitos UTI e 566 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 55 pacientes. São 24 mulheres e 31 homens, com idades que variam de 16 a 100 anos. Os óbitos ocorreram entre 7 de abril a 29 de setembro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Londrina (8), Curitiba (6), Cascavel (3), Sertanópolis (2), Pinhais (2), Laranjeiras do Sul (2), Iporã (2), Borrazópolis (2) e Apucarana (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: São Mateus do Sul, São José dos Pinhais, Sarandi, Santo Antônio do Paraíso, Santo Antônio da Platina, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Maria do Oeste, Santa Fé, Santa Cecília do Pavão, Rio Branco do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Ponta Grossa, Paranavaí, Paranaguá, Nova Fátima, Maringá, Marilândia do Sul, Mandirituba, Mandaguaçu, Mandaguari, Loanda, Ibiporã, Foz do Iguaçu, Fazenda Rio Grande, Cantagalo e Bandeirantes.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.072 casos de residentes de fora do Estado, 217 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Ministra Rosa Weber diz que parecer negacionista da PGR em defesa de Bolsonaro gera perplexidade

A ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber afirmou que o parecer da PGR (Procuradoria-Geral da República) que não vê crime na conduta do presidente Jair Bolsonaro de não usar máscaras contra a Covid-19 “gera alguma perplexidade” e pediu nova manifestação do órgão. Ao cobrar um nova análise sobre o caso, Weber escreveu em seu despacho que a “referida construção teórica, analisada contextualmente, gera alguma perplexidade”. Na primeira manifestação, a PGR colocou em xeque a eficácia do equipamento no controle da doença. A magistrada afirmou ainda que “os eixos de sustentação do parecer ministerial estão a revelar dubiedades que, a meu sentir, devem ser objeto de esclarecimentos”. Weber determinou à PGR a reabertura de vista dos autos e pediu uma nova manifestação do órgão referente aos “pontos ainda irresolutos”. “Bem por essa razão, sem antecipar juízo prévio sobre o tema, entendo pertinente que a Procuradoria-Geral da República melhor esclareça o embasamento de sua conclusão no sentido do questionável ‘grau de confiabilidade em torno do nível de efetividade da medida de proteção’, escreveu. Segundo a Procuradoria, em manifestação enviada ao STF em agosto, desrespeitar leis e decretos que obrigam o uso de máscara em local público é passível de sanção administrativa, mas não tem gravidade suficiente para ensejar punição penal.

O parecer foi assinado pela subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo uma das pessoas mais próximas do procurador-geral, Augusto Aras, e foi enviado ao Supremo no âmbito das notícias-crime apresentadas pela presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), e por parlamentares do PSOL contra o chefe do Executivo. Na primeira notícia-crime, Gleisi critica as aglomerações de Bolsonaro e diz que o presidente teria gastado verba pública de maneira indevida para custear a utilização de aeronaves militares e a mobilização de grande aparato de segurança em suas viagens. Na segunda, o PSOL cita o fato de o chefe do Executivo ter retirado a máscara do rosto de uma criança. A PGR, porém, diz que não há crime de Bolsonaro nesses casos e que “os estudos que existem em torno da eficácia da máscara de proteção são somente observacionais e epidemiológicos”. “Afastou-se, então, legalmente, a possibilidade de se considerar criminosa a conduta de quem, no atual contexto de epidemia, deixa de usar máscara de proteção facial, equipamento cujo grau de eficácia preventiva permanece indefinido”, diz.

A PGR afirma que para haver consumação de crime de infração de medida sanitária preventiva é necessário que se crie, de fato, situação de perigo para a saúde pública. “É preciso que a conduta possa realmente ensejar a introdução ou propagação de doença contagiosa”, disse a PGR. “Essa conduta [não usar máscara] não se reveste da gravidade própria de um crime, por não ser possível afirmar que, por si só, deixe realmente de impedir introdução ou propagação da Covid-19.” Quanto às aglomerações mencionadas no pedido de investigação feito pelo PT, a Procuradoria afirmou que o acúmulo de pessoas não pode ser atribuído exclusiva e pessoalmente a Bolsonaro. De acordo com ele, todos que compareceram aos eventos, embora tivessem conhecimento suficiente acerca da epidemia da Covid-19, responsabilizaram-se, espontaneamente, pelas eventuais consequências da decisão tomada. Embora a PGR coloque em dúvida a eficácia da utilização do item de proteção, diversos estudos já comprovaram como as máscaras, principalmente aquelas mais ajustadas ao rosto e com melhor filtragem, como as N95 ou PFF2, são eficientes para prevenir a infecção pelo coronavírus.

