A Prefeitura Municipal de Rio Negro, através da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, 30 de abril, o Dia D de vacinação contra a Gripe e Sarampo no município.

Neste dia as Unidades de Saúde estarão abertas das 8h às 17h. O público alvo da campanha são crianças de seis meses a quatro anos, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. É necessário levar a carteira de vacinação e o cartão do SUS.

A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão.

O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.

O sarampo é uma doença viral aguda altamente transmissível que pode apresentar complicações, principalmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade.

A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe e o sarampo e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos.