Ato contra reajuste de tarifas tem depredação

A manifestação contra o reajuste das passagens de ônibus, trem e metrô em São Paulo liderada pelo Movimento Passe Livre (MPL), foi marcada por depredação e muita tensão e enfrentamento com a Polícia Militar, que chegou a usar bombas de efeito moral já no final do protesto, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Um grupo de black blocs (mascarados que usam violência) tentou pular as catracas na estação Pinheiros do metrô. Os seguranças reagiram, e os manifestantes começaram a quebrar as vitrines. A confusão deixou a estação temporariamente fechada por volta das 21h. O terminal de ônibus, anexo à estação, também foi depredado e teve de ser fechado – só reabriu cerca de uma hora e meia após o fim do protesto.

Foto: Estadão Conteúdo
Foto: Estadão Conteúdo

Metrô parado em São Paulo

Dezenas de estações do Metrô amanheceram fechadas em São Paulo na manhã desta quinta-feira (18), por conta de uma greve confirmada em assembleia realizada pelo Sindicato dos Metroviários de São Paulo na quarta. O protesto é contra a privatização das linhas 5-Lilás e 17-Ouro, marcada para ocorrer na sexta-feira. A greve deve durar 24 horas.

Resultado do Enem 

O sonho de fazer um curso superior está mais próximo, com o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio. A nota da prova, que será divulgada, nesta quinta-feira (18), pelo Ministério da Educação, pode ser usada como critério para classificação em universidades e institutos federais, ou para bolsas de estudo e financiamento em instituições particulares.

Surto de febre amarela 

Internado no Rio de Janeiro com suspeita de febre amarela, o estudante Luiz Fernando Valente Rodrigues, de 17 anos, morreu no início da tarde de quarta-feira (17). Em São Paulo, três em cada quatro casos confirmados da doença no Estado ocorreram em cidades consideradas pelo Ministério da Saúde sem risco para a doença. A busca por vacina pelo Brasil acontece até mesmo em cidades onde não há registros da febre amarela, como é o caso de Fortaleza, no Ceará.

Saques do PIS/Pasep

Os trabalhadores que nasceram em janeiro e fevereiro e têm direito ao saque do sétimo lote do abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2016 vão poder retirar o dinheiro a partir desta quinta-feira (18). Serão liberados 2,6 bilhões de reais nesse lote.

Justiça nega pedido de Maluf

No fim da tarde desta quarta (17), um juiz da Vara de Execuções Penais do DF, negou a prisão domiciliar de Paulo Maluf. Trata-se de uma decisão definitiva e, portanto, um enorme revés da estratégia de defesa do ex-prefeito de São Paulo. Seus advogados protocolaram pedidos e laudos para comprovar o estado de saúde do político de 86 anos, que sofre de câncer de próstata, hérnia de disco e problemas cardíacos.

Daniel Cravinhos em liberdade

A decisão da Justiça de libertar o réu Daniel Cravinhos, condenado a 38 anos e 11 meses de prisão pelo assassinato de Manfred e Marísia von Richthofen, em 2002, pode beneficiar a filha do casal, Suzane von Richthofen, que também já requereu o cumprimento do restante da pena fora da prisão. Daniel deixou a Penitenciária de Tremembé na terça-feira (16) e foi para casa.

Escândalo na Caixa

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira que todos os futuros dirigentes da Caixa Econômica Federal terão de cumprir requisitos técnicos para assumir os cargos e obter o aval de todo o conselho de administração. Após denúncias do Ministério Público Federal, o presidente Michel Temer determinou o afastamento de quatro dos doze vice-presidentes do banco para que apresentem sua defesa.

Trump escolhe campeões de ‘fake news’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou nesta quarta-feira os ganhadores de seu “Prêmio Fake News” (Notícias Falsas), retomando os persistentes ataques aos meios de comunicação do país. A lista inclui os principais jornais e redes de notícias, como The New York Times, The Washington Post e CNN, todos conhecidos alvos do presidente.

Ponte supera expulsão e pênalti, e bate Timão

A equipe de Campinas superou na quarta-feira a dificuldade de atuar com um jogador a menos durante toda a segunda etapa e contou com noite inspirada de Felipe Saraiva, autor do gol, para vencer por 1 a 0 mesmo sendo envolvido pelo Timão, que ainda desperdiçou um pênalti com Jadson.

Flamengo vence com garotos da base

O técnico Paulo César Carpegiani ficou extremamente satisfeito com a sua reestreia à frente do Flamengo. Ele comandou um time de garotos na vitória de 2 a 0 sobre o Volta Redonda, pela primeira rodada do Campeonato Carioca, nesta quarta-feira, na Cidade do Aço. Ao fim do duelo, o treinador listou vários elogios aos jovens talentos, que venceram com autoridade.

Fred estréia mas não marca

O atacante Fred teve a sua reestreia com a camisa celeste na noite dessa quarta-feira, depois de 13 anos sem atuar no clube. O jogo contra o Tupi, no Mineirão, terminou em 2 a 0 para a Raposa, mas o atacante não conseguiu marcar.