MPF vai investigar suposta ação de Michelle Bolsonaro para favorecer amigos

A Procuradoria da República no Distrito Federal vai investigar a suposta ação da primeira-dama Michelle Bolsonaro junto à Caixa Econômica Federal, após denúncia da revista “Crusoé” de que ela teria agido para favorecer empresas de amigos na busca por créditos de programas emergenciais da Caixa. As informações são do UOL. O tema será investigado dentro do inquérito que já apura as irregularidades da Caixa. De acordo com a reportagem da Crusoé, documentos indicam que Michelle tratou do tema pessoalmente com o presidente do banco, Pedro Guimarães. Segundo a reportagem, uma auditoria da Caixa chegou a identificar um “fato estranho” que, ao ser apurado, levou à revelação de uma lista de pessoas que teriam sido indicadas pela primeira-dama para o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte).

O processo de obtenção de crédito chegou a receber um “tratamento vip”, contrariando o fluxo normal. A maior parte das operações de crédito foi realizada em uma agência da Caixa em Taguatinga. Auditores visitaram o local e descobriram uma pasta chamada “Indicações” no sistema de computadores, que concentraria os pedidos enviados por superiores do banco sobre essas demandas. O líder da Minoria na Câmara, deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), acionou o MPF para que Michelle fosse investigada por tráfico de influência.

Argentina reabre fronteiras aéreas para brasileiros

A Argentina reabriu hoje (1º) as fronteiras aéreas para turistas brasileiros. Aqueles que quiserem visitar o país vizinho terão que comprovar vacinação completa. Só será possível entrar em território argentino 14 dias após a segunda dose ou a dose única. A informação foi divulgada pelo governo argentino. O país também vai exigir um teste PCR negativo realizado até 72 horas antes do embarque, além de um teste rápido com antígeno no momento de entrar no território. Também será exigido outro PCR entre o quinto e sétimo dia já dentro das fronteiras argentinas. As autoridades sanitárias do país vizinho também limitaram a entrada diária pelos aeroportos a 2,3 mil pessoas nos primeiros dias até chegar a 28 mil passageiros diários a partir do dia 11 de outubro. Esse limite será revogado quando 50% da população argentina alcançar a vacinação completa.

A reabertura das fronteiras aéreas da Argentina, neste primeiro momento, é destinada apenas a turistas de países limítrofes, entre eles, o Brasil. A partir do dia 1º de novembro, o governo argentino deve abrir as fronteiras para todos os turistas. No início desta semana, a Argentina já havia autorizado a entrada de turistas pelas fronteiras terrestres do Brasil e do Chile. Os aeroportos do país estavam fechados para turistas de todo o mundo desde dezembro do ano passado. Em março deste ano, o governo argentino proibiu todos os voos com destino ou origem do Brasil, México e Chile, na tentativa de conter a disseminação do novo coronavírus.

Pavilhão brasileiro na Expo 2020 oferece refresco ao calor de Dubai

Composto por um imenso espelho d’água sob uma estrutura de aço e lona branca, com música e sons da natureza, o Pavilhão do Brasil na Expo 2020 ofereceu refresco para quem buscava refúgio ao calor impiedoso de Dubai.

Centenas de pessoas tiraram seus calçados e entraram no imenso lago, com profundidade suficiente apenas para molhar a parte baixa da canela. Alguns arregaçaram as bainhas de suas calças e vestidos. Outros, nem isso: encararam a água e saíram, satisfeitas, com as roupas molhadas.

Expo Dubai 2020 é aberta com pavilhões de mais de 190 países.
Pavilhão brasileiro refrescou o público que visita a Expo 2020, em Dubai – Marcelo Camargo/Agência Brasil

Como um Piscinão de Ramos no meio da aridez da Expo 2020, o lago brasileiro em Dubai é democrático. Aceita de crianças – que pulam, correm e até mergulham – a adultos com as sisudas vestimentas árabes. “Achei o pavilhão muito animado. E, nesse calor, colocar o pé na água é muito refrescante”, contou a brasileira Marlene Delaquis, que viajou com o marido suíço para Dubai especialmente para o evento.

