Busca pela informação aumenta consumo dos serviços do rádio e televisão durante a pandemia do covid-19 Pesquisas confirmam crescimento da audiência e confiabilidade dos veículos essenciais

A sociedade brasileira procura, cada vez mais, manter-se informada para enfrentar a pandemia do coronavírus no país. E pesquisas recentes revelam que as pessoas buscam essa informação nos veículos de comunicação mais confiáveis, como o rádio e a televisão. A diretora comercial da Kantar Ibope Media, Giovana Alcantara, explica que o confinamento social levou as pessoas para dentro de casa. E a audiência da televisão, por exemplo, cresce diariamente, pois tem o poder de entreter e informar ao mesmo tempo. “Em média, os indivíduos estão assistindo 41 minutos a mais de tv durante a semana e 1h26 no finais de semana. Essa evolução é percebida em vários perfis de público e gêneros de programação, com destaque para o jornalismo: 79% da população considerem a tv o meio mais confiável para obter informações sobre o coronavírus”.

Para Gioavana Alcantara, o rádio não fica atrás. “Para 75% das pessoas, os meios de comunicação estabelecidos oferecem notícias que elas podem confiar. O rádio se destaca com 78%. Vale lembrar que 83% da população é ouvinte de rádio. Três em cada cinco pessoas escutam o rádio todos os dias”.

Repórter: Marco Aurélio Gomes RNA/ Florianópolis