Receita paga nesta sexta-feira as restituições do 1º lote do IRPF 2020

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (29) as restituições do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2020. Estão sendo depositados R$ 2 bilhões para 901.077 contribuintes. O primeiro lote contempla contribuintes com prioridade legal, sendo 133.171 idosos acima de 80 anos, 710.275 contribuintes entre 60 e 79 anos e 57.631 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Neste ano, o cronograma de restituições foi antecipado para maio e a quantidade de lotes reduzidos de sete para cinco. A antecipação é uma iniciativa da Receita Federal para mitigar os efeitos econômicos da pandemia de covid-19. O último lote tem pagamento previsto para 30 de setembro. No ano passado, as restituições começaram no dia 17 de junho e se estenderam até 16 de dezembro. Outra mudança feita pela Receita Federal foi no dia em que a restituição é depositada na conta do contribuinte. Normalmente o crédito bancário ocorria no dia 15 de cada mês. Neste ano, o pagamento da restituição será realizado no último dia útil do mês.

Caixa abre no próximo sábado para saque de auxílio emergencial

A Caixa vai abrir 2.213 agências no próximo sábado (30), das 8h às 12h, para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e que queiram fazer o saque em espécie do benefício. A partir desta data, também será possível a transferência do benefício para contas da Caixa ou de outros bancos. Em época de pandemia, o auxílio emergencial está sendo pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados. Antes de ir a uma agência, orienta a Caixa, os clientes devem consultar as unidades que estarão abertas em sua localidade. Desde o dia 20 de maio, foi creditado em 31 milhões de contas o pagamento da segunda parcela, totalizando R$ 20,3 bilhões.

Aplicativo Caixa Tem permite pagamento de compras em lojas físicas

Nesta quinta-feira (28), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, e os vice-presidentes de Varejo, Celso Leonardo Barbosa, e de Tecnologia e Digital, Cláudio Salituro, participam de entrevista online. Os dirigentes falam sobre a operação de pagamento do Auxílio Emergencial e divulgam a nova funcionalidade do aplicavo CAIXA Tem que permite o pagamento de compras em lojas físicas. O app foi criado para facilitar o acesso de brasileiros a serviço sociais e a diversas transações bancárias.

Aneel decide que contas de luz não terão cobrança extra até o final do ano

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira verde nas contas de luz dos brasileiros até o final de ano. A decisão foi tomada após reunião da diretoria do órgão. De acordo com a agência, a iniciativa faz parte de uma medida emergencial para aliviar a conta de energia dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio à pandemia de Covid-19. Segundo a Aneel, o acionamento da bandeira verde ocorre quando a produção das usinas elétricas está mais favorável e, desta forma, é possível suspender a cobrança de tarifas extras na conta de luz. Técnicos da agência chegaram à conclusão que o cenário de redução de carga e as perspectivas de geração de energia tornam o acionamento da tarifa possível. Além disso, os custos cobertos pelas bandeiras tarifárias estão incluídos em empréstimos ao setor elétrico que bancos públicos e privados realizaram para aliviar os os impactos da atual crise.

Covid-19: Brasil tem 26.754 mortes e 438.238 casos confirmados

O Brasil alcançou 26.754 mortes e 438.238 casos confirmados da Covid-19, nesta quinta-feira (28), de acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde. Diante dos novos dados, o país se aproxima ainda mais da Espanha, que registra 27.119, e está em quinto lugar no mundo em número total de óbitos.

Coronavírus em SC: Estado confirma 8 mil casos e 131 óbitos por Covid-19

O Governo de Santa Catarina informa que há 8 mil pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 4.539 estão recuperados e 3.330 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 28. Desde o início da pandemia, 131 mortes já foram causadas pela Covid-19 no estado. A taxa de letalidade atual é de 1,64%.

