Chuva forte no Nordeste e frente fria no Rio Grande do Sul

Uma grande massa de ar seco de origem polar ainda predomina sobre o Brasil e inibe a formação de grandes nuvens na maioria das áreas do país. Neste sábado, nuvens carregadas começam a se espalhar sobre algumas áreas do Rio Grande do Sul, com a chegada de uma nova frente fria. A circulação de ventos em vários níveis da atmosfera estimula a formação de nuvens carregadas no leste do Nordeste, que poderão provocar chuva forte e volumosa. O calor e a umidade do ar elevada também formam nuvens carregadas sobre todos os estados da Região Norte. A Zona de Convergência Intertropical ajuda a espalhar nuvens carregadas na costa norte do Brasil.

Previsão do tempo para o Brasil para 20/05/2023

Região Sul: O tempo seco e o sol ainda predominam sobre o Sul do Brasil neste sábado. A nebulosidade aumenta ao longo do dia por causa de áreas de instabilidade que crescem entre o Paraguai e o norte da Argentina e de uma nova frente fria que chega ao Rio Grande do Sul. Essa frente fria provoca pancadas de chuva no decorrer do dia no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul e no litoral sul gaúcho. Não há previsão de chuva para as demais áreas da Região Sul. Ainda há condições para geada ao amanhecer no sudeste do Paraná, na serra e planaltos sul e norte de Santa Catarina. Atenção para a formação de nevoeiro ao amanhecer na região da Grande Curitiba. A temperatura está em elevação no Sul do Brasil, mas o dia ainda amanhece frio.

Região Sudeste: O ar seco de origem polar ainda predomina sobre a região Sudeste do Brasil neste sábado. Praticamente toda a Região fica ensolarada, com pouca ou nenhuma nebulosidade ao longo do dia. Algumas pancadas de chuva podem acontecer no litoral do Espírito Santo, mas com fraca a moderada intensidade. Em Vitória só deve chover à noite. Há condições para geada o amanhecer no Sul de Minas e na Serra da Mantiqueira, em São Paulo. Atenção para a formação de nevoeiro ao amanhecer nas áreas de vales e serras e também na região da Grande São Paulo. Faz frio à noite e ao amanhecer em toda Região Sudeste, mas as temperaturas ficam agradáveis durante a tarde.

Região Centro-Oeste: O ar seco e frio de origem polar ainda predomina sobre a Região Centro-Oeste do país. Esta massa de ar está em fase de aquecimento, mas ainda deixa a temperatura baixa à noite e ao amanhecer em toda a Região. Praticamente todo o Centro-Oeste fica ensolarado neste sábado. A nebulosidade aumenta na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, mas não chove. Algumas nuvens crescem no centro-norte e oeste de Mato Grosso, mas também não provocam chuva. Atenção com o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11 e 30% em praticamente todo Centro-Oeste.

Região Nordeste: O sol e o tempo seco predominam neste sábado no interior da Bahia, no sertão de Pernambuco e no centro-sul do Piauí. Todas as demais áreas do interior e do litoral do Nordeste vão ter pancadas de chuva no decorrer do dia. A situação é de alerta para chuva forte e volumosa no litoral de Alagoas e de Sergipe. Há risco de chuva forte nas capitais Aracaju, Maceió, Recife e João Pessoa. Pancadas de chuva com raios, que também podem ser moderadas a fortes, estão previstas para o Maranhão, norte do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte. Apenas o litoral da Bahia tem chuva passageira.

Região Norte: Pancadas de chuva com raios acontecem no decorrer deste sábado na maioria das áreas da Região Norte do Brasil. Mas a maior parte da região também tem períodos com sol ao longo do dia. O tempo fica seco o dia todo, sem chuva, no centro-sul do Tocantins, no extremo sul do Pará e na maioria das áreas de Rondônia. Pancadas de chuva podem acontecer a partir da tarde no norte de Rondônia, no Acre, no centro-sul do Amazonas e do Pará, nas áreas centrais do Tocantins. Em Roraima, Amapá, nas áreas ao norte do Amazonas e do Pará e no norte do Tocantins, as pancadas de chuva são frequentes, com raios e o risco de chuva forte é maior.

Alertas meteorológicos para 20/05/2023 – sábado

Atenção para chuva moderada a forte nas capitais Aracaju, Maceió, Recife, João pessoa, Natal, Fortaleza, São Luís, Belém, Macapá, Boa Vista e Manaus

Alerta especial: perigo de chuva forte e volumosa, com grande potencial para transtornos para a população no litoral de Alagoas, incluindo a região de Maceió

Alerta de geada para o Sudeste do Paraná, Serra, planaltos Sul e norte de Santa Catarina, no sul de Minas e na Serra da Mantiqueira em São Paulo

Alerta para temporais no litoral de Pernambuco, litoral do Maranhão e do Pará, em Roraima e no Noroeste do Amazonas

Atenção para a chuva moderada forte, com raios e ventos por vezes fortes no sudoeste do Rio Grande do Sul, no litoral da Paraíba, litoral leste do Rio Grande do Norte, litoral Norte do Ceará, litoral extremo norte do Piauí, no interior do Maranhão, Norte do Tocantins, centro, oeste e leste do Pará, no Amapá, no Amazonas exceto no Noroeste e extremo sul do estado, no centro-oeste do Acre

Alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11% e 20% no noroeste de São Paulo, nas regiões mineiras do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste, em Goiás, no Distrito Federal, no leste e sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul (exceto no sul do estado).

Fonte: Climatempo

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação   3642-7495