SP: ação da PM com 9 mortos em Paraisópolis será investigada 

Nove pessoas morreram pisoteadas e 12 ficaram feridas durante tumulto após ação da Polícia Militar em baile funk na comunidade de Paraisópolis, zona sul de São Paulo, na madrugada de domingo. A corporação afirma que os agentes de segurança perseguiam dois suspeitos em uma moto, quando entraram no local da festa, que reuniu cerca de 5 mil pessoas. Já moradores, em relatos e vídeos, acusam os PMs de agir com truculência. O Estado informou que vai investigar as circunstâncias das mortes para apontar se houve excessos.

Moradores relatam tensão após morte de PM

Moradores da comunidade de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, têm relatado uma recente escalada de tensão após o assassinato do sargento da PM Ronald Ruas em 2 de novembro. Segundo relatos, aumentaram no local ações policiais, com denúncias de ameaças e truculência. Neste domingo, 1.º, nove pessoas morreram pisoteadas e 12 ficaram feridas durante tumulto após ação da Polícia Militar em um baile funk. Nas redes sociais, moradores vinham comentando nos últimos dias sobre uma possível “invasão” da PM na comunidade. “Os moradores estão com medo, e nos enviam relatos de agressões e ameaças constantes”, disse a pesquisadora Marisa Fefferman, da Rede de Proteção e Resistência ao Genocídio, grupo que busca que dar visibilidade a casos de abuso nas periferias.

Bebianno diz que Bolsonaro põe democracia em risco

Ex-ministro do governo de Jair Bolsonaro e ex-líder do PSL, o advogado Gustavo Bebianno afirmou no domingo que a democracia no Brasil se encontra em risco por causa da postura do presidente da República. ‘O momento político que atravessamos hoje é grave, gravíssimo, nossa democracia está em risco’, disse Bebianno em evento no Rio que marcou sua filiação ao PSDB e contou com a presença do governador de São Paulo, João Doria. ‘Tudo que o presidente quer é um pretexto para a adoção de medidas autoritárias.’

Rejeitada por Bolsonaro, Cúpula do Clima começa na Espanha

A Conferência Internacional sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP-25) começa nesta segunda (2) com representantes de 195 países para discutir o Acordo de Paris para o clima. Depois de ser rejeitada pelo presidente Jair Bolsonaro, a cúpula, que dura até 13 de dezembro, será realizada em Madri. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, reuniu-se com o secretário-geral da ONU em busca de recursos ao País.

Bancos fazem mutirão para renegociação de dívidas a partir desta segunda

Alguns dos maiores bancos do país fazem a partir de segunda-feira (2) um mutirão para renegociar dívidas de clientes em atraso. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os débitos serão negociados em condições especiais. O mutirão faz parte de um acordo de cooperação com o Banco Central, e vão participar Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú e Santander. De 2 a 6 de dezembro, mais de 200 agências bancárias dessas instituições em todo o país vão ficar abertas até as 20h. Além de renegociação de dívidas, será possível obter orientação financeira.

Trump acusa Brasil e Argentina de desvalorizarem moedas e diz que vai restaurar tarifas sobre aço e alumínio

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou nesta segunda-feira (2), em uma rede social, Brasil e Argentina de desvalorizarem “maciçamente” suas moedas, e afirmou que vai reinstalar as tarifas de importação sobre o aço e o alumínio dos dois países. “Brasil e Argentina têm presidido uma desvalorização maciça de suas moedas. O que não é bom para nossos agricultores”, escreveu Trump em uma rede social. Portanto, com efeito imediato, restaurarei as tarifas de todos os aços e alumínio enviados para os EUA a partir desses países”. Trump ainda usou a oportunidade para criticar o Federal Reserve (Fed), o banco central americano. “O Federal Reserve deveria agir da mesma forma, para que países, que são muitos, não se aproveitem mais nosso dólar forte, desvalorizando ainda mais suas moedas. Isso torna muito difícil para nossos fabricantes e agricultores exportarem seus produtos de maneira justa”, disse ele, que frequentemente tem defendido juros mais baixos nos Estados Unidos.

Após a verdadeira confusão entre os ataques do presidente Jair Bolsonaro contra o ator norte-americano Leonardo DiCaprio sobre as queimadas na Amazônia, foi a vez do Mark Ruffalo também comentar o caso nas redes sociais.  Neste domingo (1/12), o intérprete do super-heróis Hulk nos cinemas, usou o Twitter para fazer uma ligação entre Bolsonaro e as queimadas na Amazônia. Ruffalo citou uma notícia sobre o caso DiCaprio/Bolsonaro e questionou os seguidores sobre a razão da crise das queimadas está piorando.

