Pagamento do auxílio emergencial começa amanhã

Trabalhadores informais e beneficiários do Bolsa Família nascidos em janeiro poderão receber o pagamento do auxílio emergencial, o coronavoucher, na 3ª feira (6.abr.2021). A consulta para verificar se a pessoa tem direito ao benefício está disponível desde 6ª feira (2).  checagem pode ser feita pelo sistema do Ministério da Cidadania ou no site da Caixa dedicado ao auxílio emergencial. Para fazer a consulta, a pessoa precisa preencher o CPF, nome completo, nome da mãe e a data de nascimento. A Caixa recomenda não ir presencialmente às agências para evitar aglomerações. Haverá também um canal para contestações.

Na 6ª feira (9) o público que nasceu em fevereiro terá a vez de receber os recursos. O calendário varia para quem obta por sacar o dinheiro (leia mais abaixo). Só ganharão o coronavoucher em 2021 aqueles que tinham direito reconhecido ao auxílio em dezembro de 2020. Ou seja, nesta 2ª fase do pagamento, não será possível requerer o benefício ou fazer novo cadastro. Só quem já se registrou nos auxílios de 2020 poderá receber neste ano.

O trabalhador demitido depois de dezembro de 2021 não poderá ter acesso ao auxílio emergencial, só ao seguro-desemprego. O auxílio emergencial vai beneficiar o público do Bolsa Família e trabalhadores informais que foram prejudicados pelas medidas de isolamento social por causa da pandemia de covid-19. O Ministério da Cidadania vai excluir as pessoas que receberam o coronavoucher em 2020, mas que não estão em conformidade com o público-alvo.

Gilmar deve indeferir recurso que contesta proibição de cultos e levar caso ao plenário

Depois de Nunes Marques liberar a realização de cultos religiosos no país, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deve indeferir nesta segunda-feira (05) um recurso que contesta a proibição de público em celebrações religiosas no estado São Paulo. O ministro deve ainda levar o caso imediatamente ao plenário pela sua relevância e pelo momento de agravamento da pandemia no Brasil. A apuração foi feita pelo comentarista Valdo Cruz da GloboNews.

Gilmar Mendes tem em seu gabinete dois pedidos contra a decisão do governo de São Paulo de proibir cultos religiosos com público presencial durante a fase mais aguda da pandemia. Um deles, feito por um conselho de pastores, o ministro deve desconhecer por considerar que não tem legitimidade para o caso. O outro, solicitado pelo PSD, deve ser analisado e indeferido em razão da posição do ministro a favor da autonomia de Estados e municípios.

Seja qual for a decisão final do ministro, Gilmar Mendes vai levar imediatamente o caso ao plenário e trabalha com a possibilidade de que seja apreciado pelos demais colegas ainda nesta semana. Incluindo a decisão de Nunes Marques, que gerou insatisfação dentro do tribunal. O ministro Marco Aurélio de Mello disse ao blog que a decisão de Nunes Marques gerou “perplexidade” porque, em sua opinião, ele teria assumido uma posição semelhante a de um governante num momento em que a pandemia ainda não atingiu o seu pico. Para Marco Aurélio, Nunes Marques, no processo em que concedeu a liminar liberando cultos no país, não poderia ter tomado uma decisão monocrática e sim levado sua decisão ao plenário.

Brasil tem 1.240 mortes por covid-19 em 24 horas

Boletim epidemiológico covid-19 04-04-2021
O Brasil chegou a 331.433 mortes por covid-19, conforme atualização do Ministério da Saúde divulgada neste domingo (4). Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.240 novos óbitos pelas secretarias estaduais de Saúde. 

A soma de casos acumulados foi de 12.984.956. De ontem para hoje, foram notificadas 31.359 novos casos de infecção. Os dados indicam também que 1.296.002 pacientes estão, neste momento, em acompanhamento. Outros 11.357.521, o correspondente a 87,5% dos infectados, já se recuperaram.

Os registros de casos e mortes costumam ser menores em feriados, sábados e domingos, em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de Saúde. O represamento das informações durante os fins de semana costuma inflar os dados dos dias seguintes.

Covid nos Estados

São Paulo chegou a 2.527.400 pessoas contaminadas. Os outros estados com maior número de casos no país são Minas Gerais (1.156.435) e o Rio Grande do Sul (860.136). Já o Acre tem o menor número de casos (71.157), seguido de Roraima (90.350) e do Amapá (98.898). Em número de mortes, São Paulo também lidera, com 77.020 óbitos. O Rio de Janeiro (37.687) e Minas Gerais (25.654) aparecem na sequência. Os estados com menos mortes são o Acre (1.291), Amapá (1.323) e Roraima (1.352).