Segundo o diretor do pavilhão do Brasil, Raphael Nascimento, o espaço foi pensado para ser um local de reflexão, tranquilidade e brincadeira. “Espero que as crianças, principalmente, entrem no espelho d’água e se divirtam curtindo os sons do Brasil. À noite, o pavilhão se converte numa enorme tela de projeção. Cento e vinte e cinco projetores de alta definição vão converter o pavilhão em uma viagem pelo Brasil. Vamos convidar os visitantes para percorrerem nossos patrimônios históricos, nossas indústrias, nosso agro e tudo que o Brasil tem a oferecer pro mundo”.

Rebeca Andrade brilha no 1º dia do Brasileiro de Ginástica Artística

A campeã olímpica Rebeca Andrade brilhou no primeiro dia do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, disputado no ginásio Constâncio Oliveira, em Aracaju, pois ajudou o Flamengo, a sua equipe, a garantir dois ouros (no individual geral e por equipes).

Sob o som da música Baile de Favela, a atleta, que garantiu um ouro (no salto) e uma prata (no individual geral) na Olimpíada de Tóquio (Japão), começou a brilhar na disputa do solo, garantindo 13.800 pontos. Na prova de salto ela ficou com 15.050 pontos, enquanto nas barras assimétricas Rebeca marcou 15.100. No último aparelho, a trave, a atleta do Flamengo cravou 14.000 pontos, somando o total de 57.950 pontos, o suficiente para garantir com folga o título do individual geral.

Além disso, a atleta paulista garantiu o título por equipes ao lado de Jade Barbosa, Hellen Vitória, Maria Heloisa Moreno, Lorrane Oliveira e Danielle Hypólito. “Acho que consegui me apresentar muito bem. Foi incrível! Fiquei muito feliz com as minhas apresentações, e foi muito bom poder competir pelo meu clube e sentir o espírito de equipe ao lado das minhas companheiras”, declarou a ginasta à assessoria de imprensa do Flamengo após a competição. O Campeonato Brasileiro de Ginástica continua no próximo sábado (2) com a categoria infantil, e no domingo (3) com a disputa por aparelhos.

Brasileirão: Confira os jogos da 23ª rodada

O confronto paulista entre Red Bull Bragantino e Corinthians abre a rodada de número 23 do Campeonato Brasileiro da Série A de 2021. O time do interior vem embalado pela classificação à final da Copa Sul-Americana e ocupa a 5ª colocação com 33 pontos, enquanto o alvinegro da capital ocupa uma posição abaixo, com a mesma pontuação. O jogo está marcado para este sábado (2), às 19 horas, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.

Confira os outros jogos da rodada:

JOGOS DA 23ª RODADA

Sábado, 2 de outubro
17h – Fortaleza x Atlético-GO
17h – Cuiabá x América-MG
19h – Red Bull Bragantino x Corinthians
21h – Atético-MG x Internacional

Domingo, 3 de outubro
16h – Flamengo x Athletico-PR
16h – Chapecoense x São Paulo
18h15 – Palmeiras x Juventude
20h30 – Grêmio x Sport

Quarta-feira, 27 de outubro (adiados)
19h – Santos x Fluminense
19h – Bahia x Ceará

CBF desiste de adiar jogos do Brasileirão durante Eliminatórias e prejudica clubes

A CBF anunciou nesta sexta-feira que não adiará os jogos dos clubes brasileiros que têm jogadores envolvidos na próxima Data Fifa. A princípio, a entidade pensava em seguir o padrão adotado na última janela de jogos das seleções, porém isso resultaria em um adiamento do término do Campeonato Brasileiro. A Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) reforçou a necessidade de cumprir acordo feito entre jogadores e Ministério Público do Trabalho para que as férias começassem ainda na primeira quinzena de dezembro. A ideia da CBF era estender os torneios até o dia 29 de dezembro.

Consultados sobre o tema, jogadores de 19 clubes da Série A (excetuando-se os do Flamengo) foram ao encontro do que diz a Fenapaf. Os atletas alegam que precisam de um período mínimo de descanso, uma vez que as temporadas 2020 e 2021 foram emendadas. A decisão da CBF afeta diretamente Flamengo, Atlético-MG, Palmeiras, São Paulo, Internacional e Grêmio, que comumente cedem atletas para as disputas das Eliminatórias. Vice-presidente de futebol do clube rubro-negro, Marcos Braz, ironizou a decisão da entidade e colocou em suas redes sociais a fala de Juninho Paulista sobre a promessa de pausa do Brasileirão. Dirigentes querem evitar que, na próxima temporada, a conclusão da Copa do Brasil e do Brasileirão coincidam com o período de cessão dos atletas para a disputa do Mundial no Catar.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495