Desde 2009 o município de Rio Negro possui um grande polo educacional que oferece diversos cursos gratuitos. O Polo de Apoio Presencial Professor Francisco de Oliveira fica localizado junto ao Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa e Prefeitura, na Rua Juvenal Ferreira Pinto, nº 2070.

O espaço é mantido pela Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um sistema integrado por universidades públicas que oferecem cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação à distância e semipresencial.

O sistema UAB funciona como articulador entre as instituições de ensino superior e os governos estaduais e municipais, com o objetivo de atender as demandas locais por educação superior. Entre as universidades que fazem parte do sistema da UAB estão a UFPR, UTFPR, UEPG, UNICENTRO, UEL e UEMP.

Essa articulação estabelece qual instituição de ensino deve ser responsável por ministrar determinado curso em certo município ou certa microrregião por meio dos polos de apoio presencial. Feita a articulação entre as instituições públicas de ensino e os polos de apoio presencial, o sistema UAB assegura o fomento de determinadas ações de modo a assegurar o bom funcionamento dos cursos.

Mais de mil alunos já se formaram em diversos cursos oferecidos gratuitamente no polo de Rio Negro, que há anos é coordenado pela educadora Mônica Alessandra Belém.

A estrutura do polo de Rio Negro possui sala de secretaria e coordenação, salas de aula, laboratório de informática, auditórios, biblioteca e sala de tutoria, banheiros com acessibilidade, rampas de acesso, além dos espaços do campo do Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa que são utilizados para aulas práticas. Para as aulas do curso de educação física, por exemplo, também são utilizadas estruturas de escolas municipais e academias de natação.

Para o ano de 2023 o polo educacional de Rio Negro terá vários cursos gratuitos. Todas as informações sobre as inscrições serão divulgadas em breve no portal da Prefeitura (www.rionegro.pr.gov.br) e na imprensa local.

O contato com o polo pode ser feito através do telefone (47) 3642-3280 (ramal 436).

Fonte: Comunicação – Prefeitura Municipal de Rio Negro-PR