Paraná: Saúde confirma 273 novos casos de Covid-19 e 7 óbitos em um dia

A Secretaria de Estado da Saúde confirma mais 273 casos da Covid-19 – 73 a mais que o número do boletim anterior e um novo recorde de registros em apenas um dia. Também foram  registrados mais sete óbitos. O total agora chega a 3.984 casos. Uma confirmação foi excluída do acumulado por duplicidade de notificação. No total, são 169 mortes pela doença. Panorama da doença causada pelo novo coronavírus aponta que dos quase quatro mil casos, 1.806 estão recuperados, ou seja, 45% das pessoas que tiveram o diagnóstico confirmados estão liberados do isolamento. Outros 297 pacientes estão internados (7,5%), sendo 122 em UTI e 175 em leito clínico. Os 169 pacientes que foram a óbito representam 4,2% do total de confirmações.

Taxa de isolamento social fica em 48% em São Paulo

A taxa de isolamento social ontem (27) em São Paulo atingiu 48%, um ponto percentual a mais que no dia anterior, mas ainda abaixo da expectativa do governo paulista, que considera satisfatória uma taxa acima de 55%. O ideal seria que ficasse em 70%. A taxa é medida pelo Sistema de Monitoramento Inteligente, que analisa dados de celulares. Na capital, a taxa continua a mesma do dia anterior em 49%,  média maior do que no estado. A cidade paulista com maior taxa de isolamento continua sendo São Sebastião, que ontem atingiu 61%. Quanto mais pessoas ficarem em casa, menor será a propagação do coronavírus pelo estado, o que ajuda a evitar um colapso no sistema de saúde. Mesmo com taxa abaixo do mínimo e a propagação do coronavírus continuar crescendo, o governador de São Paulo, João Doria, disse ontem (27) que a partir da próxima segunda-feira (1º) algumas regiões do estado já poderão iniciar um processo de retomada econômica.

PF deflagra 2ª fase da Operação Virus Infectio no Amapá

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje (29) a 2ª Fase da Operação Virus Infectio, com o objetivo de desarticular organização criminosa por fraude em licitação e corrupção. As suspeitas são de que o grupo tenha desviado recursos públicos que seriam usados no enfrentamento do novo coronavírus (covid-19) no Amapá. Cerca de 35 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva na capital do estado, Macapá. Entre as ações previstas para a operação, que conta com a participação do Ministério Público Federal, está o afastamento de uma servidora da Secretaria de Saúde do estado, informou a PF. Na primeira fase da Operação Infectio, deflagrada no fim de abril, mandados foram cumpridos em uma empresa de equipamentos hospitalares, bem como na residência de seus sócios, suspeitos de superfaturamento no processo de aquisição de equipamentos de proteção individual.

Bolsonaro diz que pode indicar Aras para o STF ‘se aparecer uma terceira vaga’

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (28), durante transmissão ao vivo por uma rede social, que o atual procurador-Geral da República, Augusto Aras, pode ser um nome “forte” para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal. Para isso, segundo Bolsonaro, seria preciso que uma terceira vaga fosse aberta. Até o fim do atual mandato presidencial, em 2022, dois ministros se aposentarão por idade: Celso de Mello e Marco Aurélio Mello. O presidente diz que Aras não está cotado para essas vagas. “Tem uma vaga prevista para novembro, outra para o ano que vem. O senhor Augusto Aras, nessas duas vagas, deixo bem claro, não está previsto o nome dele. Eu costumo dizer que tenho três nomes, que não vou revelar, que eu namoro para indicar para o Supremo Tribunal Federal. Um vai ser evangélico, é um compromisso que eu tenho com a bancada evangélica.”, afirmou o presidente. “Se aparecer uma terceira vaga, espero que ninguém ali desapareça, mas o Augusto Aras entra forte para essa vaga aí”, disse.

Edson Fachin leva decisão sobre inquérito das ‘fake news’ ao plenário do STF

O ministro Edson Fachin, do STF, decidiu levar ao plenário da Corte a decisão sobre a continuidade das investigações do inquérito das ‘fake news’. Não há previsão de quando o tribunal vai analisar o tema. Fachin optou por não conceder a liminar pedida pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para suspender imediatamente a apuração, que atingiu empresários e aliados do presidente Jair Bolsonaro.

Ministro Celso de Mello pede que Aras opine sobre pedidos de investigação de Heleno

O decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, decidiu encaminhar à Procuradoria-Geral da República três pedidos de investigação contra o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno. Celso de Mello quer que o procurador-geral da República, Augusto Aras, opine sobre as petições apresentadas pelo PDT e pelas deputadas federais Margarida Salomão (PT-MG) e Natália Bonavides (PT-RN). Em seu despacho, Celso de Mello apontou o dever jurídico do Estado de “promover a apuração da autoria e da materialidade dos fatos delituosos narrados por ‘qualquer pessoa do povo’ ou por qualquer instituição, como as agremiações partidárias”.

Ministro da Justiça pede habeas corpus a Weintraub

O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com um habeas corpus para suspender imediatamente o depoimento do ministro da Educação, Abraham Weintraub, determinado pelo ministro da corte Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das chamadas fake news. Essa é a primeira reação concreta do governo Jair Bolsonaro ao Supremo após a operação da Polícia Federal, realizada na quarta-feira pela manhã por determinação de Moraes, que teve como alvo aliados e apoiadores do presidente, em mais um lance na escalada de tensão entre os dois Poderes. A decisão de entrar com o habeas corpus foi tomada em reunião na noite de quarta coordenada por Bolsonaro, disse à Reuters uma fonte com conhecimento das articulações. “A ideia é mesmo mostrar um posicionamento ao STF em virtude da sequência de abusos que vêm sendo cometidos”, destacou.

Protestos por morte de homem negro se espalham nos EUA

O assassinato de um homem pela polícia desencadeou uma reação violenta na cidade de Minneapolis, nos Estados Unidos. Os manifestantes pedem a prisão do agente que asfixiou com o joelho George Floyd, 46 anos. Com milhares de manifestantes, os atos terminaram em confronto com a polícia, saques e incêndios a lojas e uma morte, causada pelo proprietário de um estabelecimento.

França abrirá bares e praias em segunda fase de flexibilização

A França permitirá a reabertura de restaurantes, bares e cafés a partir de 2 de junho, embora com restrições mais duras em Paris do que em outros lugares, disse o primeiro-ministro Edouard Philippe nessa quinta-feira (28), ao anunciar a próxima fase de flexibilização das restrições impostas devido ao novo coronavírus. O governo também está suspendendo uma restrição nacional a viagens de mais de 100 quilômetros e reabrirá praias e parques a partir da próxima semana, enquanto tenta reativar a segunda maior economia da zona do euro antes da temporada de turismo de verão. “A liberdade será a regra, proibições a exceção”, disse Philippe em discurso transmitido pela televisão.

Equipe Williams de F1 pode ser colocada à venda; contratos com patrocinadores são rompidos

Um dos nomes mais icônicos da história da Fórmula 1 pode estar com os dias contados: depois de um prejuízo de 13 milhões de libras (cerca de R$ 86 milhões) em 2019, a direção da Williams anunciou que poderá vender parte ou até mesmo a totalidade da equipe. Também foi revelado o fim imediato dos contratos de patrocínio com a empresa de telecomunicações RoKiT e a marca de bebidas ROK Drinks, parceiras desde o começo de 2019.

Campeonato Italiano volta em 20 de junho, diz ministro do esporte

O ministro do esporte da Itália, Vincenzo Spadafora, anunciou no início da tarde desta quinta (28) que o Campeonato Italiano voltará a ser disputado no dia 20 de junho. A decisão foi tomada em encontro com representantes das ligas de futebol e com a Federação Italiana de Futebol. Além disso, o líder político falou que há a esperança de que a bola volte a rolar na Itália uma semana antes, com a disputa das semifinais da Copa da Itália no dia 13 de junho. “A Itália está começando de novo e é certo que o futebol também começa de novo […]. A Série A será retomada em 20 de junho […]. Há também a possibilidade de que as semifinais e a final da Copa da Itália possam ser disputadas nos dias 13 e 17 de junho, dando um sinal para todo o país”, disse Spadafora.

Fontes: Agência Brasil/EBC – Agência do Rádio Mais