Talibãs assumem o poder no Afeganistão

Milhares de pessoas desesperadas seguiram nesta segunda-feira (16) para o aeroporto de Cabul para tentar sair do Afeganistão, poucas horas depois de a capital do país ser controlada pelos talibãs, o que provocou o colapso do governo e a fuga do presidente Ashraf Ghani. A vitória relâmpago dos insurgentes, que celebraram no domingo à noite ocupando o palácio presidencial de Cabul, desencadeou cenas de pânico e o caos no aeroporto da capital. Soldados americanos atiraram para o alto em uma tentativa de estabelecer a ordem no local. Milhares de pessoas correram para o aeroporto de Cabul, único ponto de saída do país, para tentar fugir do novo regime que o movimento islamita radical, que retorna ao poder após 20 anos de guerra, promete estabelecer para os afegãos. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram milhares de pessoas aguardando na pista do aeroporto. Muitas pessoas, jovens em sua maioria, se agarravam a escadas para tentar embarcar em um avião.

As tropas americanas atiraram para o alto para controlar a multidão, que não acredita nas promessas dos talibãs de que ninguém deve temer o movimento. Todos afirmam ter “muito medo”. “Temos medo de viver nesta cidade e estamos tentando fugir de Cabul (…) Como servi no exército, perdi meu trabalho e é perigoso viver aqui porque os talibãs vão me atacar, isso é certo”, declarou à AFP Ahmad Sekib, de 25 anos, que se apresenta com um pseudônimo. Com as situação caótica, a autoridade aeroportuária anunciou o cancelamento dos voos comerciais. As ruas de Cabul eram patrulhadas por talibãs armados, em particular a “zona verde”, antes uma área ultrafortificada, que abriga as embaixadas e as organizações internacionais. Os talibãs anunciaram a seus combatentes que “ninguém pode entrar na casa de outro sem permissão”. “Não se pode atentar contra a vida, a propriedade, a honra de ninguém”, afirmou um dos porta-vozes do grupo, Suhail Shaheen.

Governo investiga ataque hacker à rede do Tesouro Nacional

O Ministério da Economia identificou um ataque de ransomware à rede interna da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), na noite da última sexta-feira (13). Em nota, a pasta informou que “medidas de contenção foram imediatamente aplicadas e a Polícia Federal, acionada”. O ransomware é um tipo software malicioso (malaware) utilizado por cibercriminosos para infectar um computar ou uma rede, bloqueando o acesso ao sistema e critpografando os dados.

Os efeitos da ação criminosa estão sendo avaliados pelos especialistas em segurança da STN e da Secretaria de Governo Digital. “Nesta primeira etapa, avaliou-se que a ação não gerou danos aos sistemas estruturantes da Secretaria do Tesouro Nacional, como o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e os relacionados à Dívida Pública. As medidas saneadoras estão sendo tomadas”, diz a nota.

Prazo para matrícula no Sisu termina nesta segunda-feira 

Os selecionados para instituições de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), devem fazer a matrícula até segunda-feira (16). O resultado dos estudantes selecionados foi divulgado no dia 10 pelo Ministério da Educação. Termina hoje também o prazo para que os estudantes não escolhidos se inscrevam na lista de espera. O resultado dessa relação será divulgado no dia 18, com a convocação para a matrícula no dia 19.

Foram disponibilizadas 62.365 vagas em universidades e outras instituições de ensino superior. Cada candidato pôde escolher até dois cursos superiores, com a possibilidade de alterar as opções até o encerramento das inscrições. Pode participar do Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tirou zero na redação. A seleção é feita com base nas notas que o candidato obteve na prova, mas o método de escolha varia conforme o curso e a instituição. Isso porque os pesos das notas em cada matéria são diferentes, conforme a área de interesse.

Mortes por covid-19 de pessoas vacinadas são raras, diz especialista

A morte do ator Tarcísio Meira na última quinta-feira (12), por complicações da covid-19, reacendeu o debate sobre a eficácia da vacinação para controlar a pandemia. Aos 85 anos, o ator estava completamente imunizado desde abril, quando tomou a segunda dose da CoronaVac. O episódio gerou nova onda de desinformação nas redes sociais, com falsas narrativas de que “não adianta tomar vacina”. A reportagem conversou com especialistas que foram taxativas na defesa da imunização em massa como a principal estratégia para que o país saia da crise sanitária. “Nenhuma vacina disponível no Brasil, a da Pfizer, a Janssen, AstraZeneca ou a CoronaVac asseguram 100% de proteção. As pessoas continuam precisando de cuidados, como uso de máscara e distanciamento social. Mas a efetividade das vacinas é indiscutível. Basta ver que nos países com vacinação avançada, como Israel e Inglaterra, mesmo com aumento de casos por causa da variante Delta, o número de internações e mortes são proporcionalmente muito menores, resultado direto da imunização”, diz a médica Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm). Um estudo recente da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) avaliou o efeito das vacinas contra o novo coronavírus na população brasileira e concluiu que 91,49% das pessoas que morreram pela infecção, entre maio e julho deste ano, não tinham tomado vacina ou não estavam totalmente vacinadas com as duas doses ou dose única, no caso do imunizante da Janssen. A mesma pesquisa demonstrou que 84,9% das pessoas imunizadas que morreram no país tinham algum fator de risco para a covid-19 e 87,6% tinham 70 anos ou mais. A incidência de agravamento de quadros em pessoas idosas, mesmo que vacinadas, tem uma explicação biológica. A imunossenescência é o processo de envelhecimento e desregulação da função imunológica no organismos de idosos, o que contribui para o aumento da suscetibilidade a infecções por vírus e bactérias, além do desenvolvimento de doenças como o câncer e a redução da resposta vacinal imunológica.