SC: Estado confirma 816.540 casos, 783.002 recuperados e 11.243 mortes

Há 816.540 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 783.002 estão recuperados e 22.295 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado neste domingo, 04. A Covid-19 causou 11.243 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,4%. Esses números representam um acréscimo de 54 óbitos em comparação com o último boletim, divulgado no sábado. Registrou-se uma alta de 1.427 na quantidade de casos confirmados.

>>> Confira aqui os dados deste domingo,4
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina e 291 têm registro de ao menos um óbito. As maiores altas neste sábado foram registradas em Florianópolis, com 203 novas infecções, Joinville, com 139 casos, Jaraguá do Sul, com 77, Palhoça, com 59, e Criciúma, com 54. Os detalhes e dados completos podem ser acessados no BI disponível no site www.coronavirus.sc.gov.br, por meio do link. A lista completa de pacientes que aguardam transferência pode ser acessada aqui.

Coronavírus em SC: Matriz de Risco Potencial aponta para 15 das 16 regiões em estado gravíssimo

Depois de cinco semanas com todas as regiões em estado gravíssimo, a Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado, 3 de abril, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus que apontam para uma melhora na região de Xanxerê. O mapa indica que as outras 15 regiões catarinenses se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha) pela sexta semana consecutiva, enquanto Xanxerê é a primeira a voltar ao nível grave (cor laranja).

>> Confira a matriz na íntegra

Segundo a cientista de dados Bianca Vieira, a melhora se deve pela baixa dos indicadores nos índices de transmissibilidade, do evento sentinela e, principalmente, do monitoramento dos casos, que voltou à cor amarela (nível alto), caindo duas posições na região. “O padrão de melhora dos indicadores continua, com destaque para os de transmissibilidade, que estão mostrando queda em todas as regiões. Nenhuma região apresentou nota máxima pela primeira vez em bastante tempo, o que é um resultado positivo, mesmo que a capacidade de atenção permaneça em nível gravíssimo em todas as regiões”, afirmou Bianca, que acrescenta ainda que os números demonstram o reflexo da vacinação no Estado, que tem sido intensificada nas últimas semanas.

Na capacidade de atenção, a região Carbonífera é a única que está com o número de leitos abaixo dos 90% de ocupação. Outras quatro regiões estão com ocupação maior que 95%, sendo que a restante continua com 100% de ocupação. A nova Matriz será divulgada no dia 10 de abril.

SC: Governo do Estado prorroga medidas de combate à Covid-19

Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

A governadora Daniela Reinehr editou um novo decreto (nº 1.238/2021) neste domingo, 4, que prorroga as medidas de combate à Covid-19 no Estado. As restrições em vigor em Santa Catarina, que venceriam às 6h desta segunda-feira, 5, passam a valer até o dia 12 de abril. “Durante estes dias de vigência do decreto, serão aprimoradas as medidas efetivas para ampliar a segurança no convívio em Santa Catarina”, declarou a governadora.

A única alteração é em relação ao fornecimento de bebidas alcoólicas com consumo no próprio estabelecimento, que fica proibido entre 22h e 6h, em todos os níveis de risco. As decisões foram tomadas após reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) com representantes de entidades e com a nova secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto. “Temos medidas de distanciamento que precisam permanecer. Agora vamos nos debruçar sobre todos os decretos, ouvir o Coes e discutir novas possibilidades de combate à pandemia com os prefeitos e secretários de Saúde”, afirmou Carmen. Daniela Reinehr ressaltou ainda que a revisão dos decretos em vigor buscará que as normas de prevenção ao coronavírus proporcionem o equilíbrio entre a segurança sanitária e a economia do Estado de Santa Catarina, permitindo que o atendimento das necessidades com a saúde ocorra em sintonia com a retomada da economia catarinense.

>>> Acesse o Decreto Nº 1.238, de 4 de abril de 2021 

Os demais regramentos do Decreto nº 1.218/2021 seguem valendo para todo o Estado de Santa Catarina. Entre as principais medidas estão a proibição de funcionamento de casas noturnas, shows e espetáculos, eventos sociais e reuniões de qualquer natureza. A permanência em parques, praças, balneários e praias também não está autorizada.

Paraná: Boletim da Secretaria da Saúde registra 1.037 novos casos de Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (04) 1.037 novos casos confirmados e 42 óbitos em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 853.611 casos confirmados e 17.182 mortes em decorrência da doença. A média de idade dos casos é de 39,65 anos e dos óbitos de 67,9 anos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de abril, março, fevereiro e janeiro de 2021 e de setembro, outubro e dezembro de 2020.

