A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC), confirmou, na tarde desta sexta-feira (24), o primeiro caso de febre amarela em humano neste ano.

O paciente está internado no Hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, unidade referência de infectologia em Santa Catarina. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC) confirmou o diagnóstico.

O homem de 47 anos é morador do município de São Bento do Sul, Planalto Norte, e não tem registro de vacina no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

Em razão deste caso, o município informou que irá ampliar a vacinação para grupos que não estavam dentro do público-alvo, como gestantes, mulheres que estão amamentando, crianças até seis meses e pessoas com mais de 60 anos.

“Toda a população deverá ser vacinada para evitarmos uma epidemia”, alertou o secretário de Saúde de São Bento do Sul, Manuel Rodrigues Del Olmo.

O caso de febre amarela no município foi causado pela picada de um mosquito que havia picado um macaco.Toda a estrutura da Secretaria de Saúde está sendo mobilizada para ações de prevenção e orientação à população.

O posto Central de Saúde estará aplicando vacinas até às 22 horas desta sexta-feira (24) e neste sábado (25) haverá vacinação das 8h às 12h nas seguintes unidades de saúde: Posto de Saúde Central; ESF-1 Serra Alta; ESF-3 Centenário; ESF-5 Cruzeiro; e ainda a Unidade de Saúde do bairro Rio Vermelho Estação.