A abertura oficial do Natal 2022 em Rio Negro ocorreu no dia 15 de novembro durante a 18ª Festa da Colonização.

Na ocasião o bom velhinho chegou e encantou a todos os presentes no evento. Ele interagiu com as crianças e recebeu das mãos do prefeito James Karson Valério a chave da cidade.

Desde então diversos eventos estão sendo realizados no município para proporcionar momentos inesquecíveis para toda a família. Além disso, a Prefeitura de Rio Negro, através da Secretaria de Cultura e Turismo, realizou a decoração com luzes de Natal por toda a cidade, inclusive com decoração no prédio do Seminário Seráfico.

PASSEATA NIKOLAUS KINDER

No último dia 7 ocorreu a tradicional passeata Nikolaus Kinder, que é uma tradição do Natal rio-negrense. Com lanternas as crianças iluminam o caminho, trazendo uma mensagem de esperança, amor e paz.

Para manter essa tradição sempre forte, Rio Negro conta há anos com uma pessoa muito especial, que inspira gerações e fortalece a cultura rio-negrense, em especial o Natal. Durante o evento a senhora Valtrudes Shossig, conhecida carinhosamente como Traudi, foi homenageada. Ela tem sido uma importante protetora das tradições e cultura. Todos os anos nos proporciona esse espetáculo que é a passeata Nikolaus Kinder. Por sua dedicação, comprometimento e contribuição ao município de Rio Negro, foi conferido à Valtrudes Shossig o certificado “Honra a Quem Tem Honra”.

CANTATA NATALINA

Na noite da sexta-feira uma emocionante cantata natalina foi realizada em frente à loja Afubra, no bairro Bom Jesus. Além da presença do Papai Noel, o evento foi abrilhantado com a apresentação da Banda Marcial do Colégio Caetano Munhoz da Rocha e dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Agostinho Paizani Filho.

NATAL NA ROSEIRA

A localidade de Roseira recebeu o Papai Noel na tarde do último sábado no Ginásio de Esportes Evilásio Khull, na Escola José de Lima. O evento teve apresentações das escolas José de Lima, Eraldo Germano Plautz e CMEI Claci Maria de Lima.

AUTO DE NATAL

No domingo foram realizados em Rio Negro o Concerto de Natal da Escola de Música Anna Magdalena Bach e o Auto de Natal com o Grupo Municipal de Teatro no Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa. Foram dois eventos que encantaram o público com uma proposta bastante encantadora sobre fé, solidariedade e esperança.

A Feira de Artesanato ocorreu das 15h às 19h. O concerto teve início às 17h no Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral. O Auto de Natal iniciou às 20h.

O Auto de Natal é o novo espetáculo do Grupo Municipal de Teatro de Rio Negro. A história se passa durante a véspera de natal, quando uma pobre menina que mora nas ruas pede ajuda para saciar sua fome. Além disso, a menina busca encontrar o “verdadeiro espírito de natal”.  A história é contada pelos integrantes do elenco adulto do grupo, que representam vários personagens, como narradores, um atarefado homem de negócios, uma senhora preocupada com as compras, uma menina mimada, um simpático casal de velhinhos, uma gata prestes a dar a luz e um anjo da esperança. Em meia a esse enredo, o elenco infantil é responsável por representar a clássica história do nascimento do menino Jesus, com muita delicadeza.

Todas as fotos dos eventos estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Rio Negro no Facebook: www.facebook.com/rionegrooficial

CONCURSO DE DECORAÇÃO NATALINA

Estão abertas as inscrições para o Concurso de Decoração Natalina Residencial de Rio Negro. Para participar os interessados devem se inscrever na Secretaria de Cultura e Turismo até às 11h do dia 23 de dezembro.

Podem participar residências localizadas no município de Rio Negro. Para a inscrição é necessário apresentar documento de Identidade, CPF e comprovante de residência.

Será premiada uma residência em cada categoria: Beleza, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Voto Popular, Inovação e Criatividade. Os prêmios serão de R$ 2 mil.

PROGRAMAÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

14/12 Quarta-feira – 19h

Encontro de Cordas – Eduardo Oliveira

Local: Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral

15/12 Quinta-feira – 19h

Natal na Fazendinha com a presença do Papai Noel

Escolas João Braz de Oliveira e Escola Estadual Ana Braz de Oliveira

Local: Ginásio de Esportes Irmãos Haide

16/12 Sexta-feira – 20h

Auto de Natal no Lageado com a presença do Papai Noel

Local: Rancho Richter

Participação: Escolas Municipais Duque de Caxias e Paulino Valério, Escola Estadual Maximiano Pfeffer e CMEI Alceu Antonio Swarowski

17/12 Sábado – 20h

Cantata na Sacada do Hotel Rio Negro com a presença do Papai Noel

Apresentação do Coral da Escola Olavo Bilac e Banda da Escola Tia Apolônia

18/12 Domingo – 20h

Apresentação de corais nas janelas do Seminário Seráfico

Coral Trier

Coral da Escola Bom Jesus

CMEI Agostinho Paizani Filho

Cantinho do Noel com a presença do Papai Noel após apresentação

Feira de Artesanato de Natal

Local: Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa

 19, 20 e 21/12 Segunda-feira, terça-feira e quarta-feira – 19h

Cantinho do Noel com a presença do Papai Noel das 19h às 21h

Sessão de Cinema

22/12 Quinta-feira – 19h

Encontro de Gaiteiros com Márcio Pedro

Cantinho do Noel com a presença do Papai Noel das 20h às 21h

Local: Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral

23/12 Sexta-feira – 20h

Apresentação de corais nas janelas do Seminário Seráfico

Cantinho do Noel com a presença do Papai Noel

Coral da Igreja Resgate

Coral da Escola Municipal Olavo Bilac

Cantora Kelly Lukasinski

Feira de Artesanato de Natal

Local: Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa

CANTINHO DO PAPAI NOEL

Outra novidade no Natal rio-negrense é o Cantinho do Papai Noel, que está localizado no Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa. Uma área toda decorada para receber as famílias. O Cantinho fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h e aos finais de semana das 13h30 às 17h. Papai Noel estará presente conforme o cronograma:

Dia 18/12 domingo das 21h às 22h

Dia 19/12 segunda-feira das 19h às 21h

Dia 20/12 terça-feira das 19h às 21h

Dia 21/12 quarta-feira das 19h às 21h

Dia 22/12 quinta-feira das 19h às 21h

Dia 23/12 sexta-feira das 21h às 22h

Fonte: Comunicação – Prefeitura Municipal de Rio Negro – PR