Novo Decreto Municipal determina restrições até 08 de abril

Foto: RNC – NovaPlay

O Município de Rio Negro segue adotando medidas rígidas no combate a Covid-19 entre os dias 1º e 8 de abril, conforme Decreto nº 041/2021, publicado nesta quarta-feira. A ação acompanha as recomendações dos Decretos Estaduais e as características territoriais do município, em virtude do cenário epidemiológico regional. Dentre as medidas estão a restrição na circulação de pessoas entre 20h e 5h. Fechamento da Praça João Pessoa. Proibição do consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos entre 20h e 5h. Proibição de atividades coletivas em praças, parques e vias. Proibição da realização de eventos de qualquer natureza.

Para as atividades consideradas não essenciais, o funcionamento está permitido entre 5h e 20h de segunda a sexta-feira e aos finais de semana das 5h às 14h. Fica proibido o consumo de produtos em feiras, postos de combustíveis, tabacarias, distribuidoras de bebidas e lojas de conveniência. Bares, lanchonetes, restaurantes, padarias, cafés e similares devem atender aos clientes nas mesas, conforme capacidade permitida, não sendo possível a permanência de pessoas em pé, exceto para retirada de produtos, desde que com orientação quanto ao distanciamento de 1,5 metros entre clientes.

Os serviços de bares e restaurantes estão permitidos de segunda a sexta-feira, das 10h às 22h, vedado o ingresso de novos clientes após às 21h, aos sábados, das 10h às 20h e aos domingos e feriados das 5h às 14h. Serviços de delivery estão autorizados a qualquer horário.

Ficam proibidas atividades de casas noturnas, de espetáculos e afins; parques, praças, canchas de rodeio, kartódromo e motocross.

Todas as atividades comerciais devem seguir os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de Saúde. Os estabelecimentos devem dispor de álcool em gel para higiene das mãos na entrada, promover a desinfecção dos espaços frequentemente, controlar a capacidade de público, determinar distanciamento de 1,5 metros entre clientes em locais que possam haver filas.

Os clientes devem seguir atentamente as recomendações como uso obrigatório de máscara de proteção, fazer a higiene das mãos, evitar horários de maior movimento, evitar levar crianças e idosos às compras, designar apenas um familiar para ingresso nos estabelecimentos e jamais sair de casa se houver aparecimento de qualquer sintoma que possa ser relacionado com a Covid-19.

“Precisamos seguir fazendo a nossa parte. A situação da pandemia ainda é bastante grave em toda a nossa região, mas se todos nós, clientes e estabelecimentos, seguirmos corretamente as recomendações, conseguiremos conter a propagação do vírus.

Estamos avaliando a situação constantemente e, orientados pelos órgãos de saúde, poderemos intensificar as restrições caso não haja o comprometimento de todos”, afirmou o prefeito de Rio Negro, James Karson Valério.

Fonte: Prefeitura do Município de Rio Negro