Segundo alerta da Marinha do Brasil, juntamente com outros institutos de meteorologia, um ciclone extratropical deve se formar na quinta-feira (23), no Litoral de Santa Catarina, se deslocando para o Paraná e deve também atingir outro estados.

O fenômeno foi batizado de tempestade subtropical “Kurumim”, expressão em Tupi-Guarani que significa “menino”. No entanto, o ciclone vai trazer ventos fortes para a costa catarinense, em torno de 60 km/h. As rajadas poderão passar de 80 km/h em alto mar.

Devido a isso, as autoridades alertam os pescadores que usam embarcações de pequeno e médio porte. Além disso, a orientação é que se evite pescar ou realizar qualquer pratica em alto mar durante o período de formação e passagem do ciclone.

Marinha do Brasil: Divulgação

Os ventos poderão ocasionar agitação marítima resultando em ondas de direção de Sudeste a Leste e altura entre 3,0 e 4,0 metros em alto-mar, entre o estado de Santa Catarina e o Paraná, devendo ainda atingir outros estados.

O estado do Rio de Janeiro, ao Sul de Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 23 pela manhã e o dia 25. Também é esperada agitação marítima resultando em ondas de direção de Nordeste a Norte e altura entre 3,0 e 4,0 metros em alto-mar, entre o estado do Rio de Janeiro, ao Norte de Arraial do Cabo (RJ) e o estado da Bahia, ao Sul de Caravelas (BA), entre o dia 23 pela manhã e o dia 25.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo. A Marinha do Brasil, o INMET, o CPTEC/INPE e o CIMAER/FAB acompanharão a formação e a atuação deste sistema nos próximos dias e as atualizações serão divulgadas nos sites: https://www.marinha.mil.br/chm/, http://www.inmet.gov.br/portal/, https://www.cptec.inpe.br/ e https://www.redemet.aer.mil.br/ ou pelo Facebook, em “@servicometeorologicomb” e “@inpe.cptec”.