INTERNADOS  2.773 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 2.190 pacientes em leitos SUS (971 em UTI e 1.219 em leitos clínicos/enfermaria) e 583 em leitos da rede particular (317 em UTI e  266  em leitos clínicos/enfermaria). A ocupação de leitos SUS exclusivos para pacientes Covid no Estado é de 96% em UTI e de 76% em enfermaria.

Há outros 2.728 pacientes internados, 952 em leitos UTI e 1.776 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2. Do total de casos confirmados desde o início da pandemia 71% (603.367 pessoas) se recuperaram.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 42 pacientes. São 21 mulheres e 21 homens, com idades que variam de 33 a 90 anos. Os óbitos ocorreram de 13 de março a 4 de abril de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em Guarapuava (6), Curitiba (4), Maringá (4), São José dos Pinhais (4), Cascavel (3), Foz do Iguaçu (3), Guaraniaçu (2), Jacarezinho (2) e Palotina (2). Também foi registrado um óbito em cada um dos seguintes municípios: Bandeirantes, Campo Bonito, Campo Largo, Conselheiro Mairinck, Formosa do Oeste, Goioxim, Mariópolis, Nova Olímpia, Paiçandu, Pinhais, São José das Palmeiras e Vera Cruz do Oeste.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa totaliza 5.377 casos e 117 mortes de residentes de fora do Estado durante toda a pandemia.

Confira o informe completo clicando aqui.

Vacinação e medidas de enfrentamento à pandemia melhoram indicadores no Paraná

Com o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a aplicação das medidas restritivas, em vigor até o dia 15 de abril, o Paraná já observa resultados positivos. Em visita ao Centro de Imunização da Zona Norte, em Londrina, na manhã deste domingo (04), o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, falou sobre a melhoria de indicadores. “Um exemplo é o número testes com resultados positivos para a Covid-19, que chegou a bater em 48% e que hoje está em 28%. Isso nos dá confiança de que estamos no caminho certo neste enfrentamento”, disse. Beto Preto destacou a campanha estadual de imunização de domingo a domingo como uma das estratégias do Governo para acelerar a vacinação em todo o Estado e agradeceu aos profissionais de saúde que trabalharam no domingo de Páscoa para imunizar mais paranaenses.

“O objetivo é ampliar as possibilidades para que o cidadão receba a dose. Para isso, contamos com a adesão de todos os municípios, conforme o exemplo que vemos hoje aqui em Londrina, que deve vacinar neste domingo de Páscoa cerca de 1.900 pessoas. Deixo aqui um agradecimento especial aos profissionais de saúde”, afirmou.

O secretário reafirmou, ainda, a orientação para que as vacinas não fiquem estocadas. “Recomendamos aos prefeitos e secretários municipais de saúde que gastem todas as remessas enviadas pelo Estado. Não deixem vacinas paradas”, afirmou. Segundo Beto Preto, o Paraná tem capacidade instalada para imunizar cerca de 150 mil pessoas por dia, com estruturas completas e equipes qualificadas. O secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado, disse que o município realiza ações que visam ampliar a vacinação. “Além da imunização de domingo a domingo, também promovemos a aplicação das doses no período da noite, atendendo o público que trabalha em horário comercial. Nosso desejo é dar celeridade ao processo de imunização”, explicou. ados do município de Londrina apontam que 70 mil pessoas já foram vacinadas com a primeira dose e 20 mil com a segunda dose.

Pontos de vacinação arrecadam alimentos em São Paulo

Começa hoje (5) a arrecadação de alimentos pela campanha Vacina contra a Fome. A iniciativa, lançada pelo governo do estado de São Paulo, propõe que os locais de vacinação contra a covid-19 também passem a receber alimentos não perecíveis. Pelo menos 389 das 645 prefeituras paulistas já aderiram à campanha. Assim, de forma voluntária, as pessoas que forem se vacinar podem levar um quilo de alimento não perecível, como arroz, feijão, macarrão e leite em pó. As doações serão repassadas pelas prefeituras participantes às famílias afetadas pela crise causada pela pandemia de covid-19. A lista de municípios participantes separada por região pode ser acessada na página da campanha: https://vacinacontraafome.sp.gov.br/ .

LG vai encerrar operações mundiais no mercado de celulares

A LG anunciou nesta segunda-feira (5) que vai encerrar as operações no mercado de celulares. A medida deve impactar diretamente a fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, a única da empresa sul-coreana no Brasil voltada para a produção de smartphones. A unidade, que também produz monitores, tem cerca de 1 mil funcionários. Desse total, 400 estão alocados na área celulares. A produção de monitores em Taubaté não deve ser afetada pela medida.