“Nos idosos a partir dos 60 anos, há o que a gente chama de imunossenescência. O nosso organismo, fisiologicamente, perde a capacidade, ante a exposição de um antígeno, seja a doença ou a vacina, de gerar resposta imunológica adequada”, explica a médica Lorena de Castro Diniz, coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai). “Além da imunossenescência, é muito raro um idoso acima dos 60 anos não ter uma comorbidade, como cardiopatia ou diabetes. Então, com esses dois aspectos, aumentam as chances de evoluir gravemente frente ao vírus da covid”, acrescenta. Mesmo com maior suscetibilidade à eficácia das vacinas, a imunização de idosos é crucial para protegê-los. Lorena Diniz faz uma analogia com a guerra para explicar como as vacinas colaboram nessa estratégia. “Se a gente estiver numa guerra, com homens treinados, a chance de a gente ganhar é muito maior do que chamar pessoas da reserva que não foram treinadas para vencer o combate”. Para ganhar essa guerra, no entanto, a cobertura vacinal na maior parte da população é fundamental. “A vacina em si é somente um produto. A estratégia mesmo é a vacinação. Vacina sem vacinação não adianta nada. Não adianta apenas você se vacinar, as outras pessoas também precisam disso para gerar proteção coletiva”, ressalta Isabella Ballalai. A médica lembra, por exemplo, o caso do vírus do sarampo. A doença que foi considerada erradicada no Brasil em 2016, com direito a certificação pela Organização Mundial da Saúde (OMS), voltou a atingir a população em 2019, revertendo esse status. O motivo foi a vacinação abaixo do esperado.

Covid-19: Brasil tem 20,3 milhões de casos e 569 mil mortes

O número de mortes por covid-19 chegou a 569.411 no Brasil, informou neste domingo (15) o Ministério da Saúde. O balanço divulgado registra 270 óbitos nas últimas 24 horas. No mesmo período, também foram notificados 13.957 novos diagnósticos da doença, totalizando agora um acumulado total de 20.364.099 casos de infecção desde o início da pandemia. O balanço aponta ainda 576.411 pacientes em acompanhamento e 19.218.630 pessoas recuperadas da doença.

Boletim covid 15.08.2021

Estados

Os estados com mais mortes por covid-19 são os seguintes: São Paulo (142.588), Rio de Janeiro (60.647), Minas Gerais (51.849), Paraná (36.484) e Rio Grande do Sul (33.756). As unidades da federação com menos óbitos são Acre (1.807), Roraima (1.916), Amapá (1.936), Tocantins (3.615) e Sergipe (5.948).

SC: Estado confirma 1.133.790 casos, 1.103.418 recuperados e 18.334 mortes

Santa Catarina tem 1.133.790 casos confirmados de Covid-19, sendo que 1.103.418 se recuperaram e 12.038 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 15. Desde o início da pandemia, 18.334 mortes foram causadas pelo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,62%. Em relação ao último boletim, recuou em 561 o número de casos ativos e houve mais 6 óbitos. Aos casos confirmados se somaram 644, enquanto a estimativa de recuperados cresceu 1.199.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 15
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja 26 municípios com o número de casos ativos zerado. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é a Oeste, com 372 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Xanxerê (264) e Nordeste (234). As que menos têm são Carbonífera (68), Alto Uruguai Catarinense (91) e Extremo-Sul (93). A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 67,1%. Isso significa que, dos 1.512 leitos existentes no estado para adultos, 1.015 estão ocupados, sendo 485 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

SC: Matriz de Risco aponta apenas duas regiões em estado Gravíssimo

A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, 14, pelo Governo de Santa Catarina mostra que apenas duas regiões do Estado permanecem classificadas com o risco Gravíssimo (cor vermelha). Apenas o Nordeste e Foz do Rio Itajaí permanecem no nível máximo de atenção para a Covid-19. As regiões do Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê foram classificadas com o risco Grave (cor laranja). Outras sete regiões estão classificadas com o Risco Alto (cor amarela): Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Extremo Sul, Laguna, Meio Oeste e Serra Catarinense.

