Seguindo com a campanha de imunização contra Covid-19, Mafra começa nesta segunda-feira, 05, a vacinação de pessoas a partir dos 40 anos. Até o dia 30 de junho, o município vacinou com a primeira dose 23122 pessoas, chegando ao percentual de 40,87% da população vacinada. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com a chegada de novos lotes de vacina enviadas periodicamente pelo Governo do Estado, Mafra está conseguindo avançar nas faixas etárias, podendo se antecipar ao calendário vacinal proposto.

Sua vez

O prefeito Emerson Maas apela à população que fique atenta a faixa etária que está sendo chamada e procure sua unidade de saúde para receber a vacina que está disponível no momento. Já o secretário da pasta, Plínio Saldanha, explica porque não se deve escolher entre um imunizante e outro. “Todas as vacinas visam ajudar o organismo a desenvolver anticorpos contra o vírus. Portanto, é muito mais importante estar vacinado, independente do fabricante da vacina. Quanto maior o número de pessoas vacinadas, melhores os resultados no combate à pandemia”.

O prefeito reforçou ainda que receber a primeira dose e a segunda é uma questão de conscientização coletiva e saúde pública. “Vamos antecipar o calendário de vacinação contra a Covid-19 por idades. Todos os catarinenses com 18 anos ou mais receberão a primeira dose até agosto”, falou com esperança.

Caminho da vacina

O Governo do Estado informa periodicamente sobre a chegada de novos lotes de vacina e o envio aos municípios. A Vigilância Epidemiológica é a responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição das vacinas às ESFs, conforme o quantitativo de usuários. Portanto, é importante que a pessoa/usuário do SUS mantenha seus dados pessoais atualizados junto à ESF de sua referência.

Para mais informações sobre vacinação em Mafra, acesse o VACINÔMETRO.

Fonte: Prefeitura de Mafra