O anúncio desta segunda também não deve afetar a outra fábrica que a LG mantém no país, que fica em Manaus (AM) e produz aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e outros eletrodomésticos da chamada linha branca. A empresa afirma que o encerramento das operações no mercado de celulares foi definida após sucessivos prejuízos na área. Antes, a companhia havia tentado vender todo o setor, mas, sem sucesso, optou pelo encerramento das atividades. Os trabalhadores da divisão de celulares de Taubaté aprovaram estado de greve em 26 de março. Eles buscam negociação com a empresa diante das incertezas.

Bienal de Curitiba terá palestras, lives, mostras e entrevistas online

A Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba promove seu primeiro evento majoritariamente online. Ao todo, serão nove meses de palestras, lives, entrevistas e exposições virtuais. O evento virtual oferece conteúdo sobre artes visuais, design, arquitetura, cinema e literatura e será realizado gratuitamente até o dia 31 de dezembro.

De acordo com a Bienal de Curitiba, a iniciativa faz parte da 14ª edição do evento, que aconteceu de forma presencial entre 2019 e 2020. Ainda não há previsão para realização da 15ª Bienal em virtude das medidas de segurança sanitária em decorrência da pandemia de covid-19.

Para o evento online, novas temáticas foram propostas. Vários assuntos mostram a relação entre arte e responsabilidade socioambiental, arte e tecnologia e questões sociais. Na 14ª edição, realizada entre 2019 e 2020, o tema foi “Fronteiras Em Aberto”, discutindo o conceito de fronteiras – e recebendo artistas de todos os continentes, com destaque para membros do Brics (bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul).

Mudanças no Código de Trânsito começam a valer neste mês

Entram em vigor no dia 12 de abril as alterações promovidas no Código Brasileiro de Trânsito. As mudanças foram sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro em outubro do ano passado, quando ficou definido que a vigência passaria a ocorrer 180 dias após a sanção.

A partir de agora, os motoristas devem ficar atentos aos novos prazos de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ao número de pontos que podem gerar a suspensão de dirigir e à punição de quem causar uma morte ao conduzir o veículo após ter ingerido bebida alcoólica ou ter usado drogas.

Os exames de aptidão física e mental para renovação da CNH não serão mais realizados a cada cinco anos. A partir de agora, a validade será de dez anos para motoristas com idade inferior a 50 anos; cinco anos para motoristas com idade igual ou superior a 50 anos e inferior a 70 e três anos para motoristas com idade igual ou superior a 70 anos.

Haverá mudanças também na quantidade de pontos que podem levar à suspensão da carteira. Atualmente, o motorista que atinge 20 pontos durante o período de 12 meses pode ter a carteira suspensa. Agora, a suspensão ocorrerá de forma escalonada. O condutor terá a habilitação suspensa com 20 pontos (se tiver duas ou mais infrações gravíssimas na carteira); 30 pontos (uma infração gravíssima na pontuação); 40 pontos (nenhuma infração gravíssima na pontuação).

As novas regras proíbem que condutores condenados por  homicídio culposo ou lesão corporal sob efeito de álcool ou outro psicoativo tenham pena de prisão convertida em  alternativas.

Cadeirinhas: O uso de cadeirinhas no banco traseiro passa a ser obrigatório para crianças com idade inferior a dez anos que não tenham atingido 1,45 m de altura. Pela regra antiga, somente a idade da criança era levada em conta.

Recall: Nos casos de chamamentos pelas montadoras para correção de defeitos em veículos (recall), o automóvel somente será licenciado após a comprovação de que houve atendimento das campanhas de reparo.

EUA dizem ter aplicado 165 milhões de doses de vacina contra covid-19

Os Estados Unidos (EUA) aplicaram mais de 165 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até a manhã deste domingo (4) e distribuíram quase 208 milhões, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do país (CDC). O número representa um aumento em relação às 161,68 milhões de doses de vacina que o CDC disse ter usado para imunizar a população até o sábado, com 207,86 milhões de doses distribuídas.

A agência disse ainda que 106,21 milhões de pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina, enquanto 61,41 milhões foram totalmente vacinadas até o dia de hoje. A contagem do CDC inclui as vacinas de duas doses da Moderna e da Pfizer/BioNTech, bem como a vacina de dose única da Johnson & Johnson, e traz dados atualizados até a manhã deste domingo. Um total de 7,74 milhões de doses foram administradas em instituições de cuidados de longo prazo, como casas de repouso e casa de reabilitação, acrescentou o CDC.

