Avião com mais de 100 pessoas cai no Paquistão

Um avião da Pakistan International Airlines caiu nesta sexta-feira (22) em uma área residencial de Karachi, no Paquistão. A aeronave seguia para o aeroporto Internacional de Jinnah, um dos aeroportos mais movimentados do país. O voo PK 8303, que tinha partido da cidade de Lahore, transportava 99 passageiros e oito tripulantes, segundo informações iniciais divulgadas por Abdul Sattar, porta-voz da autoridade paquistanesa de aviação. Testemunhas disseram que o Airbus A320 tentou pousar mais de uma vez antes de cair perto de Model Colony, um bairro de Karachi a cerca de 3,2 km a nordeste do aeroporto. Equipes de resgate relataram que casas ficaram danificadas no bairro que é pobre e muito populoso. A fumaça foi vista à distância.

País supera as 20 mil mortes pelo coronavírus

Em novo recorde, o Brasil atingiu a marca de mais de 310 mil casos confirmados de coronavírus, sendo mais de 100 mil novas infecções em apenas uma semana. Foram 18.508 novos casos nas últimas 24 horas, elevando o total para 310.087. O Ministério da Saúde contabilizou 1.188 novas mortes decorrentes da doença, o que elevou o total de óbitos para 20.047, segundo dados divulgados nesta quinta-feira.

Coronavírus em SC: Governo do Estado confirma 5.610 casos e 98 óbitos por Covid-19

O Governo do Estado informou que há 5.610 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, dos quais 3.295 já se recuperaram e outros 2.217 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado pelo secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, nesta quinta-feira, 21. Desde o início da pandemia, 98 óbitos já foram causados pela doença respiratória. A taxa de letalidade é de 1,75%. Os quatro óbitos mais recentes foram de três homens, moradores de Garuva (77 anos), São José (88) e Papanduva (65) e uma mulher, de Salete (49 anos). Todos se enquadravam em grupos de risco.

Paraná tem quase 200 casos confirmados em 24hs

O Paraná registrou 194 novos casos de coronavírus nesta quinta-feira (21), chegando a um total de 2.810 confirmações de contaminação por covid-19. Além do número expressivo de novos casos, em comparação com boletins anteriores, o estado também confirmou mais quatro mortes em decorrência da doença, somando 141 óbitos. Até esta quinta-feira, 20.945 casos já tinham sido descartados e outros 834 seguiam sob investigação em diferentes municípios do estado. Ao todo, 1.680 pessoas são consideradas curadas da doença e já foram liberadas do isolamento pelas autoridades de saúde do Paraná.

RJ: família de deputado fura quarentena e se infecta

Detidas na Praia de Copacabana no último dia 21 de abril quando furaram a quarentena para nadar no mar, a mulher e a filha do deputado federal Luiz Lima (PSL) testaram positivo para a Covid-19. O congressista, que tem um histórico de atleta, assim como a esposa, também se infectou. Lima confirmou as informações ao blog Olhar Olímpico e disse que os casos foram assintomáticos: “Fizemos o teste no início do mês. Milene e L. (a filha menor de idade) tiveram e não sentiram nada. O meu também seguiu no mesmo sentido, lembro de ter sentido um mal estar apenas“, contou.

‘Morre mais gente de pavor’, diz Bolsonaro sobre pandemia

Em live realizada na noite desta quinta-feira (21), o presidente Jair Bolsonaro minimizou o impacto da pandemia de Covid-19. ‘Morre mais gente de pavor do que do ato em si. A gente vai morrer um dia’. Bolsonaro voltou a defender o uso da cloroquina como tratamento ao novo coronavírus, mesmo sem eficácia comprovada. ‘Sabemos que não tem comprovação, mas tem muitos relatos médicos’.

STF considera ‘erro grosseiro’ ignorar ciência

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta quinta-feira (21) para impor uma nova derrota ao Palácio do Planalto e colocar limites ao alcance da medida provisória editada pelo governo Jair Bolsonaro que criou um ‘salvo-conduto’ a gestores públicos – o que inclui o próprio chefe do Executivo – por eventuais irregularidades em atos administrativos relacionados à pandemia do novo coronavírus, como contratações fraudulentas ou liberação de dinheiro público sem previsão legal. Além disso, os ministros também acompanharam o entendimento do relator, ministro Luís Roberto Barroso, e enquadraram como “erros grosseiros” que podem ser punidos medidas que contrariem critérios científicos e técnicos estabelecidos por organizações reconhecidas nacional e internacionalmente. Ou seja, nada que não seja comprovadamente seguro pode ser legitimamente feito.

