Um forte barulho semelhante à explosão, foi registrado no céu de Santa Catarina, conhecido como “reentrada de lixo espacial”, o evento foi registrado na madrugada desta terça-feira (8), por volta das 4h40, no céu de cidades do oeste do estado, como Chapecó, Pinhalzinho e Itapiranga. Também no planalto norte, em Mafra, Rio Negrinho, Monte Castelo, entre outras.

Reentrada de lixo espacial – Imagens Internet – RNC Divulgação

Vídeos foram gravados e compartilhados nas redes sociais, segundo moradores dessas regiões foram três fortes explosões, que chamaram a atenção, sendo visualizados a seguir algo semelhante a “bolas de fogo”.

Segundo informações o fenômeno acontece com uma certa frequência, porque existem centenas de satélites desativados (lixo espacial), rodando em volta da Terra. Estes satélites são atraídos pela atmosfera.

A maioria dos detritos se desintegra ao entrar na atmosfera terrestre e os restos tendem a cair nos oceanos, que cobrem 75% da superfície do planeta. A maioria dos destroços está localizada numa zona de até dois mil quilômetros da superfície da Terra. A maior concentração está na faixa de 750 km a 800 km.

Os fragmentos viajam a velocidades que podem chegar a 28 mil km/h. Até o momento não se tem notícia de que possível satélite (procedência) tenha causado tal fenômeno.