A Operação Escola Segura, comandada pelo Ministério da Justiça e da Segurança Pública, apreendeu 10 adolescentes por ameaças de ataques a escolas em 5 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco.

Eles têm entre 11 e 17 anos e estão sendo investigados por ameaça, incitação e apologia ao crime, associação criminosa e por infringirem o Estatuto do Desarmamento. Agora, eles serão encaminhados à internação provisória. Além disso, dois adultos foram identificados, segundo o promotor de Justiça e coordenador-geral do Gaeco em Santa Catarina, Marcio Cota.

A Operação Escola Segura atua com ações preventivas e repressivas 24 horas por dia e não tem data para acabar. Envolve as polícias civis dos estados, ministérios públicos estaduais e forças federais.

Até o momento, segundo o Ministério da Justiça, Secretário Nacional de Acesso à Justiça, 1.224 casos estão sendo investigados e 265 pessoas foram presas ou apreendidas.

Em Santa Catarina: Dez ordens para internações provisórias, treze mandados de busca e apreensão e onze afastamentos de sigilo de dados estão sendo cumpridos nesta quarta-feira (19) pela Polícia Civil de Santa Catarina. Segundo o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), o objetivo da operação é dar cumprimento a ordens judiciais da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Blumenau, no Vale do Itajaí, relacionadas a mandados de internação provisória e de busca e apreensão domiciliar contra adolescentes envolvidos em planejamentos de ataques a escolas brasileiras.

A operação Escola Segura conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública e teve início a partir de uma investigação do CyberGaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate a Crimes Cibernéticos) do Ministério Público de Santa Catarina. O órgão identificou um grupo de adolescentes que planejava a realização de possíveis ataques a escolas de Santa Catarina e de outros Estados em um ambiente virtual.

As Polícias Civis do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraná participam da operação fazendo o cumprimento dos mandados judiciais nestes Estados.

Nesta terça-feira (18), uma reunião em Brasília (DF) discutiu algumas das medidas a serem implementadas a nível federal sobre o assunto. O encontro reuniu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt (Podemos), entre outras autoridades.

Segundo o Ministério da Justiça, as investigações identificaram a ligação de grupos neonazistas com alvos da operação – em 6 de abril, o titular da pasta, Flávio Dino, determinou a investigação de células que fazem apologia ao nazismo.

Nas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública afirmou que a operação dá continuidade a uma série de ações feitas pelo governo federal desde o ataque em Blumenau. Flávio Dino também falou sobre a busca por maior eficácia no combate à violência nas escolas. “Operação Escola Segura cumprindo mandados hoje em 5 Estados. Agradeço às polícias civis que estão atuando em rede com o Ministério da Justiça, para que tenhamos maior eficácia nas ações preventivas e repressivas”.

O canal direto do Ministério da Justiça para denúncias de supostos ataques contra escolas é o mj.gov.br/escolasegura

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC