Na última quarta-feira (20), o Presidente da Câmara Municipal de Rio Negro, Odair Pereira, se reuniu com representantes da SANEPAR na sede da Gerência Regional de Curitiba – Região Sul, para discutir os problemas recorrentes no abastecimento de água no município.

Estavam presentes no encontro, o Presidente da Câmara Municipal Odair Pereira, o gerente-geral da Sanepar em Curitiba e Litoral Fabio Basso, o gerente Regional Luis Claudio Pereira e demais membros. A reunião concentrou especial atenção na situação crítica que acometeu o município, ficando sem o fornecimento de água nos dias 06 e 07 de fevereiro de 2025, com especial atenção ao Bairro Alto, onde a situação só foi normalizada no dia 08, pois é a região mais elevada da cidade, e compartilha a rede de abastecimento com as indústrias instaladas na área.

Durante o encontro, foram discutidas soluções para melhorar o serviço na região, dentre elas: A instalação de um novo reservatório de 100 mil litros no Bairro Alto, destinado a aumentar a capacidade de armazenamento e garantir a regularidade do abastecimento e a readequação do abastecimento para as indústrias por meio de um novo ramal, o que promete elevar a qualidade do serviço.

Além das medidas para o abastecimento, o encontro também abordou iniciativas complementares, como o projeto “Caixa d’Água Boa”, uma ação da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (SEDEF) em parceria com a SANEPAR, que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da disponibilização de caixas d’água e kits de instalação, além de oferecer capacitação para uma instalação adequada.

A reunião também abordou o planejamento para a expansão da rede de esgoto, que deve atingir 90% de cobertura até 2030. As discussões incluíram indicações dos vereadores para ampliar a rede de abastecimento em localidades do interior, como Queimados, Ovelhas, Lageado, Campina dos Martins, Campina dos Anjos, entre outras, evidenciando a preocupação com a melhoria dos serviços em toda a cidade.

O encontro foi programado para colaborar com o Requerimento nº 3 de 2025, apresentado em plenário na sessão de 11 de fevereiro, que solicitou informações detalhadas sobre a falta de água que afetou Rio Negro nos dias 6 e 7 de fevereiro, bem como as medidas adotadas para evitar a recorrência desse problema.

Fonte: Câmara Municipal de Rio Negro

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação (47) 3642-7495