O Município de Rio Negro inicia a Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. Utilizando como símbolo a flor amarela, a campanha busca a conscientização através das mídias sociais, lives e vídeos de sensibilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e, principalmente, a importância do engajamento de toda a sociedade nas denúncias contra esses crimes. É uma campanha extremamente sensível, que reforça a luta por direitos, dignidade e condições de vida seguras, como preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Prefeitura de Rio Negro – Divulgação

Este é o 21º ano de mobilização. A campanha teve seu início através da Lei Federal nº 9.970 de 2000, que institui o dia 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes. A data faz alusão a um crime bárbaro e impune, ocorrido em 18 de maio de 1973, que ficou conhecido como ‘Caso Araceli’. A flor símbolo é a flor do cerrado, que foi desenhada como uma lembrança dos desenhos de primeira infância, que precisa de cuidado e proteção para crescer saudável e segura.

A violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros. A violência sexual contra meninos e meninas ocorre tanto por meio do abuso sexual intrafamiliar ou interpessoal como na exploração sexual.

É preciso que haja mobilização de toda a sociedade. Todas as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável de crianças e adolescentes. E isso incide sobre o próprio país, cujo desenvolvimento não depende apenas da área econômica, mas também da área social e de direitos humanos. É por isso que a Constituição Federal deu a responsabilidade de garantir os direitos dos meninos e meninas do país a toda a sociedade, à família, à comunidade e ao Estado.

DENUNCIE​:

Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie. Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições:

Conselho Tutelar: Rua Dr. Vicente Machado, 148, Centro (anexo ao Antigo Fórum); E-mail ct.rionegro@hotmail.com; Telefone (47) 33642-8280 ou (47) 3643-9684; Plantão 24 Horas: (47) 99167-2169 ou 0800 645-2527.

Disque 100

Escola, com os professores, orientadores ou diretores;

Delegacias especializadas ou comuns;

Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;

Número 190

CREAS (47) 3642-0978

A Campanha “Faça Bonito – Proteja nossas Crianças e Adolescentes” em Rio Negro é uma realização Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Núcleo de Violência, CREAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.