Aparelho de raio ultravioleta ajuda a desinfetar superfícies

Apesar das incertezas sobre os limites de sua aplicação do método, uma empresa francesa desenvolveu um aparelho de UV que já está sendo testado em clínicas e hospitais para desinfetar superfícies e ambientes. A China já instalou lâmpadas ultravioleta em robôs para desinfetar cerca de 2000 hospitais. No Brasil, pesquisadores da USP também desenvolveram uma espécie de rodo UV para desinfetar o chão.

Encontrado anticorpo capaz de neutralizar o coronavírus

Cientistas de três institutos norte-americanos descobriram um anticorpo capaz de neutralizar o novo coronavírus e também o Sars-CoV-1, vírus responsável pela Sars, síndrome respiratória aguda grave. O resultado da pesquisa foi publicado na revista científica Nature. Chamado S309, o anticorpo  foi identificado, pela primeira vez, em uma amostra de sangue de uma paciente que se recuperou da Sars, durante a epidemia de 2003 na China. E agora, os pesquisadores realizaram testes com ele e descobriram que a partícula inibe o novo coronavírus. Os testes foram realizados in vitro, ou seja, em culturas de células humanas em laboratório. Então, ainda é preciso saber se o efeito protetor também acontece em sistemas vivos.

De 115 candidatas à vacina contra a Covid-19, 8 já são testadas

Pesquisadores correm contra o tempo para achar uma vacina contra o coronavírus. De acordo com relatório (606 KB) divulgado pela OMS, há 115 iniciativas para se formular uma substância que imunize contra o vírus. Já são 8 que estão em testes clínicos, ou seja, com humanos. Em geral, uma vacina leva ao menos de 12 a 18 meses para ficar pronta, mas as farmacêuticas tentam iniciar a produção ainda em 2020.

Vison é o novo possível vetor de coronavírus para humanos

Um funcionário de uma fazenda de visons dos Países Baixos pode ter sido infectado pela covid-19 ao estar em contato com esses animais, criados para a indústria de peles. A conclusão é de cientistas que hoje analisam o surto no interior de quatro fazendas, na província de Brabante. Eles acham que o mais plausível é a transmissão do animal ao humano, porque a sequência do genoma do vírus de ambos é muito semelhante. É a primeira vez no mundo que se reporta uma possível transmissão de um animal ao ser humano,

Celso de Mello decide nesta sexta sobre divulgação de reunião ministerial

O ministro Celso de Mello, do STF, deve decidir nesta sexta-feira (22) se o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril deve ser divulgada publicamente, seja na íntegra ou apenas em parte. Há grande expectativa sobre o conteúdo da reunião porque, segundo o ex-ministro da Justiça Sergio Moro, o presidente teria manifestado abertamente naquele encontro a intenção de interferir na Polícia Federal, o que Bolsonaro nega. A gravação foi incluída como possível prova no inquérito que investiga se houve ingerência por Bolsonaro na PF.

Bolsonaro volta a dizer que não falou de interferir na PF

A um dia de o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidir se levanta sigilo parcial ou total da gravação da reunião ministerial de 22 de abril, que serve de base para o inquérito que investiga se o presidente Jair Bolsonaro tentou interferir politicamente na Polícia Federal, o chefe do Palácio do Planalto reforçou que em nenhum momento daquela reunião ele falou em intervir na autonomia da corporação. Nesta quinta-feira (21/5), Bolsonaro disse que “amanhã, se Deus quiser” o ministro Celso de Mello vai confirmar a sua versão. “Eu estou adiantando a decisão do ministro Celso de Mello. Não tem nada nenhum indício de que eu, porventura, interferi na Polícia Federal naquelas duas horas de fita.

Marinho diz que apresentou provas ao MPF

Paulo Marinho, suplente do senador Flavio Bolsonaro (Republicanos-RJ), prestou novo depoimento nesta 5ª feira (21.mai.2020), desta vez ao MPF (Ministério Público Federal). Ele já havia sido ouvido pela Polícia Federal no dia anterior. Os depoimentos ocorrem depois de Marinho ter afirmado, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, que o seu companheiro de chapa teria sido alertado com antecedência sobre a operação Furna da Onça, da Polícia Federal, em 2018.