De acordo com a cientista de dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Bianca Vieira, a melhora do cenário em Santa Catarina apresenta melhora significativa principalmente devido ao avanço da vacinação. “Há redução no número de óbitos e no quesito de capacidade de atenção, que avalia a ocupação em UTIs, conforme a vacinação é ampliada”, disse. ”Temos pouco mais de 20% da população vacinada com a segunda dose e à medida que avançamos na imunização, transformaremos essa mapa em um cenário mais confortável para a nossa população”.

::: Confira como ficou a Matriz de Risco Potencial

Mais 1.608 casos e 52 óbitos pela Covid-19 são confirmados no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (15) mais 1.608 casos confirmados e 52 mortes referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.409.881 casos confirmados e 36.281 mortes em decorrência da doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de agosto (1.393), julho (28), junho (36), maio (112) abril (4), março (7), fevereiro (2) e janeiro (4) de 2021 e do seguinte mês de 2020: dezembro (22).

INTERNADOS – 1.143 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 848 pacientes em leitos SUS (471 em UTI e 377 em leitos clínicos/enfermaria) e 295 em leitos da rede particular (145 em UTI e 150 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.574 pacientes internados, 777 em leitos UTI e 797 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 52 pacientes. São 16 mulheres e 36 homens, com idades que variam de 26 a 87 anos. Os óbitos ocorreram de 25 de abril de 2020 a 14 de agosto de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (6), Cambé (6), Fazenda Rio Grande (4), Lapa (3), Almirante Tamandaré (3), Maringá (2) e Araucária (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Telêmaco Borba, São José dos Pinhais, São José da Boa Vista, Sarandi, Rio Branco do Sul, Ribeirão Claro, Quitandinha, Prudentópolis, Piên, Pinhão, Palotina, Paiçandu, Nova Aurora, Medianeira, Manoel Ribas, Mandaguari, Londrina, Laranjeiras do Sul, Ivatuba, Ivaiporã, Guarapuava, Campo Mourão, Cafezal do Sul, Assaí, Alvorada do Sul e Altônia.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.364 casos de residentes de fora do Estado, 204 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Novo lote com 311.780 imunizantes contra a Covid-19 chega ao Paraná na segunda-feira

Os 311.780 novos imunizantes destinados ao Paraná já têm data para chegar: segunda-feira (16). São 184.250 vacinas da AstraZeneca/Fiocruz para D2, para pessoas imunizadas no primeiro semestre, e 127.530 da Comirnaty (Pfizer/BioNTech), divididas em 77.220 D2 e 50.310 D1. Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas Comirnaty vão chegar ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 8h25 (voo LA-4787), e as AstraZeneca têm previsão de pouso às 20h05 (AD-4078).

Cerca de 16% desse lote dará continuidade ao calendário por idade e 84% será destinado a fechar o ciclo de imunização, etapa fundamental da campanha de vacinação. Esse será o primeiro lote desta semana. Na semana passada, quatro foram enviados ao Estado, sendo o último neste sábado. As três remessas anteriores já foram enviadas aos municípios, a última também no sábado. Segundo os dados do Vacinômetro Nacional, o Paraná já aplicou 9.277.504 vacinas contra a Covid-19, sendo 6.570.213 primeiras doses e 2.707.291 segundas doses ou doses únicas.

Balanço de mortos no Haiti quase duplicou em 24 horas

Passou de setecentos para quase 1.300 o número de mortes provocadas pelo violento terremoto que atingiu o Haiti no último sábado (14). O tremor teve magnitude de 7,2. O país caribenho contabiliza quase 15 mil casas totalmente destruídas, e muitas danificadas pelo sismo, que deixou marcas de devastação.
Há mais de 5.700 feridos e quase 1.300 mortos confirmados.

O terremoto, de magnitude 7,2, que também foi sentido na República Dominicana (com a qual o Haiti divide a ilha de Hispaniola) e em Cuba, ocorreu às 8h29 locais, a cerca de 12 quilômetros da cidade de Saint-Louis-du-Sud, a 160 quilômetros (km) da capital haitiana, Porto Príncipe, com epicentro a dez km de profundidade. Houve uma réplica de magnitude 5,2 a 17 km da localidade de Chantal, também com epicentro a dez km de profundidade, segundo dados do Instituto Norte-Americano de Geofísica.

