A Universidade do Contestado (UNC) e o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) inauguraram o Centro de Ensino e Pesquisa na última segunda-feira, 27.

Planejado em 2014, o Centro de Ensino e Pesquisa tem o objetivo de atuar efetivamente na fragilidade da área da saúde da macrorregião do Planalto Norte. Instalado em 2017, o curso de Medicina chega em 2021 com mais uma etapa concretizada: o Hospital Escola HSVP/UNC. Atualmente, os alunos do curso de medicina, da 9ª fase, estão realizando o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório de Formação em Serviço ? em regime de internato. O investimento ultrapassa meio milhão de reais.

  “A missão da UNC é construir e difundir conhecimento, formando cidadãos comprometidos com o desenvolvimento de uma sociedade humanizada e sustentável! Acreditamos no desenvolvimento da região, dos municípios dessa forma. Temos a vocação e expertise na área de saúde. A parceria entre UNC e HSVP se tornou uma aliança. Com essa aliança, poderemos desenvolver a nossa região. Melhorar os indicadores de medico por paciente, assim como outras áreas da saúde”, afirma vice-reitor da UNC, Luciano Bendlin.

Com aproximadamente 300 metros quadrados, o espaço foi reformado e revitalizado pelo Convênio de Cooperação Técnica e de Gestão das Atividades de Pesquisa para implantação de Hospital de Ensino (HE). O objetivo é ser campo de prática para ensino, pesquisa, internato e tecnologia.

O espaço é voltado para ensino, pesquisa e extensão na área de saúde. Além do curso de Medicina, o espaço ainda se destina aos acadêmicos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia.

Esta área, desenvolvida exclusivamente para o ensino e pesquisa, conta com cinco salas de estudos e pesquisas, auditório e sala de discussões de casos, ambiente de convivência e dormitórios. Espaço onde os acadêmicos podem realizar suas discussões técnicas, seus estudos de caso e suas pesquisas clínicas, pois toda esta estrutura física também possui os recursos tecnológicos com aplicação de metodologias ativas de aprendizagem.

O desenvolvimento de estudos e pesquisas, a partir dos casos reais e da vivência dentro de um hospital referência e regional como o HSVP, consolida o ensino de excelência em saúde.

Representando o Governo de Santa Catarina, o coordenador da Macrorregional de Saúde Thiago Patrício Furtado, destacou a importância do curso de medicina para o estado catarinense. “O curso de medicina da UNC é de fundamental importância, pois agrega com profissionais qualificados para essa região que tinha um vazio assistencial ? desde Campo Alegre até Porto União”,  explica. Para o diretor-presidente do HSVP, Valdecir Valoja de Collo, o Centro de Ensino e Pesquisa é o acesso aos profissionais que estão se formando dentro de uma instituição hospitalar. “Porque podemos fazer horas de sala de aula, mas se não tivermos a prática saímos como profissionais intelectualizados e não humanizados”, revela.

Fonte/Foto: UNC – Divulgação

O investimento faz parte do planejamento estratégico da UnC para área de saúde, realizado pela Reitoria, os quais ainda estão sendo realizado e previstos orçamentos e investimentos no ensino, pesquisa e extensão, que devem atingir mais de R$ 2 milhões.