Secretaria de Cultura é transferida ao Ministério do Turismo

O Diário Oficial da União (DOU) publicado nesta quinta-feira (21/5) trouxe a transferência da Secretaria Especial de Cultura para o Ministério do Turismo. A Secretaria, comandada por Regina Duarte, que já anunciou a saída, ainda não tem um substituto para o cargo. Um dos nomes cotados é do ator Mário Frias. Anteriormente, a Secretaria fazia parte do Ministério da Cidadania a publicação formaliza a transferência, que havia começado em novembro de 2019. A reorganização entrará em vigor a partir do dia 8 de junho

Inscrições ao Enem 2020 terminam nesta sexta-feira

Esta sexta-feira (22) é o último dia para realizar a inscrição do Enem 2020, na Página do Participante. O prazo começou no dia 11 de maio. A taxa de inscrição esse ano custa R$ 85 e deve ser paga até o dia 28 de maio, exceto para aqueles que têm direito à isenção. Adiada pelo Inep na última quarta-feira (20), a prova será adiada a uma nova data a ser definida. A pandemia de Covid-19 também pode alterar o formato da avaliação.

Estados Unidos deixam tratado de guerra com a Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (21) a retirada de seu país do Tratado de ‘Céus Abertos’, firmado com 35 países. A alegação é de que a Rússia violou o acordo. O Tratado entrou em vigor em 2002 e permite que os americanos e os russos sobrevoem seus territórios com meios de detecção eletrônica para garantir que não estejam preparando ataques militares.

Pedidos de seguro-desemprego sobem 76,2% na primeira quinzena de maio

Os pedidos de seguro-desemprego na primeira quinzena de maio subiram 76,2% sobre igual período do ano passado, a 504.313 solicitações, informou o Ministério da Economia nesta quinta-feira (21). De janeiro até a primeira quinzena de maio foram 2.841.451 pedidos de seguro-desemprego, alta de 9,6% ante igual etapa de 2019. Os dados ilustram o impacto da pandemia de Covid-19 sobre o mercado formal de trabalho.

Receita inicia consulta ao primeiro lote do Imposto de Renda

A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física 2020 estará disponível a partir das 9h desta sexta-feira, 22. Segundo a Receita Federal, o primeiro lote deve contemplar contribuintes idosos ou portadores de doenças graves. Neste ano, o cronograma de restituições foi antecipado para maio e a quantidade de lotes reduzidos de sete para cinco. O pagamento do primeiro lote está programado para o dia 29 de maio, antes do fim do prazo de entrega das declarações, que vai até 30 junho de 2020. A antecipação é uma iniciativa da Receita Federal para mitigar os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19. O último lote tem pagamento previsto para 30 de setembro. No ano passado, as restituições começaram no dia 17 de junho e se estenderam até 16 de dezembro.

Como vão funcionar os novos saques do FGTS

O governo vai liberar uma nova rodada de saques imediatos de valores do FGTS a partir do próximo mês de junho. O trabalhador que tiver contas ativas e inativas poderá sacar até R$ 1.045. O objetivo da medida é reduzir os impactos do novo coronavírus na economia. A estimativa é que 60 milhões de pessoas sejam beneficiadas. Os saques poderão ser feitos a partir do dia 15 de junho de acordo com o cronograma que vai ser definido pela caixa econômica federal. O modo como o saque vai funcionar também vai ser detalhado futuramente. Você não precisa ter aderido ao saque-aniversário para poder fazer a retirada desse dinheiro.

ESPORTES

Bolsonaro pede volta do Carioca a Crivella

Depois de se reunir com Marcelo Crivella pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro pediu ao prefeito do Rio de Janeiro que autorize a volta do Campeonato Carioca. A declaração foi feita em uma live nas redes sociais na noite desta quinta-feira (21). ‘Agora já tem outro entendimento dos jogadores, obviamente sem torcida. Está nas mãos do prefeito Marcelo Crivella. Os jogadores querem’, disse Bolsonaro.

Yaya Touré diz que vai ao Vasco se candidato for eleito

Candidato a presidente do Vasco, o advogado Leven Siano anunciou nesta quinta-feira, em um vídeo no Instagram, que Yaya Touré tem um acordo para jogar em São Januário caso Siano vença as eleições de 2020, que ainda não tem data marcada. Nos últimos meses, Yaya Touré teve seu nome ligado ao Botafogo, mas as negociações não se concretizaram. O marfinense tem como grande destaque em sua carreira passagens pelo Barcelona e pelo Manchester City.