Navios com 379 migrantes no Mediterrâneo pedem porto para desembarcar

Dois navios das organizações não governamentais (ONGs) ResQ People e Doctors without Borders (MSF), que transportam 379 migrantes resgatados em várias operações de salvamento nas últimas 24 horas no Mediterrâneo central, solicitaram um porto para desembarcar. Em sua primeira missão, a ONG italiana ResQ People salvou 85 pessoas na sexta-feira (13) e na tarde de domingo (15) realizou mais três resgates, num total de 165 pessoas. As organizações localizaram também um barco com 20 homens e crianças a bordo, uma barcaça com 49 pessoas, com 21 mulheres e 12 crianças, cinco delas menores de cinco anos, e outro pequeno barco de madeira com 12 migrantes. “Temos 165 pessoas resgatadas a bordo e pedimos às autoridades marítimas um porto seguro, esperando recebê-lo imediatamente: são 165 pessoas que devem desembarcar o mais rápido possível”, escreveu a ONG nas redes sociais.

Também nesse domingo outro navio, o Geo Barents, operado pela organização Médicos sem Fronteiras, resgatou naquela área “189 pessoas que viajavam em um barco lotado. Com Malta a não responder aos pedidos de autorização de desembarque, a Itália está assumindo todo o fluxo de migrantes que cruzam o Mediterrâneo procedentes do norte da África. Na semana passada, cerca de 2 mil migrantes resgatados pela Guarda Costeira italiana chegaram à Itália quando estavam a poucos quilômetros da ilha de Lampedusa, enquanto 800 foram resgatados por navios de ONGs e, após vários dias, desembarcaram em portos sicilianos. Desde o início do ano, 32.806 migrantes desembarcaram na Itália, em comparação com 15.406 em 2020 e 4.265 em 2019. De acordo com estatísticas publicadas em novo relatório da Organização Internacional para as Migrações (OIM), pelo menos 896 pessoas morreram quando tentavam chegar à Itália no primeiro semestre de 2021.

Luisa Stefani vence torneio feminino de duplas do WTA 1000 em Montreal

A tenista brasileira Luisa Stefani (número 22 do mundo) ganhou neste domingo (15) o torneio de duplas femininas do WTA 1000 de Montreal. Jogando ao lado da canadense Gabriela Dabrowski (15ª do mundo), a medalhista de bronze na Olimpíada de Tóquio bateu a eslovena Andreja Klepac e a croata Darija Jurak por 2 sets a 0 (parciais de 6/3 6/4). Esta é a maior conquista da carreira da atleta de 24 anos, já que o WTA 1000 canadense é da série de eventos só menos importantes do que os quatro Grand Slams (Wimbledon, Aberto dos Estados Unidos, Aberto da Austrália e Roland Garros). A paulistana já tinha duas conquistas, ambas com a americana Hayley Carter, em torneios WTA 250: em Tashkent, no Uzbequistão, em 2019 e Lexington, nos EUA, em agosto de 2020. Pelo troféu, Luisa vai subir três posições no ranking indo ao 19º lugar, sendo a primeira brasileira a entrar no top 20 desde que a tabela da WTA foi criada em 1975.

Fortaleza empata com Santos e segue no G4 do Campeonato Brasileiro

O Fortaleza empatou com o Santos em 1 a 1 na Arena Castelão, em Fortaleza neste domingo (15). O jogo foi válido pela 16ª rodada do Brasileiro e deixou o Leão do Pici em 3º lugar na tabela com 31 pontos. Já o Santos é o 9º com 21.

Flamengo vence Sport

O Flamengo venceu o Sport por 2 a 0 na tarde deste domingo (15) pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). Com os três pontos obtidos depois da derrota para o Inter por 4 a 0 na rodada anterior, o Rubro-Negro chegou aos 27 pontos e se manteve no 5º lugar. O Sport é apenas o 16º com 15 pontos.

Corinthians bate Ceará com gol de Renato Augusto na reestreia

O Corinthians fez 3 a 1 no Ceará na tarde deste domingo (15) na Neo Química Arena, em São Paulo, em outra partida da 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Subindo quatro posições, o Corinthians é o atual 8º com 21 pontos. Já o Ceará está na 7ª posição com 23.

Atlético Goianiense vira para cima do Bahia

O Atlético Goianiense fez 2 a 1 de virada no Bahia no estádio do Pituaçu, em Salvador, em partida válida 16ª rodada da Série A do Brasileiro. A vitória neste domingo (15) fez o time goiano subir duas posições e fechar a rodada em 7º com 23 pontos. O Bahia é 12º com 18 pontos.

Cuiabá ganha do Furacão e respira na luta contra o rebaixamento

O Cuiabá fez 1 a 0 no Athletico Paranaense na noite deste domingo (15) na Arena Pantanal em outro jogo da 16ª rodada da Série A do Brasileiro. O gol foi marcado pelo meia Clayson depois dele aproveitar uma sobra e bater na canto direito do goleiro Santos aos 15 minutos do segundo tempo. Com esse placar, o time do Mato Grosso subiu duas posições, ocupando agora a 16ª com 17 pontos. O Athletico está na 6ª posição com 23 pontos.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495