A segunda-feira (28) começou com temperatura negativa em Santa Catarina. Em Urupema, na Serra, a mínima chegou a -0,04ºC às 6h. Ao longo do dia, a expectativa é de mais frio, com chance de neve e chuva congelada.

Além disso, a previsão do tempo aponta que a presença de uma frente fria causa nebulosidade e provoca o declínio nas temperaturas entre a segunda e quarta-feira (30) em todas as cidades catarinenses. Nesta tarde, as máximas não devem passar dos 5ºC na Serra e no Meio-Oeste.

Na cidade de Bom Jardim da Serra, município na mesma região, às 8h os termômetros marcaram 0,4ºC. Em São Joaquim, também na Serra catarinense, por volta das 6h a mínima chegou a 1,6ºC.

O deslocamento da frente fria deixa o dia nublado, com pancadas de chuvas em todas as regiões. Já a partir da noite, a chuva cessa em parte do Oeste.

Além disso, existe chance de chuva congelada e neve, conhecido como precipitação invernal, de forma isolada em localidades do Planalto Sul entre a tarde e noite. Por conta da presença de nuvens, as temperaturas ficam baixas, com mínimas negativas, e pouco variam, favorecendo a sensação de frio em Santa Catarina. Além disso, vale ressaltar o alerta para o risco alto de ocorrências associadas às baixas temperaturas.

O vento será do quadrante Sudoeste/Sul, mas com rajadas consideradas de fraca a moderada intensidade e ventos ocasionais, em torno de 50 km/h. O mar estará agitado em todo o Litoral do Estado.

O alerta orienta os cuidados com a população mais vulnerável, por exemplo, idosos, crianças, enfermos e pessoas em situação de rua. Assim como abrigar domésticos nas noites mais frias. Além de usar mais agasalhos, indicado beber bastante água e evitar locais fechados ou com aglomeração de pessoas.

Confira as temperaturas para segunda-feira (28):

Litoral Norte:  9°C / 17°C;

Planalto Norte:  4°C / 11°C;

Grande Florianópolis Litorânea: 9°C / 15°C;

Grande Florianópolis Serrana: 4°C / 11°C;

Vale do Itajaí: 6°C / 15°C;

Litoral Sul: 6°C / 11°C;

Planalto Sul: -2°C / 7°C;

Meio-Oeste: -2°C / 8°C;

Oeste: -1°C / 7°C;

Extremo-Oeste: 1°C / 10°C.

Fonte: Defesa Civil de SC