Premiê britânico lança programa de testagem em massa para reabertura

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse nesta segunda-feira (5) que todos os moradores da Inglaterra poderão fazer teste de covid-19 duas vezes por semana, em nova campanha para rastrear a pandemia, conforme os negócios são reabertos e a campanha de vacinação avança em ritmo rápido. Johnson, que deve confirmar os planos de permitir novamente as viagens internacionais e abrir setores da economia, afirmou que o novo programa de testes em massa quebraria a cadeia de transmissões e detectaria casos sem sintomas. Enquanto grande parte da Europa entra em novos lockdowns para lidar com aumentos de casos, Johnson estabeleceu um plano escalonado para aliviar as restrições nos próximos meses, em um grande impulso para um dos países mais afetados durante a pandemia.

“À medida que continuamos a fazer um bom progresso em nosso programa de vacinas e com nosso roteiro para aliviar cautelosamente as restrições em andamento, a testagem rápida regular é ainda mais importante para garantir que esses esforços não sejam desperdiçados”, disse o primeiro-ministro em comunicado. Segundo o governo, os testes serão enviados para residências e empresas, ou retirados em farmácias e centros de testagem. O aumento dos testes ajudará as autoridades de saúde a rastrearem a pandemia, enquanto o país reabre lentamente após um lockdown rígido de quatro meses.

Johnson deve confirmar que os setores de varejo, hospitalidade ao ar livre e cabeleireiros poderão reabrir em 12 de abril na Inglaterra, enquanto um sistema de cores será usado para viagens internacionais com base nos níveis de infecção e vacinação dos países. Passaportes de vacinas também estão sendo testados em eventos com público. O Reino Unido está em condições de buscar uma recuperação econômica depois que aplicou doses das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer em bem mais da metade da população adulta.

Covid-19: variante Eek é causa da maioria de casos em hospital japonês

Cerca de 70% dos pacientes com covid-19 testados em um hospital de Tóquio no mês passado carregavam uma variante conhecida por reduzir a proteção oferecida pela vacina, informou a emissora pública japonesa NHK neste domingo (4). A variante E484K, apelidada de “Eek” por alguns cientistas, foi encontrada em dez das 14 pessoas com teste positivo para o vírus no Hospital da Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio em março, disse a emissora. Durante dois meses até março, 12 de 36 pacientes de covid-19 carregaram a variante, e nenhum deles havia viajado recentemente para o exterior ou relatado contato com pessoas que o fizeram, disse a NHK. Funcionários do hospital não foram encontrados para comentar o assunto.

Com a Olimpíada programada para começar em julho, o Japão luta contra uma nova onda de infecções. Especialistas em saúde estão particularmente preocupados com a disseminação de cepas mutantes, mesmo que a vacinação da população em grande escala ainda não tenha começado. Na sexta-feira (2), 446 novas infecções foram relatadas em Tóquio, embora o número ainda esteja bem abaixo do pico de mais de 2.500 novos casos diários em janeiro.

Ex-jogador Branco comemora aniversário em casa após receber alta

Um dia após receber alta do hospital em que estava internado, na Zona Sul do Rio de Janeiro, o ex-jogador Branco comemorou o aniversário de 57 anos com a família. A esposa, Cleo Pozzebon, celebrou a recuperação nas redes sociais com uma foto do ex-lateral já em casa. Branco foi internado no dia 17 de março e chegou a ser intubado devido ao coronavírus. O coordenador das seleções de base da CBF deixou ontem a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e vai passar por dias de repouso para continuar se recuperando.

Botafogo e Portuguesa empatam em Mesquita

O domingo no Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita, foi de empate em 1 a 1 para Botafogo e Portuguesa pela 8ª rodada do Campeonato Carioca. O resultado deixa a equipe da Ilha do Governador em 3º lugar com 14 pontos e os Alvinegros na 4ª posição, com 11. Com um gol anulado e jogando com um a menos durante todo o segundo tempo, a equipe lusitana reclamou da arbitragem e comemorou a igualdade ao fim da partida.

Carioca: Volta Redonda vence

Com 19 pontos em 8 jogos, o Volta Redonda está no topo da tabela do Campeonato Estadual do Rio. Neste domingo (4), jogando em casa, no Estádio Raulino de Oliveira, o time do Sul Fluminense derrotou por 3 a 2 o Nova Iguaçu. O destaque da partida foi o atacante Alef Manga, que marcou os gols da vitória e é o artilheiro da competição com 7 tentos anotados até agora.

Campeonato Carioca – 8ª Rodada

Jogo desta segunda-feira (05/04/2021)
21:00h Madureira x Flamengo

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.