O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escolheu o secretário de educação do Paraná, Renato Feder, para ocupar a pasta do Ministério da Educação. O anúncio deverá acontecer ainda nesta sexta-feira (3/7).

Feder estava na lista de cotados para o cargo desde a saída de Abraham Weintraub, em 18 de junho. Ele chegou a se reunir com o presidente Bolsonaro no dia 23, antes da escolha de Carlos Decotelli. Ele será o quarto ministro da Educação do governo Jair Bolsonaro.

Feder é mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Como secretário de Educação do Paraná, aliou educação e tecnologia e modernizou o ensino do estado.

No enfrentamento à pandemia, criou o Aula Paraná, um sistema de ensino à distância, que foi implementado em apenas 15 dias e contempla aulas virtuais pelo Google Classroom, mais de 930 mil downloads do aplicativo e três canais de televisão aberta. O estado conta também com internet gratuita para 1,07 milhão de estudantes e 100 mil profissionais da área da educação.