FUTEBOL

Palmeiras perde e demite Mattos e Mano

A derrota em casa, por 3 a 1, para o Flamengo neste domingo (1) iniciou uma crise no Palmeiras. O clube demitiu o técnico Mano Menezes e também o diretor-executivo Alexandre Mattos, responsável pela gestão do elenco nos últimos 4 anos. Esta foi a segunda troca de treinador palmeirense neste Campeonato Brasileiro – uma derrota para o mesmo Flamengo, no 1º turno, causou a queda de Luis Felipe Scolari.

Santos vence a Chapecoense e consolida 2º lugar

O Santos confirmou o favoritismo contra a já rebaixada Chapecoense e venceu na Vila Belmiro, por 2 a 0, para consolidar a posição de vice-líder do Campeonato Brasileiro.

Bahia ganha e coloca o CSA perto da Série B

O Bahia venceu o CSA, no Rei Pelé, em Maceió, por 2 a 1, e praticamente mandou a equipe alagoana para a segunda divisão do futebol brasileiro. Com 32 pontos, os alagoanos ainda podem alcançar os 38 do Ceará, primeiro time fora do Z4, mas precisariam tirar uma diferença de 26 gols de saldo. Já o Tricolor, com 48, fica mais perto da vaga na Sul-Americana, em 11°.

Grêmio atropela o São Paulo na Arena

O Grêmio recebeu o São Paulo em Porto Alegre e não perdoou: 3 a 0, com dois gols de Luciano e um contra de Vitor Bueno. O triunfo garante o time gaúcho na fase de grupos da Libertadores, enquanto o tricolor paulista tenta buscar a vaga ao torneio continental nesta quarta (4), contra o Internacional.

Atlético-MG vence o Corinthians e fica perto da Sul-Americana

Com Cazares protagonista, o Atlético Mineiro venceu um animado duelo em casa contra o Corinthians, por 2 a 1, para se garantir na elite do futebol brasileiro. Além de acabar com as chances de rebaixamento, os mineiros passaram o Vasco e subiram para a zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana. O Timão luta por Libertadores e ainda depende só dele.

Rebaixado, Avaí busca empate com o Fluminense

O fantasma do rebaixamento ainda assombra o Fluminense. Neste domingo, o Tricolor tinha tudo para afastar as chances de queda contra o já rebaixado Avaí, na Ressacada. Marcos Paulo ainda colocou o time de Marcão na frente, mas, nos acréscimos, os catarinenses buscaram o empate. O Tricolor das Laranjeiras chegou aos 42 pontos e ainda sofre com chances de rebaixamento. O Leão segue enjaulado na lanterna, com apenas 18.

Fortaleza derrota o Goiás e classifica o São Paulo

Neste domingo, a equipe esmeraldina perdeu por 2 a 1 para o Fortaleza, no Serra Dourada, em Goiânia, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, e viu a competição continental se distanciar. Com o resultado, os cearenses chegam a 49 pontos e alcançam a 9ª colocação, ultrapassando o próprio Goiás, que também tem 49 tentos, mas perde no saldo de gols e cai para o 10º lugar. Quem celebra é o São Paulo, que mesmo sem entrar em campo garante uma vaga no G-8 e, por consequência, a próxima Libertadores.

JOGO DE HOJE

Brasileirão

20h00 – Vasco x Cruzeiro

Com Messi decisivo, Barcelona vence Atlético de Madrid e retoma liderança 

O super clássico pela liderança do Campeonato Espanhol segue a todo vapor. Após da vitória e liderança do Real Madrid, no último sábado, foi a vez do Barcelona, neste domingo, retomar a liderança da competição. No Wanda Metropolitan, em Madri, o Barça encontrou dificuldades para vencer o Atlético, mas contou com a genialidade de Lionel Messi para vencer mais uma: 1 a 0.

 

GP de Abu Dhabi: Hamilton vence última corrida do ano

Lewis Hamilton encerrou a temporada 2019 da Fórmula 1 em grande estilo ao vencer de ponta a ponta o Grande Prêmio de Abu Dhabi. Com o 11º triunfo em 21 corridas no ano, o hexacampeão mundial ficou a apenas sete vitórias de igualar o recorde de 91 de Michael Schumacher. Em outro quesito, o inglês já igualou o alemão: terminou o ano com pontos em todas as corridas, assim como o heptacampeão em 2002. Com a melhor volta da prova, Hamilton ainda alcançou o Grand Chelem, termo usado quando um piloto vence de ponta a ponta largando da pole e com a volta mais rápida.