Ocorreu na noite desta segunda-feira (03), a reentrada do satélite espião soviético na atmosfera. O satélite Cosmos 1437 (código NORAD 13770) estava em órbita há 39 anos. O Cosmos 1437 era um satélite espião soviético lançado em 20 de janeiro de 1983 em um foguete Vostok-2M, a partir do Cosmódromo de Plesetsk, na antiga União Soviética. Sua órbita vinha se deteriorando há algum tempo e sua reentrada ocorreu nesta segunda (03) de janeiro de 2022, sobre o Sul do Brasil.

A reentrada foi captada pela câmera do Clima ao Vivo em:

– Tangará/SC – Thiago Boesing Fotos 360°

Por duas câmeras da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) em:

– Monte Castelo/SC – Jocimar Justino de Souza

E por câmeras de usuários em:

– Jaguarão/RS – Gabriele Aguiar
– Monte Carlo/SC – Guilherme Carlim
– Francisco Beltrão/PR – Marcus Vinicius Dal Bem

Após receber os relatos e analisar os vídeos, a Bramon conseguiu identificá-lo. A trajetória, horário e características da bola de fogo que cruzou o céu do Sul do Brasil são compátiveis com essa reentrada. Não é fácil prever o horário e local exato onde vai haver uma reentrada, porém a Aerospace conseguiu essa façanha.

Com os dados orbitais de três horas antes da reentrada, a Aerospace conseguiu descobrir que seria no Brasil, às 21:02h (horário de Brasília) desta segunda-feira (03). E foi neste horário que a câmera da Bramon, em Monte Castelo/SC, captou o satélite cruzando o céu do Sul do país.

Ainda de acordo com a Bramon, essa reentrada não trouxe riscos para a população. A maior parte do satélite foi vaporizada ao entrar na atmosfera. As peças mais resistentes podem resistir ao calor da reentrada, porém é provável que tenham caído no oceano, após riscarem o céu dos três estados do Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná) e também do Uruguai.

SOBRE A BRAMON

Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros é uma organização aberta e colaborativa, mantida por voluntários e colaboradores e sem fins lucrativos. A BRAMON tem como missão desenvolver e operar uma rede para o monitoramento de meteoros, produzindo e fornecendo dados científicos à comunidade através da análise de suas capturas, que são realizadas por estações de monitoramento mantidas por seus membros. Site: http://www.bramonmeteor.org/bramon/

SOBRE O CLIMA AO VIVO

O Clima ao Vivo é uma empresa inovadora que tem como missão desenvolver uma plataforma pesquisável livremente, com informações confiáveis de tempo e clima em todas as cidades brasileiras, contendo dados de tempo real, do passado recente e de previsões futuras com credibilidade conceituada. Site: https://www.climaaovivo.com.br/

Fonte: Bramon: Marcelo Zurita – Clima ao Vivo: Samira Avelar