Os associados da AMADEV – Associação Mafrense dos Deficientes Visuais – realizaram na tarde da última quarta-feira, 09, uma caminhada pela rua Felipe Schmidt, entre a praça Hercílio Luz e Guilherme Abry (praça dos bancos). Esta ação foi alusiva ao “Dia Nacional do Deficiente Visual”, comemorado em 13 de dezembro. Munidos de uma faixa com os dizeres “Somos pessoas com deficiência visual sim! Mas é a sociedade que não nos enxerga! Acessibilidade já”, pararam o trânsito por uma boa causa.

Ao som de “É preciso saber viver” os participantes subiram a rua pedindo mais acessibilidade e respeito pelos direitos dos deficientes visuais. Na praça, cantaram algumas músicas, chamando a atenção das pessoas, pela alegria e companheirismo entre os membros da associação, parentes e amigos.

A presidente da AMADEV, Marlene Jorras Lourenço, destacou que o principal objetivo desta ação é ter melhores condições de acessibilidade na cidade. “Andar pelas calçadas e ruas é difícil para muitas pessoas e mais ainda para um cego. Pedimos também conscientização no trânsito, transporte coletivo adaptado, postos de saúde e demais locais para que nos sejam acessíveis”, disse. Segundo pesquisa informal, Mafra possui 48 cegos. Marlene acha que há um número maior e lembrou ainda que a tendência é aumentar. “A tendência é que 1700 pessoas fiquem cegas, devido a diabetes. Se não houver prevenção, corre-se o risco”, pontuou.

Colabore

Para quem deseja contribuir com a associação, no dia 17 de dezembro, às 14 horas, na ASMIG, haverá a tarde da amizade. Na ocasião poderão ser adquiridas três cartelas por R$ 1,00 e ainda levar uma de brinde. Entre os prêmios: mantas, edredons e liquidificador. O evento tem por objetivo arrecadar fundos para a entidade.

 

No ar: AMADEV

A Associação tem dois programas de rádio, um deles acontece todas as terças-feiras, às 9h40 na Rádio São José AM. O outro, na Cidadania FM, a cada quinze dias, nas quintas-feiras, às 14h20. Ambos com assuntos que interessam aos deficientes visuais, familiares, amigos e a toda comunidade.

A AMADEV fica na Rua Getúlio Vargas, 175. Telefone: 47 3641-4069. E-mail: amadev.mafra@gmail.com.

AMADEV realizou caminhada pelo centro de Mafra pedindo acessibilidade (3)

AMADEV realizou caminhada pelo centro de Mafra pedindo acessibilidade (1)

AMADEV realizou caminhada pelo centro de Mafra pedindo acessibilidade (2)